Pesquisar no blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

AMAR A SI MESMO


Texto Bíblico: Marcos 12:31

“O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes”.
O contexto desse versículo era Jesus sendo arguido por um mestre da lei a respeito de qual seria o mandamento mais importante. Jesus respondeu que o Senhor nosso Deus é o único Senhor e que devemos amá-lo de todo o nosso coração, de toda nossa alma, com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças; e também devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos; e estes são os mandamentos mais importantes.

Pensando em como amar o meu próximo, percebi que isso não acontece porque muitas vezes eu não amo a mim mesmo. Salomão disse que o coração do homem é enganoso e Paulo disse que o bem que ele queria, ele não conseguia fazer, mas o mal que não queria, era feito por ele. Se nosso coração é enganoso, como podemos amar-nos a nós mesmos? Teremos que procurar na palavra de Deus o que é melhor para nós e assim fazer.

Se buscarmos a Deus e a sua Palavra, ele sabe o que é melhor e eu vou estar me amando, fazendo as melhores escolhas e tomando as decisões certas que vão nos levar a um caminho de vitórias em meio às lutas e provações. Quando estiver tendo esse discernimento, também vou saber o que é melhor para o meu próximo e vou poder demonstrar meu amor por ele. Se conseguirmos agir assim, comeremos a melhor comida, vestiremos a roupa mais adequada e bonita, nos realizaremos profissionalmente fazendo o que gostamos ou gostando do que fazemos, escolheremos o(a) companheiro(a) que Deus quer para nós e então seremos plenamente realizados na família e na sociedade.

Deus nos ama muito e Ele é perfeito. Então preciso dEle para poder amar a Deus e ao próximo na mesma proporção que me amo. Conhecendo essa grande verdade, não há como ter auto-estima baixa. Os prazeres momentâneos oferecidos por bebidas, cigarros, drogas, sexo fora do casamento, corrupção, dinheiro fácil, jogos, não constituem instrumentos de amor por mim. Mas, além desses, existem outros desamores disfarçados como má alimentação, péssimos programas de TV, conversas fúteis, mau uso do tempo e do dinheiro que com esforço recebemos, etc.
 
Reflita: Você tem amado a Deus com todas as forças e entendimento e de toda a sua alma? Tem procurado na Bíblia a melhor orientação para o cuidado consigo mesmo? Então é capaz de amar ao próximo.


Arlete Costa Ribeiro Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário