Pesquisar no blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

INSEGURANÇA E MEDO


Texto Bíblico: Salmos 91

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” Salmos 91:1-2
 
As duas palavras que dão título à devocional são certamente as mais pronunciadas nas quase duas décadas do século XXI. No século passado passamos por muitos momentos tensos, mas nada se compara ao atual quadro que vislumbramos.

De fato, presenciamos inúmeras catástrofes naturais em vários países: terremotos, tsunamis, chuvas torrenciais, tornados, nevascas prolongadas, alterações climáticas preocupantes, erupções solares e outros cataclismos.

Mas não são apenas os desastres naturais que atormentam a raça humana. Enfrentamos guerras, terrorismo, crises econômicas de proporções mundiais, fome, doenças, problemas alarmantes que afundam o homem no lamaçal da insegurança e consequentemente do medo. A sensação de pânico é constante. O desespero que presenciamos nos olhos dos japoneses diante da destruição provocada pelo tsunami e pelo ameaçador desastre nuclear é o mesmo que encontramos nos moradores das cidades brasileiras devastadas pelas chuvas implacáveis. O sentimento de impotência dos paupérrimos haitianos, enfrentando a fome, regimes políticos que deixaram o país numa situação caótica agravou-se muito mais com o fortíssimo terremoto que jogou por terra não somente edifícios, casas, mas principalmente a tenra esperança em dias melhores. Mas o infortúnio e a insegurança alcançam também os mais ricos. A forte crise econômica de três anos atrás, levando grandes corporações bancárias à falência e causando uma grande crise na economia americana, refletiu em todo o mundo, provocando recessão, desemprego, suicídios. Insegurança e medo disseminados pelo planeta.

A gravura que ilustra a devocional é uma representação fiel das argumentações até aqui expostas. Trata-se de uma obra do pintor norueguês Edvard Munch, denominada “O Grito”. A obra, que situa-se no movimento expressionista, tornou-se tão admirada a ponto de rivalizar com a “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci.

Na interpretação da tela, não é necessário conhecimento artístico para encontrar os traços de angústia, medo, desespero e desolação. A perplexidade do personagem contemplando algum acontecimento desesperador é marcante. No seu rosto estão presentes a dor e o assombro diante de um fato terrível. “A dor do grito está presente não só no personagem, mas também no fundo, o que destaca que a vida para quem sofre não é como as outras pessoas a enxergam, é dolorosa também, a paisagem fica dolorosa e talvez por essa característica do quadro, é que nos identificamos tanto com ele e podemos sentir a dor e o grito dado pelo personagem. Nos introjetamos no quadro e passamos a ver o mundo torto, disforme e isso nos afeta diretamente e participamos quase interativamente da obra.”

Esta obra de Edvard Munch é de 1893. Entretanto é profundamente impactante. O quadro nos intriga e perturba. Vejam outra análise da obra: “Há também outra interpretação para o quadro "O Grito". Na verdade, Munch colocou no quadro o desespero de pessoas de uma ilha onde ocorreu um tsunami e uma erupção vulcânica (essa ilha era um ilha vulcânica). É por isso que podemos ver o céu todo laranja, representando a erupção vulcânica, e o rio, representando o tsunami.”

Portanto, mais de um século depois, encontramos o bizarro personagem do quadro, diante de uma tragédia sem precedentes no Japão. É possível imaginar esta pessoa com o rosto desfigurado pelo terror, atravessando uma ponte na cidade Tóquio, contemplando a mesma destruição.

Tempos difíceis... A Terra padece e vinga-se do rastro de destruição impetrado pelos homens. Para nós, cristãos, é muito mais do que isto. Cristo, durante o seu ministério, falou claramente sobre estes acontecimentos. Vejam o capítulo 24 do evangelho de Mateus. Não é um retrato fiel do que está ocorrendo atualmente? O juízo de Deus está às portas, mas o incrédulo não enxerga. O desastre em Chernobyl completou 25 anos, e o que vemos? A repetição da história. O homem não aprendeu a lição e assim recebe o juízo.

A segurança é ilusória, é muito tênue. A tragédia ocorre num país desenvolvido, com experiência de longa data na tecnologia nuclear. Os japoneses já enfrentaram crises graves e pareciam preparados para assimilar este desastre.

A paz, segurança, prosperidade, riqueza, auto-suficiência, avanço tecnológico proporcionados pelo homem mostram-se totalmente impotentes, porque a verdadeira segurança somente é proporcionada por Deus. N’Ele encontramos verdadeiro refúgio e segurança, como lemos no Salmo 91.

Lembro-me de uma letra de um corinho: “O Senhor é a minha luz, a minha salvação, a quem temerei? A quem temerei? O Senhor é o meu refúgio e paz, a quem então eu preciso temer?”

Os tempos serão ainda mais difíceis, prenunciando o juízo de Deus. A leitura do livro do Apocalipse é esclarecedora e apresenta as terríveis assolações que ainda virão.

Firmar-se em Deus, amá-lo acima de todas as coisas, confiar na sua providência, amor e misericórdia, submeter-se à sua soberania e vontade, humilhar-se perante Ele, aceitar o sacrifício de Cristo na cruz como único recurso para a nossa salvação são ações necessárias para encarar estes tempos difíceis. O fundamental é que tenhamos a fé mostrada pelo profeta Habacuque (3:17 a 19). Paz e conforto de Deus para todos.
Marco Antônio

Texto em destaque disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(Edvard_Munch)

quarta-feira, 23 de março de 2011

DEUS PODE FALAR ATRAVÉS DE SONHOS?


Texto Bíblico: Eclesiastes 5:7

“Em meio a tantos sonhos, absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.”

Na bíblia, Deus falou com algumas pessoas através de sonhos: José, filho de Jacó (Gênesis 37:5-10); José, o esposo de Maria (Mateus 2:12-22), Salomão (1Reis 3:5-15), Daniel (Daniel 2:1 e 7:1) e vários outros. Há também uma profecia do profeta Joel (Joel 2:28), citada pelo apóstolo Pedro em Atos 2:17, que menciona Deus usando sonhos. Portanto, a resposta é simples: sim, Deus pode falar através de sonhos.

Devemos tomar cuidado para não colocarmos os sonhos em lugar de autoridade sobre a bíblia. Quando temos um sonho e sentimos que, talvez, Deus nos tenha dado, devemos orar e examiná-lo para nos certificarmos que o sonho está de acordo com a Palavra de Deus. Se o sonho realmente veio de Deus, considere-o em oração o que Deus quer que façamos em resposta ao nosso sonho “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. (Tiago 1:5).

Na bíblia, sempre que alguém experimentou um sonho de Deus, Deus sempre tornou o significado do sonho claro, seja diretamente para a pessoa, através de um anjo, ou através de um mensageiro (Gênesis 40:5-11; Daniel 2:45, 4: 19). Quando Deus nos fala, Ele garante que sua mensagem seja claramente entendida.

Reflita: Devemos procurar a perfeita vontade de Deus para não sermos guiados pelas nossas emoções.

Fabiana Moraes Pereira

AMAR A SI MESMO


Texto Bíblico: Marcos 12:31

“O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes”.
O contexto desse versículo era Jesus sendo arguido por um mestre da lei a respeito de qual seria o mandamento mais importante. Jesus respondeu que o Senhor nosso Deus é o único Senhor e que devemos amá-lo de todo o nosso coração, de toda nossa alma, com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças; e também devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos; e estes são os mandamentos mais importantes.

Pensando em como amar o meu próximo, percebi que isso não acontece porque muitas vezes eu não amo a mim mesmo. Salomão disse que o coração do homem é enganoso e Paulo disse que o bem que ele queria, ele não conseguia fazer, mas o mal que não queria, era feito por ele. Se nosso coração é enganoso, como podemos amar-nos a nós mesmos? Teremos que procurar na palavra de Deus o que é melhor para nós e assim fazer.

Se buscarmos a Deus e a sua Palavra, ele sabe o que é melhor e eu vou estar me amando, fazendo as melhores escolhas e tomando as decisões certas que vão nos levar a um caminho de vitórias em meio às lutas e provações. Quando estiver tendo esse discernimento, também vou saber o que é melhor para o meu próximo e vou poder demonstrar meu amor por ele. Se conseguirmos agir assim, comeremos a melhor comida, vestiremos a roupa mais adequada e bonita, nos realizaremos profissionalmente fazendo o que gostamos ou gostando do que fazemos, escolheremos o(a) companheiro(a) que Deus quer para nós e então seremos plenamente realizados na família e na sociedade.

Deus nos ama muito e Ele é perfeito. Então preciso dEle para poder amar a Deus e ao próximo na mesma proporção que me amo. Conhecendo essa grande verdade, não há como ter auto-estima baixa. Os prazeres momentâneos oferecidos por bebidas, cigarros, drogas, sexo fora do casamento, corrupção, dinheiro fácil, jogos, não constituem instrumentos de amor por mim. Mas, além desses, existem outros desamores disfarçados como má alimentação, péssimos programas de TV, conversas fúteis, mau uso do tempo e do dinheiro que com esforço recebemos, etc.
 
Reflita: Você tem amado a Deus com todas as forças e entendimento e de toda a sua alma? Tem procurado na Bíblia a melhor orientação para o cuidado consigo mesmo? Então é capaz de amar ao próximo.


Arlete Costa Ribeiro Barbosa

ALERTA: Incredulidade e Desobediência

Texto Bíblico: Hebreus 3:12-14
O Senhor Deus tem prazer na nossa confiança e obediência a Ele. Tanto que o maior presente que recebemos dEle, a salvação por meio de Cristo, advém da nossa confiança e aceitação deste sacrifício de amor por nós (Rm 5:1). A salvação é concedida aos que crêem em Jesus, de forma gratuita, e não mediante as próprias obras (Rm 3:23,24). No entanto, as nossas boas obras são reflexos da salvação e demonstram amor e gratidão a Deus por este maravilhoso presente!

Por isso é tão importante confiarmos nossas vidas a Deus e obedecermos ao que Ele nos ensina. Quando deixamos de exercitar confiança e obediência nos afastamos de Deus. O resultado disso é terrível, pois, não podemos viver sem Ele (Jo 15:5). Assim aconteceu com o povo hebreu que saiu da escravidão do Egito, liderados por Moisés rumo à terra prometida por Deus. Eles passaram 40 anos no deserto para chegar a Canaã porque não confiaram na promessa de Deus, desobedeceram as orientações dEle e murmuraram inúmeras vezes mesmo presenciando sinais maravilhosos de Deus (Êxodo).

Durante a nossa vida passamos por diversas situações difíceis que podem nos levar a reclamar, desacreditar e nos enganar, mas, o Senhor nos alerta para que não deixemos esses sentimentos ocuparem o nosso coração, pois, Ele está no controle de tudo e transforma o mal em bem, em favor daqueles que o amam.

Confie nEle e não deixe de cumprir seus ensinos, pois, o Senhor é maravilhoso e quer demonstrar esse amor imensurável por você sempre!

Isabella Sarom

VASO DE HONRA


Texto Bíblico: II Timóteo 2:19-21

"Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra." II Tm 2:20

Quem não se sentiria honrado em ser útil para Deus?

Timóteo diz que numa casa há vasos de honra e vasos de desonra. Isso é uma analogia com o Reino de Deus. Ele está comparando uma casa com o Reino de Deus e o homem com vasos.

Tenho certeza de que todos desejam ser úteis na obra de Deus. O problema é que, às vezes, não sabemos como ser instrumentos usados por Ele, nos tornando, assim, vasos de honra. Muitas pessoas querem trabalhar para Deus, só não sabem como fazer isso.

Para sermos vasos de honra, precisamos ter:

1. Amor por Jesus - Não há como ser usado por Deus se não amarmos a Jesus Cristo. Quando digo amar estou dizendo que precisamos dar a Jesus o primeiro lugar em todas as áreas de nossas vidas. Em João 14:21, Jesus diz que aquele que o ama será amado pelo Pai.

2. Revelação do Senhor - Ter revelação é enxergar além do que está a nossa frente. É conhecer ao Senhor da obra não somente de palavras, mas de experiências pessoais que vêm através de intimidade com Ele. É saber em quem temos crido e que Ele é poderoso para fazer o impossível se tornar possível.

3. O ego tratado – Jesus, em Mateus 16:24, diz que precisamos negar a nós mesmos. Isso quer dizer que temos que pensar na sua obra antes de qualquer outra coisa. Precisamos sujeitar nossas vontades às dEle. Devemos compreender que Ele é o Senhor da obra, e Ele mesmo nos coloca, como vasos, onde Ele quiser e não onde nós desejamos estar. O que importa é que Deus cresça e que nós diminuamos.

4. O caráter aprovado – Caráter é aquilo que fazemos quando ninguém está nos observando. Muitas vezes, na igreja, ou no meio dos irmãos de fé, fazemos compromissos de trabalharmos para Deus, porém, quando estamos sozinhos, esquecemos dos compromissos e fazemos aquilo que desagrada a Deus.

Se falarmos para Deus que desejamos ser usados por Ele, mas agirmos com indiferença às situações em que Ele nos coloca para testemunharmos do seu amor e da sua salvação, então há falha em nosso caráter.

Pense: Deus quer usar a todos na sua obra. Ele quer que sejamos vasos de honra no seu reino. Que tipo de vaso você é hoje?

João Filho

TESTEMUNHA VIVA DE DEUS


Texto Bíblico: Atos 1:8

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Seja testemunha viva de Deus, seja instrumento manuseado por Deus, busque a santidade, seja luz em meio a escuridão, se proste diante do Deus criador. Não fique amargurado, envergonhado, frustado por não conseguir interagir com Deus. Deixe Deus trabalhar na sua vida, deixe Deus agir transformando os seus passos. Não sinta medo de ouvir a voz de Deus te chamando, se entregue na presença dELE. Deus tem maravilhas para a sua vida. Cada instante é precioso na presença de Deus.

Deus te chama, te protege, te guia, te guarda, e acima de tudo Deus te ama e quer o seu melhor.

Reflita: Deus te chama a todo instante, não importa onde você está, com quem está, de que maneira está. Quando Deus toca em seu coração não tem como fugir deste chamado. Não lute mais, se entregue na presença dELE.

“Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 8:39
 
Tayene de Sena

PODER DO LOUVOR


Texto Bíblico: Atos 4

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4:31

O Espírito Santo faz a igreja crescer, tanto em tempos de perseguições e turbulências como em período de paz.

No livro de Atos, a igreja estava passando por um período de perseguições. Pedro e Jõao foram presos várias vezes porque estavam pregando a palavra de Deus. O sumo sacerdote, pondo Pedro e Jõao no meio das autoridades, perguntaram: Em nome de quem vocês fazem milagres? Em nome de Jesus, o nazareno, responderam eles. Eles foram proíbidos de pregar a Palavra no nome de Jesus. Mesmo assim não obedeceram e preferiram fazer a vontade de Deus. Com isso crescia cada vez mais a multidão dos que criam no Senhor Jesus.

Apesar dos contratempos, todos os dias no templo e nas casas, pregavam a Palavra de salvação aos perdidos sem cessar. Foi uma das épocas que a igreja do Senhor Jesus mais cresceu.

Esses homens não tinham muitos recursos para pregar a palavra de Deus, mas eram homens cheios do Espírito Santo.

“A igreja, na verdade , tinha paz por toda a Júdeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espirito Santo, crescia em número.” At 9:31

Salvador Araújo

LIBERDADE INCONDICIONAL

Texto Bíblico: Gálatas 5:1;17

“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” Gálatas 5:1

“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário a carne; Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” Gálatas 5:17
 
O amor verdadeiro liberta o próximo. O amor verdadeiro não é o “gostar”. O gostar leva a pessoa a se apegar a outra, a cobiçá-la, e isso acaba causando mágoa e sofrimento à pessoa a quem se diz amar. Quem sente amor verdadeiro não se apega a pessoa amada; mas, sim, liberta-a.

Quem ama verdadeiramente ora pela felicidade do outro, em qualquer situação. O amor verdadeiro permite-nos contemplar a natureza divina do outro. Deus nos amou de certa forma, que nos deu seu filho para morrer por nós naquela cruz, nos libertando de todos os nossos pecados. Quer um amor mais verdadeiro e incondicional do que esse? Ele não teve apego nenhum. Ele nos deu o livre arbítrio para escolher o que seria melhor, que caminho escolher, nós temos que decidir por nós mesmos.

Ele nos ama com o amor desapego. Nós, pais e mães, somos tão apegados aos nossos filhos que queremos decidir tudo por eles. Quando nós os educamos com amor que liberta, eles nunca buscam o caminho errado, eles podem até ser tentados, mas eles não vão.

É esse amor que ensina o certo e confia em Deus a vida de quem você ama. Orar e confiar, esse sim, é o verdadeiro amor.

“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas: 5:14

Pense: Você gostaria de ser privado das coisas ou privar alguém por puro egoísmo e por se achar dono do outro? Você se sente prisioneiro de Deus?

Reflita: Deus, em sua benignidade, nos amou a ponto de nos libertar dos nossos pecados através da crucificação do seu próprio Filho. E você está fazendo por onde merecer este sacrifício? Mude suas atitudes através dessa liberdade incondicional que Deus lhe deu, e ame ao teu próximo como você é amado por Deus.

Sheila Oliveira Dujardin Badauy