Pesquisar no blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

LIBERDADE E PAZ


Texto Bíblico: 2 Coríntios 3:6c e 2 Coríntios 3:17

“... porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”
“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.”

Essa palavra é muito interessante! Vinda de alguém como Paulo, ela é muito interessante e até intrigante, e às vezes aparentemente contraditória. Quem foi Saulo? Posteriormente quem foi Paulo?
 
Saulo foi um judeu, um fariseu, um homem da lei, um cidadão romano perseguidor dos Cristãos da época; ou seja, alguém que vivia sua vida “ao pé da letra.” Como Paulo, se tornou uma nova criatura e foi seguidor de Cristo, mas ainda assim um homem muito estudado e até um dos mais sábios de sua época. Como pode tal homem dizer que a letra mata, mas o Espírito vivifica?! Estranho não?!

Mas para nós Cristãos isso não deve ser estranho e nem contraditório. Isso é interessante, nos intriga e nos faz pensar e glorificar a Cristo mais e mais. Antes o homem era escravo de tudo. Escravo de si mesmo, de suas leis, de seu trabalho, de deuses estranhos, de seus santos, escravo de seus dogmas, e até de seus pensamentos. Daí veio Cristo com todo o seu poder e sua glória, e de uma forma tão bela e educada, simplesmente nos libertou de nossa escravidão. Existe algo mais belo do que isso?

Agora o fato é: Nós nos encontramos verdadeiramente livres e libertos?

Infelizmente... Não! Somos escravos do nosso tempo, dos nossos afazeres, do nosso dia-a-dia, e no meio espiritual às vezes somos escravos até dos nossos compromissos de igreja e até dos nossos ministérios. Como pode tal coisa acontecer? Cristo liberta o homem de todo jugo, de todo peso, de todo pecado, e o homem se volta para escravidão. Temos nos voltado para a escravidão como os judeus que queriam voltar para a servidão no Egito, por medo de morrer de fome no deserto (Êxodo 3:16).

Irmãos, hoje a única coisa no universo que nos deve “escravizar” e nos “matar” é o amor incondicional de nosso Deus por nós! “Como poderia eu negligenciar esse amor? Como poderia eu virar as costas para ele? Aonde quer que eu vá o teu amor me alcança e me envolve!”

Nós como filhos e servos desse amor do nosso Deus, devemos servi-Lo com todo o prazer, com toda a satisfação e com toda a alegria do nosso coração. Com toda a liberdade real e verdadeira do Espírito de Deus, operando e trabalhando em nosso meio. Com toda paz e liberdade real para servi-lo e adorá-lo.

Façamos a obra de coração, irmãos. Não com murmuração, não por imposição, ou qualquer outra coisa que impeça a liberdade do Seu agir em nosso meio, ou impeça a nossa liberdade de adorá-Lo. Caso contrário, como os dizeres populares “estamos reclamando de barriga cheia”, “cuspindo no prato que comemos”, ou como Cristo mesmo disse: dando pérolas a porcos.

Nosso Deus não merece isso. Nosso Deus é digno de nossa verdadeira adoração!

“Como poderia eu negligenciar o teu amor ó Deus? Como poderia eu virar as costas para ele? Aonde quer que eu vá o teu amor me alcança e me envolve!”

Henrique Gabriel

Um comentário:

  1. Henrique,que Deus continue te usando através das devocionais! São incrivelmente abençoadoras!

    "...hoje a única coisa no universo que nos deve “escravizar” e nos “matar” é o amor incondicional de nosso Deus por nós!“

    ResponderExcluir