Pesquisar no blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

VIDA VITORIOSA

Texto Bíblico: Êxodo 18:13-27

Em Deuteronômio 1:6-13, Deus revela o desejo de nos abençoar.

O contexto histórico traz a recapitulação da peregrinação de Israel. O SENHOR fala através de Moisés ao povo de Israel em Horebe (monte Sinai), dizendo:

6 “Vocês já ficaram bastante tempo nesta montanha.
7a Levantem acampamento e avancem
7b para a serra dos amorreus; vão a todos os povos vizinhos na Arabá, nas montanhas, na Sefelá, no Neguebe e ao longo do litoral, à terra dos cananeus e ao Líbano, até o grande rio, o Eufrates.
8a Ponho esta terra diante de vocês.
8b Entrem e tomem posse da terra que o Senhor prometeu sob juramento dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, e aos seus descendentes".

Destrinçando os versículos, destacam-se CINCO TEMPOS para alcançarmos uma vida vitoriosa:

1º) TEMPO NO DESERTO (versículo 6) – Nós determinamos o tempo que permaneceremos sem as bênçãos de Deus. Se andarmos como o apóstolo Paulo escreve aos Efésios, passaremos pelo deserto somente o tempo necessário para atravessá-lo “...andeis como é digno da vocação com que fostes chamados: Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor e procurando guardar a unidade do Espírito...” (Efésios 4:1-3).

2º) TEMPO DE AGIR (versículo 7a) – Devemos obedecer a voz de Deus, nos levantando e caminhando, mesmo cansados e desanimados. “Faça dos fracassos seus degraus para o sucesso.” “...Pois é o SENHOR quem renova as nossas forças...”. (Isaías 40:31)

3º) TEMPO DE DIREÇÃO (versículo 7b) – Deus nos faz conhecer o caminho que devemos ir. Ele nos guia. “SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.” (Salmo 5:8).

4º) TEMPO DE REVELAÇÃO (versículo 8a) – Deus nos mostra a bênção: dons espirituais e ministérios, a faculdade, a carreira pública, o futuro cônjuge. “...Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.” (Daniel 2:47).

5º) TEMPO DE POSSE (versículo 8b) – Nós fazemos parte dessa descendência. Devemos apoderar, conquistar, agarrar “a terra” que é nossa por direito e herança. Foi o SENHOR quem nos prometeu sob juramento. E se Ele prometeu, vai cumprir. “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa...” (Números 23:19).

Pense: Quanto tempo mais você permanecerá no deserto, cometerá os mesmos erros, ficará sem usufruir das bênçãos de Deus? Assuma a posição de mais que Vencedor em Cristo Jesus.

Reflita: “Os desistentes nunca vencem e os vencedores nunca desistem.”

Tome posse do melhor de Deus HOJE. Você foi chamado para vencer em nome de Jesus. Aleluia! Glória a Deus!

Declaro sobre sua vida uma abundante semana.

“...Não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência,
recebem a herança prometida.” (Hebreus 6:12)

Amém!

Fabiana Moraes Pereira

ESPERANÇA EM DEUS


Texto Bíblico: Salmo 42:11

Acreditamos que não existe nenhuma esperança verdadeira e duradoura neste mundo sem Deus, sem o poder de Deus, sem a misericórdia de Deus, sem o significado que Deus dá à vida. Uma pessoa sem esperança não traz metas para sua vida, vive sem perspectiva. Vive as situações de qualquer maneira e coloca certas coisas como se fossem o último momento da vida. Há pessoas que ainda sofrem com coisas perdidas por situações ocorridas há anos, são pessoas que ainda estão apegadas a essas coisas - lamentam por terem vendido isso ou aquilo, de não ter comprado isso ou aquilo, dentre outras coisas.
Que possamos ter esperança no que realmente importa e vale à pena, pois o prover de Deus em nossa vida é em todo tempo... então, que tenhamos esperança todo tempo, não importa o porque está sofrendo, triste, desmotivado(a)... Devemos ver o que Deus já fez por cada um de nós, por mais que ache que Deus te deixou, que Ele não se importa com você. Ele está ao seu lado te abraçando, te livrando, te amando, acampando os teus anjos para te proteger. Deus está com você, tenha esperança, acredite.

Pense: Há alguma esperança melhor do que esta?

Reflita: Nossa fé em Deus e nossa confiança nas suas promessas enchem nossa vida com esperança. Ele quer que nós conversemos com Ele todos os dias. Ele quer nos dar o que precisamos para esta vida e futuramente prover uma vida para nós que não terminará.

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?
Espera em Deus, pois ainda o louvarei,
 o qual é a salvação da minha face,
e o meu Deus.” (Salmo 42:11)

Tayene de Sena Ferreira

ESSE É O QUE ME AMA...

Texto Bíblico: João 14: 21-24

Quer ser próspero em tudo o que fizer? E por onde quer que for? (1Reis 2:3)

AME A DEUS!!!

Parece simples, não é?
Mas... quem ama, demonstra!
Palavras não bastam, é preciso atitude.

Deus reconhece aqueles que o amam entre os que o obedecem, andam nos seus caminhos, que têm o coração sincero, que o buscam, que confiam nele, fazem o que Ele aprova, e principalmente os que dão ouvidos aos seus mandamentos!
Conhecemos bem Romanos 8:28 onde fala que "todas as coisas cooperam para o bem...", e ficamos felizes e alegres com essa promessa do Senhor, porém esquecemos que esse bem é para um grupo especial de pessoas que AMAM A DEUS e andam nos seus caminhos.

II João 1:16 diz assim: "E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos.” Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o Mandamento é este: QUE VOCÊS ANDEM EM AMOR.

Pense: Você AMA A DEUS acima de todas as coisas e ao seu próximo como a você mesmo? "Você é tão precioso para Deus que Ele deu o seu Filho pra morrer na cruz por você!” Que tal transmitir todo esse amor que você tem recebido do seu Pai? (Parafraseando Paulo C Baruk)

Reflita: Sabemos que o amor é um fruto do Espírito de Deus e que nós nunca produzimos amor por nós mesmos! Que possamos andar em Jesus e frutificar esse amor que vem d’Ele todos os dias da nossa vida e assim receber todo o bem reservado para aqueles que O amam.

Amém!

Juliana Ribeiro Barbosa

A ESPERANÇA DE JAIRO

Texto Bíblico: Marcos 5: 21-43

Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão e chegou a Ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo. E, vendo-o prostrou-se aos seus pés e suplicou: “Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá.” (v. 23) e, assim Jesus foi com ele.
Diante de todo desespero este pai conseguiu encontrar a esperança de ver sua filha com vida. Mas durante o caminho Jesus é interrompido, pois sente que alguém lhe tocou nas vestes. Neste momento Jairo deve ter estremecido. O tempo era de grande importância para ele, mas ao ver grande milagre que Jesus operou na vida daquela mulher, isto com certeza lhe encheu o coração mais uma vez de esperança.
Porém, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga e disseram que sua filha já havia morrido e, naquele momento de desesperança Jesus lhe disse: “Não temas, crê somente.” (v. 36). Chegando Jesus à casa de Jairo viu os que choravam e pranteavam e disse: “Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme.” (v. 39). E, assim, tomando Jesus a menina pela mão disse: “Menina, eu te mando, levanta-te!” (v. 41). Imediatamente pôs-se a menina a andar e ficaram todos admirados.

Pense: Quantas vezes não temos esperança? Pensamos que não há mais solução para as dificuldades e os obstáculos ou até mesmo as pessoas tentam nos encher de desesperança, mas como Jesus disse a Jairo, Ele também fala a você para que não temas, mas creia, pois Nele há esperança: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.” (Sl. 62:5)

Reflita: Que possamos ser como Jairo em um momento de desesperança, que primeiro buscou ao Senhor e, depois, mesmo diante da imensa multidão ele não desistiu, e quando as pessoas o vieram desanimar ele depositou sua fé em Jesus. Que nossa esperança seja sempre no Senhor, “Pois tu és minha a esperança, Senhor Deus, a minha confiança desde a minha mocidade.” (Sl. 71:5)

“Pode um milagre enfim acontecer quando você acreditar.
A esperança em ti ninguém jamais irá matar.
Depende só se tu quiseres crer...”

Hélia Mendes de Oliveira

PACIÊNCIA E OBEDIÊNCIA


Texto Bíblico: Gênesis 8: 13-19

A vida de Noé traz ensinos de obediência a Deus e paciência diante das situações difíceis que enfrentou em meio à terra corrompida. Noé achou graça diante do Senhor por se manter justo e íntegro diante de toda a corrupção humana de sua época . Deus decide exterminar todo ser vivente de sobre a terra através do dilúvio, mas escolhe a Noé para construir a arca e manter viva sua família e um casal de cada espécie de animal. E mais uma vez Noé se mostra obediente seguindo todas as instruções do Senhor (Gn 6:22).

Após tantos meses dentro da arca com sua família e os animais, Noé remove a cobertura da arca e vê que o solo está enxuto (v.13), no entanto Deus o faz esperar mais de um mês para ordenar a saída de dentro da arca.

Pense: Será que nós esperaríamos tanto tempo pela ordem do Nosso Senhor?

A terra já estava seca! Tanto tempo já se passara dentro daquela arca e o normal é que quisessem sair o mais rápido possível. Assim acontece em diversas situações de nossa vida, muitas vezes nem tão difíceis como O Dilúvio, em que temos a chance de esperar a resposta (ou ordem) de Deus para cumprirmos com o tempo Dele e sermos maravilhosamente abençoados, mas nos antecipamos e descumprimos com a vontade do Senhor para as nossas vidas.

Reflita: Busquemos então alcançar graça diante do Senhor, obedecê-lo e esperar Nele assim como fez Noé!

“Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará.” (Sl 36: 3-5)

“Com efeito, dos que em Ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que sem causa procedem traiçoeiramente.” (Sl 25: 3)

Que este seja um ótimo dia na presença de Nosso Senhor!

Amém!

Isabella Sarom

AMOR... UM ESTILO DE VIDA


Texto Bíblico: Gálatas 5: 14

“Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo;
mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 19:18)

Como é difícil viver em comunhão com as pessoas em nossa volta! O ser humano é muito complicado, e a cada situação negativa que vivemos nos fechamos. E se não tivermos cuidado, acabaremos nossos dias sozinhos e amargurados, com "poucos amigos" ou com nenhum.

Guardar amarguras e ressentimentos nos consomem. Deixando pouca energia para abençoar os outros, para louvar a Deus ou para aproveitar a vida. A única maneira de curar um coração amargurado em relação aos outros é amando e servindo ativamente. Se não conseguirmos fazer isso, porque é difícil aceitar que é a coisa certa a ser feita. Façamos então, porque conhecemos a Deus e queremos agradá-Lo.

Se colocarmos o amor como estilo de vida, iremos viver mais felizes. Embora, a Bíblia diz que o amor é sofredor. Aprendemos que amar é mais que um sentimento, é uma decisão, bem como perdoar.

Parte desse versículo é repetido por Jesus: “Ama teu próximo como a ti mesmo.”

É um mandamento amar duas pessoas: o próximo, e a si mesmo. Se eu me amo devo perdoar e amar o outro, pois se vivo com mágoa e rancor eu vou ter problemas físicos, espirituais e sentimentais. Então, vou amar e perdoar a todos que me fizerem mal. Pois estarei obedecendo a Deus e mantendo minha vida em ordem.

Pense: Deus se importa conosco nos mínimos detalhes, e nós podemos perceber esse cuidado na forma em que Ele nos fala através de sua palavra.

Reflita: Você tem amado o seu Próximo como a Si mesmo?

Oração: Pai remova dos nossos corações qualquer cinismo ou gozo em ver outras pessoas caírem, pelo contrário, ajude-nos a ser um resgatador ao invés de um negligenciador. Queremos que sua graça seja vista nas nossas amizades. Nós decidimos amar e liberar perdão para as pessoas que às vezes nos fazem mal, no nome de Jesus eu oro.

Amém!

Raíla Vieira de Andrade

A VERDADEIRA ADORAÇÃO

Texto Bíblico: Isaías 1: 11-17

Nossa adoração a Deus tem que ser verdadeira.

Os profetas do Antigo Testamento denunciam a adoração falsa enfatizando que os sacrifícios exigidos pela lei precisavam ser acompanhados de fé. No texto de Isaías, podemos observar que aquela adoração superficial não tinha nenhum valor pra Deus, que questiona por que o povo oferecia tantos sacrifícios se Deus não os aceitava. Ele não tem nenhum prazer em ritual vazio e sem sentido. E ainda no Novo Testamento, lemos que Jesus observou o povo trazendo ofertas ao Templo, mas a vida daquelas pessoas não demonstrava a fé que deve acompanhar o culto.

A morte e ressurreição de Cristo inauguraram uma nova aliança, ou seja, um novo relacionamento com Deus, em que o adorador busca uma intimidade diária com seu Senhor e também uma nova adoração – em espírito e verdade. É preciso apresentar-se a Deus com fé e adorá-lo com todo nosso ser, envolvendo o nosso espírito com o Espírito de Deus. Para isso é preciso um relacionamento diário, e não somente de fim de semana. Esta adoração também não precisa acontecer em um lugar sagrado, pois Deus é Espírito e não está restrito a um local.

Adoração verdadeira não é realizar rituais, ter objetos sagrados ou seguir uma religião, mas entregar toda a vida a Deus e reconhecer a cada dia nossa dependência dele. Quando adoramos verdadeiramente, agradamos a Deus e praticamos o bem.

Pense: Como tem sido sua adoração ao Senhor? Como você tem se achegado a Deus? Seus sacrifícios são feitos com fé no Deus Vivo? Como é possível contemplar a obra do Senhor Jesus, o amor e a graça do Pai sem dar graças e louvores?

E isso é algo que todos nós, os filhos de Deus, temos em comum. Deus espera de Seu povo que se reúnam com a consciência de que o Senhor é o Único que tem autoridade no meio deles.

Reflita: É impossível prestarmos a verdadeira adoração, quando o Espírito Santo é relegado ou parcialmente acreditado!!! A adoração verdadeira nos aproxima de Deus e das pessoas!!

“Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás,
quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”. (Deuteronômio 4:29)


Sarah Mendes de Oliveira