Pesquisar no blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BUSCAI A DEUS


Texto Bíblico: Isaías 55: 6

“Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Estamos vivendo em dias de tribulações, discórdias, desânimo, tristeza, desunião, sofrimento que nos abatem a cada instante, mas devemos pensar que, se tudo isto está acontecendo foi porque permitimos e permanecemos no erro. Deus está ao nosso lado a cada instante tentando nos mostrar o caminho certo para prosseguir, mas nós lutamos com nossas próprias mãos e não enxergamos o prover de Deus, e depois ainda o questionamos. A volta de Jesus está próxima, mesmo que muitos ainda não acreditem, mas é a realidade. Os dias só tendem a piorar pois a bíblia é bem clara quanto a isso, por exemplo “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado”. I Coríntios 10: 11 . Não fique parado esperando as coisas melhorarem, busque a diferença, mude de vida, olhe para frente busque a vida eterna em Deus “Mostra-nos, SENHOR, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação”. Salmos 85: 7 não se limite a este mundo, não deixe sua vida passar e você ver que poderia ter feito mais, não fique parado em meio a tanta indecisão, tome atitude. Deus tem algo maravilhoso para você mesmo em meio as dificuldades.

Pense: O que o mundo te oferece o satisfaz por muito tempo? Quando Deus te perguntar o que você tem para oferecer a Ele, você mostrará mãos vazias?

Tayene de Sena

O VALOR DA PALAVRA


Texto bíblico: II Timóteo 3: 14-17


Neste texto que Paulo escreve a Timóteo ele não só o aconselha, mas deixa para todos que leem este ensino da verdade a importância de se conhecer e obedecer a Palavra de Deus. São muitas as pessoas que viveram instruídas nos ensinos de Cristo, mas quando se tornaram responsáveis por si mesmas deixaram para trás o que aprenderam e seguiram outro caminho. No entanto, esta atitude contraria a vontade do Pai que, com muito amor, planejou tudo para que todos seus filhos se mantivessem seguros, assim como Ele diz: “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde meus mandamentos porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.”( Pv 3: 1-2).

Quem não quer ser chamado de FILHO pelo Deus Todo Poderoso? Ou viver muitos anos de vida e paz? Deus sabe que isso agrada a humanidade e o que Ele pede é que somente se mantenham firmes nos ensinos Dele. Por isto, Deus inspirou homens a escrever a Bíblia, para deixar uma Palavra útil para o ensino, a repreensão, correção e educação na justiça. (v.16).

Deus criou o homem e sabia da necessidade de instruí-lo, pois, por si só não seria capaz de discernir o bem do mal. O Senhor não tem prazer em castigar... “porque o Senhor repreende a quem ama assim como o pai ao filho a quem ama e quer bem.” (Pv 3: 12)

Pense: Você tem sido como os que conhecem o verdadeiro caminho, mas preferem a desobediência? Ou procurando se aperfeiçoar como filho de Deus preparado para toda a boa obra? Tem aceitado repreensão ou se considerado inculpável como os insensatos?

Então, se você deseja uma vida longa, com paz, sabedoria, segurança e tudo que é essencial para viver com abundância não deixe de ler a Bíblia, pedir discernimento do Espírito Santo, aprender os ensinos de Deus e aceitar a repreensão de amor Dele.

“O caminho dos desobedientes é como a escuridão;
nem sabem eles em que tropeçam.” (Pv 4: 19)

Isabella Sarom

EM BUSCA DE DEUS



Texto Bíblico: Isaías 59: 1

“Eis que a mão do Senhor
não está encolhida,
para que não possa salvar;
nem surdo o seu ouvido,
para não poder ouvir.”

Por que é tão difícil se aproximar de Deus? Qual é o segredo?

Eu sei que quando eu oro a Deus, me desligo das outras coisas porque tento me concentrar em conversar com Ele. Compreendo que o ato de orar é essencial para a aproximação de Deus! Mas, infelizmente nos deparamos com dias em que nem mesmo sentimos vontade de orar.

Em Isaías 59: 2, nos fala que são as nossas iniquidades que fazem separação entre nós e o nosso Deus, de maneira que nos tornemos insensíveis a ouvi-lo. Logo, entendemos a causa de não sentirmos vontade de buscar a Deus.

Sabemos que Deus é justo e sem Ele não passamos de uma simples sombra que passa. Sabemos que se dermos ouvidos à perversidade, nos daremos muito mal. Pois “O Senhor está longe dos perversos, mas atende a oração dos justos”. Provérbios 15: 29.

Devemos fugir da iniquidade! Fugir do que nos faz cometer erros! Davi orou a Deus: “Esconde o rosto dos meus pecados e apaga as todas as minhas iniquidades. Cria em mim ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”. Salmos 51: 9-10.

Deus nos conforta dizendo “por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta”. Lucas 11: 9.

Se queremos encontrar a Deus, devemos buscá-lo independente de qualquer situação. Deus é a favor de quem é justo e O busca com sinceridade.

Pedro Humberto

EM TUDO DAI GRAÇAS


Texto Bíblico: Salmos 56: 12

“Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a Ti apresentarei minhas ofertas de gratidão.”

Neste mundo não existe nada que seja inútil. Um fato pode ser causa de queixa para uma pessoa e fonte de alegria para outra. Em tudo podemos encontrar motivos de alegria. Por exemplo, se chove, em vez de reclamarmos ou de dizermos: “Que dia desagradável!”. Podemos dizer: “Que ótima rega!”. Ao percebermos que não há nada vão, compreendemos que neste mundo não há motivo algum para tristeza. Temos o hábito de estarmos sempre reclamando ao invés de agradecermos. Pois, Deus na sua infinita bondade nos deu e nos dá tudo que precisamos. E lamentavelmente, nunca contentamos com nada. Para nós é sempre pouco o muito que recebemos. Ao despertarmos, já recebemos a primeira dádiva do dia, que é o respirar. Neste momento, percebemos que o SENHOR nos concede mais um dia de vida e vida plena em Cristo Jesus. Mas, por diversas vezes, desprezamos agradecê-Lo. Deus é maravilhoso e boníssimo.

Pense: Você tem sido grato por tudo que acontece em sua vida? Como devemos agir no nosso cotidiano para sermos melhores do que somos: menos ingratos, lamuriantes e reclamantes?

Reflita: Estejamos sempre alegres e agradecidos a Deus. Pois, temos a certeza que Deus nos ama em todas as circunstâncias e tem o melhor para as nossas vidas.
Sheila Oliveira D. Badauy

SALVAÇÃO PELA GRAÇA



Texto Bíblico: Ef. 2: 1-10


Refletir sobre a graça de Deus é um desafio, pois com certeza não a entendemos em toda sua plenitude, assim como não temos a compreensão do caráter de Deus. A Sua graça é uma manifestação de sua natureza, sendo que a Bíblia declara que “Deus é amor”. Assim, adjetivamos esta graça de uma forma a demonstrar nossa perplexidade diante um conceito pouco compreensível ao raciocínio humano. Falamos em “maravilhosa graça”; “assombrosa graça” (esta última designação lembrando o hino cujo título original em inglês é “Amazing grace”).

Lembro-me do meu primeiro contato com o Salmo 139 e às vezes me assustava com estes termos: “Eu te louvarei, porque de um modo assombrosamente maravilhoso fui formado...”. Hoje compreendo que a força das palavras se deve à nossa incompreensão dos intentos divinos, que por ora se mostram incompreensíveis. Entretanto, aguardamos ansiosamente o dia da plena revelação da natureza divina, onde conheceremos Deus face a face.

Assim é a graça divina. Deus nos alcançou quando estávamos desgarrados, fazendo a vontade da carne (v. 3), nos amou, demonstrando sua infindável misericórdia (v. 4) e nos vivificou conforme declara o verso 1. Nos versos 8 e 9, nos encontramos com a graça de Deus: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie”. Estamos diante de um favor imerecido. O homem não pode salvar-se. As obras humanas representam uma vã tentativa de redenção, porém, são consequências, resultados, frutos de vidas renovadas em Cristo Jesus. O verso 7 do capítulo 1 confirma a abundância de graça a nosso favor por meio do sacrifício de Cristo.

Graça é Deus vindo ao encontro do homem. Ela é manifestada na humanidade de Cristo (Jo. 1:14). Deus socorre a humanidade perdida. Nada podíamos fazer; estávamos irremediavelmente perdidos em nossos pecados.

A graça manifesta uma misericórdia infinda. Cristo demonstrou isto durante o seu ministério, tanto no ensino oral como no seu viver cotidiano. Ora é manifestada na atitude de um pai que está sempre esperando a volta de um filho que se perdeu; ou um pastor que sempre está disposto a procurar uma ovelha desgarrada ou ainda no encontro com a mulher adúltera prestes a ser apedrejada. Em meio a tantas mãos prontas para lançar pedras, uma foi suficiente para levantar e restaurar a dignidade da mulher. As mãos de Jesus curaram pessoas: devolveram visão aos cegos; fizeram com que paralíticos andassem; ações que brotam de um coração misericordioso, transbordante de graça. Graça incompreendida e reprovada pelos sábios e doutores. A pseudo-sabedoria humana incapaz de compreender a sabedoria divina. Vejam o texto de Rm. 11:33: “O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”.

Noutra ilustração a graça é oferecida como um banquete, uma grande festa franqueada a todos. Cristo nos convida a comer pão no Seu reino: “Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.” Lc. 14: 15.

Graça... superabundante graça... “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”. Rm. 6: 1.

Reflita: Assimilemos a graça como um dom de Deus, um favor, porque assim, teremos corações humildes e quebrantados. Nada merecemos, mas fomos alcançados pela misericórdia de Deus. Nada que possamos fazer por esforço próprio poderá nos redimir; somente a graça de Deus nos vivifica.

Marco Antônio R. da Cruz


Texto Bíblico: Mateus 17: 20 e Lucas 8: 43-48


No Evangelho de Mateus 17: 20, Jesus exorta os seus discípulos por causa da pequena Fé; dizendo: “Se tiverdes Fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.

O Senhor Jesus, numa linguagem figurada, comprova o poder da confiança que precisamos alcançar. Compara um grão de mostarda, “a menor semente,” para mostrar a grandeza dos feitos dessa obra que, pela Fé, seremos capazes de realizar.

O Senhor nos encoraja a enfrentar as montanhas de problemas que surgem diante de nós no dia a dia, e transmite a confiança que, se estamos revestidos de Fé, não haverá barreira para o servo de Deus, porque em Cristo somos mais que vencedores.

Em Lucas 8: 43-48 temos um dos grandes exemplos de Fé. Relata a história de uma mulher que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e por nenhum médico pode ser curada. Chegando por traz de Jesus, tocou na orla de suas vestes e o fluxo de sangue estancou imediatamente.

Considerem quantos na multidão apertavam e oprimiam a Jesus sem receber nenhuma dádiva, agora imaginem a Fé dessa mulher. No meio da multidão, ela conseguiu apenas tocar nas vestes de Cristo e imediatamente foi curada. Portanto, não seja somente mais um na multidão dos que apertam e oprimem a Jesus sem nada receber, mas seja revestido de Fé, não busque em Cristo a prosperidade só para as coisas materiais, mas creia verdadeiramente que a sua Fé vai tocar não só nas vestes, mas no coração de Jesus. E Cristo vai lhe prosperar tanto quanto prosperou aquela mulher, a qual além de receber o milagre da cura, ainda foi agraciada com a paz do Senhor Jesus e a oferta da vida eterna.

Reflita: Você poderá avaliar o imensurável poder da fé? Num simples gesto, quantas obras e maravilhas aconteceram na vida daquela senhora, foi uma verdadeira revolução. Assim também, Cristo quer fazer em sua vida, uma obra completa através da sua fé.

"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta." (Marden)

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito”. Mateus: 21: 21

Raíla Vieira de Andrade

A QUEM VOCÊ TEM DADO OUVIDOS?


Texto Bíblico: Salmos 40: 4


Como é bom ser criança! Ver o mundo de uma maneira tão divertida e gostosa. Mesmo com os pais procurando o seu melhor, investindo no seu futuro, enchendo-a de tarefas, a criança não vê isso de forma comprometedora e séria, por mais que eles digam o quanto estas ou aquelas tarefas e atitudes são sérias, ela as executa de forma simples, pura e divertida. E por mais sério ou triste que seja o ambiente ou local, a criança sempre, através de sua imaginação, o deixa mais divertido.

Às vezes me lembro de quando eu assistia aqueles desenhos da Disney quando criança, e sempre quando chegava a uma parte do desenho onde o personagem se deparava com um momento de tensão, onde ele tinha de escolher por fazer o certo ou o errado, e nesse instante apareciam em um lado de seus ombros, um personagem em forma de demoniozinho vestido de vermelho e com um garfo em sua mão, quase o forçando a fazer a coisa errada; e no outro ombro um anjinho vestido de branco, todo calmo o incentivando a fazer a escolha correta.

Interessante como a criança vê as coisas de maneiras tão simples, ao contrário de nós!

Hoje, quase sempre, optamos por qualquer decisão ou atitude por pressão, sem amor ou vontade própria daquilo que temos de escolher por fazer. E o pior de tudo é que antes disso, quase sempre temos dado ouvidos àqueles que, de uma forma ou outra, se comprometem em nos fazer errar e nos prejudicar.

Lembro-me de um velho ditado: Se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia! O interessante é que nós damos ouvidos não apenas aos conselhos daqueles que nos querem o mal, mas também ao que eles dizem, que às vezes nos deixam chateados e nos afetam diretamente e profundamente. Isso porque um “inimigo” declarado, não tem a abertura para chegar tão perto e nos fazer mal.

Então, um “inimigo” só pode te afetar de alguma forma se você permitir que ele o faça, ou se você abrir a sua guarda. Outro detalhe muito importante, é que, quase sempre, todas as pessoas que nos magoam, são as pessoas mais próximas a nós. E qual o porquê disso? Por que na maioria das vezes que nos magoamos são com pessoas próximas a nós?

A resposta é muito simples. Porque quando estamos juntos de quem amamos, estamos com a guarda totalmente aberta. Estamos entregues e vulneráveis a esse relacionamento. Por isso é muito comum nos magoarmos com tanta frequência com o nosso próximo em quem tanto confiamos e amamos.

Pense:

- A quem você tem dado ouvidos?

- A quem você deve dar ouvidos?

- Diante de quem você deve “tremer”, respeitar e ouvir quando abre a boca para te dizer algo? Mt 12: 33-37

- Quem são os amigos ou colegas que você tem bem próximos de você? Mt 10: 16

- Com quem você têm andado? I Cor 15: 33

- Não baixe a sua guarda e não se abra para qualquer um! Pv 4: 23

- Ame o seu próximo e seus inimigos incondicionalmente, e esteja sempre atento as circunstâncias! I Pe. 5:8

Reflita: Devemos dar crédito às palavras de pessoas com atitudes sinceras e reais e não às palavras do nosso “inimigo”.

Oração: Deus, nos dê sabedoria para entender, perceber e respeitar as pessoas que têm verdadeiros recados seus para nós! Que tenhamos a humildade de pedir perdão aos irmãos quando erramos, e que tenhamos mais amor uns pelos outros, pois todos erramos, e às vezes magoamos o nosso próximo. Obrigado SENHOR, porque sempre levanta pessoas separadas por Ti para nos amar e confortar!

Henrique Gabriel

FÉ EM AÇÃO


Texto Bíblico: Hebreus 11: 7


“Pela fé Noé... construiu uma arca para salvar sua família”.

Toda a criação se deu a partir de um movimento de Deus. E depois de cada ação, viu Deus que era muito bom. Foi ação para o bem. Deus é bom. Tudo que Ele faz é muito bom. A Bíblia diz que Deus é incansável: Salmos 121: 4 e Isaías 40: 28. Nós, pela fé em Deus, podemos caminhar agindo para o bem. Fé é acreditar, confiar, apostar e amar em quem confiamos. Não basta acreditar que Deus existe e nos ama. Até os demônios creem. Temos que confiar nEle e obedecer. Obedecer é um verbo que requer ação. Tiago diz em sua carta que a fé sem obras é morta. Como Deus criou o mundo, todos os dias somos coautores de nosso universo. Temos que reconstruir, reiniciar, reorganizar nosso mundo de forma que fique bom. Isso requer fé e ação. Não gostamos da inércia. Ela nos preocupa. Se uma criança está acordada e quieta, ficamos preocupados. Deus nos pede que sejamos proposta de mudança para este mundo. Em Romanos 12: 2 temos: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Não podemos deixar a vida nos levar. Isso é conformar com esse mundo. Não é isso que Deus quer de nós. Noé creu e obedeceu: construiu a arca, anunciou, guardou os animais, a família, etc... Fé em ação. Outro exemplo: “E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa; Porque dizia consigo: Se eu tão somente tocar a sua roupa, ficarei sã. E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã”. Mateus 9: 20-22. Será que você tem se esforçado assim pra alcançar suas bênçãos, para atingir seus objetivos, para realizar seus sonhos? Ou apenas fica em casa se lamentando por se sentir tão fraco, tão incapaz de realizar seus desejos? Colocar a Fé em Ação é o mesmo que praticar. E só com muito treino e muita prática, podemos melhorar nosso desempenho!

Refleta: O Senhor te chama para fazer diferente, para incomodar, ser persistente, falar, gritar se preciso for, propor mudanças...AGIR, com FÉ em Deus.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

SOBRECARGA


Texto Bíblico: Êxodo 5: 1-18

Vemos aqui a história do povo de Israel que foi escravizado por Faraó, rei do Egito.

O Senhor disse a Moisés para pedir a Faraó que deixasse seu povo ir ao deserto, a fim de oferecerem sacrifícios a Deus. Faraó, porém, não atendeu ao pedido, e, pelo contrário, deu ordem aos seus oficiais que aumentassem o serviço do povo, de forma que eles não tivessem tempo para adorar a Deus.

Posso ver situação parecida nos nossos dias...

Você já percebeu que atualmente nós trabalhamos mais, estudamos mais, acordamos mais cedo, dormimos mais tarde, corremos pra lá e pra cá e nos envolvemos em atividades que aparecem do nada, e que roubam o nosso tempo??? Aliás, a única coisa que não aumenta é o tempo. O dia continua com 24 horas...

É possível não nos envolvermos com as coisas desse mundo, antes, buscarmos adorar a Deus em todo o tempo, através não somente das nossas palavras, mas também das nossas atitudes, e em qualquer lugar.

A Palavra de Deus diz, em Efésios 5: 16, que precisamos remir o nosso tempo. Remir quer dizer aproveitar bem cada oportunidade. E nós podemos fazer isso. Mas essa é uma decisão que tem que vir acompanhada do agir e do perseverar.

Não podemos aceitar essa “sobrecarga” que o mundo nos coloca. Precisamos aproveitar bem cada oportunidade que temos; precisamos aproveitar melhor o nosso tempo.

Eu estou tentando fazer isso, e você?

Pense: Quanto tempo você tem dedicado ao mundo? E quanto tempo você tem dedicado a Deus?

Reflita: Não podemos aumentar as horas do dia, mas, com certeza, podemos administrá-las melhor.


João Filho



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

COMO SER CHAMADO AMIGO DE DEUS?


Texto Bíblico: Gênesis 12: 1-3


“Disse o SENHOR a Abrão: ....Sê tu uma bênção:
abençoarei os que te abençoarem,
e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;
em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12: 2-3)

Deus nos revela características que permitiram que Abrão, posteriormente Abraão (Gn 17: 5), tivesse um relacionamento tão íntimo com Deus, a ponto de abençoar ou amaldiçoar a Abraão equivalesse, com efeito, a abençoar ou amaldiçoar a Deus. É como se Deus dissesse: Mexeu com Abraão, mexeu comigo! Abraão, em contrapartida, acordava pensando em Deus, dormia pensando em Deus, realizava suas refeições pensando em Deus....TUDO era Deus. E com isso, Deus desenvolve em Abraão, 8 características que o levou a ser chamado Amigo de Deus:

1) Obediência – Deus chamou Abraão enquanto ele ainda estava em Ur dos caldeus (At 7: 2-3, Gn 11: 31) e reiterou o chamado quando Abraão estava em Harã (Gn 12: 1). Deus fez ordenança a Abraão por diversas vezes: Gn 12: 1 – “Sai da tua terra (Harã), da tua parentela (Ló) e da casa de teu pai (Terá) e vai para a terra que te mostrarei (Canaã).”, Gn 13: 17 – “Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.”, Gn 15: 9 – “Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho.”, Gn 17: 11-12 – “Circuncidareis a carne do vosso prepúcio...” Gn 22: 1-2 – “Deus põe Abraão à prova....Toma teu único filho,...oferece-o em holocausto.”

E em todas elas, prontificado, Abraão OBEDECEU: Gn 12: 4 e Gn 13: 9, Gn 13: 18, Gn 15: 10, Gn 17: 23-24 e Gn 21: 3, Gn 22: 3-10.

2) Altruísmo (amor ao próximo) – Abraão se preocupava com as outras pessoas. Gn 13: 8-9 – Disse Abrão a Ló: “Não haja contenda entre mim e ti... Aí está a terra inteira diante de você. Peço-te que escolha para onde queres ir...” e em Gn 18: 23-32 – Abraão suplica pela vida dos justos que moravam em Sodoma e Gomorra.

3) Coragem – Abraão escolheu seus homens mais dignos de confiança para uma importante missão que os levaria a uma jornada longa e difícil: resgatar seu sobrinho Ló. Gn 14: 14

4) Fidelidade – E de tudo lhe deu Abraão o dízimo - Gn 14: 18-20. Deu a Melquisedeque, rei de Jerusálem, sacerdote de Deus.

5) Lealdade - Abraão demonstrou sua total lealdade ao SENHOR e sua incorruptibilidade - Gn 14: 23.

6) Temor e Amor – Abraão temia e amava a Deus mais que a qualquer outro, pois estava disposto a Lhe oferecer seu único filho - Gn 22: 9.

7) Confiança – Abraão confiou no SENHOR, que Ele proveria o cordeiro e que Isaque voltaria com ele do local de sacrifício - Gn 22: 12-14.

8) Fé – Abraão creu, mesmo passados dez anos da promessa que o SENHOR lhe fizera, sem que ele tivesse filho – Gn 15: 1-6, e também, quando posto à prova, ofereceu Isaque, pois considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo – Hb 11: 17-19.

Com isso, Abraão é galardoado por Deus com Aliança perpétua que se estende a sua descendência – Gn 17: 2, e se torna amigo de Deus. Um amigo revela ao outro os desejos do seu coração – Gn 18: 17, II Cr 20: 7, Is 41: 8 e Tg 2: 23.

Reflita: Se você também quer ser chamado Amigo de Deus, decida por ter essas características, buscando a Deus em todos os momentos, sendo Ele o seu centro, o seu universo, o seu primeiro pensamento de manhã, o seu alimento, o seu confidente e o seu amparo.

Pense: Um verdadeiro amigo é sincero, partilha dificuldades, fala a verdade e alerta para perigos, é humilde, sempre tem uma palavra de ânimo e sempre faz o bem.

Você é amigo para alguém?


“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Pr 17: 17)


Fabiana Moraes Pereira

JOVEM, LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR!


Texto Bíblico: Eclesiastes 11: 9

“Lembre-se do seu Criador
nos dias da sua Juventude,
antes que venham os dias difíceis...”. Ec 12: 1

No dia a dia os jovens se deixam influenciar pelas pessoas ao seu redor (escola, shopping, trabalho). Isso ocorre porque o mundo está repleto de NOVIDADES e TENDÊNCIAS. E se eles não acompanharem essa “Geração Novidade”, serão taxados como caretas. Mas os jovens deverão andar prudentemente, no caminho de Deus, porque de todas as coisas Deus os trará a julgamento.

Os jovens devem reconhecer a Deus como o seu Criador, pois Deus nos dá uma nova posição em Cristo, Ele deixa nosso passado para trás e faz tudo novo. Assim, eles entenderão que estão neste mundo de passagem. Por isso, deverão aproveitar o tempo que Deus os concede com tudo que é agradável, bonito, saudável e importante. Deverão obedecer e amar a Deus, para que eles sejam alegres e tenham longanimidade e sabedoria, antes que a velhice e a doença os acometam e os prazeres da vida desapareçam.

“Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos.
Sejam todos humildes uns para com os outros,
porque "Deus se opõe aos orgulhosos,
mas concede graça aos humildes". (I Pedro 5: 5)

Jéssica Gabriella de B. Santos (13 anos)

EM QUEM DEVEMOS ESPERAR?


Texto Bíblico: Salmo 27: 14


Todos nós gostamos de fazer leitura no livro dos Salmos. Nele encontramos lições maravilhosas e confortadoras que fazem bem ao nosso coração. Entre as palavras confortadoras, temos as do verso 14 do Salmo 27 que diz: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.

Ás vezes nos precipitamos em nossas ações porque queremos que as coisas aconteçam de acordo com o nosso interesse imediatista. Criamos um conceito errôneo a respeito da vida cristã, pensando que Deus tem a obrigação de satisfazer todos os nossos interesses, muitas vezes egoístas. Quando não acontece, ficamos questionando o porquê da não resposta de Deus com respeito ao que Lhe pedimos. Esquecemos-nos da declaração de Tiago que diz: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal para esbanjardes nos vossos deleites”. (Tiago 4: 3). O que a Bíblia declara é que “...se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve”. (I João 5: 14).

Por isso, para esperarmos pelo Senhor, é necessário o seguinte:

1-Crermos na sua existência;

2-Que o tempo de Deus não é o nosso tempo;

3-Que quando esperamos pelo Senhor a resposta é certa;

Pense: Será que estamos sendo imediatistas quanto ao nosso querer? Não estamos tendo bom ânimo em esperarmos pacientemente o tempo de Deus?

Reflita: Como a Palavra de Deus não mente e nem falha, devemos colocá-la em prática na nossa vida, colocando nossa vida e as nossas ações, bem como os nossos problemas na presença do Senhor, esperando Sua resposta de acordo com Sua promessa e o Seu tempo.

Oração: “Senhor, que saibamos esperar por Ti! Que possamos ter a convicção dada pelo Espírito Santo de Deus, de que em tudo o Senhor tem cuidado e, vai continuar a cuidar dos teus servos. Que não possamos olhar nem para a direita, nem para a esquerda, mas que o nosso alvo seja seguir e prosseguir em te conhecer, te entronizando nas nossas vidas cada dia mais”. AMÉM!

Tatiane dos Santos Rodrigues