Pesquisar no blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NÃO MATARÁS SONHOS


Texto Bíblico: 1 João 3:8

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:10)
 
Segundo dicionário Aurélio, matar significa tirar violentamente a vida; assassinar; fazer murchar; secar; fazer cessar; apagar; prejudicar, arruinar, desacreditar.
Existem muitas maneiras de se matar:
  • Matando a inocência da criança com suas mentiras e friezas;
  • Matando a alegria da juventude com seu tradicionalismo;
  • Matando a vitalidade dos sonhadores com suas críticas destrutivas;
  • Matando a fé, de quem quer que seja, com sua incredulidade e dúvidas;
  • Matando a esperança de cura do doente prestes a morrer com seu pessimismo;
  • Matando a alegria de seus pais com seu modo errado de viver;
  • Matando a disposição de pessoas que servem a Deus com seus rituais e liturgias ou por dificuldade em aceitar o novo/diferente;
  • Matando a criatividade com o seu comodismo: “Sempre foi assim!”.
Mas, quem mata sonhos, esperanças, alegrias e disposição de outras pessoas, esquece de matar o que deveria ser morto sem piedade: É o seu EU egoísta e pretensioso, que te faz esquecer que Deus aceita as pessoas como elas são. Porventura, você é melhor do que Ele para aceitar SOMENTE pessoas nascidas no mesmo berço que o seu?

Deus não faz acepção de pessoas. Não as rejeita. Não as rotula. Simplesmente, de braços abertos, as convida para adorá-Lo em Espírito e em Verdade.

(Baseado no texto de Sary R. Della Santa)


Se, tramam a sua morte (espiritual, física, sentimental e material), lembre-se da história de José “um sonhador”. Deus se revelou a José e lhe confidenciou o seu futuro. Um futuro de prosperidade no qual até os seus pais e seus irmãos se inclinariam diante dele. Por ser um filho justo e íntegro diante do seu pai, José foi perseguido pela inveja dos seus irmãos. Teve por isso sua túnica de várias cores, símbolo de autoridade, roubada e manchada de sangue para que seu pai pensasse que ele havia morrido. Apesar disto, José perdoou, alimentou e cuidou dos seus irmãos, e possibilitou que a história de Israel fosse uma história de glória e libertação. A história de José nos ensina sobre a fidelidade dos sonhos de Deus, que quando são implantados em nosso coração superam os reveses (preconceitos, críticas destrutivas, tradicionalismo, comodismo) e transformam a nossa história.
 
Reflita: Somos uma geração de sonhadores. Vamos construir uma cultura de sonhos realizados na unção do Espírito.
 
Fabiana Moraes Pereira


JESUS, O PRÍNCIPE DA PAZ


Texto Bíblico: João 14:27
 
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
 
A época do nascimento de Jesus foi marcada por conflitos. O império romano dominava o mundo e oprimia Israel. Movimentos de resistência se intensificavam, mas não eram capazes de fazer frente ao poderio do exército romano. A pax romana (expressão latina para "a paz romana") era estabelecida com a imposição do medo.

A paz de Cristo já era anunciada profeta Isaías que dentre as muitas qualificações atribuídas ao Messias, assinalou que Ele seria o Príncipe da Paz. De fato, Cristo constituiu um principado de paz. Vejam o que expressa o profeta Isaías: “Do incremento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto”.

Mas este reino de paz não seria constituído pelo poderio bélico. O Messias não concede a paz como o mundo a estabelece. O versículo em destaque é bem claro: “... a minha paz vos dou, não vo-la dou como a dá o mundo”. A paz de Cristo não provoca inquietação no coração do homem. Ao contrário, ela é um bálsamo extirpando a ansiedade. Ela não produz temor, medo, opressão, mas confiança, esperança e libertação.

Longe de ser assimilada pelos homens a paz que Cristo ofereceu foi rejeitada, mal interpretada. O Messias não recebeu o reconhecimento por parte da humanidade: “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”.

Paulo na sua carta aos Filipenses declara que a paz de Deus excede todo o entendimento. Ela foge da compreensão humana. Não podemos mensurá-la. No entanto ela nos acompanha guardando os nossos corações e os nossos sentimentos. Esta paz divina confortou o coração do apóstolo Paulo, produzindo o contentamento necessário independentemente das circunstâncias por ele vividas. Embora o apóstolo tenha oscilado entre momentos de fartura e de necessidade estes ciclos não conseguiram abalar sua confiança em Deus.

Mas o mundo contenta-se com uma paz imperfeita. A paz humana caracteriza-se como a “ausência de guerras”. Vivemos situações paradoxais, pois querendo impor a paz nos envolvemos em constantes contendas. Conflitos criados com a intenção de estabelecer a paz. Como entender isto?

Thomas Hobbes, um filósofo inglês, discorreu sobre o ser humano em seu estado que ele denomina de “natural”. Nesta situação, o homem encontra-se permanentemente em situação de guerra, porque tendo direito a tudo, depara-se com a escassez dos bens e assim, estabelece-se o conflito geral, o constante embate de todos contra todos. A ambição marca a história humana. Grandes impérios se formaram aniquilando outros povos, impondo o medo. O mundo atual não é diferente. A civilização que alcançou incríveis avanços tecnológicos, viajou pelo espaço, venceu enfermidades, é a mesma que desintegrou o átomo e construiu a arma atômica. Einstein chegou a dizer que: Vivemos numa época triste, onde é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”.

Meditem sobre este texto:

“O mundo está marcado pela dor, encharcado de sangue, ferido pela guerra e adoecido pelo ódio. As guerras tornam-se cada vez mais encarniçadas e os homens cada vez mais violentos. Há guerras entre nações e guerras dentro das famílias. Há guerras tribais e guerras religiosas. O homem é um ser em conflito. Seu coração é um campo de batalha. Levantamos monumentos à paz e cada vez mais construímos armas de destruição. Falamos de pás, mas gastamos mais com a guerra. Dizemos que o amor é oxigênio da vida, mas respiramos o ódio.”

Mas eis que surge a esperança:

“Nesse mundo marcado pela violência, Jesus se apresenta como o Príncipe da paz. Ele não veio apenas falar da paz, ele é a paz. Ele veio fazer a paz com o sangue da sua cruz. Ele nos dá paz com Deus, pois perdoa nossos pecados. Ele nos dá a paz de Deus, porque alivia nosso coração da angústia. Ele nos dá paz interior, porque onde Jesus reina, a alegria triunfa sobre a tristeza, o amor prevalece sobre a mágoa e a esperança finca a sua bandeira onde outrora reinava o desespero”.

Natal é a paz de Deus inundando os nossos corações, espantando todo o temor, medo, ansiedade. Neste ano talvez tenhamos passado por momentos de angústia, situações que nos deixaram tristes. Precisamos da paz que vem de Deus. Que ela habite conosco, seja nossa companheira, que seja derramada abundantemente sobre nós como a chuva que cai sobre a terra.
 
Um feliz e abençoado Natal para o mundo.

(Texto em negrito extraído da publicação “Cada Dia – Natal” de Hernandes Dias Lopes, dezembro de 2010)

Marco Antônio

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FÉ NÃO FINGIDA


Texto Bíblico: 2 Timóteo 1:5


“Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você”.

Paulo está escrevendo uma carta para Timóteo. Ele está incentivando Timóteo a ser sempre fiel a Deus e à sua Palavra, a Bíblia. Nessa fala de Paulo, ele se reporta à fé que notou em sua avó, em sua mãe e também no próprio Timóteo. Essa fé não é hereditária ou genética, mas é ensinada e demonstrada com palavras e atitudes. Foi no dia a dia que Lóide e Eunice mostraram a Timóteo a coerência entre o discurso e a vida. Em casa, o testemunho torna-se transparente. É onde nos mostramos e onde tiramos nossas máscaras. Se ensinamos a palavra de Deus aos nossos filhos e não a praticamos, somos falsos e nossa fé é fingida. É no momento de dificuldade, de doença que realmente mostramos nossa fé. Quando os filhos crescem ao lado de pessoas piedosas e que tem fé verdadeira, aprendem a confiar em Deus e ter fé nEle também. Nós mães temos uma responsabilidade muito grande em relação aos nossos filhos. Passamos mais tempo com eles cuidando, amamentando e ensinando. Precisamos estar atentas quanto a nossa fé. Orar, ler a Bíblia e praticar os princípios da Palavra de Deus no dia a dia das nossas vidas é o ensinamento mais eloquente que podemos dar aos que nos rodeiam. Outros exemplos de filhos dedicados a Deus que tiveram mães com fé não fingida: Moisés, Samuel, João Batista, Jesus.


Reflita: Que tipo de leitura as outras pessoas fazem de nossa Fé? Como seremos lembrados? Estamos agradando a Deus com nossas atitudes principalmente em nosso lar? Que Deus nos abençoe e ajude a sermos mais autênticos e fiéis a Ele.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

AGRADANDO A DEUS


Texto Bíblico: Marcos 12:30
 
O maior dos mandamentos é “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”, Mc 12:30.

Então, se queremos agradar a Deus, temos que cumprir este mandamento. Veja o que diz Paulo aos efésios: “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor”, Ef 5:8-10. Precisamos então descobrir o que é agradável ao Senhor”. Mas, como podemos fazer isso?

Podemos aprender com Noé, que foi exemplo de uma pessoa que agradou a Deus. Na época de Noé o mundo estava praticamente arruinado. Deus não conseguia encontrar alguém interessado em agradá-lo. Todos os pensamentos dos homens se inclinaram para o mal e isso levou Deus a se arrepender de ter criado o homem, “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor: "Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito". Gn 6:5-7. Mas houve um homem que agradou a Deus, “A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência”, Gn 6:8. Deus resolveu começar tudo de novo através da família de Noé.

Vejamos como Noé agradou o coração de Deus:

- Noé era justo e íntegro entre os homens; ele andava com Deus, Gn 6:9. Para andar com Deus precisamos ter intimidade com ele e, para ter intimidade é necessário termos tempo para ele.

- Noé confiou plenamente em Deus. Deus o pegou de surpresa; Noé não era marceneiro, ou algo assim, mas confiou que Deus o capacitaria a construir a Arca, “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez”, Gn 6:22.

- Noé obedeceu totalmente às ordens de Deus, sem demorar e sem questionar, “E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara”, Gn 7:5.

- Noé agradeceu a Deus quando ele pôs fim ao dilúvio, preservando a ele e toda a sua família, “Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar”, Gn 8:20.

Agradar a Deus não significa fazer grandes coisas para Deus e, sim, fazer o que Deus quer que façamos.

Este deve ser o alvo diário de quem quer, de fato, agradar a Deus.


Pense: Agradar a Deus tem sido o seu maior desejo?

Reflita: Deus procura pessoas como Noé nos dias de hoje. Ele procura por pessoas que estejam dispostas a fazer tudo para agradá-lo.

João Filho

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A OPORTUNIDADE DA SEGUNDA CHANCE


Texto Bíblico: Números 12: 10-15

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" 1 João 1:9

Este texto de números mostra quando Miriã recebe o castigo de Deus por ter pecado contra o Pai. Moisés clama ao Senhor pedindo a cura para sua irmã e, Deus com sua graça e misericórdia restaura a saúde e vitalidade de Miriã.

A justiça e a misericórdia de Deus são equilibradas. Às vezes experimentamos consequências da nossa desobediência, mas, pela graça do amor de Deus recebemos perdão e promessa de vida, pois nossos pecados foram cobertos pelo sangue de Cristo, "E jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades" - Hb 10:17. A oportunidade de uma segunda chance não significa necessariamente a ausência de consequências por um comportamento pecaminoso no passado, mesmo depois do retorno a Deus, em obediência. Mas sua misericórdia continua a nos oferecer dia a dia a proteção de um Pai gracioso e perdoador, “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Jo 10:28.

Vinde e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como escarlata eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” (Is. 1:18) . Miriã teve uma segunda chance quando Deus perdoou sua rebelião e curou sua lepra, você pode ter uma segunda chance para fazer a vontade de Deus e obedecer as suas ordens, se entregue ao Pai, peça perdão pelo seus pecados, pois esta oportunidade te concede a vida eterna em Cristo Jesus.

Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Mq 7: 18-19


Hélia Mendes de Oliveira

A UNIÃO ENTRE EU, VOCÊ E DEUS


Texto Bíblico: Filipenses 3:3

O mundo que vivemos hoje é um mundo cheio de crime, amargura, angústia, dor, sofrimento, inveja entre outros sentimentos sujos e ruins que nos afligem a todo instante, principalmente quando estamos unidos com nossos amigos, familiares, irmãos de igreja, em um projeto, em um objetivo, em um sonho, em um ministério. Esta união se abala e se desgasta, pois o diabo está ali do seu lado a todo instante para te derrubar, ele não quer te ver feliz, nem firme com as pessoas que você ama nem muito menos com a palavra de Deus. Não se deixe enganar pelas armadilhas do diabo em sua vida, não desfaça elos de sua vida, não abaixe sua cabeça, não se desespere, não tome decisão pela qual você pode estar abrindo mão da benção de Deus.

O sofrimento bate a nossa porta sempre, principalmente quando estamos bem. Mas mude esta história, não desista, fazendo assim, igual a todos, lute, revigore suas energias, seu ânimo em Deus, confie nele, deposite todas as suas aflições em Deus, pois Ele sempre está do seu lado, te proporcionando o que você pode suportar e o que você precisa passar para amadurecer. Deus te dá todos os caminhos e possibilidades, basta você ter conhecimento e sabedoria para fazer o que é certo e permanecer. Deus também coloca pessoas em nossas vidas que nos ajudam a trilhar todas estas fases de nossa vida, porém quando menos esperamos parece que passa uma onda enorme e nos abate, pois estas pessoas nos machucam, nos decepcionam, nos ferem. Mas digo a você: somos seres humanos, falhos, que buscamos a perfeição em Deus, por isso o diabo nos usa para machucar e nos distanciar uns dos outros e desfazer as obras de Deus em cada um, mas não seja mais uma pessoa usada pelo diabo, busque cada vez mais o que Deus tem para você, busque o conhecimento de Deus, ore, se quebrante na presença de Deus. Em seu convívio do dia-a-dia você verá que será uma pessoa diferente, não ficará mais fazendo cara feia, saberá conversar com as pessoas, não vai se irar com facilidade, não se frustrará e se abaterá.

Seja diferente, lute pelo que realmente importa, mude sua vida, tenha um relacionamento saudável com Deus e com as pessoas, feche todas as portas abertas para o diabo agir em sua vida. Lute pelos seus objetivos, sonhos, projetos, amigos, familiares e ministérios que participa. Mostre para você mesmo que vale apena ser diferente e ser feliz com Deus e em relacionamentos saudáveis.

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10

Tayene de Sena Ferreira

A ALEGRIA DA MOCIDADE


Texto Bíblico: Eclesiastes 11:9,10 e 12:1,2


Deus criou o ser humano para usufruir o melhor que Ele havia criado para cada fase da vida. Tudo foi planejado por Deus com muita sabedoria, perfeição e amor para que vivêssemos para honrá-lo. A juventude é a fase preferida da maioria das pessoas, quem nunca ouviu algo do tipo “Que saudades tenho da minha mocidade....como gostaria de voltar a ser jovem...”

E o Senhor reservou alegrias, bênçãos e ensinos para os jovens que estão descritos na Bíblia. Ele conhece tudo o que um jovem passa, as dificuldades, necessidades, desejos, e também o que lhe faz bem. Por isso Deus não proíbe que o jovem faça o que o satisfaz, somente o alerta a buscar os prazeres que não trarão consequências ruins pra sua vida, ou seja, aquilo que é bom segundo os ensinos da Palavra dEle. É comum, dentre muitos jovens, pensarem que o mais importante é satisfazer o ego e que depois haverá tempo para consertar o que não der certo. Este grande engano tem tragado a vida de muitos jovens e deixado sequelas para toda a vida daqueles que sobrevivem. Não foi isso que Deus, com tanto amor, preparou para esta fase tão boa da vida.

Por isso cabe a nós, jovens, obedecermos ao Senhor em tudo, desde já, porque o vigor com o tempo acaba, mas as alegrias de uma mocidade de obediência a Deus perduram por toda a vida, e vida eterna no Reino dos Céus. Glória a Deus!

Reflita:Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama ao mundo, o amor de Deus não está nele. Pois, tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne e dos olhos, e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 João 2:15-17.

“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” 1 João 2:14b

Isabella Sarom

A MELHOR ALTERNATIVA


Texto bíblico: Provérbios 8:1

“Escutem! A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta.”
Qual é a alternativa que temos? Sermos sábios, ou não? Qual é a razão de buscarmos a sabedoria?

É muito ruim saber que nós temos uma tendência muito forte de não buscarmos sabedoria para nossas vidas. Somos muito acomodados. Não podemos ser assim!

Ser sábio não significa somente ter conhecimentos, porque a base da sabedoria é o temor de Deus. (Pv 9:10) O temor de Deus é o que nos faz sermos justos e a não nos conformar com mesmices que apenas escurecem nossa perspectiva de vida.

Os exemplos explicam: “Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente. Você é tolo? Aprenda a ter juízo.” Pv 8:5. Entendo que não há esperanças para quem se mantém tolo ou para quem se mantém sem experiência e esforça em vencer os maus hábitos.

“Para a pessoa que tem compreensão tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado”. Pv 8:9.

Não há alternativa melhor do que a Sabedoria em nós, pois somente ela possui a Compreensão, o Conhecimento e o Juízo. (Pv 8:12)

Pedro Henrique

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PACIÊNCIA


Texto Bíblico: Tiago 5:7
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. Hebreus 6:15

E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade. 2 Pedro 1:6

Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. Romanos 8:25

Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tiago 1:3

Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Tiago 5:7

Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Hebreus 6:12

Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência. Atos 26:3

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. Romanos 5:3

Qual é a minha força, para que eu espere? Ou qual é o meu fim, para que tenha ainda paciência? Jó 6:11

E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Romanos 9:22

Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. Tiago 5:11

Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Mateus 18:26

Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo. 2 Tessalonicenses 3:5

A paciência é uma das maiores virtudes do ser humano, pois não é fácil você lidar com as pessoas, esperar o tempo delas, vivenciar o tempo todo as tribulações da vida. São testes que veem para aprimorar a sua alma e fazer você realmente ter paciência. Hoje para mim foi um teste e tanto, saber dos compromissos do dia, entre trabalho, escola, filhos e o mais importante que eu deveria tirar um tempo para Deus, e a hora passava, os compromissos iam acontecendo e eu com a cabeça no meu compromisso maior que era Deus, e eu fui ficando impaciente, pois as coisas não desenrolavam para que eu tivesse o meu tempo para Deus. Quando o compromisso da noite com minha filha chegou ao fim, veio o título da devocional: Paciência, pois foi realmente difícil e corrido, e precisei de muita paciência mesmo.

Pense: Você tem sido paciente com seus irmãos?

Reflita: Treine a paciência no dia a dia, pois cada vez que você conseguir ser paciente, você estará a um passo da vitória e chegará o dia em que nada te tirará do sério.
 
Sheila Oliveira Dujardin Badauy

QUEM É O SEU VERDADEIRO DONO?


Texto Bíblico: Isaías 1

“O boi conhece o seu dono, e o jumento sabe onde o dono põe alimento pra ele, Mas o meu povo não sabe de nada, o povo de Israel não entende coisa nenhuma.” Isaías 1: 3

Você já parou pra examinar sua vida?

Viu o que está bom, ruim, e precisa melhorar?

Leia Isaías 1

Reflita: Assim como diz em Isaías 1 que o povo está hoje. Oferecem sacrifícios a Deus, fingem adorá-lo, mas na verdade morrem é de medo de ir para o Inferno. E acham que o Senhor não conhece os pecados que eles cometem.

E você? Adora a Deus verdadeiramente, por amor, ou por medo?

“O Senhor diz: Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem. Estou farto de bodes e animais gordos queimados no altar; estou enjoado de sangue de touros novos, não quero mais carneiros e nem cabritos.” (v. 11)

“Lavem-se e purifiquem-se não quero mais ver suas maldades parem de fazer o que é mal e aprendam a fazer o que é bom.” (v. 16, 17a)
 
Maria Paula Barbosa Barros, 9 anos

domingo, 12 de dezembro de 2010

REEDIFICAÇÃO


Texto Bíblico: Ageu 1:4

“Acaso é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?”
 
Meus irmãos em Cristo, estamos passando por uma reforma na nossa igreja que, graças a Ele, está finalmente se concretizando. Creio eu que todos estão alegres e felizes, pois todos nós desfrutaremos do conforto de poder louvar ao Senhor dentro da igreja, que está ficando cada vez mais linda!

E isto é uma dádiva dada a nós, pois realmente vimos à provisão do Senhor em todos os momentos da reforma. Isto para nós é um privilégio! No texto do profeta Ageu, ele exorta o povo a fazer o mesmo que fizemos: reedificar o templo. O templo estava em ruínas enquanto o povo da época vivia em casas enfeitadas e luxuosas.

Refletindo sobre esse texto, nota-se que existe algo bem mais profundo subentendido. De que adianta ter uma igreja linda e enfeitada, porém vazia de pessoas? Ou então, de que adianta ter uma igreja linda e enfeitada cheia de pessoas vazias? Este texto nos faz pensar profundamente.

Com certeza Deus esperava que o povo reedificasse o templo, porém esse não era o objetivo principal, um simples templo lindo. Este não era o objetivo de Deus. De que adiantaria se a casa do Senhor fosse edificada e não houvesse ninguém para habitá-la? Deus queria não só a reedificação do templo, mas também a edificação das pessoas que nele habitavam. O principal objetivo da edificação do templo é para que o povo se voltasse mais para Deus, e que através dele fossem edificados.

Sem Deus meus irmãos, nós não somos nada! Jesus deu o exemplo em João 15, e no versículo 5 Ele diz: Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permance em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Resumindo, se nós somos os ramos, se a videira estiver seca os ramos morrem. Isto com o nosso Senhor nunca acontecerá! Essa é a nossa segurança.

E nós, meus irmãos, somos templos vivos do Senhor. Ele é um Deus que não habita em casas, igrejas, templos, santuários feitos por mãos humanas... ou quaisquer espaços físicos. O nosso Deus habita em nós. Nós somos o seu templo, e em Coríntios o apóstolo Paulo diz que somos templo do Espírito Santo.

Como temos nos comportado como templo do Senhor?

Será que temos nos enfeitado, nos vestido e nos fantasiado enquanto o nosso interior está podre como um esgoto e duro como uma pedra?

Devemos nos cuidar como templos do Senhor, tanto por fora como por dentro, e sempre com o objetivo de que Deus habite mais e mais em nossas vidas!

O templo está praticamente pronto, e nós estamos prontos para uma vida de entrega e de louvor ao Senhor?

“Deus te ama como você é, mas se recusa a deixá-lo como você está.” Max Lucado.

“Você e eu também precisamos de uma reforma em nossas vidas, e ela não deve ser adiada.”

“Cria em mim ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável.” Salmos 51:10

Henrique Gabriel

O DEUS QUE FALA


Textos Bíblicos: Hebreus 1 / João 1:1-14

O relato bíblico declara que Deus fala. Deus se comunica com a humanidade manifestando a sua vontade, seu poder e amor. Ele não é simplesmente “um deus”, como Baal, Ísis, Afrodite e muitos outros ídolos dos tempos antigos ou da modernidade, mas é o único Deus, o Todo-Poderoso e criador de todas as coisas.

O texto do livro de Hebreus revela que Deus falou por intermédio dos profetas. Deus falou anteriormente, mas continua se manifestando. Em momento algum ele se ausentou da história humana; nunca deixou o homem à mercê de um destino trágico, ainda que a humanidade se esconda de sua presença: consequência das práticas pecaminosas, reflexo da queda dos primeiros pais.

Deus fala por intermédio de Cristo, o Deus que nos visitou, viveu nossas dores, chorou conosco. Este Deus que nos amou de forma incondicional, sacrificou-se em nosso lugar, expiando as nossas culpas. Em todos os aspectos da sua vida tornou-se humilde: um nascimento sem pompa, no interior de uma estrebaria, um berço simples. No seu ministério também enfrentou dificuldades. Em certo momento declarou que os pássaros possuíam os seus ninhos, mas o Deus-homem não tinha um lugar para repousar e refazer as forças. Por fim, a morte humilhante na cruz. Morreu como um criminoso, alguém desprezado pela sociedade.

No entanto, este Cristo rejeitado é o Verbo de Deus; o Logos, a Palavra de Deus. O apóstolo João assim o considera. O Criador se apresenta ao homem por intermédio do Filho. Deus se encarnou e assim foi anunciado o reino de Deus, a manifestação da graça e o abundante amor de Deus. O Cristo desprezado é o mesmo que está caracterizado no capítulo primeiro de Hebreus. O Messias pendurado no madeiro é o criador do universo, o sustentador de todas as coisas.

Natal é época de reflexão. A data não deve ser simplesmente mais um feriado festivo. Não é apenas um momento do ano propício para a troca de presentes e confraternizações. Vai-se o Natal e a rotina de contendas, inimizades, preconceitos volta e o coração humano continua hermético ao amor divino.

Jesus realmente viveu entre nós. No seu nascimento presenteou o homem oferecendo a sua própria vida. Ele morreu para que tenhamos vida plena e em abundância de alegria autêntica.

Que a alegria destes tempos de natal contagie todos os dias do ano e que possamos sempre ter corações gratos, vida de dedicação ao Senhor, lembrando sempre do grande presente que o Criador concedeu ao mundo: o maravilhoso Deus que se fez homem e tornou-se o nosso melhor amigo.

Feliz Natal!!!
Marco Antônio