Pesquisar no blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

TIRANDO O VENENO DA LÍNGUA - I Parte


Texto Bíblico: Tiago 3:1-18

“...a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.” Tg 3:8


Tive a oportunidade de assistir a uma ministração sobre o uso disciplinado da língua, através do Pr. Josué Gonçalves, e Deus tocou forte no meu coração. Aprendi muito e comecei, então, a disciplinar o uso da minha língua. Quero aproveitar a oportunidade e compartilhar essa ministração com você também, em duas partes.

Você sabe que a língua é a principal expressão da nossa personalidade e que, através das palavras nós revelamos nosso caráter, nossa maturidade e o estado da nossa alma? E você sabe ou já observou, ou você sabe por que a bíblia é rica em advertências sobre o uso indisciplinado da língua? Não??? Vejamos, então:

Porque o mau uso da língua destrói amizades e separa amigos: A enfermidade não separa amigos, pelo contrário, consolida laços de unidade. Problemas financeiros não separam amigos, pelo contrário, aproxima pessoas solidariamente. Quantas amizades, até mesmo dentro da igreja, são destruídas por causa de fofocas demoníacas e conversas malignas? Veja o que a bíblia diz sobre isso: "Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos." Pv 17:9. "O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos", Pv 16:28. Uma língua indisciplinada destrói amizades preciosas!

Porque a língua é uma influência maior quando usada para o mal: Uma boa notícia vai a pé, demora a chegar, mas, uma má notícia vai a jato - de internet, celular, fax.

Porque através do uso da língua espalha-se veneno no corpo de Cristo: Muitas conversas infames arruínam lares, dividem igrejas e levam inúmeras pessoas ao desespero.

Porque a qualidade de vida em família depende do que é falado dentro de casa: "Pois, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade", I Pe 3:10.

Porque o destino da sua alma é determinado pelas suas palavras: O próprio Jesus nos alerta sobre o perigo e a seriedade do que falamos, dizendo: Jesus diz: "Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado", Mt 12:36,37.

No dia do juízo final cada um de nós dará conta de toda palavra inútil que proferiu.

Porque o estado da sua alma depende do que sai da sua boca: Quem passa o dia todo falando sobre tragédias, falando aquilo que é destrutivo, negativo, pessimista e prejudicial vai terminar o dia com sua alma amarga, angustiada e aflita. "Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento", Pv 21:23.

Porque a autenticidade da minha religião se manifesta através do que eu falo: "Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!", Tg 1:26. Se alguém supõe ser cristão, generoso, religioso, piedoso, mas não coloca freio na sua língua, a sua religião se torna uma piada no mundo espiritual para Satanás. O que autentica a minha religião é o uso disciplinado da minha língua.

Porque o que sai da minha boca pode gerar uma psicologia de morte ou de vida: Nossa língua pode ser uma poderosa arma destrutiva. O que sai da nossa boca pode estar gerando morte ou gerando vida. Há um enorme poder naquilo que falamos. Se não tomarmos cuidado, numa brincadeira, podemos ministrar morte na vida de uma pessoa. A bíblia diz que tudo foi criado a partir da palavra. "A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto", Pv 18:21.

Porque palavras podem contaminar como um vírus: "O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’", Mt 15:11.

10ª Porque o que sai da nossa boca revela o que está em nosso coração: Quer conhecer o que está no coração de uma pessoa? Deixe ela falar! "Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração", Mt 12:34.

11ªPorque o que sai da sua boca pode ser bênção ou maldição: Devemos ter cuidado com o que dizemos para os nossos irmãos, nossos amigos, nosso cônjuge, nossos filhos e para a nossa família, para não corrermos o risco de amaldiçoá-los. "Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!", Tg 3:10.

 
Na segunda parte veremos: Como identificar pessoas com a língua enferma no meio de nós e Qual o remédio para a língua venenosa.
 
João Filho

TIRANDO O VENENO DA LÍNGUA - II Parte


Texto Bíblico: Tiago 3:1-18
 
Da mesma boca procedem bênção e maldição. "Meus irmãos, não pode ser assim!”
Tg 3:10

Esta é a segunda e última parte da devocional na qual vimos 11 razões por que a bíblia é rica em advertências sobre o uso indisciplinado da língua.

 
Como podemos identificar pessoas com a língua enferma, carregada de veneno, perto de nós?

Existem cinco grupos de pessoas com a língua carregada de veneno mortífero, são eles:

1º Grupo: ESCARNECEDORES - São aqueles que usam as aparências dos outros para construir suas piadas maldosas e de mau gosto. São aqueles que expõem a vergonha dos outros. São aqueles que vão à casa de Deus e voltam para casa com um relatório de tudo o que estava errado ou fora do lugar, esquecendo-se assim, de adorar a Deus e de ouvir o que Deus tinha para falar ao seu coração. Pv 13:1

2º Grupo: DIFAMADORES - São aqueles que tiram a boa fama das pessoas. São aqueles que desacreditam publicamente. Difamadores são caluniadores. Judas 8.

3º Grupo: COCHICHADORES - São aqueles que se aproximam de alguém e falam mal de outra pessoa "ao pé do ouvido" e depois dizem: “isso fica só entre nós... mas já falou para três ou mais pessoas”. Sl 41:7

4º Grupo: FALSAS TESTEMUNHAS - São aqueles que falam boatos, que inventam coisas sobre outras pessoas. Ex 23:1

5º Grupo: INTROMETIDOS - São aqueles que interferem em assuntos alheios, que não lhe competem. 1 Pe 4:15

 
Qual é o remédio para a cura da língua venenosa?

1 - Reconheça que a indisciplina da língua é um problema de coração, Pv 4:23.

2 - Confesse os seus pecados na área da língua, 1 Jo 1:9, Pv 28:13.

3 - Recuse o mal e entregue-se à Deus, Rm 6:12,13.

4 - Compreenda porque você tem uma língua, Ef 5:19,20.

 
Pense: Você tirou a boa fama de alguém? Você falou maldosamente de alguém? Você lançou alguma palavra de morte sobre alguém? O que sai da sua boca está abençoando ou amaldiçoando?
 
Reflita: Deus está preocupado com as palavras que saem da sua boca, pois elas podem gerar vida ou gerar morte.
 
"Serpentes venenosas não oferecem maior perigo à vida do que os caluniadores, detratores, murmuradores e boateiros à paz e a reputação alheia."

"FALE MENOS DO QUE VOCÊ PENSA!"

João Filho

Palavra ministrada pelo Pr. Josué Gonçalves - Tirando o veneno da Língua.
Assista todas as partes desta ministração através do link:

quinta-feira, 2 de junho de 2011

COMO SÃO FELIZES OS QUE HABITAM EM TUA CASA

Texto Bíblico: Salmos 84
“Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios”.

Quando vamos à igreja sentimos alegria e paz. Sabemos que Deus está onde estiverem 2 ou 3 reunidos em seu nome. Por que então é importante irmos à igreja? A palavra de Deus diz em Hebreus 10,25 “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Entendo que essa é uma primeira resposta a essa pergunta, a recomendação bíblica. A comunhão é muito importante para o nosso crescimento e fortalecimento na fé.

Como irmãos, temos necessidade de estarmos juntos, mesmo sendo diferentes em alguns aspectos. É onde podemos exercitar e experimentar o amor, o perdão, a misericórdia. Somos parte de um corpo e não podemos ser omissos ou o corpo desenvolverá mais uma parte do que outra. Outro argumento importante é o alimento sólido que precisamos para o nosso sustento espiritual e crescimento saudável. Mesmo que tenhamos ouvido muitos sermões durante anos e muitas vezes não nos lembramos da maioria deles, eles nos sustentaram durante todo esse tempo.

Todos os dias nos alimentamos fisicamente mesmo que não nos lembremos do cardápio. Sabemos que o alimento nos tem nutrido diariamente. Assim também a palavra de Deus através do pastor tem nos suprido e nos sustentado espiritualmente. Também é um lugar de adoração e de louvor e Deus se agrada do nosso louvor e da nossa adoração. Podemos fazer tudo isso em nossa casa ou em outro lugar , mas junto com os irmãos nos fortaleceremos, poderemos ajudar e ser ajudados em alguma área onde estamos deficitários.

Reflita: Que possamos dizer como Davi: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

terça-feira, 31 de maio de 2011

COMO DEUS ESCOLHE

Texto Bíblico: 1 Samuel 16:1-13

O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei".
 
Este capítulo inicia com Deus lembrando a Samuel que Ele rejeitou Saul como rei de Israel. Saul foi escolhido como rei, porque o povo queria ser como as outras nações ao redor deles (1 Samuel 8:1-5). Até aquele momento, Deus tinha governado o país. Mas eles foram avisados de que a elevação de um homem para o trono iria trazer a corrupção política e problemas (1 Samuel 8:7-21). Quando Saul foi escolhido para ser seu rei, o povo estava exultante. Ele era um jovem de boa aparência, sem igual entre os israelitas; os mais altos batiam nos seus ombros (1 Samuel 9:02). Enquanto ele pode ter sido um gigante entre os homens, ele era um anão espiritual! Saul era um homem ciumento, que buscava honra própria (1 Samuel 15:30), que agia influenciado por palavras de homens (1 Samuel 15:24) e que arrumava desculpas e buscava culpados diante dos seus erros (1 Samuel 15:19-21). Ele ultrapassou os seus limites e desobedeceu ao mandamento do Senhor (1 Samuel 13:8-13). Como resultado, o Senhor mostrou a Israel os perigos de um rei humano e Deus rejeitou Saul como rei de seu povo.

Como resultado da rebelião de Saul, Deus escolhe um novo rei para governar Israel. Ele escolhe um rapaz chamado Davi. Quando Deus escolheu Davi, Ele escolhe um candidato improvável aos olhos humanos para um cargo tão elevado e poderoso. Mas, como Deus escolhe alguém para trabalhar para Ele? Como é o processo de escolha de Deus? Como Ele escolhe alguém para trabalhar para Ele?

Em 1 Samuel, capítulo 16, há algumas indicações que mostra o por que Deus fez a escolha que Ele fez na vida de Davi:

  • Deus escolhe aqueles que estão prontos (v. 11-12) - Quando Jessé e os irmãos Davi são trazidos diante de Samuel, eles são "santificados", (v. 5). Em outras palavras, os seus pecados são tratados e estão prontos para o culto. Quando Davi é apresentado, não há tempo para que ele seja santificado, mas mesmo assim ele está pronto! Davi é um retrato do que crente que mantém seu coração em um estado de prontidão, pois não sabe quando o Senhor pode chamá-lo. Esse é o tipo de pessoa que Deus está procurando. Deus não usa vasos sujos, mas usa aqueles que são limpos e prontos para o Seu chamado.
  • Deus escolhe aqueles que são de confiança (v. 11) - Quando Deus chama Davi, Ele o encontra fazendo fielmente o que foi dito para fazer. Ele está apascentando as ovelhas. Observe que, mesmo depois que ele foi ungido, ele volta para seu rebanho (v. 19). Por quê? Porque é isso que ele faz! Mesmo depois que ele é chamado a Jerusalém para tocar para o rei Saul (v. 23) ele retornou para manter as ovelhas de seu pai (17:15). Por quê? Porque é isso que ele faz! A Davi foi dado uma missão, e ele a conduziu fielmente. Ele até colocou sua vida em risco para proteger essas ovelhas (17:34-37). Quando Jessé olhou para Davi viu o mais novo de seus filhos, seus irmãos viram um pirralho (17:28) e Samuel viu um menino bonitinho (16:12), mas quando Deus olhou para Davi, viu integridade, fidelidade, responsabilidade e caráter. Outros viram ninguém, Deus viu um rei!
  • Deus escolhe aqueles que o conhecem (v. 13) - Quando Samuel ungiu Davi, talvez esse não tenha sido o primeiro encontro de Davi com Deus. Sem dúvida que Davi tinha um relacionamento muito próximo com Deus; Davi tinha visto a glória de Deus escrita nos céus e o seu poder manifesto no universo (Salmo. 19); Davi tinha testemunhado o cuidado de Deus para o Seu povo baseado no seu próprio relacionamento com os seus rebanhos (Salmo 23). Davi andou com o Senhor por muito tempo! Ouça o testemunho do próprio Davi em 1 Samuel 17:37,45.
    Reflita: Se você quer ser escolhido pelo Senhor, esteja sempre pronto ao Seu chamado, faça fielmente o que foi dito para fazer, e seja amigo de Deus. Ninguém além de Deus teria escolhido Saulo de Tarso para ser o apóstolo dos gentios. Mas, Deus o escolheu (1 Timóteo 1:12-16). Deus quer te escolher, pois Ele tem um plano para a sua vida.

    Deus seja louvado!

    Fabiana Moraes Pereira

CHAMADOS PARA PREGAR O EVANGELHO!


Texto Bíblico: Marcos 16:15

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”

Em Marcos 16:14-18 Jesus fala com os discípulos sobre o dever que seria dado a eles: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Esse também é o nosso dever, pregar o evangelho a toda criatura. Deus chama a cada um e tem um dom e propósito específico para seus filhos, mas independente de qual seja o seu chamado esse é o querer de Deus para a sua vida, que a palavra dEle seja ouvida nos quatro cantos da terra.

Para levar a palavra de Deus não é preciso ir a outros países, outras cidades, outras culturas. No nosso redor há pessoas perdidas sem Deus e que querem ouvir a sua Palavra. É necessário observar a nossa volta e ver que muitas vezes nossos amigos, nossos vizinhos e até mesmo parentes estão morrendo sem ter Jesus no coração. É necessário que deixemos de lado vergonhas, medos, inseguranças para que possamos alcançar homens para Cristo. Certas vezes perdemos oportunidades de evangelizar alguém e impedir que essa pessoa morra sem Jesus no seu coração por causa de vergonha e medo do que as outras pessoas vão pensar de você.

Devemos lembrar que a opinião que mais deve importar em nossas vidas é a de Deus e o que Ele pensa de nós. Em Mateus 10:33 Jesus diz: “Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai que está nos céus.” Por isso deixe que seus amigos, seus vizinhos, seus parentes saibam que você pertence a Jesus e está disposto a fazer qualquer coisa por Ele. Porque essa deve ser a nossa vontade e a nossa ação, levar o evangelho a toda criatura, e que através das nossas vidas muitas outras vidas possam ser alcançadas para o Senhor.

Lembre-se: Deus te chamou para ser um vaso de benções nas mãos dEle e para que através da sua vida muitas outras possam ser alcançadas. E isso só depende de você. Falar do amor de Deus para todos independente do que os outros vão pensar, ou deixar que a vergonha o impeça de falar do grande amor de Deus que foi capaz de dar seu filho para morrer na cruz por nós? Pense nisso!

Bruna Menezes, 15 anos

EU TENHO UM CHAMADO - Quatro por um

ACEPÇÃO, PODE NÃO!

Texto Bíblico: Atos 10:34-35

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que em qualquer nação o teme, e faz o que é justo.”
 
Uma das bandas mais bem conceituadas no âmbito de rock metal alternativo no mundo, chamada de Korn, iniciada no ano de 1990 e que faz sucesso até os dias atuais, perdeu um dos seus integrantes. Um camarada chamado Brian “Head” Welch, morreu.

O mais interessante é que Brian não morreu de morte “morrida”, morreu de morte consciente. Aquela morte que esta escrita em Romanos 6:8:

“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos.”

Isso mesmo! De morte consciente que estou falando.

Brian tinha tudo em suas mãos... Dinheiro, sexo, drogas, rock and roll e muita fama. Mas percebeu que tudo isso não tinha valor nenhum porque nada preenchia o grande vazio no seu coração e na sua alma. Deus fez Brian enxergar que estava perdendo sua vida e sua família. Deus o salvou!

Brian é um grande exemplo para nós! Podemos ver que independente da origem do indivíduo e por mais que ele possa ter feito coisas erradas na vida, Deus não faz acepção de pessoas! E lhe é agradável a partir de quando a mesma O teme e faz o que é justo perante Ele.

Pedro Humberto


Testemunho de Brian (http://www.youtube.com/watch?v=32V7YJWt-pw)

RELACIONAMENTO CONJUGAL


Texto Bíblico: Gênesis 2:24

“por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”.

Quando Deus criou o homem logo viu que não era bom que este ficasse só. Com isso, a vontade de Deus foi de fazer uma companheira que estivesse ao lado do homem e fosse semelhante a ele. Quando o homem viu esta mulher, aprovou a criação de Deus e, com isto, fora implantada a primeira lei entre os homens, a do casamento, que assim pode ser resumida: Deixar pai e mãe, unir à sua mulher, tornar uma só carne. Essas são as leis que quando colocadas em prática, tudo vai de acordo com a vontade de Deus.

O começo do relacionamento é algo novo que o casal tem de se adequar para viver bem e também dentro dos princípios de Deus. O casal tem que ter criatividade para fazer com que o relacionamento não se torne rotina. Compromisso, pois fazemos o voto perante Deus e prometemos amar até que Deus nos chame. Responsabilidade - você passa a cuidar do outro e isso tem que ser feito com muita responsabilidade, pois você terá que cumprir horários em sua vida diferenciados de quando você era solteiro(a).

Entregue a Deus seu relacionamento e faça a sua parte como cristão.

“Casamento é um compromisso a dois que requer companheirismo, disposição em compreender um ao outro, força nos momentos difíceis e muita união. Por isso, o matrimônio é uma comunidade de vida e de amor para sempre, onde os cônjuges se ajudam e se completam”. 
Baseado no texto: Relacionamento conjugal abençoado tem suas regras. 
(Pr. Nilton Vieira de Matos)
 
Sheila Oliveira Dujardin Badauy

Para minha Morena - 6 meses (Vídeo feito por João Filho para Fabiana)

O IMITADOR DE CRISTO


Texto Bíblico: Filipenses 3:17
“Sede meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam”.

A bíblia diz que devemos dar toda a glória à Deus, pois, Ele tem todo poder. Jesus, quando andou nesse mundo, realizou muitos milagres. Ele continua o mesmo, pois está vivo, e nos deixou o Espírito Santo, para nos ajudar. Todo o homem que confessar e reconhecer que Jesus é o Senhor da sua vida, se torna uma nova criatura, as coisas velhas se passam, tudo novo se faz. E o que Deus espera da nova criatura, que ela viva em novidade de vida. E nos tornemos um referencial nesse mundo em que vivemos, seguindo o exemplo de Jesus que foi fiel obedecendo em tudo que o Pai ordenou.

O apóstolo Paulo foi um grande imitador de Jesus, pregando o Evangelho de Jesus. Ele foi preso várias vezes, açoitado e apedrejado, por amor a Cristo.

No mundo de hoje, existem pessoas que olhamos como referencial. Isso é bom, precisamos de alguém que nos sirva de exemplo. Só devemos tomar cuidado em examinar a vida que essas pessoas tem com Deus.

“Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto e, tudo que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”, Filipenses 4:8.

Cristiane de Brito