Pesquisar no blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VASO PRECIOSO


Texto Bíblico: 2 Timóteo 2:2

“Se alguém se purificar dessas coisas, 
será vaso para honra, santificado, 
útil para o Senhor e preparado para toda boa obra”.

Na minha adolescência fiz alguns anos de aula de artes. E uma vez por semana aprendia a manusear argila para olaria, vulgarmente chamada de barro que tem como uma das principais características sua plasticidade enquanto úmida e sua extrema dureza depois de cozida a mais de 800°C. No primeiro dia de aula o professor entregou a cada um dos alunos uma porção de argila envolvida em um plástico para conservar a sua umidade e as ferramentas necessárias para moldá-la e fazer os acabamentos. Mas, a mais importante instrução que ele nos deu foi a seguinte: “Vocês devem amassar bem a argila para eliminar todas as bolhas de ar existentes em seu interior e retirar todas as impurezas (gravetos, folhas secas, etc)”.

Entendi claramente isso depois que fiz o meu primeiro vaso. Depois de seco, o professor o colocou no forno para a queima. Estava ansiosa para vê-lo pronto, mas tive que esperar até a próxima aula que seria na semana seguinte. Chegou o dia da aula. Que decepção! O meu vaso tinha várias rachaduras. Perguntei tristemente ao professor o que havia acontecido, e ele explicou que a argila não foi amassada o suficiente, restando ainda bolhas de ar. Elas poderão fazer com que a peça exploda dentro do forno, durante a queima, como também podem provocar rachaduras em peças que estejam secando. E as impurezas causarão deformidades nas peças.

A partir daquele dia, a minha prioridade era amassar bem a argila para um perfeito resultado.

E da mesma maneira como trabalhei com a argila, Deus trabalha com seus filhos. Ele é o oleiro perfeito, justo e misericordioso. Ele formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente (Gênesis 2:7). Observe que no livro de Gênesis, capítulo 1, em toda criação Ele ordenou: HAJA! E HOUVE. No caso do homem disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Isso indica que o homem foi criado natural e moralmente semelhante a Deus, mas ao pecar, perdeu a semelhança moral. Entretanto, a semelhança natural de intelecto, emoções e vontade, ele ainda retém (Gênesis 9:6 e Tiago 3:9). Imagine, Deus com todo amor e zelo pegando uma porção de barro e com SUAS PRÓPRIAS MÃOS amassando e formando o homem... Ele poderia muito bem ter ordenado a criação do homem, mas, resolve moldá-lo. O homem é a obra prima de Deus. Depois da sua formação, o homem (sentido amplo: homem e mulher) belo e sem impurezas, mantinha um relacionamento direto com Deus. Mas, um dia, ambos não resistem a tentação da serpente e desobedecem a Deus. Por isso, Deus expulsa o homem do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado (Gênesis 3: 23). Nesse momento houve uma ruptura na relação entre Deus e o homem. O homem foi corrompido pelo pecado. Estava impuro com bolhas de ar no seu interior. Mas, por amor Deus entrega a vida do seu único filho, Jesus Cristo, aquele que não tinha pecado (impurezas) para assumir os pecados dos homens para salvá-los “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (2 Coríntios 5: 21). Quando Deus fez isso, tudo novo se fez. O homem teve um novo nascimento em Cristo Jesus “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5: 17). Deus tomou o homem em Suas mãos e o refez. Como é possível reciclar a argila sem que perca suas características originais (é só quebrá-la em pequenos pedaços, colocá-la num recipiente, cobrindo-a com água. Após alguns dias, a massa resultante, já completamente amolecida, pode ser reaproveitada. No entanto precisa ser bem amassada para ficar novamente pronta para o uso) Deus restaura o homem. Deus quebrou em pedacinhos o coração pecaminoso e endurecido do homem, colocou diante do Seu altar, cobriu com água que jorra do Seu trono “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22: 1) e amassou tirando todas as bolhas de ar e impurezas (pecado).

Aquele que reconhece e aceita Deus em sua vida é vaso de honra, santificado, útil para o SENHOR e preparado para toda boa obra. Vaso sem rachaduras. Vaso que não explode em momentos de dificuldades e pressão. Vaso sem impurezas e bolhas de ar. Que resiste as tentações.

Reflita: Entregue a sua vida nas mãos do Oleiro: DEUS. Aceite ser quebrado, encharcado e amassado por Ele para se tornar um vaso precioso. Esse processo será doloroso, mas recompensador. Ele sabe, perfeitamente, o que faz. E tem um plano especial para você.

Mas quem é você, ó homem, 
para questionar a Deus? 
"Acaso aquilo que é formado 
pode dizer ao que o formou:
 ‘Por que me fizeste assim?’" (Romanos 9:20).

Amém! Deus seja louvado!

Fabiana Moraes Pereira

Um comentário:

  1. Paz do Senhor Jesus!
    Linda análise e esplanação, só peço que corrija o texto principal 2 Timoteo 2:21.

    Att.,
    Érica Pires - Ibirá/ SP.

    ResponderExcluir