Pesquisar no blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

VENCENDO A LUTA


Texto bíblico: Isaias 55:6

“Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”
 
Num certo período da minha vida em que eu estava na faculdade, estava muito desanimado, com pouquíssimo ânimo para participar das atividades da igreja, e muito menos, ânimo para buscar a Deus.

Nunca fugiu de dentro de mim o conceito e a certeza de que Deus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Por isso, não deixava de participar do “clubinho bíblico” (uma reunião de louvor e estudo bíblico realizado duas vezes na semana nos intervalos das aulas da faculdade). No meu interior, sabia que se eu me afastasse de Deus, só iria piorar minha vida.

Certo dia, um dos líderes do clubinho bíblico se aproximou de mim e me fez uma proposta que me surpreendeu muito. Queria que, na reunião da próxima semana, eu ficasse responsável por ministrar a Palavra de Deus. Não sabia se eu me alegrava e aceitava a proposta, ou a rejeitava, pelo fato de eu não estar numa boa situação espiritual. Pensei rapidamente comigo mesmo: Não sou digno disso! Não tenho condições. Nunca fiz isso e Deus não está contente comigo. Será que topo a parada?

Na mesma hora me veio lembranças de uma mensagem que havia escutado algumas vezes na igreja da qual fala que Jesus não veio a este mundo para os santos ou para pessoas capacitadas que não erram e não pecam. Veio para libertar e salvar os pecadores. Veio para apostar em nós e nos abençoar.

Daí, fiz outra indagação em silêncio: Como essas pessoas estão confiando em mim para ministrar a Palavra do Deus Vivo? Será que é um sinal de que Deus quer me usar?

Aceitei a proposta. Passei um pouco tenso durante a semana, mas seguro de que Deus estaria na minha frente e de que de alguma forma eu estaria contribuindo pra o seu Reino.

Foi uma grande experiência na minha vida. Naquele dia estava eu, no meio do pátio da faculdade com todos me olhando... aquele “crentinho” pagando “mico”, mas o melhor “mico” da minha vida! Deus falou com as pessoas através de mim e tirando alguns elogios que recebi, aproximou-se de mim um rapaz emocionado e me disse que Deus havia feito um livramento na vida dele através da mensagem que Deus falou através de mim. Me senti muito feliz e o mais abençoado, porque Deus também falou muito comigo.

Eu não pensava de forma alguma que eu seria capaz disso. Mas coloquei na presença de Deus, descansei e vi que Ele me ouviu. Deus quebrou minhas dúvidas e indagações e converteu o meu desânimo em força, motivação e alegria!

Pedro Humberto

VIDA COM DEUS


Texto Bíblico: Jó 33:4

“O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida”.
 
Conforme há um tempo, em uma das conversas com um sábio homem chegamos ao assunto sobre os anos de vida e disse a ele que não queria ficar velhinha, preferiria que Deus me arrebatasse antes, para viver a eternidade com Ele.. mas este homem me disse..“Você ama a Deus?.. Eu disse: sim.. Então ele disse que só Deus pode dar e tirar a vida, não importa com quantos anos ou em que tempo, mas se você não quer ficar velhinha, então desobedeça a Deus e Ele ficará triste e poderá te levar antes ou até mesmo não”. Isso me tocou muito, pois não quero desobedecer a Deus, nem o deixar triste, daí pensei que egoísta eu sou pelo fato de querer morrer antes de chegar a melhor idade, sendo que muitas pessoas só querem viver de maneira digna e feliz. Deus quer nos ver bem, não importa em que tempo ou lugar, com quantas pessoas ou sozinha (o), se são perfeitos ou não, Ele só quer que você viva a vida com Ele, deixando-o agir, mudar, moldar, trabalhar, amar, cuidar de cada passo seu, de cada decisão que Ele possa estar à frente.

A vida com Deus é maravilhosa, nos abatemos com as dificuldades, com pessoas que tanto amamos, pois muita das vezes o diabo está de prontidão para atacar através de pessoas que tanto nos importam, mas não desistimos, pois temos força para continuarmos e reerguermos a cada tropeço, porque Deus, o dono de tudo, está com você, te segurando e te guiando “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida”. Deus quer o seu melhor, assim como Ele também pode te dar o melhor – assim como a vida eterna com Ele.

Pense: Se vale apena uma vida sem Deus? De egoísmo – falsidade – inimizade – decepção que não consegui superar, pois você não tem o conhecimento necessário para erguer a cabeça e o amor verdadeiro que é Deus.

Tayene de Sena Ferreira

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O BANQUETE DA VIDA ETERNA


Texto Bíblico: Daniel 1:5-15

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2)
 
Daniel estava em um lugar cheio de atrativos, onde ele teria o melhor banquete. Mas, apesar disto, ele preferiu não se contaminar e absteve-se das finas iguarias do rei. E pela misericórdia de Deus ele sobreviveu e se apresentava mais robusto que os outros: “No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. Dn. 1:15”. Deus sustentou e fortificou a Daniel, Daniel foi fiel a Deus e o Senhor o honrou.

Da mesma forma como aquele banquete era um atrativo para Daniel assim, também o mundo possui inúmeras formas de nos atrair. O mundo é capaz de saciar os nossos maiores desejos, porém tudo é momentâneo, as alegrias, as realizações, as vitórias, as amizades...tudo tem a duração do momento em que ocorre. Mas, no banquete que Deus nos oferece, podemos ter a vida eterna, uma vida cheia de esperança e fé no Deus que pode todas as coisas e está acima de todos os reinos, o Deus criador do céu e da terra, o Deus que criou você e, que te sustenta a cada dia. Você pode viver NO mundo, mas viver PARA Deus.

Que a nossa atitude seja como a de Daniel, rejeitando ao mundo e sendo fiel ao Senhor. A luz do mundo pode um dia se apagar, mas a luz de Deus brilhará eternamente, as finas iguarias do mundo podem um dia se acabar, mas o banquete que Deus te oferece te concede a vida eterna. Não há como ficar entre um caminho e outro, entre o mundo e Deus. Devemos ter apenas uma escolha e assumir com fidelidade as consequências que esta escolha pode nos trazer.

Qual o caminho em que você está?!
 
“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. ” 1 Pedro 1: 14-16
 
Brevemente o rei da glória entrará pelas portas da cidade

E servirá um banquete que chamou de salvação

E a festa não tem hora pra acabar

Eu ouvi o mestre te chamar
vinde a mim, vem como estás

Tuas vestes de tristeza vão trocar

E em honra no banquete estarás...” Kleber Lucas

Hélia Mendes de Oliveira

CORAÇÃO APRENDIZ


Texto Bíblico: Provérbios 32:15


Nós, como seguidores do Mestre, precisamos entender que aprender com quem sabe menos não nos diminui em nada, pelo contrário, nos enaltece.

Se buscarmos a biografia dos grandes homens que abalaram o mundo, veremos algumas características em comum, e essa com certeza é uma delas. Grandes homens aprenderam sempre, mesmo que seja com seus discípulos mais neófitos. É necessário gerar ambientes de aprendizagens ao longo da vida, afinal, ninguém é tão sábio que não tenha algo para aprender e ninguém é tão ignorante que não tenha algo para ensinar.

Outra característica para se ter um coração aprendiz é sempre colocar o reino de Deus em primeiro lugar. Abrir mão do amor próprio sempre foi uma marca registrada na vida do Salvador. O verdadeiro coração aprendiz entende que viver com esse objetivo se torna um emocionante e maravilhoso desafio em nossa jornada. Jesus conviveu durante a sua vida com a rejeição, maus tratos, intolerância, perseguições e com dores físicas e psicológicas que, em vez de causarem profundas feridas em sua alma, na verdade, serviram como fertilizante para um coração extremamente fértil, cheio de amor, abnegação e altruísmo.

O verdadeiro coração de aprendiz deve cultivar estar no gozo da presença santa de Deus, ama-lo pelo que ele é, e não pelo que ele faz. Ele entende que não é apenas o local de trabalho do Pai, mas é sua habitação, onde Deus escolheu para morar. Aleluia!

"Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores." (Salmos 57:7)

Raíla Andrade

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

NUNCA SE CANSE DE FAZER O BEM


Texto Bíblico: Gálatas 6:7-10

Certa vez li uma estória, ilustrativa, e refleti sobre sua mensagem. A estória conta sobre um velho construtor de casas que há muitos anos trabalhava na mesma empresa e era honrado pelo patrão por se destacar entre os demais profissionais. Era um homem que há muitos anos trabalhava com amor e suas construções se aperfeiçoavam cada vez mais e não lhe faltava trabalho. Mas os anos de trabalho pesado já eram muitos e ele decidiu se aposentar. O patrão não lhe negou o pedido, era um excelente empregado e ele compreendeu a situação. Prometeu lhe conceder a aposentadoria e todos os direitos se ele construísse apenas mais uma casa. O velho aceitou, mas estava contrariado, não queria esperar mais. Então ele construiu a casa com desleixo, não escolheu bons materiais e não fez com a dedicação como era o seu costume. A casa ficou pronta e ele informou ao patrão que já havia encerrado o seu trabalho. O patrão lhe disse: -- ‘Meu senhor, agora sim deixo você ir satisfeito. Sabe por que te pedi para fazer mais uma casa? Há anos trabalha pra mim com muita dedicação e decidi lhe presentear com algo que continue a lhe render algum dinheiro. Aquela casa é pra você!’ O velho construtor ficou surpreso e agradecido, mas não tão contente, pois pensou: “Sempre trabalhei para os outros com zelo e para o último cliente não fiz o melhor, mal sabia eu que este cliente seria eu mesmo.”

Esta mensagem nos leva a refletir sobre um ensino da Palavra de Deus, “nunca deixar de fazer o bem aos outros”. Tudo o que fazemos tem uma consequência que equivale ao nosso ato, se fazemos o bem, receberemos de acordo com o bem que fizemos. Caso contrário, ceifaremos o mal porque Deus é justiça e nos adverte: “Não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê fruto bom. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.” Lc 6:43-44

Deus é amor e nos quer muito bem, entretanto, se não agirmos conforme o que é bom, mesmo que nos arrependamos e Ele não impute o nosso pecado, sofreremos a consequência disso.

“Como vós quereis que os outros vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.” Lc 6:31

Isabella Sarom

NÃO TOMARÁS EM VÃO O NOME DO SENHOR


Texto Bíblico: Daniel 5:11

“Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem usar o seu nome em vão.”

Hoje em dia amaldiçoar e xingar são comuns no vocabulário das pessoas. O nome de Deus é usado frequentemente para expressar a nossa raiva ou quando acontece algo “cabuloso” como “Oh, Meu Deus! Sério?” Às vezes nem percebemos que estamos falando o nome de Deus em vão. Mas quando você honra alguém, você honra também o nome dessa pessoa. Por exemplo: nós honramos os nomes dos heróis, como o rei do futebol, Pelé, como o presidente Obama; até grandes músicos como Michael Jackson. Sendo assim, por que não honramos o nome de Deus?

Nós devemos honrar o nome de Deus por duas coisas: Primeiro por causa do Seu poder. Não há um poder tão grande com o dEle. Ele merece honra pelo seu caráter. Honramos pessoas amáveis e sábias, então, muito mais devemos honrar a Deus, porque Ele é lindo, perfeito, santo, amoroso, bondoso e muito mais.

Você alguma vez colocou o nome dEle em piadas, brincadeiras ou falou de qualquer maneira, só por falar? Você sempre honrou o nome de Deus?

“Não jurareis falsamente pelo meu nome, pois profanaríeis, o nome do vosso Deus, Eu sou o Senhor” Lv 19:12.
 
Jéssica G.de B.Santos, 13 anos

GENEROSIDADE


Texto Bíblico: Lucas 19:1-9

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.” (Lucas 19:8)

Jesus estava passando por Jericó quando viu Zaqueu, que estava em cima de uma árvore. Jesus então disse a ele para descer depressa porque queria pousar em sua casa.

Zaqueu, obedecendo a Jesus, desceu imediatamente da árvore e o recebeu em sua casa com muita alegria.

Depois de ter uma conversa com Jesus, Zaqueu diz a ele: resolvo dar a metade de tudo o que tenho aos pobres e, se tenho defraldado a alguém, restituirei quatro vezes mais. Zaqueu resolveu abrir mão da metade de seus bens e, logo após ouvir essa declaração, Jesus diz a ele: "Hoje houve salvação nesta casa!”.

Você já parou para pensar por que ele tomou essa atitude? Ele não estava abrindo mão de pouca coisa, pois era coletor de impostos, era um homem rico, segundo a Palavra nos relata no versículo dois. Fazendo uma comparação com os dias atuais, era como se ele tivesse quatro carros importados e doasse dois; era como se ele tivesse duas fazendas e doasse uma; era como se tivesse seis casas e doasse três; era como se tivesse um milhão de reais na caderneta de poupança e doasse 500 mil reais. Mas, o que levou Zaqueu a tomar essa atitude em tão pouco tempo???

É impressionante o que acontece quando temos um encontro real com Jesus. Esse encontro transforma nossa vida, mudando nossa maneira de ser, de pensar e de agir. E foi isso o que aconteceu a Zaqueu. Ele não apenas viu a Jesus, que era somente o que pretendia, quando subiu na árvore, mas, teve um encontro pessoal e verdadeiro com Jesus. A sua vida, então, foi imediatamente mudada.

Uma das coisas que alguém experimenta quando alcança a salvação em Jesus Cristo é nascimento de um sentimento de solidariedade, de generosidade. Não há como afirmarmos que tivemos um encontro com Jesus, que fomos salvos e que ele agora habita em nós se não nos importamos com as pessoas menos favorecidas, se não temos o coração generoso e se não estivermos prontos para doar e para nos doarmos.

Todo encontro com Jesus desemboca em mudança de atitude, de comportamento e traz libertação do egoísmo, do egocentrismo e da avareza.

“Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.” Pv 22:9.
“Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.”
Pv 21:13.

Pense: Você tem um coração generoso?

Reflita: A salvação traz mudança nas nossas vidas; e essas mudanças são percebidas na nossa maneira de ser, de pensar e de agir.

João Filho

PROSTRAR-SE AO CHAMADO DE DEUS


Texto Bíblico: Êxodo 3:1

“Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara" (Mateus 9:37-38).

Deus chama pessoas para o ministério, ou seja, para a Sua obra. E esse chamado é distinto. Exemplificando esse chamado, temos: Deus chamou Moisés (príncipe no Egito e depois pastor de ovelhas) quando estava apascentando as ovelhas do seu sogro com o propósito de resgatar aos filhos de Israel (Êxodo 3:1). Deus chamou Amós (boiadeiro e colhedor de figos de uma qualidade inferior) quando estava cuidando de seu gado com o propósito de profetizar a Israel nos dias de Uzias e Jeroboão (Amós 7:15). Deus chamou Pedro (pescador) quando estava lançando suas redes com o propósito de ser pescador de homens. Deus o chamou para Judeus (Mateus 4:18). Deus chamou Paulo (fariseu) quando estava indo a Damasco para prender os cristãos com o propósito de evangelizar os gentios (Atos 9:3-4). Deus chamou Hudson Taylor (médico) quando tinha 05 anos (chamado) e aos 21 anos, após terminar seus estudos, com o propósito de levar a Palavra de Deus ao povo chinês. Todas essas pessoas prostraram-se ao chamado de Deus. Prostrar-se significa obedecer, submeter à vontade de Deus.

Como podemos observar, Deus chama diferentes pessoas para a Sua obra. No entanto, vale esse alerta: Deus não chama desocupados! Deus deseja ser glorificado por meio da sua profissão. Em seu ambiente de trabalho, você poderá alcançar pessoas para Jesus.

Pense: Você está atento ao chamado de Deus? Você tem sido exemplo de cristão e falado do amor de Deus aos seus colegas de trabalho e de escola ou universidade, e aos seus familiares?

Reflita: Quem não serve a Deus onde está, não serve em qualquer outro lugar!

Fabiana Moraes Pereira

ELE VEIO


Texto Bíblico: Filipenses 2:5-11

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,  toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:9-11)

Jesus deliberadamente despojou-se de tudo — diretos e privilégios divinos – e cruzou o inimaginável abismo entre Deus e o homem.

Tente imaginar o vão daquele abismo... o Deus iluminado tornou-se um homem limitado... Jesus Cristo, Deus.

Sob o ponto de vista do mundo, Jesus desceu até o ponto mais baixo ao qual um homem – para não dizer Deus – pode ir. Mas ainda havia um passo para baixo. Aos olhos dos céus, a maior descida de todas: a ausência do pecado para a mancha do pecado.

É verdade. Ele não poderia ter descido mais.

Consciente e ativamente, Jesus assumiu uma vida de doação, serviço, perda e morte.

O que era, e ainda o é, realmente difícil para os seguidores de Jesus, é que são convocados a fazer a mesma coisa. TORNARMOS COMO NADA... Precisamos acreditar que, por mais doloroso que possa parecer, a descida é às vezes o ÚNICO caminho para a grandeza... JESUS OBEDECEU POR AMOR.

E nós, seus seguidores e objeto do seu amor, somos convocados a fazer o mesmo. Quando perguntado sobre os dois maiores mandamentos. Jesus respondeu: amar a Deus e amar ao próximo. Isto foi o que motivou Jesus, e é isto o que deve nos motivar.
(Extraído de obra Descending into Greatness, de Bill Hybels.)

Reflita: Deus encara o serviço de humildade como forças e não fraquezas. Que passos você pode dar em seus relacionamentos para demonstrar maior humildade? Como você pode expandir o seu serviço aos outros. (Bíblia Devocional Max Lucado)

Lembrando que OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS! (Lucas 14:11)

Juliana Ribeiro Barbosa

DESCANSO NO SENHOR


Texto Bíblico: Mateus 11:29-30

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

Há momentos em nossas vidas que nos sentimos como o “Super homem”. Momentos em que achamos que realmente não precisamos de Deus. Nós achamos que sabemos de tudo, que podemos tudo e ninguém pode fazer nada por nós. E daí em diante os ombros vão pesando, as pernas começam a fraquejar e a gente vai se cansando pouco a pouco, e nem sequer nos lembramos que temos com quem contar. Temos um Pai para nos amparar e nos ajudar a tirar esse peso de nossas costas.

Não podemos nunca nos esquecermos que Deus se preocupa conosco e que podemos contar com ele em todo momento. Fazendo isso com certeza acharemos descanso, não só para a alma, mas também para o corpo.

Antonio Henrique M. Silva

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

JULGAR


Texto bíblico: Lucas 6:41-42
Porque você repara no cisco que está no olho de seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao teu irmão: Irmão deixe-me tirar o cisco do seu olho, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Nós vivemos em um mundo que é mais fácil você ver a vida do vizinho do que analisar sua própria vida. Nós vemos o que o outro tem, e nunca reconhecemos o que temos. Nós nunca estamos errados, é sempre o outro. Apontamos o dedo acusando o próximo e não vemos que: quando temos um dedo apontado para alguém, estamos com três voltados para nós e um para Deus. É muito séria esta questão, pois estamos nos colocando na posição de acusadores. Não vemos o outro como nosso irmão perante Deus, pois na maioria das vezes, fazemos pré-julgamento das pessoas acusando-as de algo que muitas vezes elas não têm culpa e nós estamos ali o tempo todo a apontar os seus erros. Cristo disse: “Aquele que estiver sem pecado, que atire a primeira pedra.” João 8:7

Pense: Você como Cristão está fazendo sua autoanálise? Tem procurado seus pecados, em si próprio, para corrigi-los ou tem tampado o sol com a peneira, buscando apontar o erro em alguém?

Reflita: Nem Cristo condenou Maria Madalena. Quem somos nós para julgarmos alguém? Para atirar aquela pedra que há muitos e muitos anos... alguém não atirou. Devemos ver no outro somente as partes positivas e nunca as partes negativas, pois só assim podemos ajudar a melhorar o meio em que vivemos com pensamentos de amor para com o nosso irmão em Cristo.
Sheila Oliveira Dujardin Badauy

GUARDE SUA LÍNGUA!


Texto Bíblico: Provérbios 10


Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.” Pv 10:19

Neste capítulo Salomão nos dá uma coleção de provérbios onde as ações das pessoas sábias e boas são contrastadas com os atos dos ímpios e insensatos; enfatizando a necessidade de sermos honestos sabendo escolher as palavras com sabedoria.

Nós já estamos cansados de conhecer a artilharia cruel de Satanás: desconsideração, desrespeito, e desapontamento. E entre suas armas também encontramos: fofocas, acusações, ressentimentos, impaciência e assim por diante...

Quando ofendemos as pessoas, quando somos indelicados, ferimos os sentimentos dos outros, “lavamos roupa suja” em público jamais poderemos ser embaixadores de Jesus, ainda mais quando usamos desculpas esfarrapadas como “não percebi que você estava aqui”, “não sabia que isto era tão delicado pra você”...

Se quisermos ser imitadores de Cristo, temos uma responsabilidade adicional de guardar a nossa língua.

Avalie as palavras que você tem usado ultimamente. Suas palavras edificaram, ou demoliram? Eram críticas negativas? Eram vulgares? Em caso afirmativo peça a misericórdia de Deus e busque o perdão de qualquer pessoa que tenha ofendido.

Peça ajuda do Senhor para usar as palavras sabiamente!

PENSE BEM ANTES DE FALAR...

NÃO DEIXE QUE SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS O FAÇAM PECAR... Eclesiastes 5.

Que Deus nos abençoe, em nome de Jesus!

(Baseado no estudo da Bíblia devocional de Max Lucado)

Juliana Ribeiro Barbosa

BURACO NEGRO NA MENTE HUMANA


Texto bíblico: Romanos 12: 2

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele.”

Gostaria de compartilhar um pensamento de Dráuzio Varela:

“Melhor é acender fósforo que lamentar a escuridão”.

Há muitos momentos de escuridão nas nossas vidas dos quais, na maioria das vezes, não sabemos lidar. Além de esquecermos que temos o Deus vivo ao nosso favor para todos os momentos, não paramos pra refletir na nossa vida e nos conhecer. O controle das nossas emoções parece estar longe do nosso alcance.

Existe, também, uma frase que acho muito interessante, de autor desconhecido, que quero compartilhar.

“O sentimento é um bom amigo, mas é um mau mestre.”

Penso nas vezes em que me firmei somente em meus sentimentos e vi que só tive frustrações. Não há sentimento bem sucedido que não seja precedido de uma boa análise crítica. Os momentos de escuridão só aumentam quando não agimos com a razão.

Não quero que interpretem que sou seguidor do ceticismo. Pois defendo a razão como sendo tão somente a vontade de Deus. E entendo que Deus é a razão da nossa vida. Logo, se não nos firmarmos em Deus, não estaremos seguros em nada.

Deus é o nosso Mestre! É a nossa luz na escuridão! Alívio a nossa mente e coração...

Pedro Humberto

OBEDIÊNCIA


Texto Bíblico: I João 5:1-3

Dizem que a vida no quartel não é fácil. Não sei dizer, pois na época consegui a dispensa do serviço militar. Mas já ouvi muitas histórias, algumas engraçadas, outras trágicas, algumas verídicas, outras, fruto da imaginação, sendo muitas já consagradas no anedotário dos integrantes da caserna.

Mas, engraçadas ou não, estas histórias refletem um autoritarismo exagerado por parte dos superiores em relação aos soldados. Muitas vezes são ordens absurdas que devem ser cumpridas para atender meros caprichos, com o intuito simplesmente de testar a obediência do subordinado.

Vejam só o absurdo: Dois soldados foram penalizados porque dormiram durante o período em que deveriam prestar a guarda. Não tiveram sorte, pois o superior fez uma visita surpresa ao quartel e flagrou-os dormindo. Resultado: No período da faxina no quartel, coube aos dois, limpar o salão do refeitório, uma sala capaz de acomodar quinhentas pessoas, portanto enorme. Parece razoável não é? Pois os dois foram procurar vassouras e rodos para fazer o serviço e pasmem: não foram fornecidos materiais de limpeza, mas duas escovas de dente!!! É muito provável que esta seja uma estória...

O cristão de igual modo também é um soldado. Vejam o texto de II Timóteo 02: 1-5. Paulo muitas vezes compara a vida cristã a um combate. Uma peleja no campo espiritual, onde não se luta contra carne ou sangue, mas contra as potestades, principados das trevas e hostes espirituais da maldade. Para o combate nos revestimos de uma armadura especial, detalhada no capítulo 6: 10-20 de Efésios. Mas uma ênfase especial deve ser dada ao comandante, o general que é Deus, a quem devemos obediência, submissão.

Entretanto, as ordens e os mandamentos de Deus não são de um tirano. Ele não possui caprichos egoístas que atendem a seus próprios interesses. Na mitologia grega, existiam vários deuses e estes possuíam características da natureza humana. Tinham ciúmes, eram imparciais, davam proteção a alguns e castigavam terrivelmente outros por puro capricho, para demonstrar que tinham poder.

O Deus único não é assim. O Deus que nos convoca para a guerra nos fornece as armas eficazes e foi muito mais além: amou-nos profundamente, morreu por nós, venceu o mundo e por intermédio de sua vitória também somos mais que vencedores.

Portanto, suas ordens e mandamentos não são fardos; não são pesados nem desagradáveis. Leiam o Salmo 19 e poderão confirmar esta verdade. O Salmo 119, de igual modo exalta a excelência da lei do Senhor, capaz de gerar felicidade para aquele que a observa. Mateus 11: 28-30 é outro texto que ratifica esta assertiva.

Obedecer por amor é a nossa opção.
 
Os mandamentos do Senhor jamais serão pesados, penosos e difíceis se considerarmos obedecer por amor, aceitar que Ele só pede aquilo que é o melhor para nós e que Ele nos capacitou à obediência e que o maior fardo e maior peso é a carga de pecado, desobediência, rebeldia e indiferença que carregamos dentro de nós (Provérbios 3). (Pr. Armando Bispo – Devocional de 02/11/2009).


(Baseado em tema de devocional do Pr. Armando Bispo, disponível em: http://www.ibc.org.br/site/?page=cristaoautentico&id=devocional&id_d=39


Marco Antônio

DECIDA-SE!



Texto Bíblico: Apocalipse 3:14-22
 
“Mas porque são apenas mornos, nem frios, nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca.” Apocalipse 3:16
 
Já parou para pensar se você estivesse com muita sede e pedisse água para alguém e trouxessem água morna para você? Seria ruim, não é? Pois é a mesma coisa com Deus, Ele quer que você acredite nEle ou não. Aceite Ele, ou não!

Ele quer ser seu universo, quer que você entregue toda sua vida à Ele, não quer apenas um dia na semana ou parte de você.

Essa é a sua escolha: ou tudo ou nada, ou sim ou não!

Reflita: Deus não quer que você seja meio cristão. Ele te quer por inteiro.
 
Maria Paula Barbosa Barros, 9 anos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DESENVOLVENDO A AMIZADE COM DEUS


Texto bíblico: Tiago 4:8a
 
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.João 15:15

Será que somos amigos de Deus o quanto desejamos ser?

Bem, vamos primeiro ver o que significa amigo e amizade.

Amigo é: Que ou quem sente amizade por ou está ligado por uma afeição recíproca a.

Amizade é: Afeição recíproca entre dois entes.

Por essas definições podemos entender que amizade não é ter um relacionamento superficial. Amizade requer um relacionamento mais de perto, mais íntimo, mais profundo. Não existe a possibilidade de só recebermos, jamais oferecermos e ainda assim sermos realizados nesse sentimento. Amizade não nasce da noite para o dia. Ela é desenvolvida dia a dia e exige esforço de ambas as partes.

Se nós desejamos ter um vínculo mais profundo e íntimo com Deus devemos aprender a partilhar de forma honesta com ele os nossos sentimentos. Precisamos ter confiança nele, aprender a importar com aquilo que ele se importa e desejar a sua amizade mais do que qualquer outra coisa.

Para desenvolvermos uma amizade com Deus precisamos nos esforçar para:

1. Ser sinceros com Deus.

Deus não espera que você seja perfeito, mas sim, sincero. Se perfeição fosse um requisito para amizade com Deus, jamais poderíamos ser seus amigos. Vejamos alguns exemplos na bíblia de homens que foram sinceros e se tornaram amigos de Deus: Abraão questionou e desafiou a Deus quanto a destruição de Gomorra, negociando de cinquenta até a dez justos, (Gn. 18:23-33). Deus escutou a Davi quanto as muitas acusações de injustiça e abandono, (Sl. 13). Jó pôde expressar sua amargura durante a provação. No final Deus o defendeu e repreendeu seus amigos, (Jó. 42:7).

Infelizmente, temos a tendência de não usarmos de transparência em nossos relacionamentos, pensando que, agindo assim, podemos magoar ou sermos mal interpretados pela outra pessoa. Mas Deus pode lidar com este tipo de fraqueza da nossa parte se formos amigos dele, porque a verdadeira amizade é edificada na transparência. Veja a oração de Davi quando estava na caverna se escondendo de Saul, (Sl. 142:2-3).

2. Obedecer a Deus pela fé.

Todas as vezes que você confia na sabedoria de Deus e faz tudo o que Ele diz, mesmo sem compreender o que está fazendo, você aprofunda sua amizade com ele, (Jo. 15:14). Somos amigos de Deus, mas não somos seus iguais, Ele é o nosso Senhor amado. A obediência não pode ser por obrigação, medo ou imposição e, sim, por amor. Deus guarda um simples ato de obediência como se fosse um tesouro. Ele não quer sacrifício, sim obediência, (1 Sm. 15:22).

3. Valorizar o que Deus valoriza.

Muitas vezes queremos somente receber de Deus, achando que ele tem a obrigação de nos abençoar. Deus é bom e nos abençoa, mas quer que, em primeiro lugar, trabalhemos em prol do seu reino.

Sua amizade com Deus aumentará à medida que você se importar com as coisas dele, ou seja, com o seu reino. O apóstolo Paulo foi um grande exemplo de amigo de Deus. As prioridades de Deus eram suas prioridades, os desejos de Deus eram seus desejos. Davi se sentia da mesma forma, (Sl. 69:9). Davi desejou apaixonadamente ser amigo de Deus, ele usou palavras como: anelo, anseio, sede e fome. No Salmo 27:4, ele diz que o desejo dele era morar na casa de Deus. No Salmo 63:3, ele diz que o amor de Deus é melhor que a vida.

Pense: Você está tão perto de Deus o quanto deseja? Você está disposto a desenvolver uma amizade com Deus?

Reflita: Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus.

João Filho

HONRA TEU PAI E TUA MÃE


Texto bíblico: João 5:23


“Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou”.
Honrar os mais velhos e os líderes é uma lição importante de vida. Se você não consegue honrar e se submeter aos outros, como tu esperas que os outros honrem e se submetam a você?

O mandamento nos diz: Honre seu pai e sua mãe para que você viva uma vida longa na terra. Muitos adolescentes e jovens têm suas vidas encurtadas porque não escutam o conselho dos pais e dos mais velhos. A maioria se envolve com gangues, drogas, álcool e acabam colocando suas próprias vidas em risco.

Um dias desses pedi aos meus pais pra ir ao shopping com minhas amigas, meus pais, como na maioria das vezes, reponderam NÃO; disseram que era muito perigoso. Ah! naquela hora me deu uma raiva! Eu disse a eles: porque minhas amigas podiam ir e eu não? Ah, mas eu reclamei; na hora eu nem percebi. Mais tarde me deu um aperto no coração. Na mesma hora me lembrei do mandamento “Honra teu pai e tua mãe!” Eu estava muito arrependida. Me ajoelhei e pedi perdão a Deus e também aos meus pais, e eles me perdoaram. Mas, como adolescente é insistente, não desisti do shopping e pedi aos meus pais, com carinho, até que no final eles deixaram que eu fosse.

O importante foi que guardei o mandamento. Às vezes não é fácil guardar esse mandamento, principalmente nessa fase “da aborrecência” como diz minha mãe, mas não importa a “fase” ou a idade. Devemos honrar nossos pais e também as pessoas mais velhas; aquelas que querem nosso bem.

Jéssica Gabriella, 13 anos

PRIVILÉGIO DO ACESSO À PRESENÇA DE DEUS


Texto bíblico: Hebreus 10:19-25
 
Este texto relata sobre a alegria dos crentes em poder se colocarem diante de Deus sem a entrega de sacrifícios e a mediação do sacerdote, depois que Jesus Cristo, - através de seu sacrifício na cruz- reatou a aliança entre Deus e os homens que havia se rompido pelo pecado de Adão e Eva. Jesus, com o seu sangue, abriu novo e vivo caminho de comunhão da humanidade com Deus (v.19 e 20). Todo esse privilégio de acesso ao Pai Celeste deve nos animar a viver o buscando cada vez mais.

O que devemos fazer para usufruirmos o melhor desta comunhão com Deus é nos aproximarmos dele com coração sincero, purificado, guardando com firmeza a esperança da vida eterna no Reino de Deus por meio da salvação que só em Jesus Cristo se pode alcançar (v.22 e 23). E a promessa da vida eterna deve estar viva e certa em nossas mentes porque Deus é fiel e nunca deixa de cumprir a sua Palavra. As coisas deste mundo não devem interferir na sua fé, você tem que estar convicto no poder de Deus e em suas promessas. Esta convicção tem que estar presente nos irmãos em Cristo para que estejam sempre juntos em amor para cumprirem com as obras que Deus designou para nós, incentivando uns aos outros. Por isto, a Palavra de Deus nos exorta a congregarmos, nos mantermos juntos na igreja, trabalhando com amor, fé e dedicação pra honra e glória de Deus. Este deve ser o real motivo para frequentarmos a igreja, rendermos culto a Deus juntos, incentivando uns aos outros a manterem no amor e no fazer das obras que Deus já preparou para que fizéssemos. No entanto, podemos perceber que a realidade nas igrejas não tem sido assim. Muitos congregam pra receber algo de Deus, mas não tem ao menos gratidão para oferecê-lo quanto mais um coração purificado e outros estão deixando de congregar. Lembre-se do que Deus ensina e coloque em prática mais e mais, pois o Dia do Juízo se aproxima. Não deixe de lado o que Deus preparou pra você!

Reflita: Como tem usufruído do privilégio de viver mais próximo de Deus? As promessas de Deus estão vivas em sua mente? Como e em que você tem mantido a sua fé? Você está convicto de sua salvação? Qual é o seu motivo de frequentar a igreja, é compatível com a Palavra de Deus ensina?

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”  Salmo 122:1
 
Isabella Sarom

O MELHOR LUGAR PARA ESTAR


Texto Bíblico: Salmos 122:1


“Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor.”

Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (Salmos 133:1)
Quão bom é estar na Casa do Senhor louvando e contemplando a beleza da sua santidade! Quão maravilhoso é estar em sua Casa e entoar louvores a Ele! Quão bom é habitar em sua Casa e ouvir a palavra que o Senhor tem preparado para aqueles que O amam!

Esse deve ser o sentimento de todo cristão quando chega o dia do Senhor ou em sua véspera!

- Amanhã é domingo! Dia de adorar o Senhor em comunhão com os irmãos!

Ou então: - Hoje é domingo, o melhor dia da semana! Vou aproveitar cada momento desse dia!

É uma pena isso não estar sendo verdade em nosso meio! Quando o final de semana é chegado, a verdade é que os crentes no Senhor estão cansados, que até dormem no meio dos cultos. Outros chegam tarde à Casa do Senhor. Outros não param de olhar no relógio enquanto estão assentados no banco ouvindo a palavra. E alguns ainda reclamam: - O culto acabou muito tarde hoje. Ou: - Não gostei da palavra do pastor hoje.

É muito ruim ver isso. Mais não pense que isso é o pior de tudo, na maioria das vezes as coisas sempre podem piorar. Enquanto acontece isso com muitos irmãos, outros simplesmente não vão à Casa do Senhor por motivos fúteis ou outros compromissos de não tanto valor. Isso tudo é consequência de falta de compromisso e comunhão com o Senhor e até mesmo de fé Nele!

Irmãos, após essa campanha da igreja, muitas coisas mudaram. E creio eu que isso me afetou profundamente, como também nosso grupo e toda a igreja. E o nosso inimigo tem trabalhado contra isso, colocando dúvidas, barreiras e impedimentos contra esse crescimento que tem sido alcançado no nosso meio. Sendo essa falta de compromisso e comunhão com Deus, obras do nosso inimigo. Não devemos dar brechas a ele.

Interessante a palavra do nosso Pastor no domingo. Lembro-me de quando ele deu o exemplo do barco, dizendo que o barco deve estar na água, mais a água não deve estar dentro do barco. Ele ainda perguntou o que aconteceria se a água estivesse dentro do barco, e um irmão imediatamente respondeu: - Ele afunda. Eu estava pensando esses dias na dificuldade que é de levar pessoas à igreja. Elas possuem barreiras, e alguns ainda “jogam na nossa cara”: - Ser crente do jeito que o fulano ali é?! Nunca que eu vou ser!

Pensando nisso, eu me lembrei da palavra que um seminarista nos deu, cuja palavra eu nunca me esqueci. Ele falou sobre a Arca de Noé. Ela era um local repleto de animais diversos. E todos ali faziam as suas necessidades. Com certeza era um local que não cheirava muito bem. Além disso, dentro da arca era um local desconfortável e difícil de viver. Mas mesmo assim era o melhor lugar para estar! Será que alguém em sã consciência queria ficar de fora da Arca?

Essa é uma pergunta que não precisa ser respondida.

E no nosso meio, irmãos, muitos estão fora da Arca. Se não estão fora, estão como o povo de Israel que resmungava querendo voltar à escravidão do Egito. Isso não deve acontecer no nosso meio, irmãos! Devemos ficar ligados!

A Arca naquela época representava vida, saúde, segurança, conforto... da mesma forma é a igreja. Mesmo que dentro da igreja, existam coisas que sejam desagradáveis e até abomináveis aos olhos de Deus, mesmo que existam alguns ou até muitos que são enviados pelo maligno para o impedimento da obra do Senhor, a igreja ainda é o melhor lugar para estar! Mesmo que muitos dentro da igreja se corrompam, enquanto houver um justo sequer na igreja, ali Deus vai operar. Não se esqueça disso, e diga isso àqueles que maldizem o local e o seu grupo com quem você presta a sua adoração.

Não olhe para os defeitos que existem na sua igreja!

Não fale mal da igreja e nem de ninguém da igreja, pois a igreja é de Deus, ela é composta por homens, mas Deus que é o dono dela!

Não apenas leia o que foi dito. Comprove e confira!

Salmos 1, Salmos 133, Salmos 134, Ageu 1, Mateus 18: 20..

Ali ordena o senhor a sua benção e a vida para sempre”.
Salmos 133: 3b
Henrique Gabriel