Pesquisar no blog

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

GENEROSIDADE


Texto Bíblico: Lucas 19:1-9

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.” (Lucas 19:8)

Jesus estava passando por Jericó quando viu Zaqueu, que estava em cima de uma árvore. Jesus então disse a ele para descer depressa porque queria pousar em sua casa.

Zaqueu, obedecendo a Jesus, desceu imediatamente da árvore e o recebeu em sua casa com muita alegria.

Depois de ter uma conversa com Jesus, Zaqueu diz a ele: resolvo dar a metade de tudo o que tenho aos pobres e, se tenho defraldado a alguém, restituirei quatro vezes mais. Zaqueu resolveu abrir mão da metade de seus bens e, logo após ouvir essa declaração, Jesus diz a ele: "Hoje houve salvação nesta casa!”.

Você já parou para pensar por que ele tomou essa atitude? Ele não estava abrindo mão de pouca coisa, pois era coletor de impostos, era um homem rico, segundo a Palavra nos relata no versículo dois. Fazendo uma comparação com os dias atuais, era como se ele tivesse quatro carros importados e doasse dois; era como se ele tivesse duas fazendas e doasse uma; era como se tivesse seis casas e doasse três; era como se tivesse um milhão de reais na caderneta de poupança e doasse 500 mil reais. Mas, o que levou Zaqueu a tomar essa atitude em tão pouco tempo???

É impressionante o que acontece quando temos um encontro real com Jesus. Esse encontro transforma nossa vida, mudando nossa maneira de ser, de pensar e de agir. E foi isso o que aconteceu a Zaqueu. Ele não apenas viu a Jesus, que era somente o que pretendia, quando subiu na árvore, mas, teve um encontro pessoal e verdadeiro com Jesus. A sua vida, então, foi imediatamente mudada.

Uma das coisas que alguém experimenta quando alcança a salvação em Jesus Cristo é nascimento de um sentimento de solidariedade, de generosidade. Não há como afirmarmos que tivemos um encontro com Jesus, que fomos salvos e que ele agora habita em nós se não nos importamos com as pessoas menos favorecidas, se não temos o coração generoso e se não estivermos prontos para doar e para nos doarmos.

Todo encontro com Jesus desemboca em mudança de atitude, de comportamento e traz libertação do egoísmo, do egocentrismo e da avareza.

“Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.” Pv 22:9.
“Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.”
Pv 21:13.

Pense: Você tem um coração generoso?

Reflita: A salvação traz mudança nas nossas vidas; e essas mudanças são percebidas na nossa maneira de ser, de pensar e de agir.

João Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário