Pesquisar no blog

sábado, 14 de maio de 2011

COMO ÉRAMOS, ONDE ESTÁVAMOS E HOJE, O QUE SOMOS E ONDE ESTAMOS.


Texto Bíblico: Efésios 2:1 e 5
“...,deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos”.

Essa era a nossa situação, estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Estávamos em um atoleiro de lama como diz o salmista no capítulo 40 versículo 2. Paulo diz em Efésios 2:12. “naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo”.

O que aconteceu quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador? “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo” (Ef 2. 4 e 5). Voltando ao salmista, Davi diz que Deus nos tirou da lama e nos colocou num lugar seguro, firmados sobre uma rocha que é Cristo. Hoje temos vida em abundância, estamos seguros em Cristo e ainda temos a garantia de vida eterna selados pelo Espírito Santo que habita em nós. Somos co-herdeiros com Cristo nas regiões celestes. Somos raça eleita, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Não éramos nada, merecíamos morrer e ganhamos tudo. Fomos adotados por um Deus rico e poderoso e justo e amoroso, ganhamos nova nacionalidade, novo nome e o privilégio de sermos templo, morada do Espírito Santo. Dá pra olharmos todos os moribundos que circulam ao nosso redor caminhando sem rumo, sem Deus e sem esperança e não falarmos nada? Como podemos não contar pra eles que tudo pode ser diferente? Não dá pra querermos tudo isso só pra nós. Corramos a carreira que nos está proposta, mas façamos tudo o que pudermos pra levarmos outros conosco. Não sejamos omissos, nem egoístas, nem desobedientes quanto à grande comissão. O caso é de urgência. Vamos?

Reflita: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pedro 2:9).

Arlete Costa Ribeiro Barbosa



sexta-feira, 13 de maio de 2011

AMIGOS LEAIS

Texto Bíblico: 1 Samuel 18:1-3

“Sucedeu que; acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.”

(1 Samuel 18:1)

O que é um amigo para você? Amigo é aquele que te leva para o fundo do poço e quando você está lá no fundo ele te larga, de abandona; ou aquele que te ajuda a sair?

O verdadeiro amigo é aquele que está com você nas horas más e boas, que te ama, que está sempre disposto a te ajudar. Já aquele que te leva para o fundo do poço não é seu amigo, e sim “amigo da onça”.

Quando paramos para pensar o que é um amigo de verdade, recordamos da história de Davi e Jônatas. Desde então, após Davi se encontrar com Jônatas, houve entre eles um laço de grande amizade. Jônatas fez um juramento de que Davi seria como seu próprio irmão e, para provar o que dizia, deu a Davi a sua capa, a espada, o arco e o cinto. Jônatas assumiu um compromisso de lealdade com Davi por toda vida. Jônatas foi um verdadeiro amigo à Davi.

Será que mantemos ao nosso redor amigos de verdade ou falsos amigos?

Mesmo sabendo da necessidade de se ter bons e verdadeiros amigos, por muitas vezes, preferimos estar com um falso amigo do que com um verdadeiro amigo. Se isto está acontecendo em sua vida, meu irmão, você vai ver o tamanho do erro que está cometendo! Pois, no momento mais difícil da sua vida este amigo irá te abandonar e o outro que você desprezou vai ajudá-lo a se levantar e recomeçar.

Às vezes cometemos este grande erro até com Cristo Jesus; deixamos de separar certo tempo somente para Ele para sair com amigos; às vezes achamos que esses amigos, com quem andamos, nos amam e importam conosco; isto pode ser verdade ou mentira! Se eles realmente se importam conosco, vamos perceber. Mas, na geração que vivemos hoje se tornou o bem mais difícil de encontrar. Saiba que Jesus Cristo, Ele sim, é seu melhor amigo, pois Ele é o único que te ama mais do que tudo.

Reflita: Fique atento com as pessoas com quem você anda. Elas são as pessoas que vão te edificar? Que estarão com você nas horas difíceis? Que te amam?

Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava com a sua própria alma.

(1 Samuel 18:3).

Marielle Bragança, 13 anos

Ao amigo distante - Cristina Mel e Marcelo Nascimento


AGINDO DEUS, QUEM O IMPEDIRÁ?


Texto Bíblico: Isaías 43

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31)

Isaías “o profeta evangélico” dirigido por Deus profetiza a restauração de Israel. Apesar de Israel ter sido infiel, Deus ainda o amava e lhe prometia libertação do cativeiro em Babilônia. “Mas agora assim diz o Senhor,...,ó Israel: Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.”(Isaías 43:1,2).

E a mesma palavra profetizada ao povo de Israel é para você hoje. O Senhor te diz: “Não tenha medo, porque Eu comprei a sua liberdade, apago os seus pecados e nunca mais me lembrarei deles; te chamo pelo nome; tu és meu; estou ao seu lado nos momentos de grandes dificuldades, nos problemas difíceis, nas perseguições e sofrimentos.”

Você é precioso e muito amado por Deus. Ele o escolheu para que você o conheça e saiba que, antes dele, nunca existiu outro Deus, e que depois dele também não haverá. Confie e espere no Senhor. As promessas dele se cumprirão na sua vida, pois quando Ele faz alguma coisa, ninguém é capaz de impedir. Ele abrirá um caminho no deserto para você passar; fará brotar rios em terra seca para saciar a sua sede. Ele irá a sua frente tornando plano o seu caminho e quebrando as barreiras do medo, do orgulho, do preconceito, da arrogância, da infidelidade, da incredulidade, do desamor e da avareza. Ele lhe dará tesouros e riquezas secretas, e toda força necessária para conseguir vitória.

Reflita: Deus jamais te abandonará, e nunca deixará de ajudá-lo. Foi Ele quem te chamou para cumprir os seus planos de justiça e Ele mesmo o orientará por onde deve andar. Não desista do que Deus preparou para você! Agindo Deus, quem o impedirá?

Fabiana Moraes Pereira

Não temas! – Diante do trono

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A VINDA DO SENHOR

Texto Bíblico:
1Tessalonicenses 5:1-10

“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.” (I Ts 5:8)
 
Se existe um assunto que causa dúvida, é a volta de Cristo! O pouco que sabemos é que Ele voltará para levar os que foram salvos.

Em 1ª Tessalonicenses 5:1-3 diz: “Irmãos, vocês não precisam que eu lhes escreva a respeito de quando e como essas coisas vão acontecer. Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão na calada da noite. Quando as pessoas começarem a dizer: ‘Tudo está calmo e seguro’, então é que, de repente, a destruição cairá sobre elas. As pessoas não poderão escapar, pois será como uma mulher que está sentindo dores de parto.”

Nesses versículos Paulo descreve um período extenso de tempo, que começa com a grande tribulação e inclui os acontecimentos da segunda vinda de Cristo e o reino milenar sobre a Terra; e o fim trágico que terão aqueles que estão na escuridão (onde há choro e ranger de dentes), ou seja, os que estão sem Cristo.

Logo em seguida Paulo descreve como será a volta de Cristo para aqueles que foram salvos e estão na luz, 1ª Tessalonicenses 5:4-6 : “Mas vocês irmãos, não estão na escuridão, e o Dia do Senhor não deverá pegá-los como um ladrão que ataca de surpresa. Todos vocês são da luz e do dia. Nós não somos da noite nem da escuridão. Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo.”

Nesses versículos Paulo nos orienta que devemos vigiar. Como a vinda de Cristo é repentina, todos devem vigiar para não serem pegos em festas, bebedeiras, orgias ou ocupados com os problemas desta vida. Todos devem orar sempre para que não tenham que enfrentar os horrores da grande tribulação.

Exemplificando a volta de Cristo, em Mateus 25, o reino dos céus pode ser ilustrado pela história das dez virgens (igreja). Apenas cinco entre elas foram bastante espertas para encher suas lâmpadas de azeite, enquanto outras cinco eram irresponsáveis e esqueceram. Conclusão: o noivo (Jesus) chegou na calada da noite e as cinco que estavam preparadas ascenderam suas lâmpadas e foram ao encontro do noivo; elas entraram com Ele para a festa de casamento e a porta foi trancada. E as cinco imprudentes não puderam entrar na festa porque chegaram tarde demais.
 
Reflita: A escolha é sua: quer estar dormindo quando o Dia do Senhor chegar ou quer estar em seu perfeito juízo?

Victoria Leal, 13 anos


segunda-feira, 9 de maio de 2011

VIVER É FÁCIL, DIFÍCIL É CONVIVER


Texto Bíblico: Gênesis 37:1-36 e 2 Reis 5:1-19

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14)

No livro de Gênesis capítulo 37, conta a história de um adolescente (José) que era muito amado pelo seu pai (Jacó), porém seus irmãos o odiavam porque notavam que Jacó dedicava mais amor a José. Um dia os irmãos de José tramaram contra a vida dele (o jogaram no poço seco e o venderam aos ismaelitas). José foi rejeitado pelos irmãos, foi vendido como escravo, levado para o Egito, serviu a Potifar (oficial de Faraó), foi condenado injustamente pela esposa de Potifar, foi aprisionado; mas, Deus era com ele. Após ser usado por Deus para interpretar o sonho de Faraó, se tornou primeiro-ministro do Egito. Depois de muito tempo os seus irmãos foram ao encontro dele (não o reconheceram) para pedir alimentos. José tinha todos os motivos para tratar os irmãos da mesma forma com que ele foi tratado, porém ele agiu com generosidade, bondade, misericórdia e amor.

José é exemplo de como devemos ser e comportar no mundo em que vivemos.

Outras lições na bíblia nos ensinam como lidar com as situações do nosso dia-a-dia. O sal é uma delas, que pelo seu valor e por ser comum é utilizado em diversas passagens para ilustrar grandes ensinamentos. "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” (Mateus 5:13). Nesse texto, por exemplo, Jesus compara os seus seguidores ao sal da terra, querendo dizer que devemos estar no mundo, convivendo com as pessoas para que possamos influenciá-las. Mas é claro que, para isto devemos ter um bom referencial “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:16).
 
Reflita: O que você faria se acaso fosse levado à força para outro país? Pense em como seria ficar longe de seus pais, seus irmãos e amigos; não ter mais aquele delicioso abraço ou carinho de sua mãe e atenção do seu pai. Certamente ficaria deprimido e com ódio das pessoas que fizeram isto com você. É exatamente nesses momentos que devemos agir como José e amar em Cristo Jesus aqueles que nos fizeram mal. Não pagar o mal com o mal, e sim com o bem. Devemos ser diferenciais, ter sabor e pedir sabedoria e muita paciência à Deus para conviver com o próximo.

Kellen Fraga Lima

LIBERTOS PARA AMAR

Texto Bíblico: Lucas 7:40

“Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer". "Dize, Mestre", disse ele”.

Lendo este texto pude observar que o nosso coração não pode ser transformado por coisas boas que fazemos. Aquele fariseu tentou agradar o Senhor lhe oferecendo um jantar, mas no seu coração não havia amor.

Pude perceber que tantas vezes isso também acontece conosco, nos achamos tão bons que condenamos os outros por suas atitudes, reações e até pelo jeito que se vestem.

Deus não quer que ajamos com justiça própria, e isso tem sido um mal que o diabo tem semeado no meio dos crentes! Tantas vezes agimos como o irmão do filho pródigo, não queremos que o Pai estenda sua graça sobre outros que julgamos não merecê-la. Jesus ensinou a esse fariseu e a nós que não importa quão imensa seja a dívida ou o peso da culpa que o amor de Deus não possa perdoar.

“Senhor, ensina-nos a amar ao próximo como a nós mesmos”.

Cristiane de B. Santos