Pesquisar no blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM CONSELHO


Texto Bíblico: I Samuel 27: 5

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.
Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza”. (Pv. 14:12,13)

Você já observou que gostamos daqueles que se compadecem e evitamos aqueles que corrigem. Contudo, é de correção e direção que precisamos.

Li uma história muito interessante que me fez refletir sobre a importância de um bom conselho. “Em um triatlo, depois de nadar 2Km e pedalar 90Km de bicicleta, não me restava muito energia para os 21Km de corrida. Nem para o companheiro que corria ao meu lado. Perguntei-lhe como ele estava se saindo e logo me arrependi de ter feito a pergunta. Ele tinha muitas reclamações.

- Isso é muito cansativo. Participar desta corrida foi uma perda de tempo.

Por isso, me afastei dele, porque se o ouvisse por muito tempo, começaria a concordar com ele. Alcancei uma vovó de 66 anos de idade. Seu tom era exatamente o oposto.

– Você vai terminar – ela incentivou. – Está quente, mas, pelo menos, não está chovendo. Um passo de cada vez... Não se esqueça de se hidratar... Fique por perto.” (Max Lucado)

Qual dos dois descreve o conselho que você procura? ”Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Pv. 15: 22).

Reflita: Se você está confuso, desafiado, com medo, desanimado, cansado... Converse com Deus. Ele te dará o melhor conselho. E colocará no seu caminho pessoas para ajudá-lo e aconselhá-lo prudentemente.

Pense: Como agir nos momentos difíceis, cansativos, decisivos e desesperançados?

Davi era exemplo da terapia do céu para dias difíceis. A primeira vez que enfrentou os filisteus no deserto, “ele perguntou ao SENHOR” (1 Samuel 23:2). Quando se sentiu pequeno diante de seu inimigo, “Davi consultou o SENHOR” (23:4). Quando foi atacado pelos amalequitas, “ele perguntou ao SENHOR” (30:8). Confuso acerca do que fazer depois da morte de Saul, “Davi perguntou ao SENHOR” (2 Samuel 2:1). Quando coroado rei e perseguido pelos filisteus, “Davi perguntou ao SENHOR” (5:19). Davi tinha o número do telefone de Deus armazenado para discagem rápida.

Mas, um dia Davi, conversa consigo mesmo. Ele nem busca a orientação de seus conselheiros (Samuel, Jônatas). Neste dia, Davi consulta Davi. Infeliz escolha! Veja o conselho que ele dá para si mesmo: “Algum dia serei morto por Saul” (1 Samuel 27:1). Davi, em meio à onda de cansaço, pressiona a tecla “pause” de seus pensamentos bons e se entrega ao desespero. Fugindo da perseguição de Saul, Davi bandeia-se para as mãos do inimigo. Ele leva seus homens para a terra dos ídolos e falsos deuses e levanta sua tenda no quintal dos filisteus. Esconder-se de Saul, trouxe a Davi um alívio temporário. Mas, as coisas só pioraram.

Não devemos agir como Davi agiu naquele momento em busca de solução. Ele não orou a Deus. Negligenciou o bom conselho. Faça o contrário: seja rápido para orar. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mt 1:28). Aprenda com o erro de Davi. Da próxima vez em que você perder a vontade de continuar, procure um bom conselho.

Fabiana Moraes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário