Pesquisar no blog

sábado, 27 de novembro de 2010

UMA BELA PRINCESA

Texto Bíblico: 2 Samuel 13

“Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz.”
2 Samuel 13:19

Estava na casa de uma amiga, e resolvi ver sua coletânea de Cds, havia um CD da  Fernanda Brum e uma música me chamou muito a atenção pelo título... “Quem é essa mulher no espelho?”. Quando escutei a música, escrita por Alessandra de Oliveira e Emerson Pinheiro (Envergonhada estou/Perdida no mundo, sem ter para onde ir/Clamo aos montes, angustiada, sem saída/Estou sozinha, quem vai me ouvir?/Quem é essa mulher no espelho?/Nem princesa e nem irmã/Quem poderá me resgatar/Devolver minhas vestes/Jesus, tu és rei carinhoso, Deus poderoso/Cobre-me com teu amor/Toca-me então/Serei transformada, purificada/Quero voltar pro meu lar.) na hora me veio um nome a mente, e desde então fiquei pensando nessa mulher... Tamar, filha do rei Davi. Resolvi pesquisar sobre ela e conhecê-la mais de perto:
A bela princesa Tamar, ainda muito jovem, começa a sua trajetória repleta de abuso, traição e desilusão.
A história começa quando o príncipe Amnom se apaixonou por sua meia-irmã, chegando a adoecer pois sabia que seria impossível relacionar-se com ela. “Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar, filha de Davi e Maaca. A lei judaica proíbe relações sexuais entre o meio-irmãos e irmãs. (Levítico 18:11) No entanto, em seu desejo por ela, Amnom aceitou o conselho de seu primo Jonadabe, filho de Siméia, irmã de Davi, de fingir estar doente e, assim, para atrair Tamar em seus aposentos. Tamar foi convidada a pretensão de que Amnon queria que ela cozinhasse uma refeição especial para ele. Ignorando seus protestos, ele a estuprou. Isto levou à sua morte, dois anos depois por ordem de Absalão, seu meio-irmão e irmão pleno de Tamar.”
Essa moça foi vítima de uma grande injustiça, conseqüência do pecado de seu pai, o rei Davi (“Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher” 2 Samuel 12: 10.), que não fez absolutamente nada pra honrar sua filha, deixando que Absalão alimentasse ódio por seu irmão, Amnom e mandasse matá-lo.
Tamar, não foi a primeira e nem a última mulher a passar por uma situação triste dessas, você e eu, certamente conhecemos histórias como esta descrita acima, umas piores outras tão terríveis quanto, porém, eu tenho algo a te dizer, existe um Deus justo, que amava Tamar, mais ainda que seu irmão Absalão que pensou estar fazendo o bem vingando a humilhação de sua irmã. A Bíblia não relata como terminou a história dessa princesa, mas creio que Deus não é homem pra que minta, “sei que Jesus é aquele que devolve as nossas vestes, que nos restitui em dupla honra tudo aquilo que foi perdido, tudo aquilo que foi roubado, nos abraça e nos honra, porque Ele é o nosso Deus, o nosso Pai.” Fernanda Brum. Não conhecemos o relacionamento que a princesa Tamar tinha com Deus, mas com certeza, se ela o procurou, ela o encontrou! E teve sua alma restaurada.
"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão fartos." Mateus 5: 6

Doloroso ver o próximo do próximo,
Ainda que distante de mim,
Ter as marcas da injustiça em sua alma,
No seu corpo a lembrança ruim.

Feias marcas da desgraça e traição,
De seus olhos enxergando apenas passado,
Seus ouvidos escutando solidão,
Mesmo tendo a imensidão ao seu lado.
Em suas mãos calejadas e cansadas,
O amargor de carregar a triste dor,
A minha boca seca anseia pela água,
Que desague piedade e favor!

Onde Cristo é o pão da vida que sacia,
E derrama minas infinitas de miraculosa água,
Onde o amor destrona ódios e temores, 
E em paz é convertida toda mágoa!”
Gláucia Carvalho

Se você já foi ferida assim, e as marcas ainda estão no seu corpo e no seu coração, Cristo é o Pão da Vida que sacia, e é o único que pode converter sua mágoa em rios de paz!

Juliana Ribeiro Barbosa

SIMPLICIDADE



Texto Bíblico: Salmos 131: 1-3

O Salmo 131 nos ensina sobre a simplicidade. Viver de forma simples nos dias atuais tem sido um grande desafio para todos. As conquistas materiais são extremamente valoradas e constantemente somos cobrados porque não conseguimos angariar bens ou alcançar uma carreira de sucesso. A busca pelo sucesso fácil também é o lema da sociedade. Atualmente vivemos entre as celebridades instantâneas, pessoas alçadas pela mídia ao “olimpo”, mas na realidade são presunçosas, arrogantes, egoístas, pessoas medíocres, “notáveis” sub-celebridades. Assim é o mundo onde impera a ansiedade, a pressa, o medo do fracasso e do ostracismo.
O homem deseja ser feliz. Tudo isto que citamos acima são tentativas de buscar a felicidade. É evidente que várias delas são vãs, efêmeras, criando na verdade uma vida infeliz; frustrante; vazia. Consideremos o dinheiro: Poderá ele trazer felicidade? Vejam a declaração do economista Eduardo Giannetti no seu livro intitulado “Felicidade”: “Continuar aumentando os padrões de consumo não vai tornar as pessoas mais felizes... A partir de um certo índice não há nenhuma evidência empírica de que acréscimos de renda tragam ganhos de bem-estar subjetivo”.
O ensino bíblico nos propõe a viver de uma forma completamente diferente e este salmo traz grandes lições sobre o “princípio da simplicidade”, sendo que ele torna-se eficaz à medida que exercitemos as três ações. A primeira é cultivar a humildade. O salmo destaca três comportamentos nesta direção: Não é soberbo o meu coração... b) Não é altivo o meu olhar... c) Não ando a procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.
Num coração soberbo não há lugar para Deus, pois ele está repleto de planos particulares, ambição excessiva, egoísmo em alta dose. É necessária uma transformação. Um coração embrutecido não pode ser trabalhado por Deus.
Altivez no olhar é uma consequência de um coração soberbo, pois busca-se a todo custo o que o coração enganoso solicita. Paulo traça um perfil desta personalidade e apresenta o seu triste fim (Filipenses 3: 18-19).
Jesus no sermão da montanha nos convida a olhar para as aves do céu, para os lírios do campo. Se o Pai celestial alimenta as aves e veste a erva do campo ele nos sustentará e assim abandonando a ansiedade poderemos ajuntar tesouros no céu. Diante de Deus devemos ter um comportamento de quietude, de confiança (Mt. 6: 31).
Este comportamento de aquietar-se diante de Deus proporciona o verdadeiro contentamento. Vejam a beleza do verso 2: “De certo fiz calar e sossegar a minha alma...”. Este sossego é comparado à criança alimentada que descansa despreocupada nos braços da mãe. O verdadeiro contentamento não se prende às circunstâncias da vida. Vejam Paulo afirmando que vivia contente em qualquer situação (Fp. 4: 10-12). Habacuque declara o mesmo numa linda oração. (Hb. 3: 17-19).
Por fim, destacamos o passo da confiança. Vejam o versículo 3 do salmo em estudo: “Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre”. Esperar em Deus. Não em promessas políticas; exércitos; bens materiais. Deposite sua esperança em Deus (Sl. 146:3).

Reflita: Que possamos realmente nos aquietar diante de Deus, depositando nossa confiança N’Ele, nosso verdadeiro amparo e conhecedor das nossas necessidades e assim possamos desfrutar da plena felicidade.

 (Devocional inspirada em esboço disponível no site

Marco Antônio

SER CRISTÃO


Texto bíblico: Atos 11:26

“...Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.

   Ser Cristão é ser um seguidor de Cristo e não do mundo.
   Ser Cristão é dizer sim para Cristo e não para o mundo.
   Ser Cristão é amar, viver, seguir, e meditar nas palavras do Senhor diariamente.
   Ser Cristão é amar a todos incondicionalmente independente de quem seja.
   Ser Cristão é amar a todos e devolver honra devida a quem te honra.
   Ser Cristão é passar por problemas, guerras e conflitos de cabeça erguida.
   Ser Cristão é ser alegre mesmo passando por inúmeras aflições.
   Ser Cristão é andar de mãos dadas com nosso Senhor diariamente.
   Ser Cristão é ser autêntico e verdadeiro.
   Ser Cristão é ser simples, humilde e sincero.
   Ser Cristão é viver cada dia como se fosse o último.
   Ser Cristão é viver na dependência de Deus.
   Ser Cristão é dedicar-se plenamente a Deus e à sua vontade.
   Ser Cristão é adorar e bendizer o nome do Senhor nas tristezas e nas alegrias.
   Ser Cristão é amar e cuidar de tudo aquilo que Deus criou.
   Ser Cristão é defender aquilo que é criação de Deus.
   Ser Cristão é não ser conivente com a podridão do mundo.
   Ser Cristão é ser separado, é ter cuidado de si próprio.
   Ser Cristão é ser sincero e transparente.
   Ser cristão é ser fiel e amigo.
   Ser Cristão é repreender o pecado e amar o pecador.
   Ser Cristão é iluminar onde está escuro.
   Ser Cristão é perfumar onde está fedendo.
   Ser Cristão é levar graça onde não tem graça.
   Ser Cristão é preencher o coração e a mente com coisas boas.
   Ser Cristão é dar boas notícias.
   Ser Cristão é pregar o evangelho.
   Ser Cristão é levar paz, amor e alegria aos aflitos e necessitados.
   Ser Cristão é amar e cuidar dos oprimidos.
   Ser Cristão não é viver resmungando, mas sim adorando o nome do Senhor.
   Ser Cristão é ser otimista e não pessimista.
   Ser Cristão é viver uma vida real em busca de um ideal.
   Ser Cristão é honrar pessoas e compromissos.
   Ser Cristão é ser um homem ou uma mulher de palavra.
   Ser Cristão não é apenas viver de palavra, mas também de sinceras atitudes.
   Ser Cristão é guardar-se incontaminado do mundo.
   Ser Cristão é não dar cano nos irmãos, nem em amigos e nem em ninguém.
   Ser Cristão é servir e trabalhar.
   Ser Cristão é ser misericordioso, mas também é ser justo.
   Ser Cristão é não ter nenhum motivo para tirar uma vida, mas vários para dar a sua.
   Ser Cristão não é para qualquer um, mas somente para os corajosos.
   Enfim, ser Cristão é maravilhoso, é uma honra, é um privilégio e mesmo sendo para poucos, todos podem ser Cristãos se Cristo for o centro de suas vidas. Mateus 16: 24-28
  
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Romanos 10: 13

(Poema inspirado em um texto da revista Cristianismo hoje, Edição 15, ano 3).

Henrique Gabriel

SENHOR, OS TEUS OLHOS ME VÊEM


Texto Bíblico: Salmo 139

 “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (Sl 139:16)

Neste momento quais são os planos e projetos que você tem traçado para o seu futuro?
Deus nos conhece e nos viu quando o nosso corpo ainda era informe, e Ele escreveu no seu livro todos os nossos dias. Assim, a nossa tarefa é a de seguir a vontade do Pai, “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus” Sl. 143:10, Ele nos mostra os caminhos que devemos seguir, “Por esta razão, não vos tornei insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” Ef. 5:17, porém muitas vezes somos insensatos ao ponto de não confiar que Deus tem o melhor para nós e, assim buscamos trilhar nosso próprio caminho, sem saber qual a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
O seu futuro está nas mãos de Deus, Ele como criador dos céus e da terra sabe qual o melhor caminho a trilhar, confie em Deus, em suas palavras e promessas, “Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” Mt. 6:30.

Reflita: “O futuro é como uma floresta fechada numa noite sem lua cheia, onde você não sabe para onde vai e pede orientação a Deus.” Pr. Carlos Eduardo Barbosa

“O vento toca o meu rosto
me lembrando que o tempo vai com ele
levando em suas asas os meus dias, desta vida passageira
minhas certezas, meus conceitos, minhas virtudes, meus defeitos
nada pode detê-lo... O tempo se vai, mas algo sempre eu guardarei
 o Teu amor, que um dia eu encontrei...
Os meus sonhos, o vento não pode levar a esperança, encontrei no Teu olhar
os meus sonhos, a areia não vai enterrar porque a vida recebi ao Te encontrar, SENHOR.”
(O tempo – Oficina G3)

Hélia Mendes de Oliveira

O RESPIRAR


Salmos 27:14

A parábola da rosa

Certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a examinou. Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou: "Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?”
Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu.

Esta parábola nos leva a refletir sobre nossa vida, pelo fato de termos uma rosa desabrochando dentro de nós, ansiando respirar em meio a tanta tristeza e amargura que há em nosso ser.

As pessoas ao nosso redor, com muita dificuldade, conseguem ver esta rosa em nós, mas, na maior parte das vezes, elas vêem o seu exterior e o que realmente importa para elas, não interessando se você está triste, se você está sofrendo por algum motivo, se reluta com si próprio para melhorar. O importante é aquele momento, se agrada a eles ou não. Eles fazem igual ao homem que plantou a rosa. Deixa-te de lado sem ao menos tentar te ajudar a superar estes espinhos e mostrar sua verdadeira aparência linda que luta para vencer estas barreiras. Não se iluda com as pessoas, pois sempre vão te decepcionar. Isso é normal do ser humano; estamos sujeitos ao erro.

Porém, Deus está sempre ao teu lado, Ele jamais irá te abandonar, Ele te dará todo amor, carinho e felicidade que você necessita. Não busque nas pessoas sua felicidade, pois jamais vão conseguir suprir o que precisa ou necessita. Só Deus, com sua imensa graça e perdão, é capaz de estar ao seu lado sempre, te proporcionando o melhor.

Pense: Se o importante para você é o que as pessoas fazem por você ou o que Deus faz e ainda poderá fazer? Deus está no controle de tudo e não te deixarás desamparado jamais.

Tayene de Sena Ferreira

O PEQUENO NOTÁVEL


Texto bíblico: Lucas 19:1-10

“...procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então correndo adiante, subiu a uma figueira brava a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.” (Lucas 19:3,4).

O texto bíblico relata a história do pequeno, mas, grande e notável Zaqueu, que tinha como objetivo: VER JESUS.
Zaqueu era o “superintendente da Receita Federal”. O maioral dos publicanos. Como coletor de impostos para os romanos, Zaqueu tinha péssima reputação entre os judeus, já que o sistema fiscal dava margem a muitos abusos e a extorsão era frequente. Zaqueu era responsável por todos os impostos de Jericó e tinha outros publicanos sobre sua responsabilidade.
Zaqueu, ao saber que Jesus entrara em Jericó e atravessara a cidade, procurava ver quem era Ele. Mas ele tinha dois obstáculos:
1.    Multidão – Ordem Geral (são os fatores externos. São incontroláveis.).
2.    Ele era pequeno (baixa estatura) – Ordem Pessoal (são os fatores internos. São controláveis. Muitas pessoas não se relacionam com Jesus, “não o vê”, por fatores pessoais. Ex.: Não sei orar, me falta tempo, não sou digno, sou limitado, não sou capaz, sou o menor da minha casa,...).
Decisões observadas, com eficácia e eficiência, que Zaqueu tomou para transpor os obstáculos:
Ø    Em relação a Multidão, tem-se três posições:
1.     Você pode ficar atrás – tem milhares de pessoas à sua frente. Desistir dos seus sonhos. Não perseverar.
2.     Você pode ficar no meio - você é apenas mais um. Não faz diferença.
3.     Você pode ficar na frente – você é o primeiro. Será notado. Não perde o foco, rompendo nos sonhos de Deus.
Zaqueu escolheu CORRER e ficar à frente da multidão. Esteja na frente da multidão. Tem milhares pessoas que almejam o mesmo troféu que você, o mesmo cargo, a mesma vaga e oportunidade. Observe que Zaqueu CORREU. Dica: Quando se corre é empregado uma energia, um esforço maior. Use o máximo do seu potencial e da sua energia. E quem corre maximiza o tempo. Utilize o seu tempo da melhor forma possível. Como você usa o seu tempo?
Ø    Em relação a sua estatura, Zaqueu tomou uma ATITUDE “...subiu a uma figueira brava...” (um tipo de figueira inferior as demais que produzia um fruto consumido pela classe baixa). Dica: Se oriente. Aja. O que não é problema de Deus, é seu. E é você quem tem que fazer e não Ele. E Zaqueu não rejeitou a figueira brava. “...pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios segundo a carne,...e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as cousas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;”(I Coríntios 1:27-28). Não descarte as coisas desprezíveis e fracas.
Zaqueu focou no seu objetivo, não medindo esforços para atingi-lo e não perdendo tempo ouvindo palavras de desânimo. Não se distraía com bobagens. Não deixe as palavras te desanimarem. Não perca o foco, o propósito. Seja notável e grande.

Pense: Você tem sonhos? Quer conquistar os seus objetivos?

Reflita: Seja estratégico. Zaqueu foi estratégico e muito inteligente. Tome mão da estratégia de Zaqueu, que engloba: Sabedoria, Inteligência, Percepção, Agilidade e Sensibilidade. Se você fizer a sua parte: determinar o objetivo (foco), estiver à frente da multidão, maximizar o seu tempo, for uma pessoa de atitude, não desprezar as coisas fracas e não se distrair. RESULTADO: Você será VISTO e conquistará ALÉM do seu objetivo. Zaqueu conquistou ALÉM do seu objetivo. Zaqueu só queria VER Jesus, e Jesus o surpreende FALANDO com ele e INDO a sua casa.

JESUS TEM SURPRESAS PARA A SUA VIDA.

Amém! A Deus pertence toda honra, glória e louvor. Ele é digno de ser adorado.


Fabiana Moraes Pereira

NÃO FURTARÁS


Texto Bíblico: Efésios 4:28

“O que furtava não furte mais, antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem tiver necessidade.”

Hoje em dia as pessoas tendem a pensar que só há preocupação com o roubo de coisas grandes. No entanto, não é o valor das coisas, para Deus não importa se roubamos a coroa da rainha da Inglaterra ou uma caneta da escola! Ambas as ações revelam um desejo mau do coração. Está errado pegar algo que não pertence a você, ou pegar algo sem pedir, não importa o que seja.
Se pegar, devolva. E não pegue sem pedir. Todos nós temos algo que mostra que o mundo não guarda este mandamento. Um exemplo são as chaves! Todos temos uma chave para cada coisa e uma para nossas casas, carros e armários. Também temos chaves eletrônicas e senhas para contas bancárias é até mesmo as de e-mail.  Se não houvesse roubos no mundo não precisaríamos de chaves. Poderíamos deixar nossas casas abertas e dar partida em nossos carros apertando um botão, porque  ninguém pegaria o que não lhe pertencesse. Imagine, seria muito SHOW.
Mas infelizmente o mundo não é assim. Às vezes pegamos algo que achamos que não vai fazer falta e falamos: “Ah.. tem nada não, ele(a) nem vai sentir falta” às vezes a pessoa de quem você pegou o objeto nem sinta falta dele, nem veja que você o pegou, mas, pode ter certeza de que Deus viu, e vai ficar muito triste com você. Mesmo assim tenha certeza de que Ele está pronto a te perdoar, sempre que você se mostrar arrependido.

Jéssica Gabriella de B. Santos

DEUS NÃO NOS ABANDONA

Texto Bíblico: Mateus 27:45

“Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse:
não chore!”

Muitas são as vezes que a sensação de abandono e solidão tomam o nosso ser quando estamos passando por sofrimento e aflição: “Deus me abandonou”. Jesus também passou por isso, e, pregado na cruz, ele expressou sua angústia: “Meu Deus! Por que me abandonaste? ´´ (Mt 27:45).

Jesus compreende os nossos sentimentos e emoções. Deus não nos abandona; pelo contrário, se não fosse assim ele não teria enviado seu filho para sofrer e morrer em nosso lugar.
Jesus se compadece de nós diante de nosso sofrimento, assim como fez com a viúva que levava seu filho para ser enterrado. É tão bom sabermos que Deus em meio ao nosso sofrimento continua sendo “O nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.” (Sl 46:1).

“Senhor, a minha esperança está em ti. Olha para mim, ouve o meu grito de socorro, firma os meus passos sobre a rocha e coloca um novo cântico em minha boca.” (Sl 40:1-3).

Pense: Não se deixe guiar apenas por seus sentimentos, mas pelas verdades da palavra de Deus.
 Adptado em Parte ´´Orando em familia a 2003´´ 

Cristiane de B. Santos

DEUS É COMO AÇÚCAR...

Texto Bíblico: Salmos 77: 13-14

Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder sobre os povos.

“Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de Educação Religiosa, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus? Uma das crianças levantou o braço e disse:                                                                                        
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais resposta, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João, um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse: - A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor.
A professora sorriu, e disse: - Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo O que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.”
(Texto baseado na historia de um homem que foi a uma escola falar de Deus,
extraído do Google e adaptado.)

A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares. Que não esqueçamos de colocar açúcar em nossas vidas!!!
Precisamos dar sabor às nossas vidas, e a única forma ou ingrediente a ser usado é o açúcar (Deus).

Pense: Sua vida é doce, você tem colocado o ingrediente certo?

Reflita: Deus é o alimento que nunca pode faltar em nossas vidas, pois seria como  não ter sabor. Nós, quando estamos provando um prato e sentimos falta de algum ingrediente, não providenciamos para que seja colocado? Assim devemos fazer. Se percebermos que falta algo em nossas vidas, é porque estamos deixando Deus de lado, não estamos colocando-o em 1º lugar. Adocem suas vidas com esse açúcar especial e notem a diferença!!!
Sheila O. Dujardin Badauy

CONVENIÊNCIAS DO MUNDO


                                      
Texto bíblico: Salmos 37: 3-5

“Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Entrega teu caminho ao Senhor, confia n’Ele, e o mais Ele fará.”

Ajustar-nos ao mundo tem sido e sempre foi à estratégia do maligno de nos atacar. Entretanto, o que temos feito para nos esquivar das estratégias do mal?
A sutileza da tentação e as propostas de realização pessoal parecem não ter fim. Se vencemos uma vez, sempre vem uma luta depois ou um desafio maior e não acaba.
Por isso, Deus nos exorta em Mateus 26: 41, com sendo: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.”
Se não nos alimentarmos da Verdade e não descansarmos em Deus de forma grata, é certo que estaremos vulneráveis para nos amoldarmos às conveniências do mundo e suas tentações.
Pedro Humberto 

CONFIAR EM DEUS


Texto Bíblico: Salmos 20:7

“Alguns confiam em carros e outros em cavalos,
mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus.”

Você já observou quantas pessoas ricas, inteligentes, poderosas e famosas acabam com suas vidas de um instante para outro? Por quê isso acontece?

Simplesmente porque, apesar de tudo o que elas são e o que elas têm, existe um vazio dentro delas. Esse vazio é o espaço que Deus deveria estar ocupando.

Elas têm uma vida limitada às coisas naturais; Confiam em si próprias e no que podem fazer. Por isso, quando se deparam com situações em que não podem resolver pelo próprio conhecimento ou pela própria força, se desesperam e tomam decisões erradas que, ao invés de ajudar, só pioram a situação.

Embora tenhamos conhecimento próprio, força, inteligência, dinheiro, mesmo assim não somos auto suficientes; não podemos confiar em nós mesmos.

O fim das pessoas que confiam em si próprias é a decepção, frustração e depressão, que levam à morte e Deus quer isso para ninguém.

O que Ele quer é que confiemos nele, pois só ele pode nos dar paz interior, esperança e nos ajudar a enfrentar as dificuldades do dia-a-dia (que não são poucas). Só ele renova as nossas forças, nos ajuda a tomar decisões acertadas em todas as áreas da nossa vida, nos ensina a amar ao próximo, enfim, só Deus pode nos ajudar, mesmo nas circunstâncias ruins, a vivermos com alegria. Só Deus pode nos dar aquilo que precisamos para viver bem.

Paulo, em Fp 4:10-13, diz que aprendeu a viver assim e, se ele aprendeu, nós também podemos aprender.

Colocar nossa confiança em Deus significa despreocuparmos com as circunstâncias, pois mesmo que elas estejam ruins, desfavoráveis, sabemos que Deus está no controle de tudo e vai fazer com que tudo coopere para o nosso bem.

Pense: Onde você está colocando sua confiança?

Reflita: Confiar em Deus é entregar nossos caminhos ao Senhor e ter a certeza de que tudo o mais ele fará.
João Filho

ALEGRIA DE SERVIR A DEUS




Texto Bíblico: Lucas 10:40
    
“Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?  Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me”.

Lucas está narrando um acontecimento importante e com muitas lições, uma visita que Jesus fez à casa de seus amigos, Marta, Maria e Lázaro. Marta era muito trabalhadora e hospitaleira. Estava preocupada em aprontar a casa e a comida para servir a Jesus. Maria era uma adoradora. Queria estar aos pés de Jesus, ouvi-lo e adorá-lo.
Ambas estavam certas e tinham motivações corretas para querer agradar a Jesus. Dá pra imaginar uma igreja sem Martas? Salas sujas ou desarrumadas? Nada de cantinas após o culto? Como aconteceriam os almoços da reforma? Quem iria preparar a ceia? Tampouco poderíamos ficar sem as Marias. Sem ouvir o Mestre, ou sem adorá-lo.
Sem gastar tempo aos seus pés. Mas então, onde errou Marta? Deixou de preocupar-se com seus talentos para olhar o que fazia Maria. Nesse momento, abriu espaço para Satanás, nosso inimigo, que aproveitou o momento para usar de suas astúcias. Ele não tirou Marta da cozinha, mas, ali na cozinha, afastou-a de seu propósito.
Cuidado! Ele pode não afastá-lo do seu ministério, mas pode desiludi-lo no ministério. Guarde suas atitudes. Não perca a alegria de servir a Deus com seu talento. Ao desviar a atenção para os ministérios dos irmãos, pode estar contaminando o seu e perdendo a alegria em servir.
Deus dotou Marta e Maria de ministérios diferentes. Não há como reclamar uma da outra. Marta parece ter entendido o ensinamento de Jesus, pois depois da ressurreição de seu irmão, quando novamente receberam a Jesus para um jantar, cada uma fez sua parte sem queixas.
Naquele momento, Lázaro estava fora da casa dando seu testemunho para os judeus que ali haviam chegado. Outro ministério. Os três serviços são importantes e todos devem ser exercidos para o Senhor, e com alegria e dedicação.

REFLITA: - Como podemos impedir que Satanás roube a nossa alegria de servir a Deus?
 - Se as atitudes positivas nos fazem ir mais longe na vida, por que cedemos ao negativismo?
- Quais atitudes erradas você pode mudar com a ajuda de Deus?

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

AÇÕES DE GRAÇA



Texto Bíblico: Salmos 100    

Fiquei pensando no quanto temos e no quanto recebemos para expressarmos gratidão a Deus. Muitas vezes mais pedimos do que agradecemos, mais murmuramos do que damos graças...
O salmista, no entanto nos fornece algumas atitudes para que possamos ao fazê-las demonstrarmos gratidão ao nosso Deus:
1- Servir ao Senhor com alegria.
2- Nos chegarmos diante dele com cânticos e hinos de louvor.
3- Saber que o Senhor é Deus.
4-Saber que o Senhor nos fez.
5- Que somos do Senhor.
6- Somos ovelhas dele.
7- Ele é o nosso pastor.
8- Render-lhes graças.
9-Bendizer-lhe o nome.
10- Saber que o Senhor é bom.
11- Saber que a sua misericórdia dura para sempre.
12- Saber que a fidelidade do Senhor dura de geração em geração.
Não existe nada melhor do que servirmos ao Senhor, e termos gratidão à ele por tudo que ele é, e por tudo que ele faz nas nossas vidas.
Exalte com alegria ao Senhor, todas as terras, todos os povos, todos nós que assistimos na casa do Senhor nas horas da noite! TE AMO, MEU SENHOR, TÚ ÉS MINHA RAZÃO DE VIVER!!!
                                      
Tatiane dos Santos Rodrigues