Pesquisar no blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

POR AMOR


Texto Bíblico: Salmos 100:5

Vivifica-me, SENHOR, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira da tribulação a minha alma. Salmos 143:11

...refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.   Salmos 23:3

Por amor de Davi, teu servo, não desprezes o rosto do teu ungido. Salmos 132:10

Mas ele os salvou por amor do seu nome, para lhes fazer notório o seu poder.
Salmos 106:8

Levanta-te para socorrer-nos e resgata-nos por amor da tua benignidade.
Salmos 44:26

Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Salmos 115:1

Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome. Salmos 79:9

Mas tu, SENHOR Deus, age por mim, por amor do teu nome; livra-me, porque é grande a tua misericórdia. Salmos 109:21

Por amor da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem. Salmos 122:9

POR AMOR Deus faz tanta coisa por nós e nós pedimos muita coisa a Ele. Mas será que realmente fazemos nossa parte POR AMOR a Deus ou estamos deixando a desejar em nossa fidelidade e em cumprir seus mandamentos.

POR AMOR busque o que Deus tem para você, busque o que Ele está te proporcionando, busque sua felicidade, sua sabedoria, seu conhecimento, sua saúde, sua estabilidade. Deus está com você POR AMOR sempre, esteja com Ele também.

“Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”

Tayene de Sena Ferreira

O DESEJO DE MUDAR


Texto Bíblico: Lucas 18:35-43

“O que você quer que eu lhe faça? "Senhor, eu quero ver", respondeu ele”

O desejo de mudar é uma grande prova de amor a Deus, amor para consigo mesmo e amor para com o próximo.

Mudar alguma coisa dentro de nós é sempre um desafio, pois mexe em áreas que, na maioria das vezes, não queremos que ninguém toque.

Mas, por que relutamos tanto quando se fala em mudança?

Vejamos a história do cego de Jericó, que, conforme relata a palavra de Deus, estava sentado à beira do caminho por onde Jesus iria passar. Ele estava à beira do caminho porque sofria de uma deficiência visual e então era colocado ali para pedir esmolas. Mas esse homem, não conformado com sua deficiência, queria ser curado, ou seja, queria uma grande mudança em uma área da sua vida. Então ele percebendo que Jesus estava se aproximando, e crendo no seu poder para curá-lo, começou a gritar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Mas, os que estavam perto dele diziam para ele ficar quieto, porém ele gritava mais alto ainda: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus o ouvindo, ordenou que o trouxessem a sua presença e perguntou a ele: o que queres que eu lhe faça? E o cego respondeu: eu quero ver. Jesus então disse: recupere a visão, a sua fé o curou.

Para que haja mudança verdadeira é necessário reconhecimento, autocrítica, renúncia, perseverança, disciplina e coragem. E tudo isso só é possível se houver humildade. E foram essas atitudes que aquele homem teve.

Para que ele alcançasse mudança em uma área da sua vida, precisou mexer em outra, não dando importância ao ser repreendido para não gritar (isso fala de não ter reputação). Quantas vezes queremos mudança, mas, na primeira barreira que nos deparamos, desistimos? Quantas vezes temos vergonha de “gritar” para mostrar nosso inconformismo com determinada situação?

Muitas vezes não alcançamos mudanças em nossas vidas por não reconhecermos que precisamos mudar. Só Deus é imutável! Nós, seres humanos, precisamos de mudanças. Precisamos nos avaliar e renunciar formas e pensamentos antigos que nos prendem e nos tornam deficientes. Precisamos ser corajosos e perseverantes e, agindo com humildade, conseguiremos mudar as áreas deficientes de nossas vidas.

Pense: Qual a área da sua vida que está precisando de uma grande mudança? Você está disposto a agir como o cego de Jericó para alcançar tal mudança?

Reflita: O comportamento e o estilo de vida de uma pessoa só mudam quando há mudança de mentalidade.

João Filho

NÃO DESISTA


Texto Bíblico: Mateus 13:45-46
 
O evangelho de Mateus, no capítulo 13, relata uma das lindas parábolas que Jesus ensinou aos discípulos:
 
“O reino dos céus é também semelhante a um homem negociante que busca boas pérolas; e tendo encontrado uma pérola de grande valor, vendeu tudo o que possuía, e a comprou”.
 
Jesus está ensinando aos discípulos sobre o reino. Aqui Ele o compara a um homem que negociava em busca de boas pérolas. Por ser um negociante certamente ele já havia possuído pérolas de valores significativos, mas o seu sonho era encontrar uma pérola que o encantasse.

Ele seguia incansavelmente em busca de seu sonho. Como negociante ele sabia exatamente onde procurar. Em sua jornada ele certamente encontrou lindas pérolas, fez bons negócios, mas sua busca continuava, seu sonho estava além.

Um dia, depois de tanto procurar, ele encontra uma linda pérola à venda. Foi fascínio à primeira vista. Ali estava seu sonho. Seus olhos se encheram de brilho, mas havia um preço a ser pago. Seu dinheiro era insuficiente para comprá-la, então mais que depressa ele foi e vendeu tudo quanto possuía e finalmente comprou a pérola de grande valor.

A pérola para este homem representava o seu sonho, e por ele foi capaz de renunciar a tudo quanto possuía. A abrir mão de tudo para priorizar um sonho.

Que bela mensagem! Que grande desafio! Especialmente quando nossos sonhos não são originados em nós, mas são sonhos de Deus plantados em nossos corações.

De fato, quanto vale o seu sonho? Você seria capaz de abrir mão de tudo para alcançá-lo? Sonhos que nada custam, nada valem! Este homem nos deu grande exemplo, e de sua atitude podemos extrair belas lições.
 
Reflita: Apesar de possuir outros bens e certamente outras pérolas, ele não se deixou encantar por elas. Muitas vezes temos grandes sonhos, mas por julgá-los impossíveis, acabamos nos contentando com pérolas inferiores, com sonhos inferiores.


Não importa o tempo, persiga seu objetivo!!
Raíla Andrade

LIBERDADE E PAZ


Texto Bíblico: 2 Coríntios 3:6c e 2 Coríntios 3:17

“... porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”
“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.”

Essa palavra é muito interessante! Vinda de alguém como Paulo, ela é muito interessante e até intrigante, e às vezes aparentemente contraditória. Quem foi Saulo? Posteriormente quem foi Paulo?
 
Saulo foi um judeu, um fariseu, um homem da lei, um cidadão romano perseguidor dos Cristãos da época; ou seja, alguém que vivia sua vida “ao pé da letra.” Como Paulo, se tornou uma nova criatura e foi seguidor de Cristo, mas ainda assim um homem muito estudado e até um dos mais sábios de sua época. Como pode tal homem dizer que a letra mata, mas o Espírito vivifica?! Estranho não?!

Mas para nós Cristãos isso não deve ser estranho e nem contraditório. Isso é interessante, nos intriga e nos faz pensar e glorificar a Cristo mais e mais. Antes o homem era escravo de tudo. Escravo de si mesmo, de suas leis, de seu trabalho, de deuses estranhos, de seus santos, escravo de seus dogmas, e até de seus pensamentos. Daí veio Cristo com todo o seu poder e sua glória, e de uma forma tão bela e educada, simplesmente nos libertou de nossa escravidão. Existe algo mais belo do que isso?

Agora o fato é: Nós nos encontramos verdadeiramente livres e libertos?

Infelizmente... Não! Somos escravos do nosso tempo, dos nossos afazeres, do nosso dia-a-dia, e no meio espiritual às vezes somos escravos até dos nossos compromissos de igreja e até dos nossos ministérios. Como pode tal coisa acontecer? Cristo liberta o homem de todo jugo, de todo peso, de todo pecado, e o homem se volta para escravidão. Temos nos voltado para a escravidão como os judeus que queriam voltar para a servidão no Egito, por medo de morrer de fome no deserto (Êxodo 3:16).

Irmãos, hoje a única coisa no universo que nos deve “escravizar” e nos “matar” é o amor incondicional de nosso Deus por nós! “Como poderia eu negligenciar esse amor? Como poderia eu virar as costas para ele? Aonde quer que eu vá o teu amor me alcança e me envolve!”

Nós como filhos e servos desse amor do nosso Deus, devemos servi-Lo com todo o prazer, com toda a satisfação e com toda a alegria do nosso coração. Com toda a liberdade real e verdadeira do Espírito de Deus, operando e trabalhando em nosso meio. Com toda paz e liberdade real para servi-lo e adorá-lo.

Façamos a obra de coração, irmãos. Não com murmuração, não por imposição, ou qualquer outra coisa que impeça a liberdade do Seu agir em nosso meio, ou impeça a nossa liberdade de adorá-Lo. Caso contrário, como os dizeres populares “estamos reclamando de barriga cheia”, “cuspindo no prato que comemos”, ou como Cristo mesmo disse: dando pérolas a porcos.

Nosso Deus não merece isso. Nosso Deus é digno de nossa verdadeira adoração!

“Como poderia eu negligenciar o teu amor ó Deus? Como poderia eu virar as costas para ele? Aonde quer que eu vá o teu amor me alcança e me envolve!”

Henrique Gabriel

FÉ QUE ENXERGA ALÉM!


Texto Bíblico: Hebreus 11:3

“Pela fé entendemos que o Universo foi criado pela Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê.” Hebreus 11:3

Muitos julgam precipitadamente que a filosofia é, simplesmente, uma ciência que nos atrapalha a conhecer a Deus. Não vejo desta forma, porque eu precisei da filosofia para conhecer a Deus. Pois temos um grande exemplo chamado Tomás de Aquino (filósofo e teólogo do século XIII) que propôs cinco provas da existência de Deus, como sendo:

1. O primeiro motor: tudo aquilo que se move é movido por outro ser. Esse ser é Deus.

2. A causa eficiente: todas as coisas existentes no mundo não possuem em si próprias a causa eficiente de suas existências. Devem ser consideradas efeitos de alguma causa. Essa causa primeira é Deus.

3. Ser necessário e ser contingente: este argumento é uma variante do segundo. Afirma que todo ser contingente, do mesmo modo que existe, pode deixar de existir. Ora, se todas as coisas que existem podem deixar de ser, então, alguma vez, nada existiu. Mas se assim fosse, também agora nada existiria, pois aquilo que não existe somente começa a existir em função de algo que já existia. É preciso admitir, então, que há um ser que sempre existiu. Esse ser necessário é Deus.

4. Os graus de perfeição: em relação à qualidade de todas as coisas existentes, pode-se afirmar a existência de graus diversos de perfeição. Assim, afirmamos que tal coisa é mais bela, ou mais poderosa, ou mais verdadeira, etc. Ora, se uma coisa possui “mais” ou “menos” determinada qualidade positiva, isso supõe que deve existir um ser com o máximo dessa qualidade. Um ser máximo e pleno, esse ser é Deus.

5. A finalidade do ser: todas as coisas brutas, que não possuem inteligência própria, existem na natureza cumprindo uma função, um objetivo, uma finalidade, semelhante à flecha dirigida pelo arqueiro. Devemos admitir, então, que existe algum ser inteligente que dirige todas as coisas da natureza para que cumpram seu objetivo. Esse ser é Deus.

(Fundamentos da Filosofia; Gilberto Cotrim; 2002; p.127)

Existem muitas pessoas neste mundo que simplesmente vivem a vida, mas não enxergam a razão da vida. No fundo estão cheias de dureza e sem esperança, mas não reconhecem e nem se esforçam em conhecer a Verdade que liberta: Deus.

Nunca me esqueço de uma pregação do Pr. Vanderli Alves Neto, da qual recitou uma frase muito interessante que diz: “O homem mais miserável do mundo é aquele cuja suas esperanças limitam-se nesta vida.”

Então, não vamos permitir miséria nas nossas vidas! Vamos enxergar além! Vamos buscar a Deus!

Pedro Humberto

COMPROMISSO COM DEUS


Texto Bíblico: João 15:14

"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando"

O Nosso Deus é um Deus de compromisso, Ele está comprometido conosco 24 horas. Ele tem uma aliança conosco e um compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades – “Vós estais, hoje, todos perante o Senhor, vosso Deus: os cabeças de vossas tribos, vossos anciãos e os vossos oficiais, todos os homens de Israel, os vossos meninos, as vossas mulheres e o estrangeiro que está no meio do vosso arraial, desde o vosso rachador de lenha até ao vosso tirador de água, para que entres na aliança do Senhor, teu Deus, e no juramento que, hoje, o Senhor, teu Deus, faz contigo” (Dt. 29:10-12).
O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE RENÚNCIA:
  • Do Eu
  • Da carne (desejos pecaminosos)
  • Do pecado
  • Dos meus projetos pessoais
"Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo." (Lc 14:26,27).


O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE DISCIPLINA:

  • De oração – Lc 18:1
  • De meditação na Palavra
  • De jejum
  • De consagração
  • De comunhão com o corpo (igreja) - Rm 12:1-12.
O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE PERSEVERANÇA:

  • Precisamos vencer o cansaço e a comodidade
  • Os falsos sentimentos
  • A falsa espiritualidade
  • As condições adversas.
OS PONTOS QUE DETERMINAM O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS:

  • O nosso amor por Jesus - Jo 15:13
  • A nossa busca com dedicação aos dons espirituais – 1 Co 14:1
  • A consciência do nosso chamado - Jo 15:1-4,16; Mt 28:19,20.
(Texto do Pr. Paulo Cezar Martins)

Na leitura desse estudo podemos fazer uma reflexão de como estamos diante de Deus e com Deus. O texto nos direciona ao entendimento do que seria esse compromisso com Deus e como deveria ser as nossas atitudes, nosso comportamento e disciplina.

Pense: O que significa ser comprometido com Deus? Você é comprometido com Deus? E até que ponto você é comprometido com Deus?

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

A DEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO A DEUS


Texto Bíblico: Neemias 2:4

O rei me disse: “O que você gostaria de pedir?” Então orei ao Deus dos céus...

Neemias era um judeu que se encontrava exilado na Babilônia servindo o rei Artaxerxes. Naquela ocasião, Neemias estava muito triste, pois recebera notícias de Judá e dos sobreviventes do cativeiro. Também soube que os muros de Jerusalém estavam derrubados e as portas destruídas. O povo de Judá passava por grande sofrimento e humilhação. Havia chorado muito e orado ao seu Deus clamando por uma oportunidade de ajudar seu povo. O rei percebeu sua tristeza, pois nunca antes vira Neemias triste e, perguntando o motivo, soube do acontecido. Neemias, em meio a uma vida atarefada e a eventos estressantes, nos permite sentir o pulsar de seu hábito de oração. Em nove ocasiões ele levou suas palavras a Deus. Fazia orações curtas e frequentes. Quatro vezes disse pouco mais que estas palavras: “lembra-te de mim, ó meu Deus” (5.19; 13.14, 22, 31). Embora fosse um líder claramente decidido, Neemias praticou a dependência íntima de Deus. Ao sentir a intensidade da pergunta do rei Artaxerxes, não hesitou em fazer o rei terreno esperar até que falasse com o Rei do Universo. As confissões de Neemias eram transparentes, seus pedidos urgentes e diretos. Falava sem medo de que Deus pudesse interpretá-lo mal. O exemplo de Neemias mostra que podemos falar com Deus sobre qualquer assunto e antes de qualquer resposta ou decisão. Essa atitude é de alguém que tem íntima relação com Deus e depende dEle em qualquer circunstância.

Reflita: Que conversas e interações com Deus você gostaria de ter hoje? Abra o coração e conte-Lhe o que lhe vai na mente agora.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

Baseado num comentário bíblico sobre Neemias feito
por Stormie Omartian na Bíblia da mulher que ora.

TENDÊNCIA AO CAOS


Texto Bíblico: Mateus 24:12
 
“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará”.

Tudo é incerto, nada é constante. Como entender esse mundo contingencial do qual vivemos? Ou melhor, como entender o que sucederá nesta vida diante de tantas degradações?

Sabemos por dados científicos comprovados sobre a tendência ao caos que há neste mundo. O Princípio da 2ª Lei da Termodinâmica afirma que a quantidade de entropia (tendência ao caos) de qualquer sistema tende a aumentar-se com o tempo. Ou seja, se existe alguma coisa em ordem, a tendência é se desorganizar. Contudo, sabemos como os índices catastróficos estão aumentando no mundo... Terremotos, tempestades, guerras, falta de amor, etc.

Infelizmente somos vulneráveis a tendências ruins, nós e tudo que vemos com nossos olhos carnais. Tudo é passageiro, nossa vida e o que vemos nesse mundo. Então, qual é o sentido de vivermos?

O sentido está no que está escrito: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.” Romanos 8:28

A verdade muitas vezes doi, mas sem ela seria tudo ilusão. Estamos rodeados de problemas constantemente. Se não entendermos que precisamos de Deus e que Ele é o sentido da nossa vida, realmente não tem sentido viver.

Vamos nos firmar na Palavra de Deus, porque é a única coisa que não é passageira neste mundo!
 
“Em todo Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus.”
Romanos 8:39
Pedro Humberto

MURMURAÇÃO


Texto Bíblico: Êxodo 16:8

“Disse ainda Moisés: O Senhor lhes dará carne para comer ao entardecer e pão à vontade pela manhã, porque ele ouviu as suas queixas contra Ele.Quem somos nós? Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor.”

Domingo retrasado tivemos uma aula diferente na Escola Bíblica Dominical, a Dra. Jorleide esteve conosco ministrando aula. E um dos temas que ela falou que me chamou mais atenção foi sobre MURMURAÇÃO, não sei se é porque eu vivo reclamando demais, mas achei bem interessante. Ela contou uma história que aconteceu com ela; vou contá-la a vocês.

A doutora começou falando para as meninas que o sonho dela era ter uma menininha, e gostaria que ela fosse perfeita. Ela se casou e teve uma filha. Orou a Deus para que ela fosse perfeita. Então nasceu uma linda menina. Com o passar do tempo ela e o esposo perceberam que a menina tinha algum problema, então decidiram levá-la ao médico.

Levaram-na ao hospital de Brasília, escondido da família. Feitos alguns exames descobriram que a menina tinha problemas mentais. Foram de Brasília à Anápolis, calados, pois não acreditavam que tinham uma filha especial. Essa situação estava muito difícil para os dois, mas permaneciam crendo em Deus.

Uma noite ela e sua filha estavam no hospital. Era uma noite fria e sua filha já tinha dormido. Ela estava se sentindo tão só, e começou a questionar a Deus, a murmurar e perguntava onde Ele estava. Angustiada, olhava para um lado e não o via; olhava para o outro e também não o via. Então, a doutora passou alguns dias no seu escritório, a sua secretaria disse que um cliente tinha desmarcado e a convidou para uma tarde de oração. Elas foram e Deus usou um Pastor estrangeiro que estava lá, ele orou pela doutora, e Deus disse através da vida dele: “Sabe aquela noite fria no hospital que você me procurava e não me via? Olhava para o lado e não me via? Sabe por que você não me via? Porque Eu estava te segurando em meus braços, e se eu não tivesse com você nos braços você já teria caído”. A doutora agradeceu muito a Deus.

Esta história mexeu muito comigo. Às vezes a gente questiona a Deus como a Dra. Jorleide. Ela não compreendia porque havia reclamado de Deus pela filha que Ele lhes deu, pois Ele tinha dado a eles uma filha linda, só que especial. A partir daquele dia a doutora disse que uma folha que cai no chão ela agradece, se ela quebra a perna ela agradece, pois poderia ter acontecido algo pior. Essa filha dela viveu até os 13 anos e faleceu. E nesses 13 anos vividos a menina só se comunicava com choro e risos. A doutora teve uma grande experiência com Deus. Ela compreendeu que Deus está no controle de tudo, Ele tem um propósito para todas as coisas, e que devemos ser gratos a Ele por tudo. Aprendeu que nos momentos difíceis em que ela reclamava Deus a carregava nos braços. Hoje eles têm três filhas lindas.

Você pode achar que Deus não está com você, mas Ele está, meu irmão! Ou do seu lado ou te tomando nos braços. Descanse nos braços do SENHOR, Ele tem o melhor para a sua vida.

Reflita: Foi por murmuração que o povo passou 40 anos no deserto.

Jéssica Gabriella, 13 anos

GRANDES COISAS


Texto Bíblico: Lucas 1:49


“Pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome”.

Ninguém é como nosso Deus. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, a luz do mundo, esperança para perdidos, paz para os cansados. Meu maior prazer é serví-Lo.

O Senhor nos sustenta em cada pequena coisa de nossa vida, desde a água que tomamos, o pão que comemos, as roupas que vestimos e até o teto que nos protege todas as noites.

É Deus quem me dá saúde e abre cada porta, e até mesmo me apresentou o amor da minha vida!

O Senhor conhece todos os meus desejos e anseios, e sabe o que é bom para mim. Eu só preciso confiar nele e serví-Lo de todo o meu coração.

“Somente temam o Senhor e sirvam-no fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês”.
(Salmo 1:12 )

Nada se compara a esse Deus.

Grandes coisas o Senhor tem feito por nós e grandes coisas ainda estão por vir. Amém!
 
Antônio Henrique M. Silva

CONFIANÇA EM DEUS


Texto Bíblico: Deuteronômio 31:6

“Esforçai-vos e animai-vos, não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus é convosco, não vos deixara nem vos desamparará.”

Como é difícil confiarmos em outra pessoa... Nos lançarmos nos braços de alguém que confiamos ao nos dizer: “Pode pular que te seguro!” O medo de cairmos ou de avançarmos é tão grande que bloqueamos os nossos movimentos e ações. E da mesma forma fazemos com Deus, esquecemos que “Bem aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.” (Salmos 40:4), e deixamos de receber as bem aventuranças de Deus por causa do medo, ansiedade e fraqueza.

Deuteronômio 31:6 relata que Deus está conosco, não nos deixará e também não nos desamparará. Mas para isso precisamos nos aproximar do SENHOR “Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.” (Salmos 73:28) deixando que Ele nos guie à sua boa e agradável vontade “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Isaías 48:17). Por isso, devemos tirar os olhos das circunstâncias e do que é aparente, aplicando a visão de fé e confiança que Deus tem nos dado. Desta forma, veremos como todas as coisas começarão a mudar em nossas vidas. Precisamos nos lançar nos braços de Deus certos de que grandes são as maravilhas que o SENHOR tem para nós.

"Os que confiam no Senhor, serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmo 125:1)

Fabiana Moraes Pereira

BOM ÂNIMO EM MEIO AS LUTAS


Texto Bíblico: 2 Coríntios 4:15-18

Neste texto, o apóstolo Paulo, mostra o que lhe traz o consolo e força diante de tantos momentos difíceis e assim nos fortalece espiritualmente. Durante nossa vida de servidão a Cristo passamos por provações, tribulações, momentos difíceis de enfrentar e só podemos encontrar força em Deus. E diante de tantas lutas podemos desanimar, querer desistir de viver para o Senhor e buscar outros prazeres que não requerem compromisso, responsabilidade e dedicação mas, não é isso que o Senhor deseja para nós. As dificuldades são necessárias para o crescimento espiritual de todo cristão, não há como fugir disso porque o caminho mais fácil de ser percorrido não leva a salvação, é um prazer momentâneo e destruidor.

Entenda que tudo foi criado por Deus por Amor a nós e para a glória de Dele (v.15). Jesus disse: “Digo-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33). Obedecer a Deus não impede de passar por situações difíceis, o que vale a pena é a força, a graça e a paz que Deus concede aos que o amam e a certeza de uma vida eterna e gloriosa na presença Dele. Deus renova a cada dia sua misericórdia e por isso Paulo não desfalecia diante das tribulações, o mesmo Deus faz hoje por nós para que o busquemos e o obedeçamos.

Pense: Efésios 6:12 “Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes”.Não deixe com que o inimigo te convença de andar pelo caminho mais fácil, confie no Deus Todo Poderoso!

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de TODAS o livra.” Sl 34:19.
 
Isabella Sarom

ANDANDO NA LUZ


Texto Bíblico: Salmos 56:13

“[Tu] me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.”
 
Em devocional anterior, discorremos sobre a luz; o conforto que ela proporciona, a segurança e a relação existente entre luz e vida. Afirmamos que Jesus é a luz do mundo, conforme suas próprias palavras registradas pelo evangelista João. Jesus é a luz do mundo que afasta as trevas do pecado.

O texto em foco (Sl. 56: 13), demonstra o exercício, a ação de alguém que outrora andou em trevas. O texto primeiramente reforça uma intervenção divina. Somente Deus livra da morte. A ação do Criador é de vital importância para o homem, pois Ele vem em socorro à criatura perdida mergulhada nas trevas do pecado.

O texto de Provérbios 4: 18 e 19 registra: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Em oposição, vejam o versículo 19: “O caminho dos ímpios é como a escuridão: nem conhecem aquilo em que tropeçam.” Analisando a diferença entre estas duas afirmações, entendemos perfeitamente o espírito de gratidão e louvor que o salmista expressa por meio deste Salmo.

Andar na luz é trilhar um caminho que se aperfeiçoa para nós. Ele se mostra claro à medida que nos adaptamos com ele. Jesus curou vários cegos. Imaginem o aprendizado de uma pessoa nestas condições. Eles teriam que se adaptar a esta nova e radiante vida, agraciada pela misericórdia divina que proporciona uma vida de qualidade. Alguém envolto em trevas, agora contempla a luz. Como é bom discernir os caminhos, contemplar a natureza, ver o nascer e o por do sol, conhecer rostos, reatar laços com a esperança em busca de dias mais prósperos.

A Bíblia fala de outro tipo de cegueira, infelizmente, pior do que a cegueira física. Diz um ditado, que “o pior cego é aquele que não quer ver”. É possível isto? Alguém enxergar perfeitamente e assim mesmo ser completamente cego?

No parágrafo anterior, foi dito que a luz pode nos proporcionar distinguir os caminhos que trilhamos. Se em alguma circunstância da vida nos defrontarmos com dois caminhos, precisamos da luz para escolher o caminho correto.

Analisem este texto:

“As pessoas costumam dizer que todos os caminhos levam a Deus, porém, a Bíblia afirma que existe um caminho para o Pai e este é Jesus (Jo. 14: 6)... Cristo é a luz do mundo. Então, Jesus é o Caminho e também é a Luz que ilumina o caminho. Em outras palavras, somente por ele temos acesso ao Pai e podemos ter um relacionamento com Deus.”
 
Nos dias atuais as pessoas até se esforçam para viver de forma correta. Buscam atalhos em esforços humanos, lêem livros de auto-ajuda, correm atrás de filosofias vãs que procuram apontar algum caminho. Porém, como expressa um hino do nosso hinário: “os esforços humanos conduzem a um destino precário”. Uma situação de precariedade é insustentável. Podemos até nos iludir que o que é precário pode atender nossas expectativas, mas a ilusão é passageira, efêmera. A precariedade também reflete uma condição de pobreza. Viver precariamente é estagnar, contentar-se com o pouco, fechar os olhos e não contemplar o próprio interior maculado, manchado. Mas pode ser o inverso: um homem cheio de si; julgando-se rico, abastado, um semi-deus, auto-suficiente, entretanto, inteiramente cego, pobre e nu diante de Deus, imerso numa vida de incertezas e insegurança. A situação inversa - de segurança, de conforto é conquistada somente quando olhamos para Deus. Olhando para Ele, veremos a luz de Cristo brilhar.

Em outro hino vemos uma declaração maravilhosa. Reflitam na poesia:

“Olha para Jesus, contempla Seu rosto de amor;

E verás a luz divinal brilhar, com fulgor resplendente e sem par.”

“Quem segue a Jesus não anda mais na escuridão e viverá eternamente contemplando a Luz no céu”.

“A melhor direção a seguir é pelo caminho iluminado por Cristo.”
Marco Antônio


Textos em destaque extraídos do Devocionário “Pão Diário” 2011
Baseado na Devocional: “Andar na Luz” Kellert, Hans.