Texto Bíblico: Salmos 40: 4
Como é bom ser criança! Ver o mundo de uma maneira tão divertida e gostosa. Mesmo com os pais procurando o seu melhor, investindo no seu futuro, enchendo-a de tarefas, a criança não vê isso de forma comprometedora e séria, por mais que eles digam o quanto estas ou aquelas tarefas e atitudes são sérias, ela as executa de forma simples, pura e divertida. E por mais sério ou triste que seja o ambiente ou local, a criança sempre, através de sua imaginação, o deixa mais divertido.
Às vezes me lembro de quando eu assistia aqueles desenhos da Disney quando criança, e sempre quando chegava a uma parte do desenho onde o personagem se deparava com um momento de tensão, onde ele tinha de escolher por fazer o certo ou o errado, e nesse instante apareciam em um lado de seus ombros, um personagem em forma de demoniozinho vestido de vermelho e com um garfo em sua mão, quase o forçando a fazer a coisa errada; e no outro ombro um anjinho vestido de branco, todo calmo o incentivando a fazer a escolha correta.
Interessante como a criança vê as coisas de maneiras tão simples, ao contrário de nós!
Hoje, quase sempre, optamos por qualquer decisão ou atitude por pressão, sem amor ou vontade própria daquilo que temos de escolher por fazer. E o pior de tudo é que antes disso, quase sempre temos dado ouvidos àqueles que, de uma forma ou outra, se comprometem em nos fazer errar e nos prejudicar.
Lembro-me de um velho ditado: Se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia! O interessante é que nós damos ouvidos não apenas aos conselhos daqueles que nos querem o mal, mas também ao que eles dizem, que às vezes nos deixam chateados e nos afetam diretamente e profundamente. Isso porque um “inimigo” declarado, não tem a abertura para chegar tão perto e nos fazer mal.
Então, um “inimigo” só pode te afetar de alguma forma se você permitir que ele o faça, ou se você abrir a sua guarda. Outro detalhe muito importante, é que, quase sempre, todas as pessoas que nos magoam, são as pessoas mais próximas a nós. E qual o porquê disso? Por que na maioria das vezes que nos magoamos são com pessoas próximas a nós?
A resposta é muito simples. Porque quando estamos juntos de quem amamos, estamos com a guarda totalmente aberta. Estamos entregues e vulneráveis a esse relacionamento. Por isso é muito comum nos magoarmos com tanta frequência com o nosso próximo em quem tanto confiamos e amamos.
Pense:
- A quem você tem dado ouvidos?
- A quem você deve dar ouvidos?
- Diante de quem você deve “tremer”, respeitar e ouvir quando abre a boca para te dizer algo? Mt 12: 33-37
- Quem são os amigos ou colegas que você tem bem próximos de você? Mt 10: 16
- Com quem você têm andado? I Cor 15: 33
- Não baixe a sua guarda e não se abra para qualquer um! Pv 4: 23
- Ame o seu próximo e seus inimigos incondicionalmente, e esteja sempre atento as circunstâncias! I Pe. 5:8
Reflita: Devemos dar crédito às palavras de pessoas com atitudes sinceras e reais e não às palavras do nosso “inimigo”.
Oração: Deus, nos dê sabedoria para entender, perceber e respeitar as pessoas que têm verdadeiros recados seus para nós! Que tenhamos a humildade de pedir perdão aos irmãos quando erramos, e que tenhamos mais amor uns pelos outros, pois todos erramos, e às vezes magoamos o nosso próximo. Obrigado SENHOR, porque sempre levanta pessoas separadas por Ti para nos amar e confortar!
Henrique Gabriel
Nenhum comentário:
Postar um comentário