Pesquisar no blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

VENCENDO A DEPRESSÃO


Texto Bíblico: Salmo 42:11

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Depressão é um distúrbio mental caracterizado por adinamia (estado de prostração física e/ou moral; falta de forças), desânimo (perder o ânimo, a coragem, desistir), sensação de cansaço, e cujo quadro muitas vezes inclui, também, ansiedade, em grau maior ou menor.
Fonte: Dicionário Aurélio

Passei por esse problema alguns anos atrás. Tudo começou com uma grande decepção. Uma tristeza profunda me afligiu. Perdi o interesse das atividades que apreciava, tinha dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono (em um mês emagreci 6 Kg), dores e enjoos, dificuldade de tomar decisões, pessimismo, irritabilidade e impaciência, achava que não valia a pena viver (desejava a morte, e fiz tudo para que ela acontecesse), chorava o tempo todo, sentimentos de culpa injustificáveis e de pena de mim mesma. Como foi difícil! Sofri muito. Depois do diagnóstico, começou o tratamento (e o fiz porque uma mulher amável e corajosa, minha mãe, não desistiu de mim). O tratamento foi doloroso, não sabia se ficava pior com ou sem os medicamentos – antidepressivos (pelo menos, eles me faziam dormir). Mas, pela graça, misericórdia e amor de Deus, Ele me libertou, curou a minha alma e mudou a minha história. Ele transformou as minhas lágrimas em bênçãos. Deus é maravilhoso! Glória a Deus!

Deus me conduziu a relatar essa experiência porque, infelizmente, a depressão está atacando pessoas de todas as idades e em todos os níveis sociais. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Tenha certeza que essa doença não faz parte do propósito original de Deus para o ser humano. E se você está passando por esse problema, saiba que o tratamento médico é importante, mas deve ser acompanhado com o melhor e mais eficaz tratamento: o de Deus.

A palavra de Deus diz, em Jó 14:7-9, “Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus frutos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como planta nova. Há esperança para você, querido(a)! Você é amado(a) de Deus. Deixe o rio de Deus passar em sua vida, neste momento, curando suas feridas e sarando as suas dores. Não desista de viver! Até mesmo nessas situações tão extremas, a guerra não está perdida. Talvez ao longo da nossa caminhada com Deus, nós percamos algumas batalhas, mas nunca a guerra! O nosso general é Cristo... é Ele quem peleja por nós e nos dá a vitória. No Salmo 42, relata uma fase em que Davi, jovem guerreiro vitorioso e homem segundo o coração de Deus, viveu uma profunda tristeza de alma. Ele mesmo afirma que as lágrimas eram o seu alimento de dia e de noite. As pessoas que sabiam da sua trajetória de fé lhe perguntavam: “Onde está o teu Deus?”. Davi foi ao fundo do vale, mas não desistiu e venceu o pior dos seus inimigos. Ele já havia derrotado o gigante Golias, o filisteu. Já havia vencido guerras contra fortes inimigos. Mas o maior de todos os gigantes que ele teve de vencer foi a depressão. Ele deu a volta por cima quando decidiu conversar com sua própria alma dizendo: “Confia em Deus. Ponha sua esperança em Deus.”

Há um propósito para todas as coisas, inclusive para as nossas provações. Portanto, "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus" (Salmo 46:10). O Senhor quer reverter as adversidades em bênçãos, para nós e para outros. Seja como Jó ao analisar a sua vida, ele conclui que tudo o que aconteceu com ele contribuiu para que ele tivesse uma maior intimidade com Deus: “antes eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:5). E o Senhor restaurou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que ele possuía. Portanto, não se dê por vencido, "ainda há esperança"... logo você entenderá o propósito de Deus para esta hora. Amém!


Fabiana Moraes Pereira

PRESENTE DE UM PAI AMOROSO


Texto Bíblico: Números 23:19-20

“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar.”

As bênçãos não são só recompensas de uma vida correta, mas especialmente presentes de um Pai amoroso. Deus promete bênçãos para aqueles que o obedecem e nos ensina a ser uma bênção para outros: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gn12:2).


Nós, cristãos, devemos descobrir e ser gratos pelas diversas bênçãos recebidas de Deus. Devemos olhar ao nosso redor: Saúde, família, provisão, proteção, e, a mais importante, a salvação.
As bênçãos de Deus deveriam ser sempre lembradas e não lançadas no esquecimento. O mesmo Deus gracioso que perdoa pecados, cura doenças, resgata vidas, também promete bênçãos incontáveis: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.” Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem, da cova, redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renove como a águia (Sl 103:2-5).


Pense: “As bênçãos recebidas não servem para medir quem nós somos, mas sim quem é Deus.”

Cristianne de B. Santos

PRIORIDADES


Texto Bíblico: Romanos 12:1-21

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A boa agradável e perfeita vontade de Deus é encontrada primeiramente em Sua Palavra. A Bíblia diz que o primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Então, em primeiro lugar na nossa vida está Deus. Em segundo lugar estamos o próximo e eu. Eu não sou mais nem menos importante que meu próximo. Mas quem é meu próximo? Se sou casada(o), o mais próximo de mim é meu cônjuge, depois os filhos. Se sou solteira(o), são meus pais e irmãos, ou seja, a família. E depois da família? É a igreja, os irmãos da fé, conforme está escrito em Gálatas 6:10. Depois encontramos todas as pessoas com as quais convivemos, amigas ou não.

Onde está a fonte desse amor? A fonte está em Deus. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Deus é amor.

A vontade de Deus começa pelo amor que temos uns para com os outros.

Reflita: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Será que temos agido assim?

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

TU ÉS O CRISTO


Texto Bíblico: Mateus 16:13-16

Quando leio este texto, lembro-me de algumas situações que passamos no nosso aprendizado secular. Numa destas ocasiões, eu tinha que pesquisar sobre um determinado tema numa disciplina de Direito. Lembro-me que fiz uma extensa pesquisa, selecionando vários doutrinadores e a posição de cada um com referência ao tema. Assim, juntei vários conceitos e diversas opiniões querendo impressionar e demonstrar que havia estudado. No momento da apresentação citei os vários conceitos e opiniões dos mestres e depois de dez minutos terminei minha exposição. O professor olhou para mim e falou o seguinte: “Muito bom. Você fez uma boa pesquisa e conseguiu apresentar as diferentes opiniões sobre o assunto dos diferentes mestres. Agora, gostaria de saber a sua opinião pessoal sobre o tema. O parecer dos outros você já apresentou, quero saber suas conclusões pessoais.” (Silêncio profundo... ????? E agora????).

No texto, Jesus perguntou para os seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho de Deus?” Por que Jesus questionou os discípulos? Por certo ele queria verificar se os discípulos estavam próximos do povo atentos a várias opiniões. Ouvir outras pessoas é importante. Jesus, no exercício de seu ministério, foi sensível aos problemas humanos. Conversou com Nicodemos, com a mulher samaritana, com o moço rico. Ele se mostrou receptivo às opiniões das pessoas. Os discípulos deveriam se espelhar no Mestre, trilhar o mesmo caminho.

Vejam que eles souberam responder: “E eles disseram: uns, João Batista, outros Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas”. Muito bem, na primeira parte da prova eles foram muito bem. Estavam antenados com a população. Então vem a segunda parte: “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?”

Pronto. Eles ouviram várias opiniões. Agora estavam sendo cobrados num posicionamento particular. Era imprescindível um posicionamento diante do Cristo, o Filho de Deus, que de uma forma maravilhosa convivia com eles, ensinando-os, preparando-os para um ministério. Estes homens ouviam diariamente o Mestre. Necessário era que tivessem a plena convicção que ele era o Filho de Deus, o redentor prometido, a única esperança para a humanidade.

Portanto, a confissão de Pedro no verso 16 é tão importante. Trata-se da convicção de um discípulo atento às palavras, aos atos de Jesus, aos milagres, ao amor do Mestre pelos homens. Somente um coração sensível e atento à voz de Deus poderia fazer tal confissão. Vejam o verso 17.

No nosso viver diário, somos constantemente influenciados por opiniões em assuntos diversos. Na vida cristã não é diferente. Provavelmente as pressões são mais intensas. O mundo não mudou. Depois de vários séculos, muitos continuam achando que Jesus foi um grande profeta, um grande líder, um homem comum, um impostor. Vários livros, músicas, filmes, já foram compostos na tentativa de ridicularizar o Filho de Deus. Doutrinas heréticas existem desde a época de Paulo. Há relatos no livro escrito a Timóteo, aconselhando-o como agir com os que se afastam da doutrina cristã.

O questionamento de Cristo vale para os dias atuais. Ele nos faz pensar sobre a pessoa real de Cristo, sobre sua vida, seu sacrifício, seu amor. O conhecimento do Cristo Filho de Deus não deve ser apenas teórico ou composto de retalhos de opiniões, dissertações, teorias, etc., mas deve estar fundamentado na nossa experiência pessoal, na nossa conversão, fé, esperança. E assim, poderemos atender ao pedido de Pedro, na sua primeira carta: “Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que pedir a razão da esperança que há em vós”. (I Pe. 3:15).

Marco Antônio

SUBMISSÃO



Texto Bíblico: Provérbios 14:1

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”.

“A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição”, 1 Timóteo 2:11.

“Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem”, 1 Coríntios 11:8

“Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos”, 2 Coríntios 9:13.

“Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem”, 1 Coríntios 11:9.

“Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor”, 1 Coríntios 11:11.

“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade”, Provérbios 5:18.

“Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus”, 1 Coríntios 11:12.

Lendo esses versículos podemos observar que a mulher deve ser submissa ao esposo incondicionalmente, em qualquer circunstância, ela deve tomar cuidado com as palavras, proferindo palavras de amor, sabedoria e gratidão, assim ela será uma mulher que agrada ao Senhor.

Pense: A maior felicidade no lar é a total harmonia entre o marido e a mulher.

Reflita: Podemos afirmar que o lar será feliz ou infeliz dependendo do modo de viver do casal. Será feliz se houver harmonia e gratidão mútua. Num lar onde o coração do casal é um só, jamais haverá espaço para infelicidade ou infortúnio. Se o casal está em comunhão com Deus, o seu lar é abençoado por Deus.

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

O PERDÃO CURA



Texto Bíblico: Gênesis 50:15-21

Não existe exemplo melhor de perdão do que o de José, filho de Jacó.

José tinha tudo para se deixar destruir por um sentimento de amargura. Porém, ele não seguiu esse caminho.

Vejamos a trajetória de José.

Gn 37:4 - ele foi odiado pelos seus irmãos, por ser o filho preferido de Jacó.

Gn 37:24 - os seus irmãos, movidos pela inveja de José, resolvem jogá-lo numa cisterna, com a intenção de matá-lo posteriormente.

Gn 37:28 - seus irmãos desistem de matá-lo e o vendem como escravo à uma caravana de israelitas.

Gn 39:1 - Potifar compra José como escravo para servir em sua casa.

Gn 39:6 - José é promovido e passa a ser mordomo de Potifar.

Gn 39:7-20 - José é tentado, porém não cede e foge.

Gn 39:13-18 – José é caluniado pela mulher de Potifar, e é lançado na prisão para pagar pelo que não devia.

Gn 40:12-19 - José interpreta os sonhos do copeiro e do padeiro de Faraó.

Gn 40:23 - José foi esquecido pelo copeiro.

Gn 41 - José interpreta o sonho de Faraó e, ao dar a interpretação e as instruções à Faraó, ele é promovido a governador do Egito.

Gn 42 a 50 - os irmãos de José vão parar nas mãos dele.

Depois de passar por tudo isso, agora, quem está no controle da situação é José. Veja que oportunidade ele tem para se vingar, não somente dos seus irmãos, mas, também da mulher de Potifar e do copeiro.

Ele agora tem duas opções: matar ou deixar viver; perdoar ou agir com os irmãos como eles agiram com ele lá no passado, o vendendo como escravo.

Os irmãos de José, depois que seu pai morreu, pensaram que ele os chamaria para um "acerto de contas", e retribuiria todo o mal que fizeram a ele.

E o que fez José? Ao contrário do que eles pensavam, ele fez a melhor escolha e, simplesmente perdoou a seus irmãos.

José disse para descansarem o coração, pois ele já os tinha perdoado e que ele cuidaria deles e dos filhos deles.

Veja que coisa maravilhosa!!! Você já imaginou por que José agiu assim? Porque no seu coração reinava a graça de Deus!

José poderia ter escolhido não perdoar a seus irmãos, à mulher de Potifar, a Potifar, ao amigo que o esqueceu de forma ingrata na prisão, quando ele havia interpretado seu sonho. Porém José preferiu perdoar!

Mas... o que é o perdão? Qual o limite do perdão? Até onde devemos perdoar?

Perdoar é esquecer o que aconteceu? É fazer de conta que não houve nada? O perdão é uma decisão ou uma emoção? Quantas vezes fazemos essas perguntas...???

Quero listar algumas definições do que é perdão e do que é perdoar:
- O perdão é a condição de Deus para sermos perdoados.
- O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo do ódio, da culpa e da dor.
- O perdão é a virtude central do cristianismo.
- O perdão é a possibilidade de convivência.
- Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. (Gn 15:19)
- Perdoar é desativar o mecanismo de violência que existe dentro e fora de nós - Quando dizemos: "me perdoe", nós desativamos esse mecanismo.
- Perdoar é reconhecer as próprias falhas, imperfeições e pecados - Nós temos que perdoar porque nós não somos perfeitos.
- Perdoar é ser grato a Deus pelo perdão recebido - Todas as vezes que perdoamos alguém, estamos dizendo a Deus: obrigado, Senhor, pelo que fizeste por mim.
- Perdoar é repetir o gesto de Deus para conosco - Quem foi perdoado, perdoa sempre.
- Perdoar é oferecer amor quando não há motivo para amar - O pai do filho pródigo não tinha motivo algum para perdoar, porém ele ofereceu amor e perdão.
- Perdoar é tomar a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas: Deus, os outros e a si próprio.
- Perdoar é semear misericórdia, graça e amor - Quem não plantar perdão, não terá perdão para colher. (Tg 2:13)
- Perdoar é ter as emoções conquistadas.
- Perdoar é deixar livre, soltar, liberar, despedir, mandar embora, atribuir favor incondicional àquele que nos feriu.
- Perdoar é rasgar a dívida.
- Perdoar é jogar todo o lixo emocional fora.
A falta de perdão gera amargura, e a amargura prolongada provoca doenças psicossomáticas como úlceras, pressão alta, dor nos ossos e insônia. Tem pessoas que passam a vida toda tratando dessas doenças, gastando com tratamentos e remédios caros, sem saber que, a cura está no: PERDÃO.
Grande parte das enfermidades do corpo é o reflexo das feridas da alma.
A falta de perdão dá ao diabo uma reivindicação legal para deprimir a pessoa, e a depressão pode levar à opressão, e a opressão à possessão demoníaca, e por fim à morte, ao suicídio. E isso é a vitória do diabo. Veja o que Paulo diz: eu perdoo para não ser vencido pelo diabo, 2 Co 2:10.

Além de prejudicar o nosso relacionamento com Deus (I Jo 1:9), vejamos outras consequências sofridas por quem não perdoa:

- Quem não perdoa desenvolve um câncer na alma. Ef 4

- Quem não perdoa se coloca debaixo da ira de Deus. Mt 18 e 31:4

- Quem não perdoa está impedido de ser perdoado por Deus. Mt 18:32-35

- Quem não perdoa alimenta espíritos malignos com suas mágoas, amarguras e ressentimentos. Ef 4:31,32

- Quem não perdoa se torna prisioneiro do seu passado.

- Quem não perdoa revela indiferença, egoísmo e hipocrisia.

Podemos, agora, entender agora porque José se tornou governado do Egito.

Deus precisava de um homem curado para cuidar de seu povo durante o período da fome. Tudo o que aconteceu com José foi permissão de Deus e, as atitudes e a postura de José diante das circunstâncias que passou determinaram o seu êxito.

José tinha três características imprescindíveis que nós também precisamos ter, se quisermos ver os sonhos de Deus se cumprirem em nossa vida:

1. Mente larga - para entender que Deus estava no controle de tudo.

2. Pele grossa - pra dizer pode bater que eu aguento.

3. Coração mole (sensível) - pra dizer eu te perdoo, eu te perdoo, eu te perdoo.

Se José não tivesse estas três características, sua história seria curta. Ele jamais chegaria onde chegou.

E nós, onde queremos chegar?
Se quisermos ter áreas escuras da nossa vida recebendo a luz e a cura de Deus, precisamos perdoar, perdoar, perdoar!

Pense: O que reina no seu coração? Você está pronto para perdoar?

Reflita: "Quando você perdoa, você tranca o inferno e abre o céu sobre a sua vida."

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; 
porventura não a percebeis?
 Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” (Is. 43:18,19)

João Filho

O PEDIDO DE UM CORAÇÃO



Texto Bíblico: 1 Samuel 1

“O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” (1 Samuel 2:1-2)

Elcana tinha duas esposas: Ana e Penina. Penina possuía filhos com Elcana, Ana, porém, não tinha filhos, pois Deus havia lhe cerrado a madre (fechado o ventre). Assim, Penina sempre provocava a Ana por ser estéril e esta era uma mulher triste. No entanto, um dia Ana se coloca na presença do Senhor, chora de forma abundante e faz um voto a Deus: que se Ele lhe concedesse um filho, ela o daria ao Senhor por todos os dias de sua vida. O Senhor se lembrou do pedido de Ana e concedeu a ela um filho, o qual chamou Samuel.

Ana tinha um sonho, um desejo em seu coração e, ela se prostrou na presença do Pai. Assim, nós também devemos entregar ao Senhor o nosso pedido, nos derramar com o coração sincero e puro diante de Deus e Ele conforme o seu querer e sua vontade nos abençoará. Da mesma maneira como fez o milagre na vida de Ana, o Senhor pode fazer na sua vida, basta que você leve a Ele o seu pedido ou o desejo do seu coração. Deus é capaz de conceder muito além do que você é capaz de sonhar, Ana pediu ao Senhor apenas um filho e Samuel foi um dos maiores profetas de Israel, você pode transpor barreiras e vencer as “Peninas” que tentam trazer tristezas ao seu coração, só depende de você fazer o seu pedido a Deus e confiar que Ele agirá.

“Porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.” Lc. 1:49-50

“Não desista, não pare de crer.
Os sonhos de Deus jamais vão morrer.
Não desista, não pare de lutar, não pare de adorar.
Levanta teus olhos e vê, Deus está restaurando os teus sonhos, e a tua visão.”

Hélia Mendes de Oliveira

NOBRES


Texto Bíblico: Isaías 32:08

“Mas o nobre projeta coisas nobres e, pela sua nobreza,
permanece em pé.”

Os nobres projetam, os nobres sonham; por isso permanecem em pé. Que linda Realidade! Somos filhos do Grande Rei, somos nobres; não importam as circunstâncias, somos, somos nobres... Não somos nobres pelo que temos, mas sim pelo que somos; pela nossa identidade. Somos filhos legítimos do Rei dos Reis. Temos seu sangue, seu sobrenome, sua herança. Então, somos e seremos sempre os nobres sonhadores de Deus.

Em cada geração Deus construiu uma história através de seus nobres sonhadores. Muitos nem se destacaram nas sociedades em que viveram. Ali eram pessoas anônimas, mas nobres aos olhos de Deus. Suas identidades variavam, de grandes patriarcas como Abraão a meros leprosos, como aqueles abandonados às margens de Samaria.

Pense: Estás disposto?

Reflita: Deus convoca você! Seja um nobre sonhador! Talvez tenha que enfrentar as tribulações da vida, mas sonhadores de Deus não desistem, permanecem em pé! Mudam a história!

Raíla Andrade

NÃO MATARÁS


Texto Bíblico: Gênesis 4:8

“Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: vamos para o campo. 
Quando estavam lá Caim atacou seu irmão Abel e o matou”.

De acordo com o dicionário (Silveira Bueno) matar significa causar a morte a, mortificar, arruinar, ser assassino, suicidar-se, sacrificar-se. Mas de acordo com a bíblia quando nós juramos em nossos corações: “como eu desejo que ele suma!” ou ainda, “ah, se eu pudesse matá-lo...” Quantas são às vezes gostaríamos que alguém desaparecesse do mundo?

A inveja e o ódio são as raízes de um assassinato. Em Gn 4:8, Caim assassinou seu irmão Abel por causa da inveja em seu coração, que acabou virando ódio.

Da mesma forma, há muita raiva em nosso mundo, nas ruas entre os motoristas, no trabalho entre funcionários, na escola entre os alunos, e bem pior, nas famílias entre filhos e casais.

A raiva pode virar ódio e, este, com frequência, vira uma violência ou um assassinato.

Pense: Você já odiou ou assassinou alguém em seu coração ou em ação?

“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ”Não matarás”, e quem matar estará sujeito a julgamento. Mas eu lhes digo que qualquer que irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: “você não vale nada” será levado ao tribunal. E qualquer que disser: “Idiota”, corre o risco de ir para o fogo do inferno”, (Mt 5:21 e 22).

Jéssica Gabriella, 13 anos

MILAGRES – Deus e eu


Texto Bíblico: 2 Reis 4:2 e 7

“E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? 
Declara-me que é o que tens em casa. 
E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, 
senão uma botija de azeite”.
“Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; 
e disse ele: vai, vende o azeite e paga a tua dívida; 
e tu e teus filhos vivei do resto”.

Lemos nessa passagem de 2 Reis a história do milagre da viúva. Há muitas coisas interessantes nesse trecho da palavra de Deus. Naquele tempo as mulheres não trabalhavam fora de casa e por isso não tinham salário. Também não havia pensão do INSS. Quando um homem morria deixando viúva e filhos, era um problema grave. Aquela senhora, viúva, não queria perder seus filhos para os credores. O que fazer?

Quantas vezes passamos por circunstâncias difíceis e não sabemos o que fazer. Eis a primeira lição dessa história. Ir até Deus e contar tudo para ele.

Naquela época, o profeta representava um caminho até Deus. Ela não ficou sofrendo em casa esperando a tragédia acontecer. Nem ficou na expectativa de que o homem de Deus ou até mesmo alguém da comunidade adivinhasse ou imaginasse o que podia estar acontecendo. Ela tomou a iniciativa de procurar ajuda e procurou no lugar certo. Isso é muito importante para aqueles que conhecem a Deus. Esses sabem onde e a quem procurar. Após essa iniciativa, Eliseu disse a ela: o que hei de eu fazer? Ele queria saber de sua fé, de sua confiança no homem de Deus, mas, também queria saber qual a participação dela nessa ajuda. Daí a pergunta: O que é que tens em casa? Enquanto temos condição e se realmente existe possibilidade, Deus quer a nossa participação. Em outras palavras, aquilo que posso fazer e me compete fazer, Deus não faz. Deus faz a parte dEle. E Ele sabe o que eu posso fazer. Temos que aprender a usar nossas possibilidades dentro do plano de Deus; de acordo com a vontade dEle.

Ela foi sincera com Eliseu e ele usou o que ela ainda tinha e realizou o milagre. Mas ela participou do processo dentro da sua possibilidade. Muitas vezes ficamos esperando o pacote com embrulho de presente e laço de fita, mas o milagre é a vitória, a renovação das forças, a fé em Deus e a multiplicação do pouco que temos através da intervenção do próprio Deus. Quantos milagres podem estar acontecendo em nossas vidas que não temos percebido? Ela ouve a voz de Deus através do profeta, obedece e põe em prática a sua ordem, percebe o milagre e volta a Deus contando tudo. Ela espera que Deus continue organizando o milagre e continue dando as ordens para então resolver seu problema.

Muitas vezes não percebemos o milagre e arrematamos a benção da nossa própria maneira. Tornamos-nos ingratos e arrogantes. Deus tem prazer em nos ouvir e atender, mas espera de nós fé, sinceridade, obediência e gratidão.

Reflita: Deus é o mesmo, e milagres continuam acontecendo. Têm acontecido em sua vida? Participe aos outros testemunhando as bênçãos que Deus tem derramado sobre você a cada dia.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

MANSIDÃO


Texto Bíblico: Mateus 5:5

“Bem- aventurado os mansos, porque herdarão a terra”.

Jesus foi o homem mais manso que houve, mesmo sendo insultado muitas vezes. Ele disse: Aprendei de mim que são manso. “Nós diariamente estamos expostos a situações que testam a nossa mansidão e, nossa... como é difícil ser manso!”.

A bíblia nos ensina que a palavra branda acalma a furor, e muitas são às vezes que não respondemos com brandura.

Abraão provou ser um homem manso quando em certa ocasião se deparou em conflito com seu sobrinho, Ló, e, para não haver mais divergências entre eles, abriu mão de seu direito e disse a Ló que escolhesse primeiro as terras que desejasse habitar, e Ló escolheu as melhores terras. Assim Abraão evitou contendas e divisão em sua parentela. E Deus o honrou por sua mansidão e disse a ele: “Abraão, erga os olhos e olhe desde onde está para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente, porque toda esta terra que vês, Eu te darei, a ti e a tua descendência, para sempre”, (Gn 13:14 e 15).

“Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”. (Sl 36.11)

Pense: Nós, Cristãos, deveríamos crescer só para baixo em determinadas situações da vida.

Cristiane de B. Santos

ESTAMOS SEGUROS!


Texto Bíblico: Salmos 121

“O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.” Salmos 121: 7

Após ler o Salmo 121 não há como não se sentir seguro. Por mais que as circunstâncias sejam contrárias, por mais que você não veja saída para os seus problemas, eu posso te afirmar com convicção: “o Protetor de Israel não dormirá; ele está sempre alerta! (v. 4).

Basta você confiar, e a cada momento vai sentir a mão de Deus agindo em sua vida, mesmo naqueles momentos em que você pensa que Deus não se importaria, Ele se importa. Ele cuida de você, “O Senhor é o seu protetor, como sombra que o protege, ele está à sua direita.” (v. 5).

Portanto LEVANTE SEUS OLHOS, erga sua cabeça, pois “de dia o sol não o ferirá e nem a lua, de noite.” (v. 6)

Vá adiante, tome atitudes baseadas em sua comunhão com Deus! 
Seja firme e confiante; você não estará sozinho!

Tenha um dia abençoado! Em nome de Jesus!

Juliana Ribeiro Barbosa

CONHECIMENTO DE DEUS


Isaías 11:9

“Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, 
porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, 
como as águas cobrem o mar”.

Busque o conhecimento de Deus para sua vida!

Como fazer isto?...

Simples...

Deus está ao seu lado sempre, te proporcionando coisas maravilhosas mesmo sem seu merecimento pelo fato de ser um ser humano sempre falho, pecador, mentiroso, mesquinho, invejoso, superior ao próximo, irônico, falso, entre outros defeitos. Porém você mesmo com todos esses defeitos que só desagradam a Deus, você tem como mudar tudo isso e buscar o conhecimento, através de atitudes nobres de exaltação ao nome de Deus, de entrega a Ele, de se declarar a Deus como salvador de sua vida, agradecendo sem murmurar por todas as situações da sua vida de tristeza e de alegria, tirando um tempo de sua agitação do dia-a-dia, orando e conversando com Deus, louvando e adorando o seu nome.

Deus fica tão feliz quando você o busca de coração, pois Ele é teu pai, teu criador, Ele quer sempre o melhor para você. Deus está batendo na sua porta a todo instante e você mesmo assim não abre a porta para deixá-lo agir e transformar sua vida. Ele fica olhando para você e pedindo sempre “Me deixa agir, me deixa entrar na sua vida, estou te mostrando a direção certa para você não ficar sofrendo”..mas o que fazemos?!.. lutamos com nossas mãos e erramos/erramos sem parar, sofremos, choramos, nos decepcionamos. E quando você acha que abriu a porta para Deus entrar no seu coração é onde você se engana novamente, pois continua lutando por si só, pois quando você abre esta porta e Deus começa a agir, você sente uma paz tremenda, que jamais sentiu na vida, se sente leve e feliz. As circunstâncias da sua vida começam a se encaixar melhor, você se torna outra pessoa, por começar a buscar o conhecimento de Deus e deixar Ele te guiar. Você para e vê tudo que fazia de errado, como se enganava por um fato tão simples, pois Deus começa abrir teus olhos, te proporcionar discernimento, paciência, sabedoria, conhecimento e acima de tudo como o seu amor é imenso para com você. Não deixe de amar a Deus, não feche seu coração, sinta como o conhecimento e a palavra de Deus são perfeitos para a sua vida. Comece a agir em sua vida de forma transformada com a verdadeira sabedoria que vem do Senhor e medite sempre em sua palavra “Bíblia”.

Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, 
não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis 
de pleno conhecimento da sua vontade, 
em toda a sabedoria e entendimento espiritual”. Colossenses 1:9

Tayene de Sena Ferreira

CLAMOR


Salmos 61: 1-2

“Ouve, ó Deus a minha súplica; atende à minha oração. 
Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu coração. 
Leva-me para a rocha que é alta demais para mim.”

Meu Deus, meu Senhor;

Clamo a Ti com toda a força da minha alma, perdoa os meus pecados de mocidade meu Deus, tira todo sentimento e toda lembrança ruim que me aflige diariamente e me impede de ter um sono tranquilo.

Tem misericórdia de mim meu Pai!

Transforma a minha vida e muda o meu ser ó Deus! Tira de dentro de mim, tira do mais profundo do meu ser ó Deus, toda podridão e toda maldade meu Pai, e coloca dentro de mim tudo aquilo que é bom e é do teu agrado.

Meu Deus, não quero chegar a Ti manchado e sujo, meu Pai. Limpa-me e lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.

Meu Deus, tira da minha vida, toda maldade, toda inveja, toda boca suja meu Pai!

Tira de mim meu Deus, todo sentimento ruim, todo orgulho e toda rebeldia meu Pai!

No nome do Senhor Jesus, me cura e me limpa, meu Pai! Faz morada permanente em minha vida! Onde quer que eu pise, que o Senhor esteja presente ao meu lado, ao redor de mim e principalmente dentro de mim.

Quero ter uma vida plena e completa, viver tudo aquilo que o Senhor tem preparado pra mim meu Pai.

Aviva a tua obra em mim meu Deus. Coloca amor e humildade em meu coração. Que a sinceridade habite em meu coração todos os dias de minha vida. Que a minha vida seja transparente, que eu não me esconda atrás de uma máscara, meu Deus.

Habita em mim meu Deus! Tira diante de mim toda armadilha que os meus inimigos põem para que eu tropece, e coloca louvor em meus lábios para que eu o louve e o exalte diante dos meus inimigos.

Pai, creio no seu poder e na sua grandeza. Não existe nada que se compare a Ti, meu Deus. Sabendo disto meu Pai, entrego minha vida a Ti, pois eu tenho total certeza de que sem Ti eu não sou nada e minha vida sem Ti não tem nenhum sentido.

Reina em mim meu Deus, e coloca em meus lábios palavras de louvor, para que eu o louve todos os dias de minha vida.

Ouve o meu clamor meu Deus. No nome poderoso do nosso Senhor Jesus, eu teço ó Deus, atende o meu clamor Senhor!

“Ó Deus, salva-me, pelo teu nome, 
e faze-me justiça, pelo teu poder. 
Escuta, ó Deus, a minha oração, 
dá ouvidos às palavras da minha boca.” Salmos 54: 1-2

Henrique Gabriel

CAMINHANDO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS.......


Texto bíblico: I Samuel 16:1-13

Neste texto o Senhor fala ao profeta Samuel para orientá-lo na escolha de um novo rei sobre Israel, pois o rei Saul já não se submetia aos desígnios do Senhor, e assim, Deus escolhera um outro homem para reinar sobre seu povo e seguir os seus ensinos. Orientou Samuel a ir a casa de Jessé pois o escolhido estava entre os filhos dele, (v.1)

O profeta obedeceu ao Senhor, chegando à casa de Jessé avistou um de seus filhos, Eliabe, e pensou ser ele o escolhido por conta de sua boa aparência e estatura (v.6). Deus repreende o profeta e com isso nos deixa um ensino no verso 7: ‘Deus não escolhe ninguém por sua aparência, pelo que demonstra ser. Cada um dos que Deus escolhe possui uma obra a realizar, independente se aos olhos humanos não se demonstre apto’.

“Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo pra envergonhar as fortes”. I Co 1:27

Davi, o filho mais novo, pastor de ovelhas, era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. A trajetória de Davi, descrita na Bíblia, mostra o quanto ele prosperava enquanto rei porque obedecia aos ensinos do Senhor e assim caminhava segundo a vontade de Deus. Mesmo com as guerras e problemas que Davi teve que enfrentar sua vida era abundante, pois a vontade de Deus é perfeita, e ele a estava seguindo. No entanto, por um instante, Davi deixou sua vontade superar a que Deus já havia planejado. Em 2 Sm 11 relata o adultério de Davi com Bate-Seba e a morte do marido dela planejada por Davi, contrariando o que Deus ensinara e planejara pra vida dele. Davi se arrependeu verdadeiramente e Deus não lhe tirou a vida, mas vieram as consequências (2 Sm 12: 9-14). O Rei Davi, servo do Senhor, seguia vencendo por andar segundo a vontade de Deus, julgava e fazia justiça a todo povo, Deus o livrava dos inimigos e ele os vencia, crescia o território de seu reino, muitas mulheres e servos, dominava sobre Israel e Judá e mesmo assim deixou sua vontade superar o que Deus lhe havia dado.

Em muitas situações de nossa vida também podemos agir como Davi. O Senhor através de seus ensinos nos revela a sua vontade para as nossas vidas. E além de revelar o melhor pra nós ele nos deixa livres pra escolher, não obriga ninguém a cumprir o plano que ele preparou. Pense bem, não basta aceitar o que Deus planejou para você e continuar caminhando segundo a própria vontade. Observe se você não tem interferido na vontade de Deus para sua vida impedindo que ela se cumpra em sua totalidade. Deus tem um maravilhoso plano para sua vida, não se esqueça disso!

“Não vos conformeis com este século, 
mas transformai-vos pela renovação da vossa mente 
para que experimenteis qual seja a boa, 
perfeita e agradável vontade de Deus.” Rm 12:2

Isabella Sarom

AOS SEUS AMADOS, ELE DÁ ENQUANTO DORMEM.


Texto Bíblico: Salmos 40:17
"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu,
 mente nenhuma imaginou 
o que Deus preparou para aqueles que o amam"; (1 Coríntios 2:9).

Nessa semana, coloquei em dúvida o ministério e os sonhos que Deus plantou em meu coração. Parecem que nunca irão se realizar! Olho ao meu redor as circunstâncias e nenhuma delas sustentam a minha fé. Mas, Deus me ensinou nessa semana, que eu posso fechar os meus olhos para tudo que está ao meu redor, e com os olhos do meu coração repleto da fé que Ele me deu, eu posso contemplar os sonhos de Deus para a minha vida, certa de que os planos e sonhos de Deus jamais se frustrarão. E Ele, com toda a sua graça, misericórdia e amor, falou ao meu coração, dizendo:

“Oh, alma! Por que estais cansada e oprimida?

Porventura esqueceste que Eu sou o SENHOR que te tirei do vale de ossos secos, curei suas feridas e restaurei a sua sorte?”.

O SENHOR criou os céus e os estendeu, formou a terra, e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela (Isaías 42:5). Porventura não será Ele capaz de suprir todas as suas necessidades nas áreas: espiritual, física, financeira e emocional?

Deus exorta aos seus amados, em Mateus 6:25-34, a não andarem ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo nosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. E os orienta a observarem as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves? Não vos preocupei com essas coisas; pois vosso Pai sabe que necessitas de todas elas. Mesmo que a palavra não tenha chegado a vossa boca, o SENHOR a conhece. O SENHOR vos sonda e sobre vós impõe sua mão. Aos seus amados Ele os dará enquanto dormem (Salmos 127:2b).

Pense: Se você se encontra na mesma situação que eu estava: Feche os seus olhos e contemple pela Fé os sonhos de Deus para a sua vida.

Reflita: Alegre-te sobre o SENHOR, pois Ele realizará os sonhos dEle na sua vida. Não desista!

A vida deve ser vivida na dependência do SENHOR.
O SENHOR está contigo, não temas! Ele é fiel!

Fabiana Moraes Pereira

A RESPOSTA VEM DO ALTO



Texto bíblico: Salmos 55:22

“Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá;
jamais permitirá que justo seja abalado.”

Qual é o significado de tudo isso que estou passando? Como entender esses problemas? Há muitos momentos de reflexões e crises que passamos das quais nos deixam preocupados e ansiosos na nossa vida.

As nossas ansiedades não podem nos abalar porque devemos ter confiança em Deus e buscá-lo em todos os momentos. Como vemos em I Pedro 5: 6-7: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”

Outra mensagem que considero como uma injeção de ânimo para esses momentos de solicitude está em no capítulo 6 de Mateus: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida... não vos inquieteis, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou: com o que nos vestiremos?... buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará o seu próprio mal.”

Questionar as coisas considero um ato de inteligência, mas chegar ao ponto de reclamar e se dar por vencido diante os problemas já considero um erro.

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.” Salmos 46:10a

Pedro Humberto