Pesquisar no blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

O DEUS QUE FALA


Textos Bíblicos: Hebreus 1 / João 1:1-14

O relato bíblico declara que Deus fala. Deus se comunica com a humanidade manifestando a sua vontade, seu poder e amor. Ele não é simplesmente “um deus”, como Baal, Ísis, Afrodite e muitos outros ídolos dos tempos antigos ou da modernidade, mas é o único Deus, o Todo-Poderoso e criador de todas as coisas.

O texto do livro de Hebreus revela que Deus falou por intermédio dos profetas. Deus falou anteriormente, mas continua se manifestando. Em momento algum ele se ausentou da história humana; nunca deixou o homem à mercê de um destino trágico, ainda que a humanidade se esconda de sua presença: consequência das práticas pecaminosas, reflexo da queda dos primeiros pais.

Deus fala por intermédio de Cristo, o Deus que nos visitou, viveu nossas dores, chorou conosco. Este Deus que nos amou de forma incondicional, sacrificou-se em nosso lugar, expiando as nossas culpas. Em todos os aspectos da sua vida tornou-se humilde: um nascimento sem pompa, no interior de uma estrebaria, um berço simples. No seu ministério também enfrentou dificuldades. Em certo momento declarou que os pássaros possuíam os seus ninhos, mas o Deus-homem não tinha um lugar para repousar e refazer as forças. Por fim, a morte humilhante na cruz. Morreu como um criminoso, alguém desprezado pela sociedade.

No entanto, este Cristo rejeitado é o Verbo de Deus; o Logos, a Palavra de Deus. O apóstolo João assim o considera. O Criador se apresenta ao homem por intermédio do Filho. Deus se encarnou e assim foi anunciado o reino de Deus, a manifestação da graça e o abundante amor de Deus. O Cristo desprezado é o mesmo que está caracterizado no capítulo primeiro de Hebreus. O Messias pendurado no madeiro é o criador do universo, o sustentador de todas as coisas.

Natal é época de reflexão. A data não deve ser simplesmente mais um feriado festivo. Não é apenas um momento do ano propício para a troca de presentes e confraternizações. Vai-se o Natal e a rotina de contendas, inimizades, preconceitos volta e o coração humano continua hermético ao amor divino.

Jesus realmente viveu entre nós. No seu nascimento presenteou o homem oferecendo a sua própria vida. Ele morreu para que tenhamos vida plena e em abundância de alegria autêntica.

Que a alegria destes tempos de natal contagie todos os dias do ano e que possamos sempre ter corações gratos, vida de dedicação ao Senhor, lembrando sempre do grande presente que o Criador concedeu ao mundo: o maravilhoso Deus que se fez homem e tornou-se o nosso melhor amigo.

Feliz Natal!!!
Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário