Pesquisar no blog

sábado, 9 de outubro de 2010

ESPERAR EM DEUS


Texto Bíblico: Salmos 40:1-3

Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco. Numa manhã, ele descobriu que o cavalo não estava na cocheira.
Os amigos se reuniram e disseram ao velho:
- Mas que desgraça, seu cavalo foi roubado!
E o velho respondeu:
- Calma, não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está mais na cocheira. O resto é julgamento de vocês.
As pessoas riram do velho. 15 dias depois, de repente, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a floresta e não apenas isso; ele trouxera uma dúzia de cavalos consigo. Novamente, as pessoas reuniram e disseram:
- Velho, você tinha razão, não era mesmo uma desgraça, e sim uma benção!
E o velho disse:
- Vocês estão se precipitando do novo. Quem pode dizer se é uma benção ou não? Apenas digam que o cavalo está de volta...
O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos e fraturou as pernas.
As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar:
- E não é que você tinha razão, velho!! Foi uma desgraça seu único filho perder o uso das pernas!
E o velho disse:
- Mas, vocês são mesmo obcecados por julgamentos, hein?! Não se adiantem tanto! Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe ainda se isso é uma desgraça ou uma benção...
Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra. Todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o filho do velho.
Quem é obcecado por julgar cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos em formação, o que o levará a conclusões precipitadas. Nunca encerre uma questão de forma definitiva, pois quando um caminho termina outro começa, quando uma porta se fecha, outra se abre. Assim é o curso da vida.
(autor desconhecido)

Esta estória é um exemplo de quem sabe esperar.
Hoje, vivemos num mundo imediatista, onde ninguém quer esperar nada. Tudo tem que ser muito rápido. Basta olhar para as filas. Você já viu alguém que goste de filas de espera? E o trânsito...? Tá a cada dia mais congestionado e cheio de “apressadinhos” que quase passam por cima dos outros.
E quando temos que esperar por uma resposta? Como isso é difícil e nos faz ficar ansiosos, não é verdade?
Queremos respostas imediatas porque simplesmente não podemos esperar. Mas, será que não podemos mesmo esperar, ou, não sabemos esperar?
Precisamos aprender a esperar!!! Mas não simplesmente a esperar por esperar. Precisamos esperar em Deus, porque só Ele tem o controle de tudo em suas mãos.
Não importa qual é a área da nossa vida, Deus sabe do que precisamos e quer nos suprir em tudo. Porém, às vezes, nos antecipamos a Deus, em atitudes ou em julgamentos incorretos, e com isso perdemos o melhor dEle.
Quero dizer que, mesmo quando parecer que estamos perdendo algo, precisamos confiar e esperar em Deus, pois Ele sabe de todas as coisas e usa de estratégias que não entendemos, pois a nossa visão é limitada, e a dEle não, para nos suprir, proteger e nos abençoar.
O Senhor quer que sejamos pacientes e esperemos nEle pois, no tempo certo, aquilo que parecer ser desgraça Ele transformará em bênção na nossa vida.

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração;
espera, pois, no SENHOR. Salmos 27:14


Pense: Esperar tem sido difícil para você?

Reflita: Quando estiveres “apressado”, espere em Deus, seja paciente, pois ele inclinará para você, te ouvirá, firmará os seus passos e colocará um novo cântico no seu coração (Sl. 40:1-3). É exatamente isso que Ele fará!

João Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário