Pesquisar no blog

sábado, 13 de novembro de 2010

UM AMOR PARA TODA VIDA


Texto Bíblico: 1 Coríntios 13
“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós:
enviou o seu Filho Unigênito ao mundo,
para que pudéssemos viver por meio dele.” 1 Jo 4:9

Amor, no dicionário, significa: 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. 2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa. 3. Inclinação ditada por laços de família. 4. Afeição, amizade, simpatia.

Uma das maiores comunidades do Orkut é... “Eu Quero Um Amor Pra Vida Toda”, com mais de 1.200.000 membros e a descrição é... O amor verdadeiro é aquele conquistado todos os dias. Quem ama verdadeiramente, podem se passar anos, décadas, mas, aquele amor vai permanecer ali, intacto as mais diferentes épocas. Se você acredita no AMOR ETERNO e deseja um AMOR INCONDICIONAL, essa é a sua Comunidade! Muita gente querendo ser amado e amar por toda a vida. Pena que muitas dessas pessoas nunca conhecerão o verdadeiro amor: o amor de Deus, o amor descrito em 1 Coríntios 13.

Deus nos diz que, mesmo que uma mãe venha se esquecer do seu filho, Ele jamais se esquecerá de nós. Nos amou tanto ao ponto de entregar a vida do seu único Filho para que pudéssemos passar a eternidade com Ele.

“Deus não nos ama mais ou ama menos segundo o tamanho da nossa contribuição para a igreja; Ele não nos ama mais ou ama menos segundo o tamanho dos nossos sacrifícios em nome dele; Ele não nos ama mais ou ama menos segundo a proporção do nosso envolvimento em algum trabalho social. Deus simplesmente nos ama com um amor que não muda e nem oscila ao sabor das mudanças que acontecem em nós e à nossa volta. A cruz do calvário é a maior prova desse amor eterno de Deus para conosco. Deus já provou o quanto nos ama! Jesus já se entregou e morreu por amor a nós na cruz do Calvário (Romanos 5.8)! O amor de Deus por nós é conseqüência direta do amor que Deus tem por Jesus Cristo. Somos amados por Deus por meio de Jesus Cristo que nos amou e se entregou por nós! Essa é a transformadora mensagem da Bíblia; essa é a doce mensagem do Evangelho. Gustavo Bessa

Todo esse amor está à sua disposição, você só precisa acreditar, e se entregar. Deus te ama e te convida para um relacionamento com Ele. Só Ele pode te dar um amor pra toda a vida, um amor eterno.

Juliana Ribeiro Barbosa

RIQUEZA VÃ



Texto Bíblico: Lucas 18:18
“Certo homem importante lhe perguntou:
Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

Ser o homem mais rico do mundo deve ser um máximo! Poder ter todos os materiais de melhor qualidade em minhas mãos, poder ir pra onde eu quiser, comer da melhor comida, ter assistência dos melhores médicos, etc. A lista não acaba de tantos benefícios eu teria. Mas afinal de contas, será esta a verdadeira riqueza que quero para a minha vida? Esta seria a riqueza que me fará feliz? No que consiste o meu conceito do que venha a ser riqueza?

O livro de Provérbios nos orienta a respeito da riqueza no capítulo 11, verso 28, como: “Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem”.

A riqueza material pode ser uma grande benção de Deus em nossas vidas, mas confiar nela não nos garantirá nada. Existem outros valores neste mundo dos quais são imprescindíveis, como: amizade, amor, família saudável. E para quem não pensa somente neste mundo passageiro, existe o maior valor, que é o ser rico para com Deus.

É magnífico, melhor dizendo, é riquíssimo sabermos o que está escrito no Salmos 37:25. “Fui moço e já, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem sua descendência mendigar o pão”.

Jesus responde ao dito “homem importante”: “...vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me”. Lucas 18:22b

Não vou sair vendendo tudo que tenho para depois seguir a Jesus, mas entendi que não serei bem sucedido se me firmar em riquezas materiais e me esquecer de ser justo.

Pedro Humberto

POR ELE, PARA ELE!


Texto Bíblico: Romanos 11:36
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas;
glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Hoje, quero transmitir-lhes algo que li e achei muito relevante para o nosso dia a dia. Esse estudo foi escrito por Whit Criswell, um ex-banqueiro, instrutor e homem de negócios, que conhece bem as pressões do meio empresarial. Mora em Lexinghton, Kentucky, com a esposa Sandra, a filha Whitney e o filho Chad. Ele também serve a Deus e escreve muito a respeito do reino de Deus.

SETE ATITUDES POSITIVAS

Por Whit Criswell

1. Acordando. Decida ter um bom dia. Esta sua atitude é uma escolha. “Este dia foi especialmente preparado pelo Senhor; vamos nos alegrar, vamos festejar por causa d’Ele”. (Salmos 118:24-BV).

2. Vestindo-se. O melhor modo de se vestir é colocar um sorriso no rosto. Não custa um centavo, mas vale mais que um milhão de reais - isto sem falar em como vai melhorar o seu visual! “O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor olha para o coração”. (I Samuel 16:7).

3. Calando-se. Como eu preciso desta aqui! Profira palavras que edifiquem, não que destruam. Aprenda a ouvir. Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, dando-nos a entender que deveríamos ouvir o dobro do que falamos. “Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida...” (Pv. 13.3 - B L H) . “O mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais”. (Pv. 20:19 - B L H).

4. Posicionando-se. Defenda alguma coisa, caso contrário você cairá por qualquer coisa. “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem...” (Gálatas 6:9-10 - N I V).

5. Olhando para cima. Não espere estar estirado de costas para olhar para cima. Olhe para cima, para o Senhor, sempre. “Posso enfrentar qualquer coisa com a força que Cristo me dá”. (Fp. 4:13 - B L H).

6. Esforçando-se. Busque alcançar algo mais elevado. Pise fora do barco com ousadia e fé e assuma o risco. Deus é com você. “Confie no Senhor de todo o teu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas. Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e voe andará pelo caminho de sucesso”. (Pv. 3:5-6 - B V).

7. Elevando. Suas orações. Fale frequentemente com Deus. “Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças”. (Fp. 4:6).

Desejo sinceramente que possamos manter estas atitudes ao longo de todo o dia!

Que o Senhor nos faça sempre lembrar que
“Para Ele e por Ele” são todas as coisas, inclusive os nossos dias.

Tatiane dos Santos Rodrigues

O SORRISO ALEGRE


Provérbios 15:13

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração, o espírito se abate.

O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. Provérbios 17:22

Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao SENHOR. Salmos 105:3

Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Salmos 16:9

Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo. Provérbios 15:15

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7

Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar. Provérbios 24:17

Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração. Salmos 13:5

Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança. Atos 2:26

O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração. Atos 11:23

Esta é a cidade alegre, que habita despreocupadamente, que diz no seu coração: Eu sou, e não há outra além de mim; como se tornou em desolação, em pousada de animais! Todo o que passar por ela assobiará, e meneará a sua mão. Sofonias 2:15

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Eclesiastes 11:9

Um sorriso alegre envolve as pessoas num “redemoinho” de amor, luz e esperança.

Qualquer pessoa pode sorrir. Ao mostrar um lindo sorriso com a mente radiosa, você consegue criar um redemoinho de alegria ao seu redor.

Expressando a alegria, o ser humano consegue ampliá-la infinitamente. Deus não quer ninguém triste. Devemos, apesar das circunstâncias, estarmos com o coração alegre, pois isso agrada a Deus. Observando cada versículo, podemos ver que a alegria trás, para nós, consolo, saúde, perseverança, paz, amor. Deus está em cada sorriso expressado. Ele é a maior expressão de benignidade, bondade, paz e amor existente. Como diz Crônicas 16:10:

Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao SENHOR.

Pense: Você tem buscado alegrar o coração de Deus? Você tem deixado o ambiente à sua volta irradiado de alegrias ou de tristezas?

Reflita: Mantenha a sua mente alegre, pois quando você sorri, você faz um bem à todos que estão à sua volta, a você, e alegra o coração de Deus.

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

O PODER DO LOUVOR


Texto Bíblico: I Tessalonicenses 5:18
“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.

A frase “Graças a Deus” é proferida tão levianamente que na maioria das vezes não prestamos atenção ao seu significado real.

Louvar quer dizer elogiar, exaltar, enaltecer, aplaudir, aprovar. Quando louvamos estamos, então, expressando nossa aprovação. Se, aprovamos, aceitamos ou concordamos com o que acontece.

Mas, o que Paulo diz, quando escreve aos tessalonicenses, é que devemos louvar a Deus por tudo; não somente pelas coisas boas e nem somente porque é uma determinação bíblica, mas, sim, por expressar a nossa aprovação por tudo o que Ele faz como parte do Seu plano para nossa vida.

Louvor envolve gratidão e alegria. Não podemos louvar a Deus sem estarmos agradecidos pelo que Ele faz por nós.

O que acontece é que achamos difícil agradecê-lo por coisas ruins que nos acontecem. Na verdade, não entendemos como essas coisas ruins podem vir do nosso Deus. Esse é o problema: não entendemos. Nosso entendimento nos atrapalha quando nos leva a tentar saber por que e como Deus faz ou permite certas circunstâncias em nossas vidas. Jamais compreenderemos como Deus age. Ele quer somente que, com o nosso entendimento, aceitemos e creiamos que Ele nos ama e tem um plano para as nossas vidas.

Se, amamos a Deus, sabemos que tudo coopera para o nosso bem, Rm 8:28. Devemos louvar a Deus por tudo o que Ele coloca à nossa frente, crendo que ele está no controle de tudo.

Precisamos louvar a Deus não pelo que esperamos que aconteça, mas pelo que Ele é, e pela situação em que nos encontramos agora, neste momento.

É inevitável, porém, que, quando louvamos a Deus com sinceridade, algo acontece em consequência. O Seu poder opera mudança nas circunstâncias em que estamos passando, Sl 37:4. Mas, devemos nos lembrar de nos alegrarmos no Senhor em primeiro lugar.

Muitas vezes olhamos para as circunstâncias que estamos passando parecendo que nada está acontecendo. Quanto mais oramos e pedimos a Deus para mudá-las, parece que elas ficam piores. O que devemos fazer, na verdade, não é pedir a Deus para mudar as circunstâncias. Precisamos somente de louvá-lo por elas, e, assim, Ele agirá.

Precisamos lembrar que todo o poder vem de Deus; não temos poder de mudar as circunstâncias. Quando aceitamos as situações difíceis com gratidão, crendo que elas são parte dos planos de Deus para nós, liberta-se uma força divina, fazendo com que elas sejam transformadas. O louvor sincero liberta o poder de Deus.

O que Jesus fez quando precisou alimentar a multidão de cinco mil e, tinha somente cinco pães e dois peixinhos? Ele não se desesperou, olhando para as circunstâncias desfavoráveis. Ele não pediu a Deus que multiplicasse o alimento. Ele, simplesmente, deu graças a Deus. Deus sabia o que Jesus precisava e, por seu coração grato, operou um milagre naquela hora.

Não podemos olhar para as circunstâncias. Não temos poder para mudá-las. Precisamos somente acreditar que Deus faz e está fazendo o melhor por nós e para nós.

Precisamos louvar a Deus, reconhecendo ser dele a responsabilidade do que está nos acontecendo.

Pense: Você está preso por limitações físicas? Ou preso por sua cegueira espiritual? Está incapaz de alegrar-se, de ser agradecido, ou de louvar a Deus?

Reflita: O louvor é uma reação positiva de nossa parte a algo que sabemos que Deus fez e está fazendo para nós e por nós, em nossa vida, e neste mundo, através de seu Filho, Jesus Cristo, e da pessoa do Espírito Santo. Se duvidamos do que Deus fez e está fazendo, uma barreira se levanta, e nos tornamos incapazes de louvá-lo de todo o nosso coração. Para sermos capazes de louvar a Deus em todas as coisas, é preciso que a nossa base seja sólida, sem dúvidas nem incertezas.
“Louvor é fundamentado numa aceitação total e prazeroza do que está nos acontecendo,
como sendo parte da terna e perfeita vontade de Deus para nós.
O louvor não é baseado no que pensamos
nem tampouco naquilo que esperamos que aconteça no futuro”. (Merlin Carothers)
João Filho

MANSIDÃO, FRUTO DO ESPÍRITO


Texto Bíblico: Efésios 4:1-3



“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade,
suportando-vos uns aos outros em amor”. Ef. 4:2

Para termos a unidade cristã, precisamos de um coração que possua o atributo de mansidão. Os cristãos devem buscar a mansidão e usá-la como uma vestimenta: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.” Cl. 3:12.

A mansidão é o fruto do Espírito necessário para a bondade - benevolência para com o próximo, doação - serviço em nome de Jesus, e santidade - uma vida santa semelhante a Cristo.

Se possuirmos este fruto do Espírito, a nossa vida estará pronta a aceitar e a fazer a vontade de Deus. Seja manso de coração!

“Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra,
que tendes posto por obra o seu juízo;
buscai a justiça, buscai a mansidão;
porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor”. Sofonias 2:3

Lucas Mendes de Oliveira

ELOGIO OU QUEIXA?


Texto Bíblico: 3 João 5 e 9.
“Amado, você é fiel no que está fazendo pelos irmãos, apesar de lhe serem desconhecidos”.

“Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe”.

João, em sua terceira carta, escreve a Gaio, líder de uma igreja, elogiando a sua conduta como sendo fiel e alguém que anda na verdade e que também é amoroso e hospitaleiro, recebendo bem missionários itinerantes, mesmo sendo estrangeiros. Também refere-se a Diótrefes, líder eclesiástico dessa igreja, como alguém que não queria receber esses mensageiros, impedia e expulsava da igreja quem ousasse recebê-los.

Parece-me que faltava amor em Diótrefes, pois onde há amor, há também disposição em receber irmãos. Principalmente quando esses estão a serviço de Deus, como seus mensageiros. Esses irmãos dependiam da hospitalidade dos irmãos da igreja aonde chegavam, para que pudessem desenvolver seus trabalhos evangelísticos. Por sua vez, os irmãos da igreja deveriam recebê-los e hospedá-los com amor, alegria e disposição em repartir o que tivessem. Essa hospitalidade é amor colocado em prática sem o qual é impossível amar a Deus. Em 1 João 4.8, a Bíblia diz: “ Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”, e em 1 João 4.21: “Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também a seu irmão”.

Quão hospitaleiro você tem sido? Se você pensa que pode ser dispendioso receber alguém, pense que a comunhão com outros irmãos não exige prata, nem porcelana nem louça elegante. É só carinho e disposição através do amor. Peça a Deus que o ajude a amar seus irmãos através da hospitalidade. Alguns, sem saber, hospedaram anjos. Que Deus nos abençoe e capacite para exercer esse ministério tão importante.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

CORPOS TRANSFORMADOS



Texto Bíblico: 1 Coríntios 15:50-58

Na vida, em muitos momentos difíceis, quando já estamos cansados de tentar fazer o certo e não conseguir, podemos pensar: será que vale à pena todo este esforço para viver em Cristo? Nós, que desejamos e tentamos viver segundo a vontade de Deus, nos entristecemos ao não conseguirmos fazer sempre tudo correto. Mas, o Senhor Deus sabe que não somos perfeitos como Ele. Deus nos ensina a viver longe da conduta do pecado, buscando ser santo assim como Ele é Santo, mas sabe que em alguma coisa vamos falhar. Pois, desde que o pecado entrou na humanidade - através da desobediência de Adão e Eva para com Deus - a carne humana se tornou corrupta. Por isto, o Senhor espera de nós um coração arrependido e disposto a não viver no pecado.

Deus é tão maravilhoso e nos ama tanto que nos deu outra chance de fazer parte do Reino Dele, por meio do sacrifício de Jesus Cristo. E conforme a Palavra de Deus, a Bíblia, todos os que foram salvos (tanto os que morreram quanto os que estiverem vivos no dia da vinda de Cristo) terão os corpos transformados e imortais (v.53). E a morte eterna, que seria resultado dos nossos pecados, não terá vitória, pois, a carne corrupta não mais fará parte do corpo dos salvos (v.54-56).

Quão poderoso e amoroso é o Deus Vivo que nos dá a vitória por meio de Jesus Cristo!

Assim sendo, mesmo que as lutas sejam muitas e sintamos cansados, vale muito à pena viver em Cristo, porque, no Senhor, temos a certeza de que o nosso trabalho na obra de Deus não é em vão (v.58).

Reflita: “Fiel é esta palavra: Se já morremos com Ele, também viveremos com Ele; se perseveramos, também com Ele reinaremos; se o negamos, Ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.” 2 Tm 2:11-13

“Todos pecaram e carecem da glória de Deus....” Rm 3:23

Deus não rejeita o pecador arrependido, mas reprova o que vive no pecado.

Isabella Sarom

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CONSOLO E PAZ



Texto Bíblico: João 16

Próximo do fim de seu ministério, Jesus estava ainda mais próximo dos seus discípulos. O tempo era escasso e muitos ensinamentos deveriam ser repassados. Mais do que nunca, os discípulos deveriam estar irmanados e deveriam saber de todas as responsabilidades de aprendizes do Mestre.

Mais do que isso, os discípulos precisariam ser encorajados quanto ao futuro. Muitos deles não avaliavam ainda o enorme preço que pagariam por seguirem os ensinamentos de Jesus.

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos amei”.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”.

Portanto, estava bem claro o plano de Deus. Cristo se ausentaria da terra, mas em seu lugar ficariam seus discípulos. Porém, não ficariam desamparados, a mercê do mundo insano. Jesus deixa uma promessa alentadora para os seus corações: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós”. Mais do que isto, promete um Consolador, o Espírito Santo:

“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...”

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.

A iminente ausência do Mestre deixava os discípulos inseguros. Jesus partindo, indicando o caminho para o Pai, sendo que Ele próprio o Caminho. Os discípulos como alunos inexperientes, demonstram um desconhecimento a respeito do Mestre. Será que os três anos de convivência com Jesus não foram suficientes para convencê-los de sua natureza divina? Será que os inúmeros milagres, as curas prodigiosas, ressurreições e conversões não capazes de extirpar a incredulidade de seus corações? Pois nos momentos mais dramáticos de sua vida, Cristo precisava ainda enfatizar ainda mais a sua autoridade divina.

“Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.”

Ainda assim, Filipe num apelo dramático, pede ao Mestre: “Mostra-nos o Pai”. E Jesus lhe diz: “Estou tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido? Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

Os discípulos, como alunos que não aprenderam a lição de casa, estão agora inseguros diante do professor. A prova é chegada, mas estão com sérias dúvidas. O Mestre, porém, não os desanima. O momento é de encorajamento, de fixar novamente os princípios, de dissipar toda dúvida.

“Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu Pai.”

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

E quando fores, ó Mestre: seu ensino será o meu conforto, sua vida será o meu norte, seu amor, será o meu amor!

- O mundo me aborrece? O Senhor também foi aborrecido.

- Sofro perseguições; sou injustiçado? O Senhor sofreu imensamente mais.

“Tende bom ânimo, eu venci o mundo” - disse.

- Não sou do mundo, mas preso a uma existência terrena, preciso ser liberto do mal. Santifica-me na verdade - a tua Palavra é a verdade.

Momentos de adeus, horas de tristeza, de desconsolo, de solidão.

A esperança, porém não morre. Olho adiante, para o Autor e Consumador da minha fé; até que possa vê-lo face a face, com o coração repleto de alegria que jamais poderá ser tirada.

Para Refletir: Jesus não nos desampara; não estamos órfãos. Assim como os discípulos, devemos nos estimular para a caminhada da vida cristã lembrando sempre que, embora passemos tribulações, nos reconfortamos diante da vitória de Cristo: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Marco Antônio

CONQUISTANDO AS FORTALEZAS


Texto Bíblico: 2 Samuel 5:6-10

“O rei e seus soldados marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus que viviam lá. E os jebuseus disseram a Davi: "Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você". Eles achavam que Davi não conseguiria entrar, mas, Davi conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a cidade de Davi...

...Davi passou a morar na fortaleza e chamou-a cidade de Davi. Construiu defesas na parte interna da cidade desde os muros de arrimo.

E foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor Deus dos Exércitos estava com ele.”

Fortalezas são os desafios velhos ou novos e difíceis que escolhemos conquistar. São os projetos que fazemos para a nossa vida pessoal e profissional.

O texto bíblico revela que, quando Davi olha para Jerusalém, ele vê algo a mais: uma cidade neutra e centralizada para um forte centro de operações. Ele decide possuir Jerusalém. Mas, a cidade é fortemente protegida pelos jebuseus que insultam Davi: “Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você.” (2 Samuel 5:6).

Esse balde de desânimo que Davi recebeu te parece familiar?

Nesse balde estão as seguintes frases:

“Você nunca superará seus maus hábitos.”

“Você não vai alcançar sucesso profissional.”

“Desista! A concorrência é grande e o número de vagas é limitado.”

“Nasceu pobre; vai morrer pobre.”

“Você não será um bom esposo(a)”.

Se você já ouviu esses escárnios. Sua história necessita de uma palavra que fez toda a diferença nesse contexto na história de Davi: Mas.

“Mas Davi conquistou a fortaleza...”(2 Samuel 5:7). Davi tomou posse do seu alvo, não dando ouvidos às velhas vozes de desânimo e resistência dos escarnecedores. Davi os ignora. Ele rejeita suas palavras e ocupa-se em trabalhar.

Deus sempre tem um mas para sua vida. As fortalezas nada significam para Ele, pois Ele é poderoso para destruí-las. Lembre-se do que o apóstolo Paulo disse: “As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.”(2 Coríntios 10:4).

Para ter êxito nos projetos você deve colocá-los na presença do SENHOR para saber se Ele está aprovando os projetos que você tem para sua vida pessoal e profissional; e fazer como Davi fez “ouvir de forma seletiva” e continuar trabalhando.

Pense: Que esses sejam os pensamentos que ocupem a sua atenção:
“Sim, você pode.”
“Deus irá ajudá-lo”.

“A sua história você escreve. Seu mas o espera.”(Max Lucado).

Amém! Deus seja louvado para sempre!



Fabiana Moraes Pereira

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CONFIANÇA


Texto Bíblico: Gênesis 27


“Confie no Senhor de todo o seu coração
e não se apoie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas”. (Provérbios 3:5-6)


Este texto de Gênesis relata a história de dois irmãos, Esaú e Jacó, filhos de Isaque e Rebeca. O pai, Isaque, já não podendo ver e sabendo que a qualquer momento poderia morrer, chama seu filho Esaú, pede que ele vá ao campo, apanhe uma caça e prepare uma comida saborosa, para que assim, Isaque abençoe Esaú. Mas, Rebeca, a mãe, ouve e manda que Jacó leve dois bons cabritos para que ela prepare a comida e ele possa receber a benção no lugar de seu irmão Esaú. Assim aconteceu e, Jacó engana a seu pai, e recebe a benção que deveria ser de seu irmão.

Confiança é a esperança firme em alguém, o sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, dar confiança, dar importância a alguém. No momento em que Jacó chega a Isaque, ele coloca as vestes de seu irmão e, afirma que ele é realmente Esaú e, por não ter mais a visão, Isaque acredita, confia nas palavras de seu filho.

Assim, devemos ser pessoas que realmente tenhamos palavras firmes e certas, dignas de confiança. A confiança em alguém é como um cristal, depois que se perde ou quebra jamais terá o mesmo valor que possuía antes. Por isso, quando existem pessoas e amigos que confiam em você, faça o máximo para que esse relacionamento se mantenha, e não busque meios de enganar aos outros para obter o seu mérito ou alcançar aquilo que deseja (“Respondeu-lhe o pai: Veio teu irmão astuciosamente e tomo a tua benção.” Gn. 27:35), Jacó precisou fugir de seu irmão, pois ele despertou o ódio no coração de Esaú. Que nossas atitudes não levem a provocar a discórdia, nem a ira com o nosso próximo. Que os nossos corações jamais possam ser preenchidos por planos que prejudiquem a vida daquele que está ao nosso lado. Que a atitude de Jacó não esteja presente em nós, mas, que nossas palavras sejam de confiança e lealdade, para que assim a paz e a harmonia de Deus habitem em nós, e nossa vida seja o reflexo da graça do Pai.


"Portanto, volte para o seu Deus,
e pratique a lealdade e a justiça;
confie sempre no seu Deus". (Oséias 12.6)


Hélia Mendes de Oliveira

ALEGRIA, A RECOMPENSA DE UMA FÉ INABALÁVEL


Texto Bíblico: 3 João 5 e 9.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável não me repulses da Tua presença, nem me retires o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua Salvação e sustentas-me com um espírito voluntário.
Salmos 10:12

A abundância de alegria é fruto do Espírito Santo, usufruída por aqueles que permanecem na fé. Um Cristão que têm sua vida marcada pelo pecado pode perder facilmente a alegria, porque a alegria está diretamente ligada à proximidade e comunhão do homem com Deus.
Para os Cristãos cheios do Espírito Santo, o Senhor preparou uma vida repleta de alegria, mesmo quando as circunstâncias estão contrárias. Imagino que Davi era um homem muito feliz, pois ansiava ardentemente a presença de Deus, e desejava que o Espírito Santo nunca se apartasse dele.
Jesus diz em Jo 15:10- 11 “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a nossa alegria seja completa”.
Pense: “Senhor, quero ser feliz, mesmo sem ter grandes motivos para isso. Mesmo sem que eu precise me apoiar apenas nos bons momentos da vida.
Por favor, Senhor, faz-me feliz independente das circunstâncias!”

Cristiane de B. Santos