Pesquisar no blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

INSTRUMENTO ÚTIL


Texto Bíblico: 2 Timóteo 2

“Se alguém se purificar dessas coisas, 
será vaso para honra, santificado, 
útil para o Senhor e 
preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 2: 21

Na oficina de um grande ferreiro há três tipos de ferramentas.
Há ferramentas na pilha de sucata: ultrapassadas, quebradas, cegas, enferrujadas...
Há ferramentas na bigorna: derretidas, moldadas à quente, moldáveis, mutáveis...
Há ferramentas úteis: afiadas, aparelhadas, definidas, móveis. Elas estão dispostas na bancada do ferreiro, disponíveis para o uso do seu senhor, satisfazendo o seu chamado...
Todos nós estamos em algum lugar na oficina do Ferreiro. Podemos estar na pilha de sucata, na bigorna, nas mãos do Mestre ou na bancada (alguns já estiveram em todos esses lugares...).
Da prateleira para a bancada, da água para o fogo.
Tenho certeza de que você se verá em algum lugar.
A pilha de ferramentas quebradas, a bigorna para remodelação, a mão do Mestre --- é uma viagem ao mesmo tempo alegre e dolorosa.
Você que está fazendo a viagem --- e que deixa a pilha e entra no fogo e tem coragem de ser colocado na bigorna de Deus e que obstinadamente procura descobrir o seu próprio objetivo --- tenha coragem, pois você espera o privilégio de ser “um instrumento escolhido por Deus”. (Extraído da obra On The Anvil, de Max Lucado)

Ah! Queridos, não é fácil passar pela bigorna do Mestre! Porém ninguém quer ficar na pilha das sucatas que não servem mais. Todos queremos estar nas mãos do Ferreiro, ou na prateleira esperando para sermos usados. Mas, para tanto, precisamos ser moldados, amolecidos no fogo, prensados pela bigorna. Só assim, estaremos afiados e disponíveis para o uso, preparados para toda boa obra.

2 Timóteo é uma carta muito especial de Paulo, até onde sabemos foi a última, enquanto escrevia a Timóteo ele estava preso e aguardando a sentença de morte. Ao ler 2 Timóteo 2 preste bastante atenção no que Paulo diz, ele deixa alguns conselhos os quais quero ressaltar (versículos 14 a 26):

- Não brigue por causa de palavras; fique longe das discussões;
- Faça o possível para conseguir a aprovação de Deus;
- Conheça bem a Palavra da Verdade (Bíblia)
- Evite falatórios contrários aos ensinamentos cristãos;
- Fuja das paixões da mocidade;
- Procure viver uma vida correta com fé, amor e paz;
- Se junte com os que de coração puro pedem ajuda do Senhor;
- Trate todos com educação, seja bom, delicado e paciente.

Aparentemente são coisas simples, mas que são muito difíceis de cumprir e que baseiam a vida cristã. Se quiser sair da pilha de sucatas, dê uma boa lida nessa lista e peça a Deus que o ajude a praticar o que ela diz. No início vai doer muito --- posso falar por experiência própria --- principalmente porque você estará tentando acertar a todo custo, mas mesmo assim cairá, e acabará por fazer algo contrário ao que pretendia, o qual lhe trará humilhação e, será nesse momento que Deus estará moldando você, cuide para que você seja sincero e assuma seus erros, sofra as consequências e continue firme nos seus objetivos; quando menos você esperar estará lá nas mãos do Mestre sendo instrumento de honra para o seu Deus.

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus,
para que Ele os exalte no tempo devido.” I Pedro 5:6

Juliana Ribeiro Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário