Pesquisar no blog

sábado, 5 de março de 2011

QUAL A FINALIDADE DE SERMOS ABENÇOADOS FINANCEIRAMENTE?

Texto Bíblico: Provérbios 11:24

"Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza."

Para sermos generosos com o próximo (abençoar a vida das pessoas que necessitam de ajuda financeira). "Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus." (2 Coríntios 9:11). Porém, em tudo que Deus nos dê, devemos dizimar e ofertar. Dízimo é uma obrigação e cumprimento da Lei "Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las." (Malaquias 3:10). E oferta deve ser além do dízimo (é o que está no coração) "Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome, e entrem nos seus átrios trazendo ofertas." (Salmos 96:8).

Orientações para termos uma vida plena financeiramente:

A Palavra de Deus nos adverte a não gastar as nossas forças buscando e cobiçando riquezas, pois as riquezas são enganadoras e fugazes. Colocamos nelas nossa confiança e, de repente, elas desaparecem. "Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu." (Provérbios 23:4-5). Nos orienta a buscar a sabedoria, pois somente ela produzirá riquezas, mas de um insensato nada de bom se pode esperar. "A riqueza dos sábios é a sua coroa, mas a insensatez dos tolos produz apenas insensatez." (Provérbios 14:24). Nos alerta para que a nossa fortaleza seja somente o SENHOR, pois a torre forte do sábio é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro. "A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada, eles a imaginam como um muro que é impossível escalar." (Provérbios 18:11). Nos diz que os que encobrem as suas transgressões, jamais prosperarão. "O rico pode até se julgar sábio, mas o pobre que tem discernimento o conhece a fundo. Quando os justos triunfam, há prosperidade geral, mas, quando os ímpios sobem ao poder, os homens tratam de esconder-se. Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." (Provérbios 28:11-13).

Reflita: Que sejamos como Jesus Cristo, que sendo rico, se fez pobre por amor de nós. Olhemos para o próximo com compaixão e benevolência, e Deus nos abençoará.

Cristiane de B. Santos

sexta-feira, 4 de março de 2011

PAZ


Texto Bíblico: Romanos 12:18

“Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.”

Todos precisam de paz. A bíblia diz que Jesus é o Príncipe da paz.

Nas orações é importante pedirmos por paz. Precisamos de ajuda, para enfrentar as lutas que acontecem todos os dias.

A verdadeira paz que excede todo entendimento está em Jesus Cristo.

Salomão, antes de assumir o governo de Israel, fez um pedido a Deus, para o seu governo, pois estava diante de um grande desafio. Ele pediu sabedoria. Durante o tempo em que governou, houve paz em todas as fronteiras de Israel.
 
“Segui a paz com todos e a santificação, sem qual ninguém verá o Senhor” Hb 12:14

“Há fraude no coração dos que maquinam mal, mas alegria tem os que aconselham a paz.” Pv 12:20

“Bem- aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” Mt 5:9
“Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” Rm 14:19
 
Salvador Araújo


quinta-feira, 3 de março de 2011

DONO DE SUAS EMOÇÕES

Texto Bíblico: 1 Coríntios 10:13

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
 
Nós, seres humanos, somos tendenciosos e facilmente enganados, até por nós mesmos. Vivemos em um sistema em que é exigido certo estilo ou padrão de vida. O apóstolo Paulo era um grande conhecedor sobre esse assunto; no capítulo anterior diz que se fez fraco para com os fracos com o fim de salvar alguns.

E nós, temos feito o mesmo? Temos estado com nossos colegas de trabalho, faculdade, academia... E temos feito alguma diferença positiva e cristã na vida deles? Temos feito algo que os aproxime cada vez mais de receber a sua salvação? Temos sido exemplos transparentes de uma vida verdadeiramente cristã? Ou temos nos corrompido com eles em suas vidas pobres, sem sentido e sem a presença de Deus? Às vezes nós até escondemos deles o Deus de nossas vidas. Isso é uma vergonha para nós cristãos.

Temos constantemente nos deixado levar por nossas vontades, desejos, medos, sentimentos e emoções... Emoções essas que nos desviam dos nossos sonhos e objetivos, e nos deixam manchas e cicatrizes que nos marcam profundamente, e nós levamos essas marcas conosco pelo resto de nossas vidas, nos trazendo dores e arrependimentos.

Por que eu não fiz isso? Como eu tive coragem de fazer isso? Por que eu não... Por que deixei... Por que... Mas por que... Isso que eu fiz ou deixei de fazer tem afetado até hoje...

Devemos tomar uma posição em nossas vidas! Tomar uma posição como crentes, como cristãos, como homens e mulheres de caráter, como filhos e servos do nosso Deus. Quem nos separará do amor do nosso Deus? Só você pode se separar do amor do nosso Deus, se assim Ele permitir.

Então adote a única posição correta em sua vida: CRISTO!!!

“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a sua cabeça.” Eclesiastes 9:8

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Filipenses 4: 6-7

Diga a Deus todas as suas aflições, emoções e sentimentos que te incomodam e te fazem sofrer, pois Ele tem a promessa de que não permitirá que você passe por aflição maior do que você possa suportar.

Entregue sua vida a Deus, adote essa postura correta diante Dele para que você controle suas emoções e diga não a todo modismo do nosso sistema e até para você mesmo. Pois nosso Deus é quem nos dá a força de dizer não! Nosso Deus é quem nos dá a força de não nos conformarmos com este século e nem com nós mesmos!

Por isso, esteja sempre em sintonia e intimidade com Ele para que não seja um alvo do inimigo e nem um “alvo” de si mesmo, para que você mesmo tenha total controle de si e de suas emoções.
 
“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31

Pense: O que você faz hoje poderá ser esquecido amanhã, ou, poderá ecoar pela eternidade. Depende somente da sua postura, das suas decisões e do seu controle de si próprio. Ou seja, depende só de você.

Henrique Gabriel

quarta-feira, 2 de março de 2011

DEUS EM PRIMEIRO LUGAR


Texto Bíblico: Romanos 4:36

“Em primeiro lugar, quero lembrar a vocês que nós cremos em um único Deus, criador de todas as coisas, doador e sustentador da vida. Todas as coisas vêm única e exclusivamente dele. Tudo vive por seu poder e tudo pertence a Ele.”

Sabemos que dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Cabe a nós oferecermos o que temos de melhor em seu louvor, em sua honra e em sua glória. O que de fato muitas vezes não fazemos.

Estamos ocupados com nossos afazeres, preocupados com os nossos compromissos, atarefados com tantas coisas por resolver ou fazer. Preocupados em cumprir com as obrigações do dia a dia, em pagar as contas, pois quase sempre toda a renda mensal é comprometida e nunca sobra, o dia é curto demais. Não sobra tempo, o corre-corre, o telefone, celular, hotmail, torpedos, conversas de tudo e de todos, “meu Deus, já estou estressada só de pensar!” Por pouco não paro de escrever!

Estamos sempre assim: no limite de tudo. Viver assim é muito prejudicial para a saúde, para os relacionamentos, para nós mesmos.

Quando Deus instituiu as festas e suas celebrações em Israel, seu objetivo era recordar ao povo os acontecimentos, a provisão divina, quem eles eram, de onde haviam saído, convergindo sempre em celebrar a vida em louvor e gratidão ao Senhor.

Fazendo assim manteriam sempre vivas em suas mentes as grandes obras que o Senhor realizou em suas vidas.

Não é diferente para nós que um dia cremos em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Isto deve ser sempre motivo de celebração, o que não podemos aceitar é oferecer a sobra do que temos recebido. Primícias é tudo o que temos de melhor, afinal sobras são oferecidas a quem está em segundo plano. “Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.” (MT 6:33)
 
Pense: Faça a pergunta a você mesmo: O que darei ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? (Sl 116)

Reflita: Entregarei o melhor dos frutos da minha vida, o melhor do meu tempo para a obra que me chamaste e o melhor de tudo que recebi. Como gratidão por Sua bondade!

Raíla Andrade

terça-feira, 1 de março de 2011

AMIZADE


Texto Bíblico: Provérbios 17:17

“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”.

Muitas vezes nos sentimos sozinhos mesmo com muitas pessoas ao nosso redor. Sentimos medo de não encontrarmos alguém que nos compreenda.

Decepcionamo-nos com pessoas que menos esperávamos que fosse nos fazer sofrer.

Doamo-nos de coração a um relacionamento de amizade e nos frustramos.

Pensamos mesmo que é melhor ficarmos sozinhos, sem nos relacionar, sem esperar algo de uma pessoa, sem se apegar ou amar alguém.

Porém, Deus nos presenteia com excelentes amigos(as).

Quando não queremos mais, Deus coloca quem, sim, vai te completar, quem vai te ouvir, quem vai te apoiar, quem vai chorar com você, que não importa a hora do dia estará do seu lado, não importa se está triste ou feliz estará ali para compartilhar tudo com você.

Amizade verdadeira, que Deus nos presenteia é assim, pois o melhor amigo de todos já está ao nosso lado e não nos deixará sozinhos(as) jamais, daí Ele coloca pessoas em sua vida para tornar seus dias mais completos mesmo em meio a tanto interesses e competições.

Digo a você com toda certeza: “Há pessoas que ainda amam você pelo que você é, sem nenhum interesse, a não ser em sua companhia e amizade. Não importa a distância, amigo de verdade sempre estará perto de você. Não se sinta só, tem pessoas que te amam e são seus amigos de verdade”.

Pense: Não feche seu coração para amizades, elas podem te trazer muita alegria. Nem todo mundo é igual. Às vezes, em meio a tanta decepção, você pode achar uma alegria.

Tayene de Sena Ferreira

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SE PAZ A MAIS DOCE... SOU FELIZ COM JESUS

Texto Bíblico: Habacuque 3:18

“ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação”.

Depois do grande incêndio em Chicago, em 1871, Horatio Spafford (1828-1888), um advogado daquela cidade, decidiu que seria benéfico para sua família fazer uma viagem marítima à Europa. Seu plano era unir-se mais tarde à sua mulher e às suas quatro filhas. O navio em que sua querida família embarcou era o Ville du Havre que, infelizmente, não foi além do meio do Atlântico. No meio da noite, chocou-se com outro navio e partiu-se em dois. Na confusão do desastre, a Sra. Spafford viu suas quatro filhas serem engolidas pelas águas do mar. Um pedaço do mastro do navio atingiu-lhe a cabeça e uma onda depositou seu corpo inconsciente em um pedaço de madeira. Mais tarde, recobrando a consciência, com outros sobreviventes atingiu o País de Gales. E de lá, por telégrafo, mandou duas palavras somente para o seu marido: "Salva sozinha"...

Embarcando no primeiro navio, Horatio apressou-se a ter com sua mulher. Quando o navio em que embarcara aproximou-se do exato lugar onde o Ville du Havre afundara, Deus deu-lhe a inspiração e a coragem para escrever este hino, cuja tradução literal abaixo transmite-nos o verdadeiro sentimento daquele pai, homem de fé, diante de seu infortúnio. ("Songs in the night")

Quando a paz, como um rio, atravessa o meu caminho/ Quando tristezas como as ondas do mar me inundam/ Seja o que for a minha porção, Tu me ensinas que tudo está bem com a minha alma.

Tudo está bem, tudo está bem com minha alma.

"Ainda que Satanás me ataque, se provações me vêm/ Que eu deixe esta segurança controlar-me:/ Cristo já considerou a minha triste situação,/ E derramou o Seu próprio sangue pela minha alma.

Para mim, portanto, viver é Cristo daqui pra frente./ Se o Jordão acima de mim rolar,/ Nenhuma dor intensa provarei,/ Pois na morte e na vida Tu hás de sussurrar paz para a minha alma.

Senhor, é por Tua vinda que nós esperamos/ O céu, e não o túmulo, é o nosso alvo./ Ó trombeta do anjo, ó voz do Senhor,/ Esperança e descanso abençoados da minha alma!"

It is well with my soul = Tudo bem com a minha alma

Reflita: Está tudo bem com a sua alma? Em meio a grandes perdas como essa você é capaz de exultar no Senhor e se alegrar pela salvação em Cristo Jesus? É possível sentir essa alegria e ser “feliz” apesar das circunstâncias. O Deus de Horatio é o mesmo Deus. Não mudou e nunca mudará.

Extraído de História dos hinos por Paulo Franke.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa