Pesquisar no blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMO A CASA SOBRE A ROCHA...


Texto Bíblico: Lucas 6:46-49

“Todo aquele que vem a mim,
e ouve as minhas palavras, e as pratica,
eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante a um homem que,
edificando uma casa, cavou,
abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha;
e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa
e não a pôde abalar,
por ter sido bem construída.” (Lucas 6:47,48)

Este texto trata de dois fundamentos. O primeiro, em que Deus compara aquele que ouve e pratica as Suas palavras, como o homem que edificou a casa sobre a rocha e veio a tempestade e não a abalou, e esta se manteve firme e, o segundo, aquele que ouve mas não pratica, sendo como o homem que construiu a casa sobre a terra sem alicerces, e vindo a tempestade ela desabou, indo a ruína.

Como estas casas, assim também, é nossa vida. Ouvir apenas a palavra de Deus não basta, devemos colocá-la em prática, pois se na bíblia Deus ordena a amar nosso próximo como a nós mesmos e eu não sou capaz de liberar perdão e nem mesmo de ajudar aquele que me pede um pedaço de pão, não sigo os mandamentos de Cristo, não possuo uma vida de santidade e entrega total ao Pai, me torno como uma casa sobre a areia que a qualquer momento e sobre qualquer circunstância de dificuldades e provações pode fraquejar e se distanciar da presença de Deus. Porém, aquele que ouve e pratica os mandamentos do Senhor: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.” (PV. 4:20), que vive segundo a palavra de Deus: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” (PV. 4:27), não será abalado por tempestades ou tormentas, porque sua vida está firme na rocha, que é Jesus Cristo, e nada pode abalar.

Pense: Quando vamos ao litoral percebemos que, em alguns locais, existe uma grande quantidade de rochas, algumas precipitam da terra para o mar. Chamamos de zona dos costões. Nesses costões, existe uma variedade enorme de criaturas que sobrevivem pelo movimento das marés. Dentre estas criaturas, temos uma que é muito apreciada na culinária; trata-se de um molusco, que tem o nome comum de mexilhão. Ele se alimenta filtrando a água do mar, retirando dela os nutrientes. Estas criaturas estão presas na rocha, ainda que estejam horas submersas, ainda que sofrendo intempéries, com o constante bater das ondas sobre a rocha e, às vezes, até mesmo, com intensas torrentes. Existe uma ciência que se chama Bioengenharia. Esta ciência estuda uma maneira de aplicar o que os organismos possuem. No caso do mexilhão, ela vem pesquisando e tentando sintetizar o tipo de cola que os mexilhões usam para se fixarem na rocha. Mesmo submersos na água e sofrendo todo tipo de intempéries, continuam presos a rocha. Que tipo de cola é esta? Eles acreditam que, no momento que conseguirem sintetizar esta cola, descobrirão uma das colas mais eficazes e poderosas da indústria, principalmente para a indústria naval; tal cola poderia fixar aço com aço sem precisar soldar, evitando assim rupturas inesperadas nos cascos dos navios. Em figura, somos como estes mexilhões. Se estamos presos na rocha, nada pode nos afetar, sejam as ondas da vida, sejam as torrentes ou qualquer outra coisa, pois o que nos mantém colados na rocha é o Espírito Santo. Se um mexilhão cresce fora da rocha, por exemplo, no metal das embarcações, este mexilhão se torna venenoso. Fora de Cristo não podemos alimentar a ninguém, não temos como transmitir a vida do Senhor para outros. Somente em Cristo temos segurança; graças ao Pai por Cristo ser a nossa rocha inabalável. (Celso Machado)

Reflita: “Filho meu, nao te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” Pv. 3: 1-2

Hélia Mendes de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário