Pesquisar no blog

sábado, 9 de outubro de 2010

COMO O SENHOR LHES PERDOOU


Texto Bíblico: João 8: 1-11


“...Quem de vocês estiver sem pecado,
que seja o primeiro a atirar uma pedra nessa mulher.” (João 8: 7b)

Vivemos com as mãos cheias de pedras, assim como os fariseus, vigiamos os passos do outro, e no primeiro tropeço..., fazemos o alarde: “Pecador! Você errou! Merece ser condenado!” Ainda mais quando somos nós os ofendidos.

Só que nos esquecemos de um fato muito importante, somos pecadores mesmo, e Deus sabe disso. Para tanto, Jesus morreu por nós!!! E ao morrer, Ele nos libertou da escravidão do Pecado, como diz Romanos 6: 6 “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Ele, para que o corpo do pecado seja destruído e não mais sejamos escravos do pecado.” Porém, estamos sujeitos ao pecado, mas obtemos o perdão através da confissão e do arrependimento - mudança de atitude - (1 João 1:9 e 2 Cr 7: 14).

Ao acusarmos nosso irmão, fazemos o papel de Satanás, como diz em Apocalipse 12: 10, “Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: 'Agora veio á salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite'.” E em Zacarias 3: 1 “Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.” Quando acusamos falamos a língua de Satanás, nos tornamos parecidos com ele, e cada vez mais nos distanciamos de Jesus.

Ao lermos o texto de João 8, nos deparamos com uma cena surpreendente, o único que poderia acusar prostituta, não o faz; ao contrário, ele a acolhe e perdoa os seus pecados, e pede para que ela não peque mais.

Vamos fazer um exame de consciência. Com quem estamos mais parecidos? Com Jesus, que perdoa? Ou com Satanás, que acusa? O que temos nas mãos? Pedras?

“Talvez seja fácil oferecer perdão a uma prostituta com quem conversarmos em um impacto evangelístico, nas ruas da nossa cidade numa noite dessas. Mas precisamos ter as “mãos sem pedras” quando as pessoas próximas de nós, da nossa convivência, errarem conosco. Podemos ter todo o direito e razão, mas Cristo, que tinha todo direito e razão, nos mostrou como devemos agir. Perdemos o direito e a razão quando nos tornamos Seus seguidores. Nos tornamos “bobos conscientes”, dando a outra face, caminhando a segunda, a terceira milha, perdoando 70 x 7, ou seja, infinitas vezes por dia. Jesus, nosso Mestre, nos ensina a perdoar.” (Ana Paula Valadão Bessa)


QUE SEJAMOS COMO JESUS NOS ENSINA...


“E quando estiverem orando,
se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no,
para que também o Pai celestial
lhes perdoe os seus pecados”. Mc 11: 25.


“Se pecar contra você sete vezes no dia,
e sete vezes voltar a você e disser:
'Estou arrependido', perdoe-lhe". Lc 17: 4.

“Suportem-se uns aos outros
e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros.
Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. Col 3: 13.

Juliana Ribeiro Barbosa

SACRIFÍCIO COM AMOR


Texto Bíblico: Gênesis 22: 1-18


“Toma teu filho, teu único filho, Isaque,
a quem amas, e vai-te à terra de Moriá;
oferece-o ali em holocausto,
sobre um dos montes,
que eu te mostrarei.” Gn 22: 2

Neste texto de Gênesis Deus ordenou que Abraão sacrificasse seu único e amado filho ao Senhor. E sem contestar a Palavra de Deus ele caminhou conforme lhe foi ordenando. No versículo 7, Isaque fala com seu pai: “Meu pai! Respondeu Abraão; Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Diante dessas palavras Abraão com o coração totalmente “apertado” poderia pensar em desistir, mas ele prosseguiu no que Deus determinara, com total submissão ao Pai, seria um sacrifício de amor (oferecendo o seu filho) e um sacrifício por amor (a Deus). Assim, Deus reconheceu o temor, a obediência e a submissão de Abraão e, nisto, o abençoou e, com ele, toda a sua descendência.

Da mesma maneira como procedeu Abraão, assim devemos fazer. O nosso sacrifício deve ser o de dispor a nossa vida inteiramente nas mãos de Deus, desta forma, sacrifício requer renúncia para que Ele faça conforme o Seu querer. E, se assim fizermos, sendo obedientes e fiéis à voz do Pai, Ele nós abençoará e multiplicará a nossa descendência como as estrelas do céu e a areia da praia (v.17).

Pense: Você seria capaz de sacrificar por amor a Deus aquilo que considera de mais importante e essencial? O seu amor por Deus te leva a oferecer sacrifícios com total submissão e temor ao Pai?

Reflita: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” Hebreus 13: 15


“Se eu me humilhar diante do teu altar,

e sacrificar aquilo que me custar,

Tu inclinarás os teus ouvidos ao meu clamor.

Mais vale um dia no centro do teu querer,

que toda a vida sem jamais te conhecer.

Tu és minha fonte, minha colheita,

minha herança!”

Hélia Mendes de Oliveira

VALORIZANDO QUALIDADES


Texto Bíblico: I Cor. 15: 56-57

O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Onde está, ó morte, a tua vitória?
Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
Onde está, ó aquele, que pode nos tirar a salvação?

Onde estão, ó inimigos, as tuas armas?
Onde estão, ó inimigos, o teu furor?
Onde estão, vocês ó inimigos, diante de Jesus Cristo nosso General de Guerra, nosso Senhor?

Onde está, ó igreja, se o nosso General está conosco?
Onde está, ó igreja, se a guerra já é vencida?
Onde está, ó igreja, porque o silêncio, a omissão e a ausência da espada erguida?

Onde está, ó igreja, o seu amor?
Onde está, ó igreja, a sua coragem?
Onde está, ó igreja, porque se preocupam tanto com sua “boa” imagem?

Onde está, ó igreja, o compromisso com o reino?
Onde está, ó igreja, o amor e o cuidado pelos perdidos?
Onde está, ó igreja, porque se fecha em problemas internos e dá as costas aos sofridos? (Trecho extraído de um poema de Henrique Gabriel)

Por quanto tempo mais permaneceremos enclausurados em nossos problemas? E até quando observaremos e tentaremos modificar aquilo que achamos que é defeito no outro; e não reconheceremos que é a nossa vida é que precisa ser transformada? Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (I Cor. 10: 12)
Como igreja e corpo de Cristo, deixemos a soberba, o desamor, o julgamento, a presunção e a altivez. Assim, não mais remediemos os pequenos detalhes, que consideramos como “defeitos” no próximo. Mas, que desfrutemos e valorizemos as grandes qualidades que cada um possui. "Se um homem consagrar a sua casa ao Senhor, o sacerdote avaliará a casa por suas qualidades. A avaliação do sacerdote determinará o valor da casa.”(Levítico 27:14) Deste modo testificaremos o nosso nascimento em Cristo Jesus e teremos vitórias.
Que possamos amar e aceitar uns aos outros, como Cristo fez.
Henrique Gabriel

PEDRAS VIVAS


Textos Bíblicos: I Co. 3: 11; I Pe. 2-7; Ef. 4: 1-16

Vamos falar um pouco sobre construção, ou melhor, reconstrução. Pensemos em nosso templo e o que cada membro tem feito em prol da reforma. É notório o zelo, o interesse, o empenho, a colaboração de cada um na realização dessa importante obra.
Entretanto, por mais importante que seja a remodelação do templo, por mais necessária que seja a sua conservação, tudo isto é pequeno demais quando consideramos a estrutura da Igreja de Cristo.
É evidente que já não estamos tratando de um templo físico. Não se trata de um edifício construído por mãos humanas. Estamos nos referindo, àquele edificado sobre o fundamento dos apóstolos, sendo o próprio Cristo, a principal pedra angular.
O fundamento dos apóstolos não é outro senão o legado instrutório de Jesus. Ele é o grande Mestre, sendo que o apóstolo Paulo na carta de I Coríntios 3: 11 declara: “Pois ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”.
Entretanto, a Igreja não se constitui apenas com o alicerce. O fundamento é muito importante, mas não é tudo. Paulo discorre sobre um edifício bem ajustado que cresce, que está em constante desenvolvimento.
O apóstolo Pedro, na sua primeira carta, declara ser Jesus a pedra viva, assim como Paulo havia anotado na carta aos Efésios. Eis o texto de Pedro: “Chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa...” I Pe. 2:4.
Agora reparem no versículo 5: “... vós também, como pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.”
Depreende-se do texto, a nossa participação no crescimento desta Igreja incorpórea, a genuína Igreja de Cristo que abraça um imenso contingente populacional em vários continentes. Pessoas em várias nações que confessam o nome de Jesus e que o adoram em várias línguas, pessoas diferentes mas, unidas num só objetivo: oferecer sacerdócio santo, “sacrifícos espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo”.
Isto nos faz refletir sobre a nossa responsabilidade em prol do crescimento da Igreja; a soma das unidades para compor o conjunto; a coesão de todas as pedras para que o edifício cresça.
Nesta ótica, não somos meros expectadores, assistentes, mas sim coadjuvantes importantes neste crescimento contínuo. Não podemos ser omissos, pois o edifício está em construção. Somos operários e também matéria-prima. A Igreja se ergue a cada dia quando evangelizamos, quando louvamos o nome do Senhor, quando lembramos dos oprimidos, dos necessitados, dos que têm fome e sede de justiça.
... seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Do qual todo corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”(Ef. 4: 15-16)

Reflita: Estejamos sensíveis ao chamado de Deus, conscientes de que nossa participação no crescimento da Igreja é de vital importância e que possamos enxergar com os olhos da fé, a beleza, a grandiosidade do corpo de Cristo que se espalha pela Terra.


Marco Antônio Ribeiro da Cruz

NO CENTRO DA TUA VONTADE


Texto Bíblico: Lucas 9: 57-62

Quando penso no que eu, meu esposo e nossa filha, deixamos para seguir e dedicarmos ao reino de Deus... parece até loucura.
Não é fácil deixarmos tudo por causa de Cristo, a nossa natureza humana luta contra isso. Mas quando estamos certos de que Deus requer isso de nós para que Ele mesmo possa testar a nossa disposição e obediência, não fugimos de relutar com a nossa velha natureza e então, o que parece loucura para muitos, torna-se um prazer para nós.
Quando o Senhor nos chama, Ele não quer ouvir um espera aí, mas sim um eis me aqui! Quando Ele nos chama, também nos capacita e fortalece, nos enche de coragem e sabedoria e, acima de tudo supre todas as nossas necessidades e, muitas vezes, faz até nossos caprichos só para nos ver ainda mais felizes, e assim também confirmar sua presença e seu poder no nosso meio. Nada do que fazemos ou sabemos vem de nós, mas o Senhor que move em nós e através de nós, para realizar sua boa obra. Quão Bom e Grande é esse Deus que servimos!!
É assim que o Senhor deseja que estejamos; dispostos a não olhar para trás independente do que seja”.
Quando as lutas vêm e tudo diz que não, sempre me lembro da letra dessa música:

Centro Da Tua Vontade (Nívea Soares)

Existe um lugar, Senhor
No centro da Tua vontade
Existe um lugar, eu sei
Feito só pra mim

É neste lugar
Que eu desejo estar, Senhor
É neste lugar
Que eu quero habitar, Senhor
É neste lugar
Que eu posso descansar
É neste lugar
No centro da Tua vontade
Tatiane dos Santos Rodrigues

ESPERANÇA NA ANGÚSTIA


Texto Bíblico: Salmos 38

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.” (II Co 12:10)

Olhe em sua volta... Em casa, no trabalho, nas ruas, nos shoppings, nas igrejas, pessoas bonitas, aparentemente saudáveis, uma conta bancária recheada, bem vestidas, sorridentes, porém, lhes falta algo... Esperança!
Corações partidos, desilusões, sonhos desfeitos, desconfiança, tristeza, todos esses sentimentos vão formando nuvens a frente da nossa estrada. “O nevoeiro do coração partido desorienta a nossa vida. Ele torna difícil ver o caminho. Abaixe as suas luzes. Limpe o para brisa. Ande mais devagar. Faça o que quiser, nada ajuda. Quando este nevoeiro nos rodeia, nossa visão fica bloqueada e o amanhã está para sempre distante. Quando esta escuridão ondulada nos envolve, as palavras mais sinceras de ajuda e esperança não passam de frases vazias.” Max Lucado

Às vezes nem precisamos olhar a nossa volta, nós mesmos passamos por muitas situações de angústia e desesperança. Lendo o Salmo 38 vemos que Davi, um homem segundo o coração de Deus, viveu grandes tormentos em sua alma, e esse Salmo, também me faz lembrar de outro homem e de um lugar... Jesus e o Getsêmani. “Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem". Marcos 14: 33 e 34. Vemos Jesus no nevoeiro de um coração partido. E nessa hora Ele clamou ao Pai que o livrasse. E mais tarde Ele pergunta ao Pai por que foi abandonado. Porém nós sabemos que Deus não abandonara seu Filho, sabemos que Ele tinha um plano de salvar a humanidade. E após todo o sofrimento de Cristo sabemos que Ele ressuscitou no terceiro dia e hoje está assentado a Direita de Deus, e que diante dele todo joelho se dobrará e que toda língua confessará que Ele é Senhor.

Deus nos fala hoje que não há provação maior do que possamos suportar e que os dias de tristeza servem pra destacar a glória e a honra com que Ele nos brindará. Nos diz também que, nem olhos viram e nem ouvidos ouviram o que Ele tem preparado para os que o amam e, se você participa com Cristo dos seus sofrimentos, participará com Ele também da sua glória eterna.

Portanto quando sua estrada estiver coberta pelo nevoeiro, pare, ore, e mesmo em meio à escuridão e ao medo, seu coração poderá se encher de esperança, pois Deus não mente jamais e se Ele diz que estará contigo por onde quer que fores, ele estará com você lá no meio do seu sofrimento, te sustentando e te garantindo a VITÓRIA!!!

Senhor, não me abandones! Não fiques longe de mim, ó meu Deus!” Salmos 38:21

Juliana Ribeiro Barbosa

A PALAVRA FERE


Texto Bíblico: Provérbios 12: 17

O ser humano tem que tomar cuidado com a palavra, pois ela é como a flecha, uma vez lançada, não tem volta. Nós ao proferirmos uma palavra que machuca o outro, não temos noção do estrago em que ela faz em nós mesmos, pois prejudicamos nosso corpo. Quem amaldiçoa os outros provoca a própria ruína, pois retorna com mais força nos causando sérios danos, ao passo que: se orarmos pela felicidade dos semelhantes, seremos abençoados por Deus. É plantando boas sementes, fazendo o bem, orando pelas pessoas, buscando a Deus é que estamos fazendo o bem a nós mesmos. Nos alimentando da palavra de Deus. Em Mateus 6:33 está escrito: Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Pense: Você tem plantado o bem, tem colocado Deus na sua vida em primeiro lugar?

Reflita: Cuidando da parte espiritual, você melhora a si mesmo.


Sheila Oliveira Dujardin Badauy

CAMINHO DE APRESENTAÇÃO


Texto Bíblico: Atos 9: 1-28

Este homem é meu instrumento 
escolhido para levar o meu nome 
perante os gentios e seus reis, 
e perante o povo de Israel.”(Atos 9: 15)

Hoje, temos uma vida regrada pelo mundo pós-moderno – mudanças rápidas, conceitos materialistas e existencialistas, novidades. 24 horas são escassas para inúmeras atividades profissionais e acadêmicas, responsabilidades e compromissos. A rotina predomina: acordar, trabalhar, alimentar ou “comer” quando der, contas à pagar, estudos, retornar para casa,..o mundo gira e você não pode parar. Você lembra o que fez à dois dias atrás, passo a passo? Provavelmente não. Na maioria das atividades você se encontra no piloto automático. Você se torna cego e programável.
É evidente que para cumprir tais compromissos é necessário transitar por diversos caminhos diariamente. Mas um dia, por providência, será necessário passar por um caminho que mudará a sua história. Você enxergará um novo horizonte. Perceberá que desperdiça tempo precioso mais com razões, argumentações, ganância, religiosidade, tradições, perseguições, inveja, brigas, cobranças e orgulho, do que ganha tempo com momentos que realmente importam e se eternizam: brincar com os filhos, elogiar o seu cônjuge, dizer aos seus pais o quanto você os ama, valorizar o seu patrão ou seus funcionários, colocar a cabeça no travesseiro e repousar em paz, fazer amigos e investir tempo em Deus. O fardo da rotina, pesado e árduo, “será trocado por um leve e suave". (Mateus 11:30).

Mas você sabe que caminho é esse?
É o caminho de Damasco. É o caminho que mudou a vida de Saulo – apóstolo Paulo.
Passar por esse caminho é imprescindível. Continuar nele é opcional.
Mas antes de compreender esse caminho, vamos discorrer brevemente sobre a história de Paulo.
Paulo foi considerado como o grande apóstolo dos gentios. Nasceu em Tarso, cidade principal da Cilícia, e pertencia à tribo, de Benjamim. Seu nome em grego “Paulos” quer dizer pequeno. O nome judaico anterior era Saulo. Seus pais eram fiéis à lei mosaica. Teve que aprender um ofício, que no seu caso, foi o de fazedor de tendas, das que se usavam nas viagens. Foi educado em Jerusalém por um dos mais sábios e notáveis rabinos daquele tempo, Gamaliel. A seus pés o jovem Saulo recebeu as lições sobre os ensinos do Antigo Testamento, porém de acordo com as tradições de seus antepassados. Assim, pois, o futuro apóstolo tornou-se fariseu zeloso, disciplinado nas ideias religiosas e intelectuais de seu povo. Por este modo, as suas qualidades pessoais, o seu preparo intelectual, e, talvez ainda, as relações de família, preparavam-lhe posição de destaque na sociedade judaica. Aparece no cenário da história cristã, como presidente da execução de Estêvão, o primeiro mártir do Cristianismo. Saulo perseguia com ardor os primeiros cristãos. Não só desprezava o crucificado Messias, como considerava os seus discípulos um elemento perigoso, tanto para a religião como para o Estado.
Mas foi no caminho de Damasco que TUDO MUDOU.
Paulo e seus companheiros provavelmente iam a cavalo, como era costume nas viagens pelos caminhos desertos da Galiléia para a antiga cidade. Estavam perto da cidade. Era meio-dia, o sol ardente estava na sua direção. Inesperadamente uma luz vinda do céu, mais brilhante que a luz do sol caiu sobre eles, derrubando-os. Todos se ergueram, continuando Paulo prostrado por terra. Ouviu-se então uma voz que dizia em língua hebraica: "Saulo, Saulo, porque me persegues? Dura coisa é resistires contra o aguilhão (ponta de ferro da aguilhada - Vara comprida com ferrão na ponta, usada para tocar os bois). Respondeu ele então: "Quem és tu Senhor?" Ele respondeu: "Eu sou Jesus a quem tu persegues. Levanta-te e vai à cidade e aí se te dirá o que te convém fazer". Os companheiros que o seguiam ouviam a voz sem nada ver, nem entender. Paulo sentiu-se cego pelo intenso clarão da luz, e foi conduzido pela mão dos companheiros. Entrou em Damasco, hospedando-se na casa de Judas, onde permaneceu três dias sem vista e sem comer, nem beber, orando e meditando sobre a revelação que Deus lhe fizera.
Ao terceiro dia, o Senhor mandou a certo judeu convertido, chamado Ananias, que fosse ter com Paulo e impor-lhe as mãos para recobrar a vista. O Senhor garantiu a Ananias, o qual tinha receio de encontrar-se com o grande perseguidor, que este, quando em oração, já o tinha visto aproximar-se dele. Portanto, Ananias obedeceu. Paulo confessou a sua fé em Jesus, recobrou a vista, e recebeu o batismo; e daqui em diante, com a energia que o caracterizava, e com grande espanto dos judeus, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Cristo, Filho do Deus vivo.
Paulo estava cego com o tradicionalismo, a religiosidade, as convicções que ele acreditava serem “verdadeiras” e as perseguições. Sua rotina o consumia a alma e tempo precioso. Mas quando ele passava pelo caminho de Damasco - lugar de apresentação que o levou à casa de Judas que foi o lugar de restauração, descobertas, conflitos internos, reconhecimento, transformação e paz – TUDO NOVO SE FEZ. Deus se apresenta a Paulo e lhe norteia o caminho que DEVE andar.

Reflita: Se você quer descanso, paz, refrigério, sabedoria para administrar o seu tempo, satisfação, alegria e ver com a óptica de Deus, então você precisa passar por esse caminho que te conduzirá à casa de Deus. E esse caminho é Jesus Cristo. Reconheça Jesus como o seu único e suficiente Salvador. E Deus determinará um novo tempo em sua vida.
Fabiana Moraes Pereira

FALA COMIGO, SENHOR!


Texto Bíblico: Jó 42: 5

Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem.”

Em uma manhã desta semana acordei e senti algo diferente, parecia ser uma necessidade e realmente era, mas não era uma necessidade material, senti a falta de ouvir a voz de Deus. Por tantas vezes isso acontece com a gente, nos envolvemos com as coisas desse mundo, com nossas próprias prioridades e esquecemos que o nosso espírito sente necessidade de Deus.
Foi então que o rei ao Senhor disse: Pai, não quero mais conhecê-lo só de ouvir falar pelas experiências dos outros, eu quero ouvir sua voz, eu preciso do Senhor. Preciso sentir sua presença.
Na mesma hora o Senhor me levou até o salmo 32 e senti a sua presença enquanto me dizia com voz suave e mansa o que eu precisava ouvir naquela manhã. Deus fala mesmo conosco e é tão bom saber que ele sempre está por perto e que é só eu buscar, me entregar completamente aos seus cuidados, confessar meus pecados, até os que nem percebo e os que não me lembro mais, então ele me olhará e me dirá como disse a Davi:
``Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, 
guiar-te-ei com os meus olhos`` (Salmos 32:8)
Foi maravilhoso!.. Quero sentir sempre o que senti naquela manhã.Pense: Não deixemos que as coisas desse mundo, nossos pecados, nossas preocupações nos impeça de conhecer e ouvir a voz do Senhor. Assim como a corsa suspira pelas águas, que nossa alma sinta desejo pela presença do Senhor.
Cristiane de B. Santos

ESPERAR EM DEUS


Texto Bíblico: Salmos 40:1-3

Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco. Numa manhã, ele descobriu que o cavalo não estava na cocheira.
Os amigos se reuniram e disseram ao velho:
- Mas que desgraça, seu cavalo foi roubado!
E o velho respondeu:
- Calma, não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está mais na cocheira. O resto é julgamento de vocês.
As pessoas riram do velho. 15 dias depois, de repente, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a floresta e não apenas isso; ele trouxera uma dúzia de cavalos consigo. Novamente, as pessoas reuniram e disseram:
- Velho, você tinha razão, não era mesmo uma desgraça, e sim uma benção!
E o velho disse:
- Vocês estão se precipitando do novo. Quem pode dizer se é uma benção ou não? Apenas digam que o cavalo está de volta...
O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos e fraturou as pernas.
As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar:
- E não é que você tinha razão, velho!! Foi uma desgraça seu único filho perder o uso das pernas!
E o velho disse:
- Mas, vocês são mesmo obcecados por julgamentos, hein?! Não se adiantem tanto! Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe ainda se isso é uma desgraça ou uma benção...
Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra. Todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o filho do velho.
Quem é obcecado por julgar cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos em formação, o que o levará a conclusões precipitadas. Nunca encerre uma questão de forma definitiva, pois quando um caminho termina outro começa, quando uma porta se fecha, outra se abre. Assim é o curso da vida.
(autor desconhecido)

Esta estória é um exemplo de quem sabe esperar.
Hoje, vivemos num mundo imediatista, onde ninguém quer esperar nada. Tudo tem que ser muito rápido. Basta olhar para as filas. Você já viu alguém que goste de filas de espera? E o trânsito...? Tá a cada dia mais congestionado e cheio de “apressadinhos” que quase passam por cima dos outros.
E quando temos que esperar por uma resposta? Como isso é difícil e nos faz ficar ansiosos, não é verdade?
Queremos respostas imediatas porque simplesmente não podemos esperar. Mas, será que não podemos mesmo esperar, ou, não sabemos esperar?
Precisamos aprender a esperar!!! Mas não simplesmente a esperar por esperar. Precisamos esperar em Deus, porque só Ele tem o controle de tudo em suas mãos.
Não importa qual é a área da nossa vida, Deus sabe do que precisamos e quer nos suprir em tudo. Porém, às vezes, nos antecipamos a Deus, em atitudes ou em julgamentos incorretos, e com isso perdemos o melhor dEle.
Quero dizer que, mesmo quando parecer que estamos perdendo algo, precisamos confiar e esperar em Deus, pois Ele sabe de todas as coisas e usa de estratégias que não entendemos, pois a nossa visão é limitada, e a dEle não, para nos suprir, proteger e nos abençoar.
O Senhor quer que sejamos pacientes e esperemos nEle pois, no tempo certo, aquilo que parecer ser desgraça Ele transformará em bênção na nossa vida.

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração;
espera, pois, no SENHOR. Salmos 27:14


Pense: Esperar tem sido difícil para você?

Reflita: Quando estiveres “apressado”, espere em Deus, seja paciente, pois ele inclinará para você, te ouvirá, firmará os seus passos e colocará um novo cântico no seu coração (Sl. 40:1-3). É exatamente isso que Ele fará!

João Filho

VIRTUDES: RESULTADO DA VIDA COM CRISTO


Texto Bíblico: Colossenses 3: 1-17

Jesus Cristo foi crucificado na cruz por conta da nossa iniquidade, para que tivéssemos vida Nele. Por isso Jesus exorta para que não pensemos nas coisas terrenas (v.1-4). Éramos mortos no pecado, mas temos a oportunidade de crer no Senhor Jesus como único e verdadeiro Salvador e assim nos reconciliarmos com o Pai Celeste e termos vida nova. Esta reconciliação leva a renúncia da natureza pecaminosa que é contrária à vontade de Deus para a vida de cada pessoa (v.5-11).
Tudo novo se fez com o sacrifício de Jesus, e aqueles que crêem, agora vivem como eleitos de Deus (v.12), já não vivem em desobediência. E para compor o Corpo de Cristo é necessário o cultivo de virtudes como misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade, tolerância, perdão, amor, paz e gratidão (v.12-15).
Toda a instrução para a nova vida está na Palavra de Deus que deve ser estudada e compartilhada com os demais (v.16). Se quisermos desfrutar da comunhão com Deus e usufruirmos de uma nova vida nos é necessário nascer de novo, não em carne, mas em espírito (Jo 3:3).

Reflita: Que valor você dá ao sacrifício de Jesus por você? Tem se revestido de virtudes ou se deixado dominar pelas obras da desobediência? Tem guardado os ensinos de Deus somente pra si ou cumprido com a ordem de ensiná-los?

Deus conhece o coração de todos e se agrada do coração arrependido e espírito quebrantado (Sl 51:17). Então, se reconhece o seu pecado não perca tempo! Se arrependa e humilhe perante o Senhor, não volte a cometer iniquidade, e será perdoado e liberto da escravidão do pecado.

Revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4:24)

Isabella Sarom

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DOIS TIPOS DE CORAÇÃO


Texto Bíblico: Atos 13.22

Achei Davi...homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”.
O profeta Samuel, em varias ocasiões, chamou a atenção de Saul por desobedecer a Deus. O rei Saul era cuidadoso em oferecer a Deus os sacrifícios por Ele ordenados, mas não cuidou do principal sacrifício – a obediência de um coração completamente dedicado a Deus (1 Samuel 15.22). Finalmente, depois de um ato sério de desobediência, Deus enviou Samuel a Saul para dizer: “Seu reino não subsistirá” e “O Senhor tem buscado para si mesmo um homem segundo o seu coração” (1 Samuel 13.14). O segredo de ser segundo o coração de Deus é cuidar do coração. Aqui temos evidenciado dois tipos de coração: o de Saul e o de Davi:
  • Em seu coração, Davi estava disposto a obedecer. Saul estava satisfeito com meros atos exteriores de sacrifício.
  • Davi serviu a Deus. Saul serviu a si mesmo e fez as coisas ao seu modo.
  • Davi estava preocupado em cumprir a vontade de Deus. Saul se importava apenas com sua própria vontade.
  • O coração de Davi estava centrado em Deus; o de Saul estava centrado nele mesmo.
  • Embora Davi não tivesse obedecido a Deus sempre, ele tinha o que era importante – um coração segundo Deus. Em marcante contraste, a devoção de Saul era impulsiva e esporádica.
  • Embora Davi fosse famoso por sua coragem física e por ser um guerreiro, ele era totalmente dependente de Deus, confiando nele e declarando repetidamente reconhecê-lo: “O Senhor é a fortaleza da minha vida” (Salmos 27.1). Saul, por outro lado, era orgulhoso: confiava em suas próprias habilidades, em sua própria sabedoria e julgamento, e em seu braço de carne e osso.
Deus deu a ambos os reis a oportunidade de conduzir a Israel, mas no fim, eles tomaram caminhos muito diferentes – Saul longe de Deus e Davi perto dele. O coração de Saul era indiferente à vontade de Deus; Davi, porém, foi obediente.

Para refletir: Se diligentemente cuidarmos de nosso coração e o guardarmos com Deus, então todos os assuntos, ações, entradas e saídas da vida serão tratados à maneira de Deus e esses caminhos nos conduzirão a uma vida de obediência.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A AJUDA QUE VEM DE DEUS


Texto Bíblico: Isaías 41: 13

Cada instante que se passa em nossa vida..nos deparamos com barreiras, dificuldades, perdas, sonhos não realizados e com isso nos desanimamos e começamos a dizer que Deus não está ao nosso lado. Oramos e ficamos esperando o agir de Deus, porém quando não vemos com os nossos olhos a mudança nas dificuldades, murmuramos, abaixamos mais e mais a cabeça e falamos – “Porque Deus? O senhor não me ouve, o que eu fiz de errado?”..isto é muito simples, o agir de Deus tem a hora certa o momento certo. Deus não te proporciona algo só porque você quer, todo o tempo Ele está olhando por você, chega um momento que Ele quer que você também olhe para ele e isso só acontece quando você começa a se distanciar do caminho Dele, da presença Dele, do amor Dele..com isso Deus te coloca em situações em que Ele sabe que você vai procurá-lo e quando isso acontece Ele fica muito feliz, pois você o reconhece com o centro de sua vida. As dificuldades e as barreiras do nosso dia a dia são normais de acontecer, pois o inimigo está ali de prontidão para te derrubar, te envergonhar perante Deus, mas você tem que ser forte e lutar para que Deus seja o centro de sua vida e sua ajuda venha Dele. O diabo busca nos derrubar para irmos ao caminho dele, para nos afundarmos cada vez mais, pois no caminho Dele as coisas são mais acessíveis, são mais vistosas, mais saborosas..mas o tombo também é grande..pois tudo é momentâneo. A ajuda de Deus vem por um caminho estreito e difícil que devemos percorrer, mas com valor, com amor, com paz, com alegria, com carinho e com vida eterna de bênçãos ao lado Senhor..Busque a Deus a todo instante, persevere na sua palavra..Ele está pronto a te ajudar..abra o seu coração para a ajuda do Senhor vir e mudar sua vida e no tempo de Deus a ajuda dele te abençoar.. “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro”. Sl 40.1.

Pense: Deus realiza impossíveis aos nossos olhos, Ele nos ajuda quando tudo para nós não parece mais ter solução, Ele está pronto para agir a nosso favor... Busque a Deus não tente agir por si mesmo.. A ajuda de homens não se compara com a ajuda soberana de Deus. Saia deste buraco escuro ao qual você acabou caindo se deixando levar pelo caminho tentador aos seus olhos.. saia desta ajuda passageira que você adquiriu com o diabo ao seu lado... A Ajuda de Deus sobre sua vida quando você se derrama na sua presença é constante..pois Deus não te deixa sozinho (a)..Deus está pronto a te ajudar!!

Tayene Senna

FUGINDO DE DEUS - REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DE JONAS


Texto Bíblico: Salmos 139: 7-12


Jonas pensou que poderia se esconder da face de Deus. Ele tinha uma missão especial, específica, particular. Deus incumbiu-o de pregar aos habitantes de Nínive para que estes se arrependessem das iniquidades que praticavam e conhecessem a sua grande misericórdia.

Mas Jonas fugiu. Numa sequência ascendente foi se distanciando da presença de Deus. “Desceu até Jope... (Jn. 1: 3); “...desceu até o porão do navio” (Jn. 1:5) e por fim “ao profundo abismo... “ (Jn. 2: 3; 2: 5).

Por que isto? Qual a razão desta queda vertiginosa na vida de Jonas? A resposta está no comportamento rebelde de Jonas desobedecendo a vontade de Deus. Assim procedendo, ele se esquiva, se opõe à vontade divina, foge da presença de Deus como fizeram Adão e Eva no Gênesis. Jonas cometeu o pecado da desobediência. Torna-se revel, insubmisso. Transforma-se então numa pessoa fria, apática, letárgica, indiferente à dor do mundo.

É vã a tentativa de esquivar-se de Deus. O salmista Davi já declarara a impossibilidade de tal empreendimento. É suficiente para provar este argumento, a leitura do Salmo 139: 7-14:
“Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol (ou profundo abismo) a minha cama, eis que ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar as extremidades do mar. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: De certo que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa”.

A semelhança do que ocorre nesta declaração de Davi e a história de Jonas é impressionante. O profeta atestou a veracidade do salmista enquanto encontrava-se no mais profundo abismo, num lugar inimaginável: no ventre do leviatã – um grande monstro marinho. A oração de Jonas no ventre do peixe demonstra a situação desesperadora em que ele se encontrava, mas, finalmente, a sua posição era de humilhação diante de Deus, quebrantamento e reconhecimento do seu pecado. E mais ainda, sua oração reconhece a onipresença de Deus. Jonas naquela triste situação assimilou a total impossibilidade de esconder-se de Deus e no seu arrependimento, confortou-se em saber que Deus é misericordioso e restaurador. Vejam o verso 7 do capítulo 2: “Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade”. Por fim, o livramento provoca em Jonas um sentimento de gratidão a Deus e uma consequente confiança, uma esperança mesmo que tênue - Deus poderia proporcionar também a restauração física que realmente se concretiza no versículo 10.

Pense: “Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas.” Pv. 5:21. Há alguma dúvida ainda sobre a onisciência e onipresença de Deus?

Reflita: Que possamos estar no centro da vontade de Deus. Oremos para que Ele nos conceda sabedoria e discernimento para reconhecermos a Sua vontade. Sl. 119:27: “Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas”

“Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos
os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos
que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará”. Sl. 145: 18-19

Marco Antônio R. da Cruz

FIDELIDADE DE DEUS


Texto Bíblico: João 3: 16


“Porque Deus amou o mundo
de tal maneira
que deu seu filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Você já deu para alguém o que você tem de mais precioso?

Podemos até pensar, prometer, mas lá no fundo não temos coragem, a natureza humana não nos permite fazê-lo.

Existia na Inglaterra certo Rei que era cruel e impiedoso, que tirava o pouco que os pobres tinham e empobrecia os fazendeiros com impostos elevados. Um dia o Rei precisou dos homens de seu país e sua extrema dedicação para vencer um inimigo na guerra. Prometeu algo muito valioso para eles: O perdão de suas dívidas e impostos mais justos. Assim todos os homens capazes de lutar se uniram em honra a seu país e ao rei e venceram a guerra, mas o rei não cumpriu o que prometeu não medindo as consequências que foram terríveis. Essa história nos revela que desde a antigamente até hoje não queremos nos desfazer de algo para o bem estar de outros.

Pensando nisso, percebemos o quanto somos diferentes de Deus que cumpre sempre o que diz. Por amor a humanidade, Ele fez uma promessa que custaria o seu bem mais precioso: Seu Filho. Não consigo nem imaginar o tamanho da dor no coração de Deus ao ver o sofrimento e humilhação de seu único Filho. Mas, em todo tempo, Deus é fiel e sua palavra não volta atrás. E graças a essa promessa podemos alcançar a salvação e sermos chamados filhos de Deus.

“Como filho de Deus devemos herdar suas virtudes
e a cada dia nos parecer mais com Ele.”

Cristiane de Brito



DONS


Texto Bíblico: I Timóteo 4: 11-16


(...)
“Minha esposa e eu estamos na casa dos 80 anos e começamos a perder a audição. Nossa perda auditiva levou-nos a algumas conversas engraçadas - e a outras não tão divertidas, especialmente quando estávamos em um grupo de pessoas. Por isso, decidimos avaliar nossa audição. Não ficamos surpresos ao descobrir que nós dois tínhamos perdido boa parte da nossa capacidade auditiva. Perguntamos o que aconteceria se prosseguíssemos do jeito que estávamos. O técnico explicou que a audição não é simplesmente uma questão da capacidade do ouvido em captar ondas sonoras. Ela envolve a mente e sua capacidade de interpretar sons diferentes.” (http://www.icplan.org)

Preste bastante atenção no depoimento lido, é de um senhor de mais ou menos 80 anos... É interessante notar que se ignorarmos a audição deficiente, a mente poderá se esquecer de como interpretar certos sons. Ao pensar nas palavras do técnico, pude fazer uma relação com o texto bíblico: “Não te faças negligente para com o dom que há em ti.” (I Tm. 4: 14a) Os dons do Espírito são como o dom da audição.

Deus concede a cada servo teu, dons para realizá-los aqui na Terra, como por exemplo, dons de apostolado, auxílio, cura, encorajamento, discipulado, evangelismo, dança, entre diversos outros. Mas infelizmente, muitas pessoas deixam o mundo sem ao menos saberem qual o dom que Deus as proporcionou. Isso é muito preocupante! E mais preocupante ainda são aqueles que negligenciam os dons dados por Deus, ou seja, não cumprem ou não realizam a vontade do Pai. Precisamos cumprir a palavra de Deus, precisamos agir, e deixar Deus agir em nossas vidas, para assim descobrirmos em qual ministério devemos trabalhar para a obra do Senhor.

Em Salmos 100:2 está escrito: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.” É o desejo dado por Deus que nos motiva a fazer diferença num determinado ministério, sempre com alegria em realizar a tarefa que nos foi confiada. Quando você tem amor por uma determinada área de ministério, você estará mais motivado e entusiasmado para servir. Servindo na área da tua paixão, você estará mais apto a enfrentar os contratempos que sempre ocorrem, pois lidamos com pessoas, logo, sempre nos surpreendemos em alguma coisa, tanto para nossa alegria como para, em algumas vezes, nossa tristeza. Mas se desempenharmos bem nosso trabalho tendo como alvo principal Jesus Cristo, nada irá nos afligir.

Deus nos fez semelhante, mas não iguais. Deus nos fez, TODOS, à Sua imagem e semelhança, mas cada um com sua própria personalidade e livre arbítrio. Deus nos fez com uma raça, mas nos diferencia de tal modo que não existem duas pessoas exatamente iguais. Deus não nos designou para sermos todos iguais, a unidade não é alcançada por ser parecido, e sim quando temos um único propósito, que é o de glorificar a Deus e edificar aos outros.

Pense: Você já permitiu Deus mostrar-lhe qual o dom (ou quais os dons) que Ele tem pra você? Se já tem conhecimento sobre seu dom, tem cumprido a ordem de Deus, ou tem fugido das obras do Senhor? Você tem influenciado para o bem pessoas ao seu redor, através dos seus dons? Tem negligenciado o dom que Deus lhe concedeu, ou tem cumprido as promessas de Deus para sua vida?

Reflita: Os dons, assim como a audição deficiente, se negligenciados, eles logo escapam à nossa consciência. Não nos atrevamos a negligenciar os dons do Espírito e os hábitos do coração que os mantêm vivos em nossa vida: a oração, o estudo da bíblia... Eles nos auxiliam a apreciar a maravilha do nosso caminhar diário na fé. Se entregue totalmente a Deus. Se você tem dúvidas sobre seus dons, lembre-se: Deus não é dúvida, Deus é certeza, é paz. Por isso, deixe Ele mostrar pra você qual ministério tem para sua caminhada cristã!

Sarah Mendes

ONDE ESTÁ A SUA PÁTRIA


Bíblico: Filipenses 3: 10-20


Normalmente falamos que a nossa Pátria é o nosso país. Por ela sofremos, lutamos, choramos, torcemos e até brigamos, tudo com o objetivo de sermos patriotas de verdade.

A Bíblia porém, nos adverte quanto a nossa pátria, de que ela não é este mundo, ou o país, ou a nacionalidade de quem quer que seja. A Nossa Pátria está nos Céus (Filip.3:20), por isso temos que buscar as coisas do alto, e considerar tudo como perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo (Filip. 3:7-8), a nossa Pátria não é só nossa, ela pertence ao Rei, Salvador, e Senhor Jesus Cristo.

É claro que isso não nos impede de amar o nossa nação, mas devemos sempre lembrar que não somos deste mundo e, que o nosso pai foi preparar um lugar especial para cada um de nós, nesse lindo país que será para a eternidade a nossa Pátria!!!!!!!! O hino 587 (Salmos e Hinos) nos fala exatamente dessa Pátria que tanto esperamos, ela é sem dúvida melhor que qualquer outra.
Pense: Vai ao findar o labor E você qual é a sua Pátria?
Faça hoje a sua escolha. Escolha, porém em qual país o viver é lucro!

Reflita: Hino 587

1-Pátria minha, por ti suspiro. Quando no teu bom descanso eu entrarei?
Os patriarcas, de Deus amigos,
com os profetas, fiéis antigos, já entraram na sua glória.
Onde veem em resplendor o grande Rei.

2-Pátria santa, os teus remidos pelo sangue já venceram o Dragão;

3-Lá o rio das águas vivas sai do trono do cordeiro e do Senhor.
Na luz do Íris tem a nascente; qual o cristal é resplandecente;
Pela margem daquele rio andam os remidos com o Salvador.

4-Não há pranto na minha Pátria. Com Jesus eternamente reinarão.



Tatiane dos Santos Rodrigues

domingo, 3 de outubro de 2010

UM CORAÇÃO FIRME NA PALAVRA DE DEUS


Texto Bíblico: Jeremias 17: 7-8.

“Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor,
cuja confiança nele está.
Ele será como uma árvore plantada junto às águas
 e que estende as suas raízes para o ribeiro.
Ela não temerá quando chegar o calor,
porque as suas folhas estão sempre verdes;
não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.”

Se queremos ser abençoados temos que nos empenhar em criar um sistema de raízes. Perto de Deus e enraizados nele.

Como buscar uma profunda vida em Cristo? Sendo como raízes:

1. As raízes não são vistas. Cuidar da vida íntima. Ter uma vida secreta com Deus e em Deus. Um exemplo disso é um iceberg. Sobre a superfície só aparece 1/7 dele. 6/7 estão escondidos, mas sustentam o maravilhoso 1/7 que aparece. Todo crente que dá bom testemunho de Cristo tem 6 vezes mais preparo em secreto. Pessoas se maravilharão com o que virem de Deus em nós. O talento se desenvolve na solidão – o talento da fé, da meditação, de ver o invisível; o caráter cresce na corrente da vida cotidiana;

2. Conforme nossas raízes se aprofundam no Senhor, Deus nos afasta dos apelos deste mundo. Aprofundando nossa relação com Ele. Somos nutridos, alimentados, asseguramos nossa saúde espiritual e crescimento. Nesse período acontece um tempo de troca. Troco meu cansaço por sua força, minha fraqueza por seu poder, minha escuridão por sua luz, meus problemas por suas soluções, meus fardos por sua liberdade, minhas frustrações por sua paz, minha agitação por sua calma, minhas esperanças por suas promessas, minhas aflições por seu bálsamo e conforto, minhas perguntas por suas respostas, meu embaraço por sua sabedoria, minha dúvida por sua garantia, meu nada por seu grandioso tudo, o temporal pelo eterno, e o impossível pelo possível!

3. Raízes são para armazenamento. Estaremos preparadas para ir de força em força (Salmos 84.7). ...reservas para os tempos tempestuosos. Não terá medo e dará seu fruto fielmente (Salmos 1.3).

4. Raízes servem de apoio, porque agora estão desenvolvidas, preparadas e fortes.

Para refletir: Vamos por em prática essa palavra de Jeremias criando um sistema de raízes. Em Cristo é possível.


PS. Reflexão baseada no livro “Uma mulher segundo o coração de Deus” de Elizabeth George.


Arlete Costa Ribeiro Barbosa