Pesquisar no blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VENCENDO O INIMIGO


Texto Bíblico: João 10:10

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; 
Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”.

Satanás é terrivelmente maldoso, mentiroso e cruel, e tenta, a todo custo, afastar-nos da presença de Deus.

Ele luta incessantemente, todos os dias, sem parar. Ele é incansável. E foi assim até mesmo com Jesus.

O diabo tentou, de todas as formas, impedir que a vontade do Pai se concretizasse na vida do Filho. Jesus só conseguiu vencer o diabo quando, em obediência a Deus, morreu na cruz e, ao terceiro dia, ressuscitou, vencendo assim, a morte.

O diabo veio para roubar a nossa paz, matar nossas esperanças e, por fim, nos destruir.

Como poderemos vencê-lo? É isso possível? Certamente!

Quando nos submetemos à vontade de Deus, o diabo é vencido. Satanás não teme nossas palavras, ele só teme a nossa submissão.

Podemos vencê-lo todos os dias, apenas obedecendo a Deus.

Jesus veio para nos dar vida, e vida em abundância, ou seja, vida completa.

Como podemos desfrutar dessa vida abundante?

Basta entregar o controle da nossa vida nas mãos de Deus; deixar que ele nos dirija. Precisamos, mesmo quando a vontade dele “não bater" com a nossa, confiar que ela é o melhor para nós.

"Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: "Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir." Isaías 48:17

Deus tem o melhor para nós!

“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” Salmos 37:5

Pense: Você está vivendo uma vida completa, ou o diabo tem conseguido atingir o objetivo de destruir a sua vida?

Não abra mão daquilo que Deus preparou para você.

João Filho

VASO PRECIOSO


Texto Bíblico: 2 Timóteo 2:2

“Se alguém se purificar dessas coisas, 
será vaso para honra, santificado, 
útil para o Senhor e preparado para toda boa obra”.

Na minha adolescência fiz alguns anos de aula de artes. E uma vez por semana aprendia a manusear argila para olaria, vulgarmente chamada de barro que tem como uma das principais características sua plasticidade enquanto úmida e sua extrema dureza depois de cozida a mais de 800°C. No primeiro dia de aula o professor entregou a cada um dos alunos uma porção de argila envolvida em um plástico para conservar a sua umidade e as ferramentas necessárias para moldá-la e fazer os acabamentos. Mas, a mais importante instrução que ele nos deu foi a seguinte: “Vocês devem amassar bem a argila para eliminar todas as bolhas de ar existentes em seu interior e retirar todas as impurezas (gravetos, folhas secas, etc)”.

Entendi claramente isso depois que fiz o meu primeiro vaso. Depois de seco, o professor o colocou no forno para a queima. Estava ansiosa para vê-lo pronto, mas tive que esperar até a próxima aula que seria na semana seguinte. Chegou o dia da aula. Que decepção! O meu vaso tinha várias rachaduras. Perguntei tristemente ao professor o que havia acontecido, e ele explicou que a argila não foi amassada o suficiente, restando ainda bolhas de ar. Elas poderão fazer com que a peça exploda dentro do forno, durante a queima, como também podem provocar rachaduras em peças que estejam secando. E as impurezas causarão deformidades nas peças.

A partir daquele dia, a minha prioridade era amassar bem a argila para um perfeito resultado.

E da mesma maneira como trabalhei com a argila, Deus trabalha com seus filhos. Ele é o oleiro perfeito, justo e misericordioso. Ele formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente (Gênesis 2:7). Observe que no livro de Gênesis, capítulo 1, em toda criação Ele ordenou: HAJA! E HOUVE. No caso do homem disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Isso indica que o homem foi criado natural e moralmente semelhante a Deus, mas ao pecar, perdeu a semelhança moral. Entretanto, a semelhança natural de intelecto, emoções e vontade, ele ainda retém (Gênesis 9:6 e Tiago 3:9). Imagine, Deus com todo amor e zelo pegando uma porção de barro e com SUAS PRÓPRIAS MÃOS amassando e formando o homem... Ele poderia muito bem ter ordenado a criação do homem, mas, resolve moldá-lo. O homem é a obra prima de Deus. Depois da sua formação, o homem (sentido amplo: homem e mulher) belo e sem impurezas, mantinha um relacionamento direto com Deus. Mas, um dia, ambos não resistem a tentação da serpente e desobedecem a Deus. Por isso, Deus expulsa o homem do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado (Gênesis 3: 23). Nesse momento houve uma ruptura na relação entre Deus e o homem. O homem foi corrompido pelo pecado. Estava impuro com bolhas de ar no seu interior. Mas, por amor Deus entrega a vida do seu único filho, Jesus Cristo, aquele que não tinha pecado (impurezas) para assumir os pecados dos homens para salvá-los “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (2 Coríntios 5: 21). Quando Deus fez isso, tudo novo se fez. O homem teve um novo nascimento em Cristo Jesus “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5: 17). Deus tomou o homem em Suas mãos e o refez. Como é possível reciclar a argila sem que perca suas características originais (é só quebrá-la em pequenos pedaços, colocá-la num recipiente, cobrindo-a com água. Após alguns dias, a massa resultante, já completamente amolecida, pode ser reaproveitada. No entanto precisa ser bem amassada para ficar novamente pronta para o uso) Deus restaura o homem. Deus quebrou em pedacinhos o coração pecaminoso e endurecido do homem, colocou diante do Seu altar, cobriu com água que jorra do Seu trono “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22: 1) e amassou tirando todas as bolhas de ar e impurezas (pecado).

Aquele que reconhece e aceita Deus em sua vida é vaso de honra, santificado, útil para o SENHOR e preparado para toda boa obra. Vaso sem rachaduras. Vaso que não explode em momentos de dificuldades e pressão. Vaso sem impurezas e bolhas de ar. Que resiste as tentações.

Reflita: Entregue a sua vida nas mãos do Oleiro: DEUS. Aceite ser quebrado, encharcado e amassado por Ele para se tornar um vaso precioso. Esse processo será doloroso, mas recompensador. Ele sabe, perfeitamente, o que faz. E tem um plano especial para você.

Mas quem é você, ó homem, 
para questionar a Deus? 
"Acaso aquilo que é formado 
pode dizer ao que o formou:
 ‘Por que me fizeste assim?’" (Romanos 9:20).

Amém! Deus seja louvado!

Fabiana Moraes Pereira

QUE SEJAS MEU UNIVERSO...


Texto Bíblico: Salmos 86: 8-13

“A minha alma anseia pelo Senhor 
mais do que os guardas pelo romper da manha. Sl. 130:5

Reflita na letra desta música do cantor PG - Meu Universo: “Que sejas meu universo, não quero dar-te só um pouco do meu tempo, não quero dar-te um dia apenas da semana, que sejas meu universo, não quero dar-te as palavras como gotas, quero que saia um dilúvio de bênçãos da minha boca, que sejas meu universo, que sejas tudo o que sinto e o que penso, que de manhã seja o primeiro pensamento, e a luz em minha janela, que sejas meu universo, que enchas cada um dos meus pensamentos, que a tua presença e o teu poder sejam alimento, Jesus este é o meu desejo, que sejas meu universo, não quero dar-te só uma parte dos meus anos, Te quero dono do meu tempo e dos meus planos, que sejas meu universo, não quero a minha vontade, quero agradar-te, e cada sonho que há em mim quero entregar-te”. Para ouvir, clique aqui... Que sejas meu Universo!!!

Esta letra toca profundamente o meu coração, pois esta deveria ser a nossa atitude, de entrega total ao Senhor. Que o tempo que disponho para comunhão com Deus não seja aquele que “sobrar” do meu dia, mas que a minha vida esteja entregue totalmente a Deus, de tal maneira que a cada momento eu possa, espontaneamente, louvar e testemunhar da sua glória. Que os meus pensamentos, as minhas atitudes, as minhas palavras sejam o reflexo da vontade de Deus; que a cada passo possamos pedir a Deus graça para andarmos segundo o seu querer. Que desde o momento que acordamos Deus preencha os nossos pensamentos, para que o nosso dia persista no foco de louvor ao Pai. Que Deus seja o nosso universo, o centro da nossa vida, o dono do nosso futuro e sonhos, que a Ele possamos entregar a nossa vida, porque tudo o que tenho, tudo o que sou e o que vier a ser vem da glória e amor de Deus.


“Bem-aventurado o homem 
cuja força está em Ti, 
em cujo coração 
estão os caminhos aplanados”. 
Salmo 84:5


Hélia Mendes de Oliveira

SE...


Texto Bíblico: 2 Crônicas 7:14

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, 
se humilhar, e orar, e me buscar, 
e se converter dos seus maus caminhos, 
então, eu ouvirei dos céus, 
perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Não existe nada tão belo ou comparável às maravilhas do nosso Deus! Este versículo do livro de Crônicas é lindo! É reconfortante! É uma promessa do nosso Senhor. É uma promessa maravilhosa! Além de ser um versículo bastante claro.

Ao nosso Deus pertence toda honra, glória e poder! Além de todos estes atributos, o nosso Deus possui vários nomes que expressam seus atributos. E em alguns textos da bíblia como nas cartas de João, existem versículos que dizem que, além disso tudo, Deus é amor. Prova disso foi o seu sacrifício por nós, algo jamais visto em toda história da humanidade.

Mas a grandeza do nosso Deus não se resume a isso, e nem eu e nem ninguém podemos expressá-la através das mais belas palavras, poemas, poesias e até canções. A maravilhosa palavra do nosso Senhor pode nos dar o “gostinho” suficiente de conhecer e nos relacionar com nosso Deus, mesmo com a nossa paupérrima e desprovida capacidade intelectual, que sem Ele como fonte de sustento e inspiração não vale nada.

A palavra de Deus diz que Ele também é justiça e faz justiça, pois Ele não suporta o pecado e a maldade (Romanos 11:22). É interessante ver como nestes casos de assassinatos, estupros, abuso de menores, a população fica revoltada. Se muitos que não conhecem o verdadeiro Deus e o verdadeiro amor, se revoltam, imaginem o nosso Deus que é amor e é justiça?

Deus não suporta o pecado! E muito menos uma sociedade corrompida. A palavra do Senhor é clara quanto a isso. De Deus não se zomba!

Neste versículo, são citadas várias vezes a palavra “se” como uma conjunção condicional. A conjunção condicional “se” demonstra claramente que se o povo de Deus fizer tais coisas, ele será recompensado. Isso é uma promessa irmãos, e nós devemos nos apossar dela.

Nossa parte como filhos de Deus irmãos, é muito importante!

Por mais que seja difícil, ou duvidoso que possa parecer, Deus honra suas promessas, e “se” nós o chamarmos pelo seu nome, nos humilharmos, orarmos, o buscarmos e convertermos dos nossos maus caminhos, ele cumprirá a promessa feita a nós! Ele nos ouvirá dos céus, perdoará os nossos pecados e sarará a nossa Terra! Glórias a Ele por isso!

Não cansemos de orar ao nosso Deus por nós e pela nossa nação!

Que nem nós e nossa nação não nos corrompamos com o pecado do mundo!

Sara nossa nação meu Senhor!

Sara nossa Terra meu Deus!

Que este seja o nosso clamor e a nossa oração!

Reflita: Nosso papel como igreja de Cristo, é definitivo e impactante na nossa nação e no nosso mundo. Não negocie os princípios da palavra de Deus! Não negocie a sua alma com Satanás! Judas negociou a sua alma com Satanás por 30 moedas de prata. Alguns negociam princípios inegociáveis deixados por nosso Deus, com a melhora de vida, de status, ou até mesmo por causa algo fútil. Então, não se venda!

Henrique Gabriel

SER EVANGÉLICO


Texto Bíblico: I Coríntios 11:28

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, 
e, assim, coma do pão, e beba do cálice”.

Como determinar a nossa identidade não tem sido fácil. Primeiro, por causa das crises do nosso próprio ego e, segundo, devido à vasta ramificação que existe dentro da nossa própria religião. Nos deparamos com tantas divisões no âmbito evangélico que nos desorientamos dentro no nosso próprio lugar. Afinal, o que é ser evangélico de verdade?

A edição 15-ano III da Revista Cristianismo Hoje diz que determinar a identidade do evangélico brasileiro é difícil tanto para estudiosos quanto para líderes do segmento.

No dicionário Michaelis, encontramos a definição da palavra evangélico como sendo: do Evangelho ou a ele relativo; conforme aos princípios do Evangelho; pertence ou relativo ao protestantismo; caritativo, carinhoso, meigo.

Partindo dos princípios do Evangelho, Deus nos desafia a conhecermos a nós mesmos. Pois “eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos os que dormem. Porque, se não julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados.” I Coríntios 11:29-30

Entendo que o dizer “ser evangélico” não determinará a identidade de ninguém. Temos que verdadeiramente nos conhecer e nos examinar para podermos nos posicionar firmemente com consciência do que Deus nos orienta na sua Palavra.

“Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” João 8:32

Pedro Humberto

UM CORAÇÃO SUBMISSO À VONTADE DE DEUS


Texto Bíblico: Provérbios 16:9

Como é bom ouvirmos conselhos de alguém que amamos, o nosso coração consegue facilmente compreender e aceitar as razões, sejam elas quais forem. Pensando nisso pude perceber o quanto Deus usa as coisas para, muitas vezes, testar a nossa convicção de Fé.

Quando temos a nossa vida diante do altar, o Senhor por várias vezes e, por algumas razões, nos dá o que pedimos e que pensamos ser no momento o que de fato estamos precisando ou querendo. Porém quando conseguimos o que almejamos o nosso coração ainda assim fica entristecido e em conflito. É aí então que percebemos que o nosso desejo foi concedido por Deus, mas não era a vontade d’ELE.

A palavra de Deus diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável; diz também que traz paz ao coração do homem! Portanto podemos até ganhar de Deus aquilo que queremos, mas muitas vezes entramos em conflitos com o nosso coração, pois quando não temos paz em determinadas situações podemos perceber que a vontade de Deus não está naquilo que pensamos, afinal quando é de Deus, o nosso coração se enche de paz: a paz que excede todo entendimento e nos torna então convictos da real vontade do Senhor.

Em (1 Sm 15:22) diz que: “O obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender, melhor do que gordura de carneiros”. Quão bom é ouvir quando Deus, em seu incomparável amor, fala aos nossos corações! Como é bom quando nos esvaziamos de nós mesmos, da nossa vontade própria para somente ouvir, obedecer e dar honra e exaltação absoluta a vontade de Deus.

Reflita: Quantas vezes você tem tentado obedecer com o “eu”? Como temos reconhecido a vontade de Deus para as nossas vidas? E o mais importante, como anda o nosso coração para recebermos a convicção da vontade de Deus?

Que o Senhor nos ajude a cada dia a nos dispormos a fazer a vontade dELE em nós. Que o nosso “achômetro” nunca seja empecilho e motivo de quebrarmos a cabeça querendo fazer sempre o que achamos ser melhor ou vontade de Deus. Que Deus nos ensine a ouvir e definirmos verdadeiramente o Seu querer.

Tatiane dos Santos Rodrigues

NÃO MENTIRÁS


Texto Bíblico: Provérbios 12:22

“Não mintam uns aos outros, 
visto que vocês já se despiram 
do velho homem com suas práticas”. 
(Colossenses 3:9)


De acordo com o dicionário (Silveira Bueno) mentir é faltar com a verdade, dizer falsidades, iludir.

Mentimos quando decidimos dizer falsas coisas sobre nós mesmos ou sobre outras pessoas, sobre circunstâncias e acontecimentos. Qualquer coisa fora da verdade é pura mentira. Na maioria das vezes mentimos para parecermos melhores aos olhos dos outros, ganhar a aprovação, etc. Mas, com apenas uma palavra que não seja verdade, pode-se acabar com um relacionamento, uma amizade, com uma família e pode-se causar um problema. Por isso temos que pedir sabedoria a Deus, pois um abismo chama outro abismo, assim a mentira precipita outra mentira.

“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois somos membros de um mesmo corpo”. (Efésios 4:25)

Em Efésios diz que não devemos mentir, e sim, tratar as pessoas igualmente, pois, somos do mesmo corpo.

Pense: Não minta, pois, em vez de ser alguém que contou uma mentira, você se torna alguém que sempre está mentindo, ou seja, um mentiroso!

Reflita: “Se vocês permanecerem firmes na minha Palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:31-32)

Jéssica G. Brito Santos, 13 anos

INVEJA


Texto Bíblico: Gênesis 4:1-8

“Caim e Abel eram filhos mais velhos de Adão e Eva, nascidos depois que Deus expulsou o casal do Paraíso. Caim lavrava a terra e Abel pastoreava ovelhas. Um dia Deus pediu a cada um que oferecessem um sacrifício; Caim por sua vez pensou no que menos o necessitaria e ofertou um pouco de frutas e cereais, e Abel escolheu sacrificar uma das suas ovelhas. Deus aceitou a oferenda de Abel, pois tinha sido de bom grado e de coração. Caim, porém, com muita inveja de seu irmão, o matou”.

O que quero trazer com esta história? Simples, o fato é que sentimos inveja de nosso próximo, sentimos raiva, discordamos e discutimos por motivos banais que poderiam ser conversados e refletidos. Mas não, é mais fácil brigar e tentar ser melhor do que a outra pessoa. Tudo isso não acontece somente em um lugar, pelo contrário, estamos sujeitos a isso em qualquer lugar como, por exemplo: casa, trabalho, escola, faculdade, igreja, no meio familiar e no meio de amigos. Não adianta você falar para você mesmo: vou sair daqui, aqui o povo é cada um querendo ser melhor que o outro; principalmente em igreja. As pessoas acham que igreja é um lugar que não existe este tipo de coisa, mas estão enganadas, pois é o lugar que mais se encontra inveja e superioridade, porque o diabo está furioso com quem está buscando a Deus, ele quer você fora da igreja, daí você se desanima, se entristece por causa de pessoas que são usadas por ele, muda de igreja pensando que em outra não existe nada disso, pelo contrário, existe sim, mas você só toma conhecimento a partir do momento em que você se torna parte daquela igreja, você se deixa levar por opiniões, situações e pessoas que nem tem conhecimento e acham que estão certas. Eu falei sobre igreja por ser um lugar onde as pessoas banalizam este tipo de situação, pois é lugar sagrado, mas entendam que o diabo está em qualquer lugar, então mude o ambiente, leve para o seu dia-a-dia, a todo lugar aonde vai e não se iluda por uma pessoa ou lugar que tenham a aparência linda, acolhedora. Lugares e pessoas assim só são atrativos momentaneamente, pois depois de um tempo você enxerga o que verdadeiramente são e o que podem te proporcionar. Digo por experiência própria que de todos os lugares ao qual eu passo no meu dia-a-dia, o melhor deles é a igreja, por me sentir acolhida, restaura, amada por Deus. Este mundo é cheio de aflições, problemas, depressões, mas sei que Deus está ao meu lado a cada instante me guiando para o melhor.

Tudo é um pouco complicado, a vida não é fácil, não quero te distanciar das pessoas, dos lugares, principalmente da igreja, só quero que te faças um alerta e entenda que não há lugar e nem pessoas perfeitas, pois a perfeição só está no céu. Mas existem lugares e pessoas que buscam a perfeição onde quer que estejam e por isso deixam a inveja, a soberba, a ganância e a superioridade, porque isso não os trará felicidade alguma e, se você permanece neste meio de desejo próprio, com o tempo você verá quantas pessoas você afastou de você, quantos lugares você desfez por vontade própria, quanta tristeza e amargura trouxe para sua vida, pois tudo que você conquista aqui na terra ficará aqui e disso você não levará nada com você, mas tudo que você faz e deseja às pessoas, você leva com você, pois Deus tudo vê. Busque ser uma pessoa mais amável, mais justa, que serve a Deus de coração sem querer nada em troca, pois Deus está do seu lado sempre. Ele te proporciona o que é necessário e muito mais do que precisamos quando estamos em Sua presença. Tire todo mal de sua vida, não torne o diabo feliz, ao te ver cair e ceder às tentações e desejos banais.

Pense: Tudo que você tem desejado e buscado te trará algum benefício duradouro?

Reflita: “Em todos os lugares que passei, todas as coisas que desejei..nada me trouxe a plena felicidade. Porém, quando dobrei meus joelhos e busquei estar na presença de Deus, percebi quanto amor Deus tem por mim e quão grandes maravilhas ele faz a todo instante me proporcionando assim a felicidade que tanto busquei”. As coisas da vida não são fáceis, mas se tornam mais acessíveis quando entregamos tudo no prover de Deus!

Tayene de Sena

INSTRUMENTO ÚTIL


Texto Bíblico: 2 Timóteo 2

“Se alguém se purificar dessas coisas, 
será vaso para honra, santificado, 
útil para o Senhor e 
preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 2: 21

Na oficina de um grande ferreiro há três tipos de ferramentas.
Há ferramentas na pilha de sucata: ultrapassadas, quebradas, cegas, enferrujadas...
Há ferramentas na bigorna: derretidas, moldadas à quente, moldáveis, mutáveis...
Há ferramentas úteis: afiadas, aparelhadas, definidas, móveis. Elas estão dispostas na bancada do ferreiro, disponíveis para o uso do seu senhor, satisfazendo o seu chamado...
Todos nós estamos em algum lugar na oficina do Ferreiro. Podemos estar na pilha de sucata, na bigorna, nas mãos do Mestre ou na bancada (alguns já estiveram em todos esses lugares...).
Da prateleira para a bancada, da água para o fogo.
Tenho certeza de que você se verá em algum lugar.
A pilha de ferramentas quebradas, a bigorna para remodelação, a mão do Mestre --- é uma viagem ao mesmo tempo alegre e dolorosa.
Você que está fazendo a viagem --- e que deixa a pilha e entra no fogo e tem coragem de ser colocado na bigorna de Deus e que obstinadamente procura descobrir o seu próprio objetivo --- tenha coragem, pois você espera o privilégio de ser “um instrumento escolhido por Deus”. (Extraído da obra On The Anvil, de Max Lucado)

Ah! Queridos, não é fácil passar pela bigorna do Mestre! Porém ninguém quer ficar na pilha das sucatas que não servem mais. Todos queremos estar nas mãos do Ferreiro, ou na prateleira esperando para sermos usados. Mas, para tanto, precisamos ser moldados, amolecidos no fogo, prensados pela bigorna. Só assim, estaremos afiados e disponíveis para o uso, preparados para toda boa obra.

2 Timóteo é uma carta muito especial de Paulo, até onde sabemos foi a última, enquanto escrevia a Timóteo ele estava preso e aguardando a sentença de morte. Ao ler 2 Timóteo 2 preste bastante atenção no que Paulo diz, ele deixa alguns conselhos os quais quero ressaltar (versículos 14 a 26):

- Não brigue por causa de palavras; fique longe das discussões;
- Faça o possível para conseguir a aprovação de Deus;
- Conheça bem a Palavra da Verdade (Bíblia)
- Evite falatórios contrários aos ensinamentos cristãos;
- Fuja das paixões da mocidade;
- Procure viver uma vida correta com fé, amor e paz;
- Se junte com os que de coração puro pedem ajuda do Senhor;
- Trate todos com educação, seja bom, delicado e paciente.

Aparentemente são coisas simples, mas que são muito difíceis de cumprir e que baseiam a vida cristã. Se quiser sair da pilha de sucatas, dê uma boa lida nessa lista e peça a Deus que o ajude a praticar o que ela diz. No início vai doer muito --- posso falar por experiência própria --- principalmente porque você estará tentando acertar a todo custo, mas mesmo assim cairá, e acabará por fazer algo contrário ao que pretendia, o qual lhe trará humilhação e, será nesse momento que Deus estará moldando você, cuide para que você seja sincero e assuma seus erros, sofra as consequências e continue firme nos seus objetivos; quando menos você esperar estará lá nas mãos do Mestre sendo instrumento de honra para o seu Deus.

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus,
para que Ele os exalte no tempo devido.” I Pedro 5:6

Juliana Ribeiro Barbosa

HUMILDADE


Texto Bíblico: Filipenses 2:8

“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, 
sendo obediente até à morte, e morte de cruz”.

Os elementos da Comunhão nos lembram de sacrifício, de sujeição, de humilhação. O suco extraído da uva, lembrando o sangue de Cristo que deveria ser derramado. Para extrair-se o suco, é necessário esmagar a uva. O pão, simbolizando o corpo de Cristo que seria pendurado na cruz, advém do trigo, que é moído e transformado em pão que alimenta, revigora, que sustenta a vida. Jesus se entrega completamente em sacrifício:

“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

Humildade. Jesus lavando os pés dos discípulos; dando o exemplo:

“Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”.

Em outro ensinamento dirigido aos seus discípulos Cristo condenando a vaidade e a hipocrisia dos fariseus que prezavam sobremaneira os primeiros lugares nas ceias; as primeiras cadeiras nas sinagogas; os elogios em praça pública e os títulos de doutores, destacou a importância da humildade:

“Porém o maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

A confirmação desta verdade, encontramos no livro de Filipenses, onde o apóstolo Paulo destaca a humilhação de Cristo.

Humilhou-se a si mesmo;
Tomou a forma de servo;
Fez-se semelhante aos homens;
Morreu de forma vergonhosa numa cruz.
Vejam, porém a consequência maravilhosa da humildade e obediência de Cristo:

“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus é o Senhor, para glória de Deus Pai”.

A humildade resulta em glorificação. Lembro-me de um poema da poetisa goiana, Cora Coralina, no qual ela enaltece um outro grão: o grão de milho, que embora não sendo tão importante como o trigo, ainda assim é importante, é frutífero e mostra disposição de servir, de se deixar moer para servir a muitos. A poetisa na sua grande sabedoria escreve então a “Oração do Milho”:

Senhor, nada valho.
Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres,
Meu grão, perdido por acaso,
Nasce e cresce na terra descuidada.
Ponho folhas e haste, e se me ajudardes, Senhor,
mesmo planta de acaso, solitária, 
dou espigas e devolvo em muitos grãos o grão perdido inicial, 
salvo por milagre, que a terra fecundou...”


Reflita: O sentimento de humildade presente em Cristo Jesus deve transparecer em nossas vidas, nas nossas ações para que possamos ser úteis e frutíferos, abandonando a vaidade e o egoísmo.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; 
cada um considere os outros superiores a si mesmo. 
Não atente cada um para o que é propriamente seu, 
mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2: 3-4).

Marco Antônio Ribeiro da Cruz

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DEUS REINA


Texto Bíblico: Daniel 6

“Estou editando um decreto para que em todos os domínios do império
os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel.
 Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre;
o Seu reino não será destruído,o Seu domínio jamais acabará.
Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra.
Ele livrou Daniel do poder dos leões”. (Daniel 6: 26 e 27)

Daniel estava vivendo num país que não era o seu. Sabia que sua terra, Jerusalém, estava em cinzas, o templo em ruínas. Os que ficaram em Jerusalém, já não conseguiam cantar, mas Daniel conseguiu. Foi para o cativeiro ainda adolescente e lá cantou. Em algum ponto de seus primeiros anos, ele acabou acreditando que Deus era soberano, que nada acontecia sem a sua permissão, que nada acontecia fora do seu plano.

Daniel passou por circunstâncias bem complicadas, mas sabia que Deus tinha o controle nas mãos. Deus o livrou nas horas difíceis e o fez prosperar num ambiente hostil e cheio de ardis (armações).

Estive visitando uma Igreja Cristã Evangélica nesse último final de semana. A cidade é bastante diferente de todas as que já visitei, e já estive em cidades de outro continente. A princípio fiquei um pouco angustiada, pois haviam umas casas aqui e outras ali na beira da estrada e a cidade não chegava. Foi quando percebi que já era a cidade. A rodovia de mão dupla era a rua principal da cidade. De um lado, morro e, de outro, ladeira. Entre as árvores... casas. Uma igreja grande, animada, que louva e estuda a palavra de Deus; um povo simpático e amoroso. Os pastores e suas esposas, bem jovens, cada casal com 2 filhos pequenos, nos receberam muito bem e com alegria. Formaram-se no SETECEB e foram para lá. DEUS REINA ALI. Estão sendo abençoados e frutíferos. É uma igreja que tem sustentado missionários em Portugal e na França e agora em Moçambique. Tem enviado casais para o SETECEB: Guilherme e Tainan e Jonathan e Ana Paula.

Em qualquer lugar, em qualquer circunstância, Deus tem o controle e ELE REINA. Cabe a nós fazer a sua vontade.

DEUS SEMPRE VAI TER UM DANIEL QUE AINDA SAIBA COMO CANTAR!

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

DÁDIVA DE DEUS


Texto Bíblico: Salmos 127

"Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. 
Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.
Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. 
O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama.
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.
Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! 
Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal."


O texto diz que não adianta você trabalhar sem que o Senhor edifique sua casa, pois de nada valerá o seu esforço. Deus tem que ser colocado em 1º plano; sem Ele não somos nada. Você sem Deus não chegará a lugar algum. Você batalha, muitas vezes, até madrugada para dar o sustento à família. Sofre, repousa pouco, mas sem Deus de nada valerá, pois é Ele quem nos concede o sono.

Quando temos Deus e colocamos Ele em tudo que fazemos, Ele com seu imenso amor nos enche de glórias. Os filhos são a maior herança que Deus nos dá, e por muitas vezes, não cuidamos deles direito.

Deixamos que a sociedade os devorem através das drogas e vícios que eles procuram para satisfazerem a falta que nós, pais, representamos à eles, porque falhamos como pais. O mundo facilita tanta coisa, que para eles, essas coisas parecem melhor do que ter que esperar o pai chegar neles para uma boa conversa, fazer um passeio ou uma diversão qualquer, que dê a eles alguns minutos juntos, mas esse dia nunca chega.

Nós trabalhamos tanto e nos esquecemos de tirar algumas horas para estarmos com nossos filhos. Pais, temos que ficar atentos às nossas atitudes com nossos filhos, pois para eles, o mundo oferece atrativos envolventes. E nós, perdemos as bênçãos que nos são dadas por Deus, lançando os filhos na sociedade sem estrutura espiritual e familiar alguma, pois estamos sempre ocupados demais para eles e a forma que encontram para dizer “eu existo” é justamente o caminho que não queremos para eles.

Feliz o homem que está com sua casa abençoada com filhos, pois ele será lembrado através de sua descendência.

Pense: Quão grande é a casa abençoada por Deus, quantas famílias estão se corrompendo por falta de amor e esperança em Deus. E quantas deixam os filhos se perderem nesse mundo.

Reflita: Você tem feito a sua parte como um pai cristão?

Sheila O. Dujardin Badauy

COMPLEMENTO DA BELEZA


Texto Bíblico: Colossenses 3:12

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus,
 Santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, 
de bondade, de humildade, 
de mansidão, de longanimidade”.

No tempo em que vivemos as pessoas valorizam muito a beleza, fazem de tudo para se manterem em forma e conservar um rosto jovem; não que cuidar de nossa aparência seja errado, mas a Palavra de Deus nos adverte que a beleza exterior ao lado da conduta imprudente não tem valor algum e, na verdade, transforma a beleza em feiura. (Veja Pv.4)

A bíblia tem muito a dizer sobre a beleza interior como sobre a beleza exterior. Muitos personagens bíblicos foram notados por sua aparência encantadora. Geralmente o rosto é o espelho do coração e essas pessoas refletiam em seus rostos a bondade, humildade e mansidão que tinham em seu espírito. Vemos o exemplo de Rute, a moabita, que era uma mulher mansa, cuja perseverança e dedicação realçava sua beleza, seu caráter forte e modos afáveis foram recompensados com um marido devotado e com uma descendência importante. (Rt 4:13)

A aparência do cristão deve ser um complemento de seu espírito interior. A verdadeira beleza vem de dentro e é manifestada por motivos puros e generosos.

Reflita: “Quando o coração do Cristão está firmado em Paz e em alegria (Gl 5:22-23) sua aparência exterior irradia vitalidade, entusiasmo, amor e uma profunda sensação de bem estar, algo que maquiagem, perfumes, roupas caras ou ginástica na academia não podem proporcionar”.

Cristiane de Brito Santos

BUSCANDO A SABEDORIA


Texto Bíblico: Eclesiastes 7:12

“Porque há abrigo na sabedoria, como há abrigo no dinheiro; 
a vantagem de conhecer a sabedoria
é que ela guarda a vida de quem a possui”.

Muitos confundem sabedoria com inteligência, mas são duas coisas completamente diferentes. A inteligência envolve capacidade intelectual basicamente, já a sabedoria é dom do Espírito, não necessita de nenhuma formação intelectual ou qualquer grau de estudo.

Um trecho do versículo 29 diz: Deus criou o homem honesto, mas ele procura muitas astúcias.

Essa é a natureza do homem, quer facilitar as coisas, encontrar um meio mais rápido ou mais fácil, esquecendo às vezes da até da honestidade.

Já o sábio é paciente, íntegro, se alegra com as bênçãos do próximo, fortalece nos momentos de tristeza, não se deixa corromper, reconhece os próprios erros e aprende com eles.

A sabedoria torna o sábio mais poderoso 
que uma cidade guardada por dez valentes. (Ec. 7:19)

Pense: O sábio busca agir como Jesus agiria em seu lugar.

Antônio Henrique

BÍBLIA


Texto bíblico: Salmos 119:105

“A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, 
é luz que ilumina o meu caminho”.

Nada pode mudar sua vida como Deus e sua Palavra. Para ser forte em Deus, conhecer a Palavra é um dever. Por quê? Porque ler e estudar a Palavra ajuda você a descobrir o que Deus pensa. Se você quer entrar na mente e no coração de Deus e descobrir o que ele realmente pensa, a Bíblia é exatamente o que você precisa. A Palavra Sagrada revelará o coração de Deus para você e lhe dará clareza sobre o que Deus pensa sobre você e o mundo.

Quanto mais você ler a Palavra, tanto mais Deus começará a ensinar o seu coração. Ele começará a ensinar você sobre:

Como viver neste mundo

Como ter visão

Como realizar seus sonhos

Como ser a pessoa que Deus quer que você seja

E muito mais! A Palavra de Deus ensina você a viver!

Quero encorajá-lo a fazer mais do que simplesmente deixar seus olhos correrem por sobre as páginas. Você deve meditar na Palavra de Deus. Isso significa que você não deve pegar a bíblia para ler por uns minutos na hora de dormir e ler qualquer passagem em que você abrir. Você deve dedicar um tempo para Deus e sua Palavra diariamente. Você marca um horário com Deus e não falta. Você lê um versículo, e pensa sobre ele, e reflete bem sobre o que ele diz, e o memoriza, e o aplica à sua vida. Você arquiva o que aprendeu em seu cérebro e guarda isto em seu coração

Quando você medita nas escrituras, a sua mente começa a ser “levada” pela verdade. Toda a lavagem cerebral que veio do mundo começa a ser descartada e a sua mente fica limpa. Você começa a crescer em força, em verdade, em amor e em poder. Você começa a ficar livre.

Pense: Você quer conhecer Deus melhor do que nunca?

Raíla Vieira de Andrade

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA


Texto Bíblico: 1 Tessalonicenses 4: 1-8

Nesta carta de Paulo aos tessalonicenses ele reafirma a importância dos ensinos de Deus e a necessidade de obedecê-los para se ter uma vida abundante. Assim nós também que recebemos essas instruções, e que não são poucas, da Palavra de Deus, não podemos nos esquecer delas, pois são contribuintes para o nosso progresso como cristãos (v.1 e 2). Por mais legítimos e corretos que sejam os nossos desejos e sonhos eles não serão suficientes, mesmo que concretizados com perfeição diante do que esperávamos, para tornar nossa vida completa e abundante. Isso acontece porque o Senhor já preparou todo um projeto de vida para cada um de nós, e para alcançarmos essa vida plena temos que andar segundo o que Ele preparou pra cada um, e não conforme as nossas próprias vontades.

”Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. (Efésios 2:10)

E a vontade de Deus é que andemos em santidade, buscando nos aperfeiçoar nEle, tratando nosso corpo como motivo de honra e glória para Ele e não segundo o mundo (v.3). O corpo daquele que ama os ensinos de Deus e pertence a Ele é templo do Espírito Santo, não é para ser usado de qualquer maneira, mas conforme o que é bom segundo a vontade de Deus. (1 Co 6:17-20)

“Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimentais qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. (Romanos 12:2)

No entanto, o Senhor Deus não deixa de ouvir o pedido dos que o buscam “Por isso vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e o que bate abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se lhe pedir um peixe, lhe dará em lugar uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dávidas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem?” (Lc 11:9-13). O que Ele ensina é que devemos seguir suas orientações, por meio do Espírito Santo, para que saibamos quais as melhores decisões a tomar na nossa vida terrena e prosseguir no Único Caminho que nos concederá vida eterna ao lado Dele, por meio da aceitação de Jesus Cristo como único e verdadeiro Senhor e Salvador de nossas vidas. (João 14:6)

Pense: Em que você tem se baseado para ter uma vida que vale a pena ser vivida? Você tem buscado orientação do Espírito Santo, através da leitura da Bíblia e oração, para as decisões corretas em sua vida? Ou tem cumprido apenas com suas próprias vontades?

“O que atenta para o ensino acha o bem, o que confia no Senhor, esse é feliz”.(Pv 16:20)


Isabella Sarom