Pesquisar no blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

DEUS ESTÁ TE CHAMANDO


Texto Bíblico: João 21:3 

"Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada. 

Antes de conhecer Jesus, Pedro era um pescador, essa era a sua profissão e isso era tudo o que ele sabia fazer. Quando Jesus o chamou, Pedro e seu irmão André estavam lançando redes ao mar, disse lhes: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens" (Mateus 4:19). Jesus chama Pedro para um determinado “estado de vida”, para um serviço ministerial. Jesus alia a profissão de Pedro “pescador de peixes” com a vocação para qual Ele o chamou pescador de homens”.

Para melhor compreensão entre profissão e vocação resume-se:

PROFISSÃO
  • Consiste em “fazer”. Fazer o quê? Fazer uma ação como professor, médico, agricultor, cientista, faxineiro, técnico etc.
  • É uma atividade que a pessoa escolhe de acordo com as aptidões e possibilidades.
  • É fonte de renda, de dignidade e que dá direito a uma aposentadoria.
  • E o tempo de trabalho é determinado, em média, 8 horas por dia.
  • Necessita de muita dedicação e amor.
VOCAÇÃO
  • Consiste em “ser”. É assumir algum ministério para o bem da coletividade.
  • É um chamado de Deus para uma missão específica; é uma resposta pessoal consciente e livre.
  • É doação gratuita e permanente.
  • A dedicação é de 24 horas por dia.
  • Necessita de muita dedicação e amor.

Pedro, contudo, para responder ao chamado de Jesus, teve que deixar imediatamente as redes, e o seguir (Mateus 4:20); e ele o fez. Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, dedicava-se ao ministério em tempo integral anunciando as Boas Novas de Jesus Cristo. Pedro era uma “figura”! Ele tinha características bem marcantes: amava a Jesus acima de tudo, tinha uma disposição em segui-Lo, era ousado e impulsivo, era muito impaciente às vezes, tinha um temperamento colérico,  era firme, fiel e corajoso, pronto para ir para a prisão e à morte, era o pregador da fé. Ele, como nós, tinha qualidades e defeitos; e Jesus o chamou.  Jesus tinha muitos planos para Pedro. Vale ressaltar que, na ceia antes da prisão de Jesus, Pedro fez protesto de fidelidade imutável a Jesus: “Por ti darei a minha vida.” (João 13:37), e quando Jesus é aprisionado, surrado e levado a Caifás (sumo sacerdote) para interrogatório, o mesmo Pedro se depara com sua miserável queda ao negar Jesus por três vezes antes do galo cantar.
 
Porém, mesmo Pedro o negando, Jesus não desiste dos seus planos. Mas, Pedro esquece os planos que Jesus tinha para ele, pois volta ao barquinho para pescar peixes. Pedro, de alguma forma, decidiu que seria melhor voltar à sua profissão ao invés de seguir sua vocação "ser pescador de homens". A bíblia descreve que depois que Jesus ressuscitou, Ele foi à procura de seu velho amigo, Pedro. E você sabe onde Ele o encontra? Em um barco com mais seis discípulos, tentando pegar peixes. Eles passaram a noite toda trabalhando e nada apanharam. Mas a situação muda quando Jesus chega na praia de madrugada e ordena que lancem a rede à direita do barco (a rede ficou repleta de peixes grandes). E ao voltarem à praia com o barquinho e puxando a rede, Jesus já os esperava com uma grelha com peixes nas brasas e pão. Lógico, que Pedro não aguentou esperar para ir ao encontro do Mestre! Ele saltou do barco e foi a nado, porque o amava muito. Observe que Jesus não precisava dos peixes que eles traziam, tudo já estava pronto na praia. Ele precisava é da disposição e obediência daqueles homens. Jesus usa de misericórida com Pedro naquela situação (todos os esforços deles foram inúteis) porque não era isso que ele deveria estar fazendo, e sim, ganhando almas para Cristo.

Depois de terem comido, Jesus reafirma o seu chamado e seus planos na vida de Pedro para “ser pescador de homens” ao dizer: Apascenta os meus cordeiros. Pastoreia as minhas ovelhas. Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21:15-17). Jesus deixa claro que o que agrada o seu coração é que faça a vontade de Deus, obedecendo-O e não desprezando a vocação (o Seu chamado).  E provando que Jesus não desiste dos seus planos na vida de Pedro é que no  dia de Pentecostes, Pedro, como porta-voz dos apóstolos, pregou aquele sermão notável, que resultou na conversão de cerca de 3.000 almas (Atos 2:41).
 
 Deus está te chamando para uma determinada vocação. Não tente fugir de Deus, tenha certeza que Ele vai te encontrar na sua profissão (professor, médico, agricultor, cientista, faxineiro, técnico, dona do lar, estudante, empresário, administrator, etc). Ele te fará perceber que sua profissão sem a vontade dele é insatisfatório, vazia e inútil. Não importa se você caiu como Pedro ou se tem um temperamento difícil; e sim, que Deus está reafirmando o seu chamado e seus planos para a sua vida hoje. Ele não desiste de você! E se você no percurso da caminhada esqueceu das promessas de Deus retroagindo à sua antiga profissão, como Pedro fez, Jesus está próximo a sua mesa agora olhando para você e pedindo para segui-Lo.  
 
‘...E então lhe disse: "Siga-me!"’ (João 21:19) 
A Ti, meu Deus, seja honra e glória para sempre. E como Pedro lhe respondeu com três afirmações de amor, contrabalançando com as três negativas ao te negar, assim o faço: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. 
Fabiana Moraes Pereira
 
Atitude - Aline Barros