Pesquisar no blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

OBEDIÊNCIA


Texto Bíblico: I João 5:1-3

Dizem que a vida no quartel não é fácil. Não sei dizer, pois na época consegui a dispensa do serviço militar. Mas já ouvi muitas histórias, algumas engraçadas, outras trágicas, algumas verídicas, outras, fruto da imaginação, sendo muitas já consagradas no anedotário dos integrantes da caserna.

Mas, engraçadas ou não, estas histórias refletem um autoritarismo exagerado por parte dos superiores em relação aos soldados. Muitas vezes são ordens absurdas que devem ser cumpridas para atender meros caprichos, com o intuito simplesmente de testar a obediência do subordinado.

Vejam só o absurdo: Dois soldados foram penalizados porque dormiram durante o período em que deveriam prestar a guarda. Não tiveram sorte, pois o superior fez uma visita surpresa ao quartel e flagrou-os dormindo. Resultado: No período da faxina no quartel, coube aos dois, limpar o salão do refeitório, uma sala capaz de acomodar quinhentas pessoas, portanto enorme. Parece razoável não é? Pois os dois foram procurar vassouras e rodos para fazer o serviço e pasmem: não foram fornecidos materiais de limpeza, mas duas escovas de dente!!! É muito provável que esta seja uma estória...

O cristão de igual modo também é um soldado. Vejam o texto de II Timóteo 02: 1-5. Paulo muitas vezes compara a vida cristã a um combate. Uma peleja no campo espiritual, onde não se luta contra carne ou sangue, mas contra as potestades, principados das trevas e hostes espirituais da maldade. Para o combate nos revestimos de uma armadura especial, detalhada no capítulo 6: 10-20 de Efésios. Mas uma ênfase especial deve ser dada ao comandante, o general que é Deus, a quem devemos obediência, submissão.

Entretanto, as ordens e os mandamentos de Deus não são de um tirano. Ele não possui caprichos egoístas que atendem a seus próprios interesses. Na mitologia grega, existiam vários deuses e estes possuíam características da natureza humana. Tinham ciúmes, eram imparciais, davam proteção a alguns e castigavam terrivelmente outros por puro capricho, para demonstrar que tinham poder.

O Deus único não é assim. O Deus que nos convoca para a guerra nos fornece as armas eficazes e foi muito mais além: amou-nos profundamente, morreu por nós, venceu o mundo e por intermédio de sua vitória também somos mais que vencedores.

Portanto, suas ordens e mandamentos não são fardos; não são pesados nem desagradáveis. Leiam o Salmo 19 e poderão confirmar esta verdade. O Salmo 119, de igual modo exalta a excelência da lei do Senhor, capaz de gerar felicidade para aquele que a observa. Mateus 11: 28-30 é outro texto que ratifica esta assertiva.

Obedecer por amor é a nossa opção.
 
Os mandamentos do Senhor jamais serão pesados, penosos e difíceis se considerarmos obedecer por amor, aceitar que Ele só pede aquilo que é o melhor para nós e que Ele nos capacitou à obediência e que o maior fardo e maior peso é a carga de pecado, desobediência, rebeldia e indiferença que carregamos dentro de nós (Provérbios 3). (Pr. Armando Bispo – Devocional de 02/11/2009).


(Baseado em tema de devocional do Pr. Armando Bispo, disponível em: http://www.ibc.org.br/site/?page=cristaoautentico&id=devocional&id_d=39


Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário