Pesquisar no blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

COMO DEUS ESCOLHE

Texto Bíblico: 1 Samuel 16:1-13

O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei".
 
Este capítulo inicia com Deus lembrando a Samuel que Ele rejeitou Saul como rei de Israel. Saul foi escolhido como rei, porque o povo queria ser como as outras nações ao redor deles (1 Samuel 8:1-5). Até aquele momento, Deus tinha governado o país. Mas eles foram avisados de que a elevação de um homem para o trono iria trazer a corrupção política e problemas (1 Samuel 8:7-21). Quando Saul foi escolhido para ser seu rei, o povo estava exultante. Ele era um jovem de boa aparência, sem igual entre os israelitas; os mais altos batiam nos seus ombros (1 Samuel 9:02). Enquanto ele pode ter sido um gigante entre os homens, ele era um anão espiritual! Saul era um homem ciumento, que buscava honra própria (1 Samuel 15:30), que agia influenciado por palavras de homens (1 Samuel 15:24) e que arrumava desculpas e buscava culpados diante dos seus erros (1 Samuel 15:19-21). Ele ultrapassou os seus limites e desobedeceu ao mandamento do Senhor (1 Samuel 13:8-13). Como resultado, o Senhor mostrou a Israel os perigos de um rei humano e Deus rejeitou Saul como rei de seu povo.

Como resultado da rebelião de Saul, Deus escolhe um novo rei para governar Israel. Ele escolhe um rapaz chamado Davi. Quando Deus escolheu Davi, Ele escolhe um candidato improvável aos olhos humanos para um cargo tão elevado e poderoso. Mas, como Deus escolhe alguém para trabalhar para Ele? Como é o processo de escolha de Deus? Como Ele escolhe alguém para trabalhar para Ele?

Em 1 Samuel, capítulo 16, há algumas indicações que mostra o por que Deus fez a escolha que Ele fez na vida de Davi:

  • Deus escolhe aqueles que estão prontos (v. 11-12) - Quando Jessé e os irmãos Davi são trazidos diante de Samuel, eles são "santificados", (v. 5). Em outras palavras, os seus pecados são tratados e estão prontos para o culto. Quando Davi é apresentado, não há tempo para que ele seja santificado, mas mesmo assim ele está pronto! Davi é um retrato do que crente que mantém seu coração em um estado de prontidão, pois não sabe quando o Senhor pode chamá-lo. Esse é o tipo de pessoa que Deus está procurando. Deus não usa vasos sujos, mas usa aqueles que são limpos e prontos para o Seu chamado.
  • Deus escolhe aqueles que são de confiança (v. 11) - Quando Deus chama Davi, Ele o encontra fazendo fielmente o que foi dito para fazer. Ele está apascentando as ovelhas. Observe que, mesmo depois que ele foi ungido, ele volta para seu rebanho (v. 19). Por quê? Porque é isso que ele faz! Mesmo depois que ele é chamado a Jerusalém para tocar para o rei Saul (v. 23) ele retornou para manter as ovelhas de seu pai (17:15). Por quê? Porque é isso que ele faz! A Davi foi dado uma missão, e ele a conduziu fielmente. Ele até colocou sua vida em risco para proteger essas ovelhas (17:34-37). Quando Jessé olhou para Davi viu o mais novo de seus filhos, seus irmãos viram um pirralho (17:28) e Samuel viu um menino bonitinho (16:12), mas quando Deus olhou para Davi, viu integridade, fidelidade, responsabilidade e caráter. Outros viram ninguém, Deus viu um rei!
  • Deus escolhe aqueles que o conhecem (v. 13) - Quando Samuel ungiu Davi, talvez esse não tenha sido o primeiro encontro de Davi com Deus. Sem dúvida que Davi tinha um relacionamento muito próximo com Deus; Davi tinha visto a glória de Deus escrita nos céus e o seu poder manifesto no universo (Salmo. 19); Davi tinha testemunhado o cuidado de Deus para o Seu povo baseado no seu próprio relacionamento com os seus rebanhos (Salmo 23). Davi andou com o Senhor por muito tempo! Ouça o testemunho do próprio Davi em 1 Samuel 17:37,45.
    Reflita: Se você quer ser escolhido pelo Senhor, esteja sempre pronto ao Seu chamado, faça fielmente o que foi dito para fazer, e seja amigo de Deus. Ninguém além de Deus teria escolhido Saulo de Tarso para ser o apóstolo dos gentios. Mas, Deus o escolheu (1 Timóteo 1:12-16). Deus quer te escolher, pois Ele tem um plano para a sua vida.

    Deus seja louvado!

    Fabiana Moraes Pereira

2 comentários:

  1. Deus seja louvado por esta revelação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o blog e se deleitar com Palavras que vieram do coração de Deus para os nossos corações! Seja a Glória e o louvor à Deus!

      Excluir