Pesquisar no blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

DO ALTO PARA BAIXO

Texto Bíblico: Mateus 20:16

"Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos (porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos)."

Reflitam!

Às vezes nos julgamos espirituais demais...

A verdade é que às vezes não; quase sempre...

Nos julgamos superiores...

Nos julgamos mais importantes...

Simplesmente pelo nosso cargo...

Por nossa função...

Ou até pelo o que temos, ganhamos ou conquistamos...

Tudo em busca de uma satisfação do nosso ego...

De uma exaltação do nosso eu...

Chegamos até a desrespeitar autoridades de Deus...

Nossos pais...

E até nossos irmãos...

Passamos por cima de planos de pessoas...

Machucamos quem está a nossa volta...

Deixando feridas profundas, difíceis de cicatrizar...

Fazemos tudo isso...

Na maioria das vezes...

Com peito estufado...

Nariz empinado...

Coração endurecido...

Incontestáveis...

Cheios de toda razão...

Ainda que grandes coisas aconteçam...

Ainda que o vermelho se abra na nossa frente...

Nos provando e nos diminuindo...

Ou até mesmo coisas pequenas...

Como uma simples e cordial exortação...

Nos corrigindo e nos edificando...

Mesmo errados, sempre temos a razão...

Sempre somos donos da razão...

Queremos estar por cima...

No ditado popular: nunca descemos do salto...

Alguns saltos até são bem maiores do que outros...

O interessante é que quanto maior é o salto, maior e mais feio é o tombo.

Pense: Jesus lavou os pés dos discípulos, montou um jumento, comeu com pecadores, se misturou com toda e qualquer tipo de raça e pessoa. Até Judas ele suportou. Se esvaziou de todo poder e autoridade que tinha em suas mãos. Era Deus, e se tornou um simples homem, muito simples por sinal. E o pior de tudo (humanamente falando, pois foi o nosso maior presente) morreu por todos eles e por todos nós. E nós? Como temos vivido e convivido com nossa família, amigos e irmãos?

"Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." 1 Co 10:12

Henrique Gabriel

Oficina G3 - Pirou.

CAIR E LEVANTAR


Texto bíblico: João 16:33

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Quem se levanta após uma queda progride mais do que alguém que nunca sofreu uma queda.

Quem decaiu e foi capaz de reerguer é mais notável do que alguém que chegou aonde se encontra sem sofrer nenhuma queda. O valor da pessoa não está em “nunca sofrer uma queda”, mas em conseguir se reerguer após a queda, aprender com a experiência e se aprimorar mais. Na verdade, sofrer eventuais quedas faz parte do progresso. Nós aprendemos com o tombo; é assim com o ser humano. Ele precisa, na maioria das vezes, de altos e baixos para aprender. Observe a criança quando falamos com ela para não fazer algo, pois poderá se machucar e, ela não nos dá ouvidos, continua repetindo até que se dá mal, então ela não faz mais aquilo. Ela precisou sofrer as consequências para mudar de atitude. Assim somos nós. Sabemos o que é certo e o que é errado, mas mesmo assim fazemos o errado, até que um dia aprendemos com a queda. O Senhor é misericordioso, justo e bom. Ele nos deu a liberdade de escolha, o livre arbítrio, para que possamos seguir o que o nosso coração falar, mas devemos também saber se é nosso coração ou nosso eu que está falando mais alto. Deus estará sempre ao nosso lado, seja qual for nossas escolhas, Ele estará ali para nos amparar, porque Ele nos ama. Não deixe que o mal tome conta do seu coração, tenha um coração aberto para Deus e deixe-o agir em sua vida, pois mesmo que você caia, Ele lhe dará a mão e te sustentará.

Pense: Deus tem um propósito para sua vida, você vai aceitar que Ele estenda a mão para que você se levante da queda, ou vai querer cair e ficar no chão a mercê do maligno?

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

A FELICIDADE TERRENA E SEUS OBSTÁCULOS


Texto Bíblico: Eclesiastes 3:1-8

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu...”

Salomão fala sobre o desígnio soberano de Deus e conclui que todos os acontecimentos da vida são divinamente ordenados. E diz que, assim que alcançar a felicidade, o homem deve alegrar-se nos benefícios dela e fazer o uso correto desta felicidade, porque a felicidade humana é limitada e todos os acontecimentos têm o seu tempo sob o controle de Deus. Contudo, mesmo que tudo esteja sob o controle de Deus, a concretização de Seus propósitos inclui o esforço humano. Portanto, devemos fazer a nossa parte (sonhar, planejar, estudar, trabalhar, etc).

Porém, muitas vezes ficamos decepcionados ou deprimidos quando as coisas não acontecem em nosso caminho ou quando as nossas orações não são respondidas. Mas, anime-se! Deus faz tudo apropriado ao seu tempo. As nossas orações serão respondidas quando Deus terminar de realizar cada detalhe do Seu plano às nossas vidas. Tenha certeza que Deus ouve as nossas orações, e agora, Ele está trabalhando em todos os detalhes minuciosos. E na hora marcada, você vai ouvi-Lo dizer: “Todas as coisas já estão prontos”.
 
Kellen Fraga Lima

terça-feira, 14 de junho de 2011

SUA CRUZ

Texto Bíblico: Mateus 6:34

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.


“A fé cristã é realista. Não esconde as vicissitudes (mudanças ou alternativas) da existência, nem mascara as mazelas (feridas) que, admitindo ou não, enfrentamos momento após momento! Alguns há que, é verdade, preferem uma fé que lhes rouba o contato com a realidade. Há uma palavra cunhada para expressar esta realidade: alienação (afastar ou distanciar). Negar a realidade, contudo, não a altera. Pode até ser que a negação repetida leve a um estado de condicionamento mental capaz de tornar o verdadeiro em falso e o falso em verdadeiro, mas mesmo assim o que se nega não deixa de existir.” (Ézio Martins de Lima – A cruz nossa de cada dia – com adaptações).

Não devemos mentir para nós mesmos negando a nossa realidade, mas sim enfrentá-la com o auxílio de Deus. Nós devemos saber que por nossas próprias forças não conseguiremos vencer nossa cruz, e que negá-la será uma atitude de covardia.

O que nos dá esperança para perseverar são as promessas de Deus feitas a nós, isso somente nos dá forças para carregarmos nossa cruz todos os dias, nos contentando (acalmando) que é inevitável isso, mas que nos dias seguintes de nossas vidas seremos abençoados e recompensados pelo modo que tivermos carregado nossa cruz.


Reflita: Busque viver em paz, sabendo que tudo o que acontece com você, faz parte dos planos de Deus, e que devemos ter consciência de que todos nós temos nossa cruz, e a carregaremos a vida inteira até a volta de Jesus Cristo.
José Honorato Neto, 16 anos

PROTEÇÃO E ALÍVIO


Texto Bíblico: Salmos 55:22; Salmos 90; Salmos 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Sl 91:1

O Salmo 91 discorre sobre a segurança. Não se trata da enganosa proteção que o mundo oferece. O presente século não pode garantir paz, segurança e muito menos alívio para nenhum mortal. O alívio e proteção tratados na Bíblia procedem da providência do Deus infinitamente misericordioso que se compadece das fraquezas humanas. Isto é real. A misericórdia divina renova-se constantemente, ela é infinita. Deus se apresenta como nossa proteção, sustento e alívio verdadeiros.

Este Salmo não é um amuleto. Por várias vezes pude ver Bíblias abertas neste texto em estabelecimentos comerciais, residências, prédios públicos, etc., como se a simples exposição do texto fosse capaz de afastar qualquer infortúnio. Isto é simples superstição. Muitos nem entendem o porquê de uma Bíblia sempre aberta num mesmo texto, empoeirada, esquecida sobre uma mesa ou um bonito pedestal.

Precisamos sim, encontrar o Deus Altíssimo descrito no salmo. O texto retrata uma verdadeira experiência com o Senhor. Trata-se do conforto que o salmista finalmente encontrou e declara para todos os seus leitores: “Ele é o meu Deus o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”. Sim, é experiência vivida; são momentos de angústia que tornaram-se em alívio quando o salmista descansou à sombra do Onipotente.

Noutro salmo, o de número 90, encontramos uma constatação de Moisés que diz: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração”. Moisés e o povo judeu puderam reconhecer a providência de Deus no dia a dia durante a peregrinação no deserto. Em momento algum faltou o sustento físico, advindo do maná diário, o alívio contra o sol inclemente e o calor proporcionado durante as noites frias. Deus não se afastou em nenhum momento e saciou não somente a fome física do povo, mas também a espiritual: “Sacia-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias” (v. 14).

Realmente, a proteção de Deus proporciona alívio. Quantos nos dias atuais anseiam por proteção? Quantos vivem ansiosos e sobrecarregados com os dilemas da vida moderna? Temos uma vasta relação de problemas pontuais: desemprego, recessão, desesperança. Todas estas armadilhas da modernidade somatizadas, causam problemas espirituais como a incredulidade, o egoísmo, o humanismo que ignora a ação de Deus. Incertezas povoam o coração do homem. Triste sina da humanidade que despreza o Criador e deposita sua esperança no próprio homem-criatura. Mais triste ainda é confiar somente na própria capacidade, num culto à própria personalidade. O profeta Jeremias registra a declaração do Senhor: “Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” Jr. 17: 5. Aqui, registra-se a maldição, mas no versículo 7 do mesmo capítulo, temos a redenção: “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.”

No Salmo 55, Davi embora temendo os seus inimigos, descansa no Senhor, persevera em oração e lança sobre Ele toda a carga de preocupação. Leiam os versículos 16 e 17 e a recomendação declarada no versículo 22 do mesmo Salmo.

O evangelista Mateus registra o próprio convite de Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (11: 28-30).

Na primeira carta do apóstolo Pedro, temos também a recomendação: “Lançando sobre Ele (Deus) a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” O verbo indica uma ação constante, diuturna, repetitiva. Alívio e proteção juntos no ato de depositarmos todas as nossas preocupações diante do Senhor.

Aí está a nossa esperança. “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação”. Nele concentra-se o nosso alento, verdadeiro descanso narrado no lindo Salmo 23:

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

Amém.

Marco Antônio

O AUXÍLIO QUE VÊM DE DEUS


Texto Bíblico: Salmos 25

“Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.” Salmos 25:5

O texto de Salmos 25 descreve a oração de Davi durante uma situação de angústia e aflição clamando pela ajuda do Senhor. Assim como Davi, durante a nossa vida enfrentamos adversidades e não há como sair delas como um vencedor se não for pelo agir do Senhor Deus. Primeiramente, para vencermos sobre estas situações devemos confiar em Deus porque Ele está no controle de tudo e nos diz através de Sua Palavra que:

- os que nEle esperam não serão envergonhados (v.3)

- as bondades e misericórdias dEle são eternas (v.6)

- ele é Bom e reto (v.8)

Por confiar em Deus devemos desejar e pedir que Ele nos mostre e nos ensine a andar em seus caminhos. Desta forma, por ser Bom e reto, Deus nos aponta o caminho. Devemos ser humildes para reconhecer que o que Deus instrui é muito melhor do que imaginamos ser bom para nós mesmos. Com humildade somos conduzidos à justiça e ao caminho de Deus. No entanto, todos somos pecadores e às vezes não nos submetemos à vontade de Deus por completo, isso nos leva a agir impulsivamente e a sofrer consequência do erro. Mas, a misericórdia do Senhor dura para sempre (Salmos 136) e nos leva a reconhecer as transgressões cometidas. Deus é fiel e justo, vê o coração arrependido e perdoa (I João 1:9). Ele não tem prazer em castigar os seus filhos (Pv 3:11,12), Ele nos perdoa e purifica de toda a injustiça e alivia a angústia e aflição do nosso coração.

Deus é Soberano, concede auxílio nos momentos de solidão e angústia para aqueles que nEle se refugiam e se arrependem com humildade e sinceridade. À medida que o deixamos agir em nossa vida e o tememos, Ele nos conduz no caminho em que devemos seguir e nos concede a vitória (v.12).

Pense: Se você se sente aflito, angustiado por alguma condição que tem vivido confie verdadeiramente em Deus e se deixe moldar pelos ensinos dEle e assim você será vitorioso(a) em Cristo Jesus. Amém!

“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio. Confiai nEle, ó povo, em todo tempo; derramai perante Ele o vosso coração;Deus é o nosso refúgio.” Salmos 62:7,8

Isabella Sarom

NÃO ME CALAREI

Texto Bíblico: Atos 18:9-10

“Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade”.

Em atos 18:9-10 Jesus diz a Paulo para não ter medo de pregar o evangelho, pois o Senhor estava com ele. No Brasil temos liberdade de expressar a fé - crença em Deus. Porém, em muitos países não há essa liberdade, e mesmo assim alguns homens e mulheres arriscam suas vidas e sua liberdade por amor ao Evangelho e a Jesus.

Nós temos que ter a mesma coragem que nossos irmãos, arriscando nossas vidas e nossa liberdade por amor a Cristo. Pois, estamos vivos tão somente para adorar e servir a Deus, e anunciar a sua Palavra. Sabemos que somos de Cristo porque fomos salvos e escolhidos por Ele. Temos que anunciar a salvação, não vamos parar nossos pés, não vamos calar nossas vozes, continuaremos a proclamar, não nos calaremos.

Romanos 10:15: “E como é que a mensagem será anunciada se não forem enviados mensageiros?”

“Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias”.

Jéssica Gabriella, 13 anos

segunda-feira, 13 de junho de 2011

HUMILDADE


Texto Bíblico: Mateus 11:29

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma”.

Humildade é um assunto que nos faz refletir imensamente; pois é uma virtude que o Senhor Jesus nos deixou e que nos ajuda a viver melhor em nosso dia a dia. O nosso EU sempre quer falar mais alto, quando nos vemos em situações complicadas, como por exemplo, quando alguém nos chama a atenção por algo de errado que cometemos, queremos logo dar o troco com uma resposta pronta. Mas a palavra de Deus, em Filipenses 2:8, diz que o Senhor Jesus a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Isso nos mostra que precisamos aprender a tomar o caminho correto e, mesmo que seja difícil, colocar em prática quando estivermos em tais circunstâncias.

Devemos receber a repreensão e refletir por alguns segundos e se preciso “horas”, antes de tomarmos qualquer posição, do contrário estaremos desobedecendo o que a palavra de Deus nos ensina.

Reflita: É fácil ter humildade pra ficar em silêncio quando somos humilhados? Não. Mas com a ajuda de Deus conseguiremos.

“O irmão, porém, de condição humilde gloria-se na sua dignidade.” (Tiago 1:9)

Marielle Bragança,13 anos

CRISTO ALIVIA AS PESADAS CARGAS!


Texto Bíblico: Mateus 11:27-30

“Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar suas pesadas cargas e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28

O cansaço espiritual é algo que muitas vezes não se sabe que é ele que está afligindo aos filhos de Deus, parece ser qualquer outra coisa menos cansaço.

E o único que alivia esse cansaço e preenche esse vazio é Cristo, apenas Ele tem misericórdia suficiente para tomar seus pesados fardos e carregá-los para ti.

“Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontraram descanso.”

Dá-se a entender nesse versículo é que Jesus nos ensina que o caminho da bondade e humildade é a forma mais pura de aliviar aquele cansaço citado anteriormente. Esses caminhos só podem ser aprendidos com Ele. Devemos segui-Lo para que os nossos pesados fardos do mundo sejam trocados pelos leves fardos de Cristo.

“Os deveres que exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.”

Mas vale lembrar que esta carga só é leve porque Cristo nos ajuda a levá-la e sem Ele a carga continua sendo pesada. Jesus nos mostra, várias vezes, que Ele sempre toma nosso fardo. O mais pesado deles, Cristo já nos livrou, é a morte. Ao morrer na cruz, Jesus nos livrou de morrer por nossos pecados, fez isso para que ao invés de perdermos nossas vidas no mundo dos mortos possamos ter chance de sermos salvos e termos a vida eterna ao lado do Pai.

Reflita: E você? Vai ficar aí sofrendo com o fardo pesado ou vai aceitar a ajuda de Cristo para levar um fardo bem mais leve?

Victoria Leal, 13 anos