Pesquisar no blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

JESUS, A LUZ DO MUNDO


Texto Bíblico: João 8:12
“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”.

Quão importante é a luz! Ela conforta, aquece, guia, é uma fonte de segurança. A luz afasta as trevas, é essencial para a vida. O verso 4, capítulo 1 do evangelho de João, traz uma relação entre estes dois elementos – luz e vida. Discorrendo sobre Jesus, o evangelista registra o seguinte: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”.

Jesus tipificado como a luz do mundo, veio ao mundo para repelir as trevas da ignorância e do pecado que dominam o coração do homem. Jesus é a luz verdadeira que “ilumina a todo o homem que vem ao mundo”. Entretanto, o homem preferiu as trevas, fechando os olhos para Jesus.

Neste raciocínio, a assimilação do conhecimento, é elucidação. Palavra que significa trazer luz, esclarecer, dilucidar. Na história da humanidade, tivemos um período denominado “Idade das Trevas”, caracterizada por um período onde o progresso cultural era extremamente vagaroso; raros eram os sinais de crescimento; o analfabetismo preponderava; as doenças dizimavam nações inteiras. O homem imerso em trevas estava entregue ao seu estado natural, lutando pela sua sobrevivência e para garantir os seus domínios a qualquer custo.

Em oposição a este período seguiu-se o “Iluminismo”, ou a “Idade das Luzes”. O conhecimento surgiu como um guia para a humanidade, tirando-a da caverna, onde imperava a escuridão e conduzindo-a até à fonte de luz. Os escritores da época empregaram estes termos “convencidos de que emergiam de séculos de obscurantismo e ignorância para uma nova era, iluminada pela razão, a ciência e o respeito à humanidade. As novas descobertas da ciência, a teoria da gravitação universal de Isaac Newton e o espírito de relativismo cultural fomentado pela exploração do mundo ainda não conhecido foram também importantes para a eclosão do Iluminismo.”

Mas esta não é a verdadeira luz. A “Idade das Luzes”, contrariamente ao que propunha, trouxe mais trevas para o coração do homem. Este embriagado pelo conhecimento, julga-se um deus. O agora é dono de sua história, escreve o seu destino. O Humanismo idolatra a criatura e nega o Criador. Neste cenário, abre-se espaço para o fenômeno da secularização, do qual o apóstolo Paulo nos exorta a repelir, quando escreve aos Romanos. Vejam o capítulo 12, versos 1 e 2 desta Carta: “... não vos conformeis com este século”.

A verdadeira luz é reconhecida para os que ansiosamente aguardam a salvação, para os desesperançados, para aqueles que cansaram de lutar em vão. Lucas registra o encontro entre Simeão e Jesus. Este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel. No encontro com Jesus, recebe o conforto, o calor que aquece o seu coração, a luz que invade seus olhos cansados, fazendo-o declamar um poema de louvor: “Porque os meus olhos já viram a tua salvação: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel”.

Meditem neste texto:

“O bebê que nasceu na manjedoura em Belém, o jovem que cresceu na carpintaria em Nazaré e o homem que morreu na cruz em Jerusalém é a luz do mundo. Jesus é o sol da justiça, a brilhante estrela da manhã e a luz do mundo. Ele é a luz que ilumina. O homem com toda a sua sabedoria está num berço de trevas. Mesmo bafejado (protegido ou encorajado) por refinada cultura e aspergido (respingar ou orvalhar) por intensa religiosidade ainda está cativo no império das trevas, prisioneiro do mais tosco obscurantismo espiritual. Mas Jesus veio para libertar o homem desse império de cegueira e de escuridão. Ele é a luz do mundo e quem o segue não anda em trevas, antes sua vida é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

Paulo na carta aos Colossenses declara: “Ele (o Pai) nos tirou do império das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” No reino do Filho predomina a maravilhosa luz citada por Pedro na sua primeira carta (I Pe. 2:9).

Que neste Natal a luz verdadeira de Cristo ofusque as iluminadas decorações das lojas, dos shoppings, das ruas e das árvores de Natal. Que a verdadeira luz apareça nas nossas obras, no nosso testemunho e na esperança e conforto que levamos ao próximo.

Que a luz de Cristo ilumine os nossos corações para que possamos trazer à memória e também colocar em prática as palavras de Tiago escritas não somente para os cristãos daquela época mas para todos que creem na Palavra de Deus como imutável, perfeita e atemporal (que independe de tempo).

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.

Marco Antônio

Textos em destaque retirados de:
LOPES, Hernandes Dias. Cada dia – Natal. Jesus, a luz do mundo

FRACASSO


Texto Bíblico: Salmos 38:16
“Porque dizia eu: Ouve-me, para que não se alegrem de mim. Quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim.”

Transforme o fracasso em “adubo”, para fazer desabrochar em sua vida a “flor” do sucesso. Algumas pessoas jamais admitem a hipótese de fracassar. Mas esta vida é uma escola, onde os fracassos fazem parte do aprendizado. Não se intimide, nem vacile temendo o fracasso. Ao fracassar e receber, além de incentivos de alguns, críticas ou chacotas de outros, faça destas “fertilizante” para seu desenvolvimento e assimile-o com gratidão e mente ampla.

Deus está nos amparando em cada tombo, em cada deslize que damos. Ele nos segura, nos fortifica. Temos em nossos fracassos o respaldo para se erguer. Deus não desampara ninguém.

Buscamos a Deus como uma luz que ilumina nossos caminhos e por isso não devemos deixar de tentar.

Pense: Você tem tirado alguma lição de seus fracassos?

Reflita: Ao cair damos espaço para reclamações, e nos esquecemos que depois da tempestade sempre vem a bonança, Deus está ali o tempo todo nos resguardando,nos protegendo e nos reerguendo de toda queda.

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ESTE É O TEMPO!


Texto Bíblico: Mateus 15: 8-9
“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”

Quem nunca fez algo forçado? Algo que de maneira alguma você tem vontade de fazer e faz de maneira forçada?
 
A Bíblia é muito clara, irmãos! Em Gálatas 6, o apóstolo Paulo escreve aos gálatas a importância das atitudes dos homens e diz aos gálatas que de Deus não se zomba.

Isso é muito sério, irmãos! Fazemos parte do corpo de Cristo, e mais do que isso somos levitas do Senhor. Um dos deveres de todo crente em Cristo, é ser sincero e fazer a obra do Senhor e até coisas do dia a dia, de todo nosso coração. Não somente de boca, mas também de sinceras atitudes.

Vamos refletir! O que seria de um poeta escrever uma poesia sem inspiração? O que seria de um músico tocar uma música sem sentimento? Indo mais a fundo, o que seria da bíblia se fosse escrita por homens não inspirados por Deus e pelo Espírito Santo? A bíblia seria um livro de leitura como qualquer outro. E quanto aos músicos, aos cantores e aos poetas, eles sem inspiração o seu trabalho é mera balela! No ditado popular: conversa para boi dormir.

Então o que faz a diferença na vida e no serviço de um cristão? O que ele faz de todo coração na direção do Senhor! Isso faz toda a diferença!

Irmãos, como fazemos parte de um ministério, devemos estar sempre repensando a nossa vocação e o nosso chamado. Não devemos fazer a obra do Senhor embaixo de lamúrias, reclamações e pouco caso. Nós somos privilegiados pelo que fazemos e o que fazemos devemos fazer bem feito, e não de qualquer jeito.

O que seria de um cantor se ele não entoasse canções? O que seria de um poeta se não escrevesse poesias? O que seria de um músico sem o manejo do seu instrumento?

A importância que você dá ao seu trabalho ou função também ajuda a fazer toda a diferença. Então, não menosprezemos o privilégio que o Senhor nos tem dado, pois servir ao Senhor é uma honra muito grande para nós!

Nenhum crente em Cristo está isento do “Ide”. Nenhum cristão está isento a obra do Senhor. Então, se somos realmente cristãos, a opção que nos resta é adorá-Lo e servi-Lo verdadeiramente com grande prazer e júbilo no coração, caso contrário, estamos desprezando o que o Senhor nos tem dado. Pois: “Maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente.” Jeremias 48:10

Então irmãos, louvemos, adoremos e sirvamos ao nosso Senhor em espírito e em verdade!

Este é o tempo! O tempo é hoje!

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”
João 4: 23-24
Henrique Gabriel

AUTOR DA VIDA


Texto Bíblico: João 7:18
“Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.”

Por acaso, ao acordar tem se curvado e orado a Deus agradecendo por mais um dia que Ele está te proporcionando? É triste, mas, a maior parte das pessoas não sabe o que é fazer isto.

Quem te criou?...

Quem te deu a vida?...

Quem te livra de todo mal?...

Quem te dá alegria plena?...

Quem provê o vestuário e a comida?...

Quem te dá um lugar para morar?...

Quem te dá o ar que respira?...

Quem te proporciona dias de sol ou de chuva?...

Quem te amoara para não cair?...

Quem está sempre ao seu lado em todos os momentos de sua vida?...

E sabemos que O Senhor em um sopro me deu a vida e em um sopro o Senhor pode tirá-la.

Será que você não pode tirar um tempo do seu dia corrido, cheio de coisas para fazer, para agradecer o Autor da Vida que te proporciona todas estas coisas e muito mais, ou você acha que todas essas coisas que acontecem com você é por total mérito seu ou isso acontece por acaso? Muitas das vezes até questionamos “cadê Deus?”, mas Ele está sempre do nosso lado nas horas tristes e alegres, pois devemos passar por tudo para amadurecermos, para tornarmos pessoas melhores, por isso onde estiver tire um tempo para falar com Deus, pois Ele dispõe de todo o tempo para estar com você.

Reflita: “Tu és Deus Digno de honra, Digno de glória e da minha adoração.”

Deus - Autor da minha Vida, obrigada pelas maravilhas que o Senhor fez, faz e ainda vai fazer!

Tayene de Sena Ferreira

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NUNCA É TARDE PARA SONHAR


Texto Bíblico: Joel 2:28

“E acontecerá, depois, derramarei o meu Espírito...e... vossos velhos sonharão...”.

Por que “velhos sonharão?” Por que não os jovens e ou as crianças?

Bem, crianças e jovens sonhar nos parece natural. É comum encontrar com uma criança e perguntar:

- “Qual é o seu sonho”? A resposta pode ser imediata:

- “Quero ser jogador de futebol, quero ser presidente da república, quero ser piloto de fórmula 1” ou outras coisas assim.

Até com os jovens é comum encontrá-los cheios de sonhos e projetos; mas com os velhos, ah! Eles nos diriam:

- “Uma boa aposentadoria, férias permanentes, sombra e água fresca, uma rede na varanda e uma TV com controle remoto para economizar minha energia”.

No entanto, sobrenaturalmente, algo tremendo vai acontecer, “... os vossos velhos sonharão”.

Nunca é tarde para sonhar! Não há limites para os sonhadores.

Para quem sonha o tempo e as circunstâncias não são empecilhos.

Quem sonha crê no milagre, não nas possibilidades. Por mais contraditórias que sejam as circunstâncias, ele sabe que o milagre vai acontecer. E se tardar a chegar, não tem problema, até os velhos sonharão!

Um dos homens do antigo testamento chamado Calebe foi um grande sonhador de Deus.

Ele tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, lhe enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra prometida. E ele trouxe uma resposta, como sentia no coração.

Mas seus irmãos, que subiram com ele, não persistiram. Ele, porém, perseverou em seguir ao Senhor seu Deus...

- “Agora, pois, o senhor me conservou em vida, como falou”;

E já agora tenho oitenta e cinco anos de idade. Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal ainda é agora, para a guerra, para sair e entrar.

Quanta coisa Calebe já havia enfrentado desde a saída do Egito, o calor do deserto, as provações, quantas experiências ele teria acumulado ao longo de tantas décadas. Seria coerente ouvir de seus lábios palavras tais como:

- Finalmente, uma boa aposentadoria, era tudo que eu precisava. Já trabalhei muito, mereço um bom descanso.

Férias, sombra e água fresca! Ninguém mais que Calebe merecia tudo isso. No entanto ele com sua alma juvenil levanta a voz e diz:

- “Ainda estou tão forte quanto a quarenta anos atrás”.

Isso é que é atitude de fazer inveja a qualquer jovem. Uns tentando se aposentar aos quarenta, outro com oitenta e cinco anos e preparado para encarar novos desafios.

Duas realidades são expostas aqui. Primeiro que é possível conquistar sonhos mesmo na velhice, e segundo, que na vida cristã não tem aposentadoria.
 
Reflita: Quando a velhice vier se espelhe em Cabele. Essa velhice não se limita só à idade, mas quando a falta de sonho, expectativa chegar lembre-se do grande herói da bíblia; nada de lamúrias, nada de “canseiras”. Que façamos parte da geração dos “filhos de Calebe!”. Afinal, Nunca é tarde para sonhar!
 
“Estou pronto para ir à guerra, dá-me este monte, terra de gigantes, com a ajuda do Senhor eu os expulsarei”. (Calebe)

Raíla Vieira

SABEDORIA VINDA DE DEUS


Texto Bíblico: Tiago 3:17

“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”.
 
Quando Tiago se refere a sabedoria vinda do alto, ele deixa claro que ela se torna evidente em pessoas que suas vidas são marcadas por pureza, paz, gentileza, espírito conciliatório, misericórdia e bons frutos.

Já a sabedoria do mundo visa obter vantagens e lucros, não se importando se isso vai trazer destruição. Em vários livros da bíblia, que a sabedoria é retratada, ela convida homens e mulheres a escolherem o caminho que conduza à saúde e à vida, ao temor do Senhor, que traz propósito e significado para a vida.

Se nós pedirmos ao Senhor com fé que Ele mostre o que fazer, o que falar e como viver, podemos contar com ele, pois, nos revelará a resposta.
 
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. (Tg 1:5)
 
Cristiane de Brito Santos


NÃO SE DEIXE LEVAR...


Texto bíblico: 1 Coríntios 16: 13-14
 
“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor.”
 
Não se deixe levar...

Não se deixe levar pelas circunstâncias, sejam elas ruins ou boas. Confie no Senhor!

Não se deixe levar por problemas, pois no Senhor o dia de amanhã sempre chegará!

Não se deixe levar pela tristeza, pois no Senhor ela sempre terá um fim!

Não se deixe levar por palavras malditas, pois no Senhor elas não nos atingirão!

Não se deixe levar pelos maus olhados, pois diante do Senhor eles nada significam!

Não se deixe levar somente pelas alegrias, pois dias tristes também virão!

Não se deixe levar apenas pelos sentimentos, pois eles sem o Senhor são duvidosos!

Não se deixe levar pelos momentos, pois eles acabam. Mas o nosso Deus é eterno!

Não se deixe levar por qualquer conselho, veja de quem ele vem e saiba pesá-lo!

Não se deixe levar por pessoas contrárias, pois diante do Senhor elas nada são!

Não se deixe levar por coisas insignificantes. Grandes coisas o Senhor tem para nós!

Não se deixe levar pelos seus inimigos, pois o Senhor guerreia por nós!

Não se deixe levar pelas dúvidas, tenha fé somente no Senhor!

Não se deixe levar pelos maus irmãos, pois ainda existem bons e confiáveis irmãos!

Não se deixe levar pela falta de amor na igreja, pois esta está com os dias contados!

Não se deixe levar pela ausência de sua família, pois Deus nunca te abandonará!

Não se deixe levar pelas suas feridas. Deus promete cura para todas elas!

Não se deixe levar pela dor, pois aquele que está no Senhor há de superá-la!

Não se deixe levar pelos obstáculos, pois para os filhos do Senhor eles serão degraus!

Não se deixe levar pelas coisas ao redor, elas sempre te desviam do alvo!

Não se deixe levar pela maldade do mundo, no Senhor ainda existe esperança!

Não se deixe levar pelos ímpios, pois o seu caminho é a perdição e o resultado é nada!

Não se deixe levar pela frieza na igreja, pois o nosso Deus é a nossa força!

Não se deixe levar por tudo que é ruim, pois o Senhor nos mostra o que é bom!

Não se deixe levar pelo desânimo, pois Deus pode reverter as circunstâncias!

Não se deixe levar pelas tempestades, pois elas hão de passar!

Não se deixe levar...

Não existe nada neste mundo capaz de afetar ou abalar profundamente a vida do homem como o amor de Deus e a sua palavra!

“Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Mateus 8:27
 
Henrique Gabriel

NECESSIDADE


Texto bíblico: 2 Pedro 3:4

“E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.”

Tudo que nos é realmente necessário, foi nos concedido desde o princípio.

Deus coloca à nossa disposição o que nos é necessário, na hora em que dele necessitamos. Mas, para recebermos, devemos estar em sintonia com Deus, com fé, vivermos em oração. O que pedimos em oração, com fé sincera, nos é concedido. Muitas das vezes, nós pedimos em oração e não somos atendidos, pois não colocamos nas mãos de Deus com sinceridade, não acreditamos 100% e para obtermos o que procuramos, temos que realmente orar e confiar, deixar que Deus aja em nossas vidas.

Às vezes nossas vontades não são as mesmas de Deus para conosco e ficamos a lamentar, lamuriar por não receber o que pedimos. O tempo de Deus não é o mesmo nosso. Nós não sabemos esperar, queremos naquela hora, mas para Deus ainda é cedo para nos dar o que pedimos.
 
Pense: O que você procura é realmente necessário para você, está em concordância com a vontade de Deus?


Reflita: Deus nos cobre com seu amor incondicional, mas também é sábio para nos dizer não. E você, está preparado para receber um não de Deus? Nós somos como aquela criança diante de um pai, que fica decepcionada com o não recebido? E você, na postura de um CRISTÃO?
Sheila Oliveira Dujardin Badauy