Texto bíblico: Lucas 11:33-36
A modernidade trouxe consigo extrema rapidez de trocas de informações através dos meios de comunicação. Tornou-se muito fácil ver o que acontece pelo mundo, sem censura podemos acessar diversas fotos, cenas, vídeos de violência, tragédia, tortura, pornografia, terror...sem dificuldades. O diabo sabe aproveitar estas oportunidades para destruir as pessoas. E a maneira mais fácil de disseminar essa podridão visual é entremeá-la no lazer- filmes, seriados, programações da TV, revistas, livros, jogos- para tornar aceita pelos espectadores. E a maioria assiste estas coisas inconscientes do mal que estão trazendo para suas vidas. Quantos perdem a paz do sono por conta de uma cena de terror, ou se tornam indiferentes ao sofrimento do outro por se acostumarem com tanta violência, ou se tornam promíscuos por influência da sensualidade e sexo explícito presentes nas mais variadas formas de entretenimento.
Em meio a tudo isto o cristão precisa ter cautela. Jesus disse por parábola “Os olhos iluminam todo o corpo” (v.34), por isso o que vemos é de extrema importância para a própria vida. Entenda que o que você escolhe ver interfere para o bem ou mal de todo o seu corpo. Ninguém te obriga a ver algo que não quer ou pelo menos sabe que não deve olhar, isto está TOTALMENTE sob seu controle.
Infelizmente, muitos não dão o devido valor a esta instrução do Senhor Jesus. Acham que “não tem nada a ver”, caretice, radicalismo. Mas a verdade é que o perigo não se resume em uma “olhadinha”- o que vemos fica gravado na mente e pode influenciar nossas palavras e atitudes. O exemplo de Davi mostra bem este perigo, em II Samuel 11 relata que Davi cometeu adultério e matou o marido da mulher que ele OLHOU tomando banho, pecados com consequências terríveis que começaram pelo OLHAR. Por ser um homem segundo o coração de Deus talvez ele não imaginasse que uma “olhadinha” pudesse trazer tanto estrago para a vida dele. E a Palavra de Deus alerta: “Aquele, pois, que pensa estar em pé cuidado pra que não caia. Não sobrevêm tentação que não seja humana; mas Deus é fiel e não permite que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” I Co 10:12,13.
Então, se o que você vê é bom, resultará em bons pensamentos e influência positiva, e todo o seu corpo será iluminado. A Palavra de Deus instrui em que devemos pensar: “Tudo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” Fp 4:8
Repare bem o que você tem escolhido ver. Se não é bom, feche os olhos pra essas coisas para que não tornem sua vida em trevas por te levarem a pecar.
Pense: O cristão precisa resplandecer a luz de Cristo no mundo. Como poderá iluminar se o próprio corpo estiver na escuridão?
Tomemos a atitude arrependida e compromissada de Davi como bom exemplo:
“Não porei coisa injusta diante dos meus olhos...” Sl 101:3
Isabella Sarom
Nenhum comentário:
Postar um comentário