Pesquisar no blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

VOCACIONADOS POR DEUS


Texto Bíblico: I Coríntios 1:26-29

“Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes”.

Em diversas situações da vida nos deparamos com a decepção causada por nossas limitações. Aqueles que conhecem e desempenham a vocação que Deus lhes deu se decepcionam diante de um objetivo não alcançado e às vezes chegam a duvidar que foram vocacionados para determinada função. E quando vêem o objetivo dos outros sendo alcançados com mais facilidade a condição se torna mais desanimadora.

Mas a Palavra de Deus nos confirma que a realidade é outra. Deus não nos concede vocação para desempenharmos sozinhos e fracassarmos. Nós precisamos caminhar ao lado dEle para que os objetivos sejam alcançados de forma que somente Ele seja glorificado. Então, se você desempenha sua função para ser exaltado por suas ações você não está glorificando a Deus, e não será bem-sucedido na vocação a qual Ele concedeu a você.

O Senhor também diz que “escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (v.27), não é necessário se comparar com o outro porque Deus não vê com olhos humanos. Ele capacita cada um de nós conforme o plano que Ele tem para realizar em nossas vidas.
 
Pense: Se você busca ao Senhor e desempenha sua vocação com alegria e obediência glorificará a Deus com sua vida, mesmo que aos olhos humanos pareça que você não está sendo tão bem sucedido quanto o outro. Não duvide que a vontade de Deus seja boa, perfeita e agradável (Rm 12:2).“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. (Fp 2:13)
 
“Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém” (Hebreus 13:21)

Isabella Sarom

Música: Eu creio nos planos de Deus (Regis Danese)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

SOMENTE DUAS OPÇÕES!


Texto Bíblico: Mateus 7:13

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição e são muitos os que entram por ela)”.

Todos os dias nós temos que tomar decisões, algumas importantes outras menos importantes. Qual é a primeira decisão que você toma todos os dias... Já começamos o dia tomando decisões “levantar da cama ou não...”

Qual a decisão mais importante que você vai ter que tomar, que vai afetar toda sua vida? Será a escolha do namorado(a), escolha da carreira profissional? Essas são decisões importantes, porém, a mais importante é sua decisão de seguir a Cristo ou não, de aceitar a salvação que Ele te oferece ou rejeitá-la. Temos apenas duas escolhas. Temos que tomar a decisão rapidamente, pois o tempo é curto, não sabemos o dia de amanhã.

Jesus é o único caminho para quem quer morar no céu com o Pai Celeste. Certa vez Jesus falou de dois caminhos, e disse: “Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam à perdição, e há muita gente que anda por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil conduzem à vida eterna, e pouca gente encontra esse caminho.”

Decida logo seu caminho e nunca se desvie dele! Faça sempre escolhas que sirvam para seu crescimento com Deus.

Lucas Mendes

Mensagem: Você é fruto de suas ESCOLHAS.

VIVO ESTÁ!!!

Texto Bíblico: João 19:38

“Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus”.

Esta devocional integra uma série de devocionais que eu escrevi para a Páscoa no ano de 2007. Outras devocionais da série reutilizei em 2010, mas esta sobre a ressurreição ainda estava guardada. Cristo realmente ressuscitou e podemos ter esta alegria perene todos os dias. No meu coração senti o desejo de postar esta mensagem, ainda que o domingo de páscoa já tenha transcorrido, pois a ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa fé. Paulo a este respeito afirma na primeira carta aos Coríntios: “Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé...” Tenhamos esperança no Cristo que ressuscitou, venceu a morte e igualmente nos proporciona esta vitória. No final do texto, um trecho de uma poesia de alguém muito especial para mim, meu pai, Pastor Délio, que sempre tinha um texto para as ocasiões especiais. Quando ocorria de não ter, escrevia, mas não deixava de produzir. Muitas vezes ele gostava de ilustrar as poesias e eu procurava ajudá-lo nesta tarefa. Esta poesia foi uma das que receberam ilustração. Época boa de trabalho conjunto. Outros textos referem-se ao Natal e temas diversos, feitos sempre com o objetivo de anunciar o Evangelho e semear a esperança. Ele se foi, mas fica a confortante certeza da sua inteira confiança no Cristo ressurreto, alegria que ele pode registrar em poesias e muitos sermões. Fica o texto como uma forma de homenagem a um grande guerreiro de Cristo. Amém!

José de Arimatéia juntamente com Nicodemos tomaram o corpo de Jesus, envolveram-no num fino e limpo lençol e o colocaram num sepulcro novo, num jardim próximo ao local da crucificação. Por fim, rolaram uma grande rocha fechando a porta do sepulcro e retiraram-se.

Os sacerdotes e fariseus, reunidos na casa de Pilatos, lembraram-se da promessa de Jesus de ressuscitar após três dias de sua morte. Temerosos que os discípulos de Cristo furtassem o seu corpo durante a noite para dizer ao povo que o Mestre havia ressuscitado dos mortos, pediram uma guarda especial até o terceiro dia. Pilatos concedeu a guarda e os soldados selaram a pedra.

Narram os evangelhos, que as mulheres que acompanhavam Jesus (o evangelho de Marcos cita, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé), compraram aromas para ungir o corpo de Cristo seguindo até o sepulcro. Era o primeiro dia da semana. Preocupadas, se perguntavam como fariam para revolver a pedra da porta do sepulcro, pois era muito pesada.

Espantadas, constataram que a pedra já estava revolvida. Mais impressionadas ficaram ao entrarem no túmulo e se depararem com um arauto divino, pronto para anunciar a ressurreição de Cristo. De fato, o corpo do Mestre não estava no túmulo, a boa-nova da ressurreição deveria ser anunciada aos outros discípulos.

O apóstolo Paulo, na sua primeira carta aos Coríntios, faz uma brilhante exposição sobre a ressurreição de Cristo, sua importância e conseqüências para toda a humanidade.

Afirma o apóstolo, que Cristo foi sepultado, e que ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, cumprindo as próprias afirmações de Jesus;

O Mestre tornou evidente e inquestionável sua ressurreição ao aparecer diante de Pedro e depois diante dos outros discípulos;

Em seguida, foi visto por mais de quinhentos irmãos, sendo que muitos destes que ainda viviam na época em que a carta foi escrita, ainda testemunhavam sobre a ressurreição;

Depois foi visto por Tiago e novamente por todos os apóstolos;

Paulo, por fim, narra sua própria experiência de encontro com Cristo. Referia-se ao incidente da estrada de Damasco, quando ainda era chamado de Saulo. Naquela ocasião, ele ouviu a voz do Mestre, e sua vida daquele ponto em diante seria outra. Um outro caminho, um outro objetivo, um outro motivo para viver.

A ressurreição de Cristo é fundamental porque é o esteio de nossa fé. Sem ela, nossa crença é injustificada, e ainda estamos submetidos ao juízo, estamos presos ao castigo eterno, totalmente escravos dos nossos pecados.

“Mas Cristo ressuscitou, sendo feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem”.

O primeiro homem Adão, foi feito em alma vivente: o último Adão em espírito vivificante;

O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor é do céu.

A carta aos Hebreus assim declara:

“Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituístes sobre as obras de tuas mãos; todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés... Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos”.

POR QUE CHORAS?

“Mulher, por que choras?” Jo. 20:15
Não há mais porque chorar...
Pois veio do domingo
A manhã esplendorosa!
O túmulo está vazio!
Corre, salta, canta a boa nova!
“Ressuscitou como dissera, não está mais aqui”.
Enxuga o pranto, deixa aflorar o riso.
Põe-te, de pé, alegre bem desperto
E proclama a todo mundo.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Mil vezes, Aleluia!
O CRISTO É RESSURRETO!

(Délio)

Marco Antônio

MUDANÇA RADICAL


Texto Bíblico: Romanos 12:1-2

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

A bíblia nos conta a história de pessoas que sofreram uma mudança radical. E também nos conta de pessoas que decidiram mudar, mas escolheram o caminho errado.

Em Lucas 18:18 nos trás a parábola de Jesus e o Homem Rico. O homem ao ver Jesus se ajoelhou e perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?”. Jesus o perguntou por que o chamava de bom, pois não há ninguém bom, há não ser Deus; e se ele já tinha ouvido os dez mandamentos, e jovem respondeu dizendo que havia os obedecido desde a sua adolescência. Jesus, ao ouvir o que o jovem disse, respondeu-lhe: “ Falta-lhe ainda uma coisa, venda tudo o que você possui e dê um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”. O jovem rico que começou a história de joelhos ante a Jesus, terminou de pé, com a cabeça baixa, pois tinha feito a pergunta certa, tomado a atitude certa, foi a pessoa certa, mas tomou a decisão errada.

Já a história de Pedro foi diferente, ele se deixou ser transformado pelo Senhor, começou a história de pé e terminou-a de joelhos; começou como pescador de peixes e, Jesus o tornou pescador de homens.

Reflita: E você vai deixar Jesus mudar sua vida como a do discípulo Pedro, ou vai deixá-la terminar como a do jovem rico?

Lembre- se quem faz a mudança é Deus, mas quem escolhe mudar é você.

Jéssica Gabriella, 13 anos

terça-feira, 17 de maio de 2011

FALAR MENOS E OUVIR MAIS!


Texto Bíblico: Tiago 1:19-20; 26-27

“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” Tg 1:19b

A bíblia diversas vezes nos fala sobre ouvir mais e tomar cuidado com o que falamos. Muitas vezes falamos mais do que deveríamos e acabamos nos arrependendo de algo dito muitas vezes na empolgação ou na raiva. “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.” Pv 10:19. Nesse texto vemos que quanto mais falamos mais estamos perto de pecar, e que sábio é aquele que sabe controlar a sua língua e falar quando deve e o que deve.

Uma história fala sobre um garoto que sempre magoava os outros com palavras. Um dia seu pai lhe deu um saco de pregos e disse que a cada coisa ruim que ele dissesse a alguém ele deveria ir numa tábua e pregar um prego. Quando o saco de pregos acabou o pai disse ao garoto que agora a cada palavra boa e de ânimo que ele dissesse a alguém ele fosse lá e retirasse um prego. Quando os pregos acabaram o pai virou para o filho e disse que apesar de ter falado coisas boas a alguém que ele magoou, as marcas ainda estavam ali e não sairiam mais. Quando magoamos alguém, por mais que a pessoa nos perdoe aquilo vai ficar guardado no coração, pois não tem como voltar atrás.

Tiago 1:26-27 diz: “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.” Aqueles que dizem ser religiosos e não controlam sua língua, como diz o versículo, não valem nada, pois Deus não olha isso e sim suas ações e testemunhos.

Reflita: Devemos viver sempre ouvindo mais e falando menos, e só quando necessário, para pecarmos menos. E lembrar, também, que sábios são aqueles que são prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, e assim viver cada dia mais perto da vontade de Deus para as nossas vidas.

Bruna Menezes, 14 anos

EXERCÍCIO? SEMPRE!


Texto Bíblico: I Timóteo 4:8

“Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro.”

Como é bom ficar tranquilo... Sem preocupação nenhuma... E de preferência deitado numa rede ao acolhimento da sombra de uma linda árvore, sentindo um ar puro e vento suave no rosto. Mas qual é a moral da história? Nenhuma. A moral é não ficar parado!

Concordo que todos nós temos direito de descanso. Como até nosso Deus tirou descanso no sétimo dia depois de ter feito o mundo. Mas não quero falar sobre descanso, mas sim sobre o que temos feito. Pra que trabalhar?

Porque a nossa vida é feita de movimento a todo instante. O livro: Psicologia aplicada ao comportamento; volume 3; vontade criadora; empreendimento editorial do grupo Novo Horizonte, 1980; aborda muito bem a respeito de movimento:

“A vida significa movimento constante, evolução, esforço. Quem não se esforça, degrada-se. Os seres que abandonam a atividade atrofiam-se e degeneram. A vida está no movimento, orientado por uma finalidade, até o mais firme caráter se tornaria abúlico se deixasse de se esforçar. Pelo esforço desenvolve-se a personalidade. Só o esforço constante torna-se a vontade forte. Os donos de uma vontade forte não se formaram entre a fartura e as facilidades. Também a árvore sacudida pelos ventos é forte, graças ao contínuo esforço feito a fim de aprofundar as raízes”.

Considero este texto como uma injeção de ânimo e suficiência para aplicarmos na nossa vida o que diz no texto bíblico de I Timóteo 4:8. O exercício físico já é bom e o espiritual então, é essencial! Sem o exercício espiritual, apenas nos definharemos nos nossos próprios conceitos até a morte.

O apóstolo Paulo já conclui nos próximos versículos dizendo: “Esse ensinamento é verdadeiro e deve ser crido e aceito de todo coração. É por isso que lutamos e trabalhamos muito, pois temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente dos que crêem.”

Pedro Humberto