Pesquisar no blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FÉ QUE ENXERGA ALÉM!


Texto Bíblico: Hebreus 11:3

“Pela fé entendemos que o Universo foi criado pela Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê.” Hebreus 11:3

Muitos julgam precipitadamente que a filosofia é, simplesmente, uma ciência que nos atrapalha a conhecer a Deus. Não vejo desta forma, porque eu precisei da filosofia para conhecer a Deus. Pois temos um grande exemplo chamado Tomás de Aquino (filósofo e teólogo do século XIII) que propôs cinco provas da existência de Deus, como sendo:

1. O primeiro motor: tudo aquilo que se move é movido por outro ser. Esse ser é Deus.

2. A causa eficiente: todas as coisas existentes no mundo não possuem em si próprias a causa eficiente de suas existências. Devem ser consideradas efeitos de alguma causa. Essa causa primeira é Deus.

3. Ser necessário e ser contingente: este argumento é uma variante do segundo. Afirma que todo ser contingente, do mesmo modo que existe, pode deixar de existir. Ora, se todas as coisas que existem podem deixar de ser, então, alguma vez, nada existiu. Mas se assim fosse, também agora nada existiria, pois aquilo que não existe somente começa a existir em função de algo que já existia. É preciso admitir, então, que há um ser que sempre existiu. Esse ser necessário é Deus.

4. Os graus de perfeição: em relação à qualidade de todas as coisas existentes, pode-se afirmar a existência de graus diversos de perfeição. Assim, afirmamos que tal coisa é mais bela, ou mais poderosa, ou mais verdadeira, etc. Ora, se uma coisa possui “mais” ou “menos” determinada qualidade positiva, isso supõe que deve existir um ser com o máximo dessa qualidade. Um ser máximo e pleno, esse ser é Deus.

5. A finalidade do ser: todas as coisas brutas, que não possuem inteligência própria, existem na natureza cumprindo uma função, um objetivo, uma finalidade, semelhante à flecha dirigida pelo arqueiro. Devemos admitir, então, que existe algum ser inteligente que dirige todas as coisas da natureza para que cumpram seu objetivo. Esse ser é Deus.

(Fundamentos da Filosofia; Gilberto Cotrim; 2002; p.127)

Existem muitas pessoas neste mundo que simplesmente vivem a vida, mas não enxergam a razão da vida. No fundo estão cheias de dureza e sem esperança, mas não reconhecem e nem se esforçam em conhecer a Verdade que liberta: Deus.

Nunca me esqueço de uma pregação do Pr. Vanderli Alves Neto, da qual recitou uma frase muito interessante que diz: “O homem mais miserável do mundo é aquele cuja suas esperanças limitam-se nesta vida.”

Então, não vamos permitir miséria nas nossas vidas! Vamos enxergar além! Vamos buscar a Deus!

Pedro Humberto

Um comentário:

  1. I live in Waiblingen Bittenfeld, Germany and my career
    in fact deals with this topic. Genuinely doing what you like and writing about
    it in such a remarkable way is a great gift. Your article is informative, illuminating, and passion-driven, all of which I profoundly respect when it comes to this topic.


    Stop by my web blog: christian science monitor

    ResponderExcluir