Pesquisar no blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SANTIDADE

Texto Bíblico: I Tessalonicenses 4:1

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:15-17)

No preparo de feijões cozidos percebemos que, antes de tudo, devemos separar os grãos que prestam dos que não são úteis, os podres dos bons. É exatamente assim que devemos ser. Devemos ser diferenciais no meio das outras pessoas, sabendo separar as boas e más companhias. Isso não significa que não devemos falar com pessoas que amam o mundo, e sim que devemos mostrar que somos diferentes, que não somos iguais a todo mundo, que somos pessoas que andam nos princípios de Deus e que creem nele. “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem” (I Pedro 1:15).

Um dos passos para a santidade é diferenciar o que nos edifica do que não edifica: lugares, amizades, músicas, filmes, atitudes, etc. Devemos prestar atenção no que vemos, falamos e no nosso comportamento. Se desejamos ser santos com Jesus Cristo é devemos pedir orientação, discernimento, sabedoria e força à Deus para vigiarmos em todas as circunstâncias e situações que o mundo nos apresenta, principalmente as mais sedutoras. Pois, a tendência do mundo é que tornemos mais uma figurinha para o seu álbum. Não quero dizer que devemos ser presos somente a uma coisa, que não podemos fazer nada. Quero dizer que podemos fazer várias coisas, mas nada que venha denegrir o nosso caráter cristão. A Palavra de Deus nos diz que: "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.”(1 Coríntios 6:12). Aparentemente, alguns cristãos tentam usar sua liberdade cristã para justificar seus pecados. Isso é errado!
 
Reflita: Antes de fazermos algo devemos nos limitar há duas perguntas:

1 – O que quero fazer é útil (necessário)?
2 – O que quero fazer irá me escravizar?

“Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” (1 Ts 4:7)

Marielle Bragança, 13 anos

PONTES OU MUROS?


Texto Bíblico: Efésios 2:11-22

Minhas reflexões irão girar em torno de um tema que eu pesquisei na Internet. Achei muito interessante e resolvi desenvolver mais o tema. O texto integral do site está inserido no término da devocional.

Mas vamos ao tema.

É interessante a figura do muro. Quando o visualizamos, a primeira impressão que nos ocorre é que ele foi edificado para delimitar um terreno. Ele define uma propriedade, separa, causa isolamento, muitas vezes constrange, reflete o caráter “exclusivo” e não o “inclusivo”. Muros são construídos com a finalidade de gerar proteção e verificamos na atualidade que os mesmos tornam-se cada vez mais altos e intransponíveis. Consequentemente nos isolamos mais e mais, trancafiados em nossas residências e derrotados pelo medo.

O muro erguido na cidade de Berlim, causava vergonha, consternação. Construído após a 2ª Guerra Mundial dividiu a Alemanha a partir de Berlim e assim surgiram Alemanha Ocidental, controlada pelos países capitalistas, liderados pelos Estados Unidos e a Alemanha Oriental, controlada pelos países socialistas, tendo à frente a União Soviética. Um muro separou ideologias, políticas, demarcou a “Guerra Fria”, mas a mais cruel separação foi a de amigos, famílias e amores. Muito além da estrutura física, ergueu-se um muro social que manteve-se inabalável durante vinte e oito anos (1961 a 1989), representando em todo este tempo a inimizade, o medo, a intolerância, o preconceito e outras coisas lamentáveis.

Finalmente em 1989, cai o muro de Berlim. Renovam-se as esperanças com a derrocada do regime comunista, desgastado pelo longo período de atividade (desde 1917). Esperávamos a afirmação da tolerância, da amizade, mas o que vemos atualmente? Os muros continuam por aí. São vistos no Oriente Médio, separando judeus e palestinos e até nos Estados Unidos, separando americanos e mexicanos. Os muros persistem porque primeiramente são erguidos no coração humano. São a materialização do preconceito, da inimizade, da desconfiança, ódio racial, intolerância religiosa e outros venenos.

Vejamos o outro elemento da reflexão. Pontes ligam, unem, vencem a separação, vinculam margens, eliminam abismos, aproximam, incluem. O Brasil construiu uma ponte em parceria com o Paraguai, e batizou-a de “Ponte da Amizade”. Se recuarmos um pouco no tempo, iremos recordar que Brasil e Paraguai se enfrentaram numa guerra sangrenta, conflito que causou enormes prejuízos para os dois países. A ponte representou o fim da inimizade, o restabelecimento da paz e do entendimento que perdura até hoje. Que exemplo importante para o mundo.

O texto bíblico de Efésios apresenta a mesma problemática. O nascimento da Igreja foi conturbado. Paulo registra o confronto entre judeus e gentios. Um imenso muro inimizade, intolerância e ódio racial mostrava-se ameaçador. Os judeus consideravam-se privilegiados no recebimento do Evangelho. Este não poderia ser pregado aos gentios. Imaginem o debate intenso, a discórdia, as facções, muros e mais muros.

Paulo, com enorme sabedoria e inspiração divina intervém e apresenta em oposição aos muros, a ponte construída por Jesus. O ministério redentor de Jesus, fruto do imenso amor pelo homem, estabeleceu a paz, estabelecendo a unidade, e assim não há muro que resista, caindo estrondosamente por terra, conforme vemos no verso 14 do texto. O verso 16 é maravilhoso: “E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades”. Atentem também para o verso 18: “Porque por Ele ambos (judeus e gentios) temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (grifo nosso).

A cruz de Cristo – o seu sacrifício representa a nossa reconciliação com Deus. O enorme abismo que nos separava do Pai foi superado com a cruz. A ponte da salvação permite que todos, sem nenhuma discriminação, se reconciliem com Deus.

Não por acaso, a cruz é constituída de duas traves. A vertical aponta para o céu, o caminho para Deus. A trave horizontal representa o aspecto universal e humano da dádiva de Cristo. Assim, o seu sacrifício é para todos, eliminando qualquer discriminação. A graça redentora é igualitária para toda a humanidade. Neste aspecto realmente os muros não prevaleceram.

E nos? O que temos construído? Como cristãos, somos imitadores de Cristo. Com freqüência constatamos a enorme dificuldade de construirmos pontes. Inúmeras vezes rejeitamos as pessoas incrédulas, que zombam de Deus e assim nos cansamos de anunciar o precioso Evangelho de Cristo que amou incondicionalmente e por isso derribou toda sorte de muros.

Vamos resistir? Ergamos pontes e alcancemos o mundo.

PONTES OU MUROS?

Na vida podemos escolher entre ser Ponte que une uma margem à outra de um rio, ou ser Muro que separa um território de outro.

Se compararmos, podemos perceber que se formos ponte, iremos unir todas as coisas, que por algum motivo, vivem separadas.

Se formos Muro, estaremos dividindo, marcando espaço, quando poderíamos formar elos, entre mundos em duelos.

Como Ponte, podemos aumentar amizades, fazer elos de ligação, amar com mais intensidade.

Como Muro, aumentamos divisões, isolamentos, deixamos a vida mais solitária.

Sejamos nesta vida, rápida e passageira, Ponte que une, mensageira, elo de ligação, ponte de união, simples... como flor de laranjeira, lançando perfume com notas sublimes, a solitários e sofridos corações, que tanto o mundo reprime.

De nada nos serve sermos Muro, se formos nós mesmos a perder a liberdade.

Sejamos Ponte, ser para os nossos semelhantes, verdadeira fonte de amizade, de união, para alguém que na hora certa conte conosco, para que possamos sentir o amor de Deus no nosso coração.

A escolha é nossa... É minha...
Ser Muro... e ficar sozinho(a)?
Ou Ponte... e ter sempre a alegria da companhia na nossa vida.
Sejamos Ponte na Comunidade,
Ponte na nossa Família,
Ponte da Fraternidade,
Semeando amor em grande quantidade.

SEJAMOS PONTES, DERRUBEMOS OS MUROS.

Marco Antônio
Texto em destaque: Disponível em: http://sementesdepaz.blogs.sapo.pt/1904.html

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PALAVRA DE ESPERANÇA


Texto Bíblico: Jeremias 29:11

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

No capítulo 29 de Jeremias, Deus manda dizer ao povo dele que estava no cativeiro:

“Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos”.

“Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e dêem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam”.

“Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela”.

E acrescenta o versículo citado no título acima. Que alegria saber que temos um Deus que está no controle de tudo o que acontece e Ele é que sabe os planos que Ele tem pra cada um de nós. Planos de nos fazer prosperar, planos de paz, e que nos garantem um futuro abençoado. Estamos aqui no mundo de passagem, mas mesmo assim devemos viver o melhor possível, uma vida que agrada a Deus, sendo feliz e fazendo os outros felizes, mas sempre dentro da vontade de Deus, porque Ele é que sabe o que é melhor pra nós. Plantem jardins e comam de seus frutos é o mesmo que trabalhar e usufruir do salário a que fizemos jus. Enquanto estamos aqui, vamos procurar viver bem, orar pelo lugar onde estamos e pela sua prosperidade. Mas, nesse mesmo capítulo, Deus fala que tenhamos cuidado com os falsos profetas que vão falar como da parte de Deus sendo que não foram enviados por Ele. É aqui que vem outra importante palavra do Senhor para nós:

Vs. 12: “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei”.

Vs. 13: ”Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”.

Vs. 14: “Eu me deixarei ser encontrado por vocês”, declara o Senhor, “e os trarei de volta do cativeiro”.

Reflita: Os nossos planos são do nosso coração ou são os que Deus tem pensado para nós? Temos buscado ao Senhor de todo o nosso coração ou temos feito planos e buscado o seu aval?

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

LIMPEZA, SEMPRE!

Texto Bíblico: Provérbios 20:9

“Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?”

A limpeza é uma palavra muito interessante, pois está diretamente relacionada às nossas vidas. Cujo significado é: ação ou efeito de limpar; qualidade de limpo, ou de asseado, asseio; coisa limpa e asseada; depuração; perfeição; castidade, pureza.

Como está escrito em I Pedro 1:15: “Mas como é santo aquele que os chamou, sede também santos em toda a vossa maneira de viver.” Devemos aplicar a limpeza em todos os aspectos: físico, moral, mental e espiritual. Se em algum desses aspectos falta limpeza, a situação vai ficar suja! Isso não é bom, pois limpeza e santidade andam juntas.

“Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.” Salmos 24:3-4

Simplesmente, precisamos aplicar a limpeza em todos os aspectos da nossa vida.

Pedro Humberto

JUSTO x ÍMPIO

Texto Bíblico: Salmos 1
 
“Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!” Salmos 1:6

A Palavra de Deus é clara e traz ensinamentos de amor para nós, e orienta muito bem sobre o que é bom ou mal para que tomemos nossas decisões. Este salmo aponta aspectos importantes sobre duas condutas que o homem pode optar: ser justo ou ímpio.

Características do ímpio:

• Detém-se no pecado (v.1)
• É como palha dispersa no vento (v.4)
• No juízo será condenado (v.5)
• Seu caminho leva a perdição (v.6).

Características do justo:

• É feliz por não seguir o caminho do ímpio (v.1)
• Seu prazer é viver a lei do Senhor (v.2)
• É como árvore plantada próximo às correntes de águas, não seca (v.3)
• É bem sucedido em tudo o que faz (v.3)
• Tem sempre a companhia do Senhor, por andar em Seu caminho (v.6).
 
Todas estas informações comprovam que é incomparavelmente melhor ter uma conduta justa. E como se aplicam esses ensinos na vida diária?

Aquele que deseja ser justo precisa aprender mais sobre a Palavra de Deus para que não seja confundido ou convencido pelos ideais e costumes dos ímpios. Deve ter uma vida de oração para não viver em pecado e estar sempre próximo de Deus. E não estar na companhia dos escarnecedores, mesmo que não esteja fazendo as mesmas coisas erradas que eles. Você pode estar pensando, mas como fazer isso se em todo lugar há pessoas que escarnecem os ensinos de Deus?

A questão é necessitar estar com eles e não viver os costumes deles. Por exemplo, no trabalho, dentro do ônibus, na faculdade estamos cercados de pessoas assim, mas estar nesses ambientes é necessário para nós e são nesses lugares que seremos testemunhas de Jesus, pregando e vivendo o evangelho. No entanto, estar em uma boate, bar ou festa mundana é questão de querer estar e não de necessidade, então é um ambiente de escarnecedores mesmo que não esteja agindo como eles nesses ambientes.

Deus nos ensina que para sermos seus discípulos devemos ser luz e sal da terra (Mt 5:13-16). E para isso devemos conviver com as pessoas, amá-las e mostrá-las o evangelho da verdade. Precisamos ser justos e viver em harmonia para que a glória de Deus resplandeça em nós.

“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu filho nos purifica de todo o pecado.” I Jo 1:6,7

Isabella Sarom

DEUS TRAZ ESPERANÇA


Texto Bíblico: Salmos 94:19

“Quando estou aflito e preocupado, tu me consolas e me alegras.”
 
Como confortar pessoas que passaram por catástrofes naturais, por exemplo, o tsunami no Japão ocorrido no mês de março de 2011? Como confortar parentes que perderam um ente querido? Como dar esperança ao chefe de família que perdeu o emprego? Como amparar um amigo que passa por problemas familiares ou crises existenciais?

Podemos responder essas perguntas através do Salmo 91: 5-7 que diz: “Não terás medo da escuridão (solidão, mal), nem da violência que acontece durante o dia. Não ficarás assustado com a doença que se espalha nas trevas, nem com a destruição que acontece ao meio dia. Mil pessoas podem ser feridas e cair a tua esquerda, dez mil podem morrer a tua direita, mas nenhum mal te acontecerá”. Deus ensina através desses versículos que em seus braços estamos seguros a todo tempo, em qualquer perigo e em todas as circunstâncias.

A história de Paulo na Bíblia em Atos 27:18-26 narra um livramento. Paulo e outras dezenas de pessoas perderam toda a esperança de salvamento, pois o navio estava à deriva numa tempestade. A terrível tempestade permaneceu durante muitos dias, não os deixando ver o sol nem estrelas, até que finalmente toda a esperança acabou. Na eminência da morte, em meio ao desespero, Deus interveio com uma palavra para Paulo: “Tenha animo! Nenhum de nós perderá a vida; somente o navio afundará. Tenham coragem!”.

Deus sempre trará livramento àqueles que o buscam. Quando tudo for contrário, quando o sol não brilhar mais, quando a ansiedade e o medo querem dominar o nosso íntimo; o alívio, o salvamento e a esperança chegam aos que confiam em Deus, depositando tudo nas mãos dele para que Ele resolva.
 
“Perto de Jesus, não há tempestade que resista em nós.” (Teodoro Laskowski)


Bruna Menezes, 14 anos

CONFISSÃO


Texto Bíblico: Provérbios 28:13

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e as abandona alcançará misericórdia.”
 
As condições para obter a misericórdia de Deus são simples, justas e razoáveis. O Senhor não requer que façamos algo difícil para que tenhamos o perdão dos nossos pecados. Não precisamos fazer longas e cansativas peregrinações, nem pagar dolorosas penitências com o objetivo de encomendar nossa alma a Deus, mas aquele que confessar e deixar seu pecado alcançará misericórdia.

Diz o apóstolo: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados” (Tiago 5:16). Confesse seus pecados a Deus, o único que pode perdoá-los, e as faltas uns aos outros. Se você ofendeu um amigo ou vizinho, deve reconhecer seu erro e pedir perdão, e depois buscar o perdão de Deus, pois a pessoa ofendida é propriedade de Deus e, ao magoá-la, você pecou contra o Criador e Redentor.

O caso é levado ao único verdadeiro mediador, nosso grande Sumo Sacerdote, que “foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” e quem pode “compadecer-se das nossas fraquezas” o qual tem condições de purificar-nos de toda mancha de iniquidade (Hebreus 4:15).

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)

Raíla Andrade

AVES x HOMENS

Texto Bíblico: Filipenses 4:6

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”
 
Já observou como as aves são sustentadas?

Elas constroem os seus ninhos de muitos modos diferentes e com todo tipo de material: palha, capim, gravetos, barro, etc. E usam o bico como ferramenta para construí-los. Elas despertam na alvorada, deixam os seus ninhos em busca de alimentos para si e para seus filhotes, e no crepúsculo do dia descansam. Todos os dias é exatamente igual - elas trabalham incansavelmente sem se preocuparem com o dia de amanhã - porque sabem que os recursos já foram providos.

Deus concedeu as aves todos os recursos naturais e habilidades para manejá-los. E igualmente Ele fez conosco. Ele já nos concedeu recursos e habilidades para desfrutarmos o melhor dEle.

Na Bíblia, no livro de Êxodo - capítulos 25 a 40 - verificamos com a construção do tabernáculo (era o local onde Deus se encontrava com seu povo) como Deus provê recursos financeiros e capacita por meio do Espírito Santo a Bezalel e Aoliabe “e os enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência, e de conhecimento, em todo artifício” (Êxodo 31:3). Em Gênesis Deus colocou o homem no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. “E no jardim do Éden o SENHOR Deus fez brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento;” (Gênesis 2:9), mas uma vez Deus provendo recursos e habilidades ao homem.

Mas, por que não conseguimos ter a certeza das aves? E por que nos preocupamos tanto com o amanhã?

Porque nós aprendemos a desconfiar, as aves a entregar. Nós somos seres guardadores, pensamos que poderemos precisar um dia e, por via das dúvidas, estocamos. As aves, por outro lado, não guardam nada. Elas aprenderam a tão somente confiar em que a Providência suprirá o que lhes fosse necessário.

Porque consideramos o trabalho como um sacrifício, uma labuta “ganhar o pão de cada dia”. As aves o consideram como sua existência.

Porque vivemos só por status “é gastar o dinheiro que você não tem, para comprar aquilo que você não precisa, para impressionar alguém que você não conhece”. Complicamos a vida e vivemos frustrados. As aves vivem na simplicidade, elas só mostram o que realmente têm e são – as suas penas.

Reflita: Seremos muito mais felizes e viveremos sem o fantasma da ansiedade e do medo se observamos as aves do céu. Para Deus, nós somos muito mais valorosos do que elas. E Ele também nos sustenta diariamente e já proveu o nosso futuro.

Tenha uma excelente semana!

Fabiana Moraes Pereira

AMOR


Texto Bíblico: 1 Coríntios 13

”Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.”

Muitas vezes, no nosso dia a dia, nos sentimos sozinhos e achamos que Deus e nossos amigos se esqueceram de nós frente a numerosas batalhas diárias. Deixamo-nos levar pelo egoísmo e desejamos “amor” somente para nós.

Contudo, esquecemos que a maior prova de amor foi feito por Deus, quando enviou o seu Filho Unigênito para morrer em nosso lugar, simplesmente para demonstrar o quão grande é o seu amor por nós.

Ao conversar com amigos devemos resplandecer esse amor, por vezes, com atitudes, outras, falando: como eu te amo! Esquecemos que também devemos amar todos os que estão ao nosso lado, tendo compaixão e tentando ajudar da melhor forma possível – em oração e/ou em ação - entregando-os a Deus e pedindo a Sua proteção sobre eles. Dessa forma, tentamos cumprir o Seu mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo.”

“Assim permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o Amor.” 1 Co 13:13

Jéssica Gabriella, 13 anos

TORNANDO-SE OUVINTE

Texto Bíblico: Lucas 7:1-10
“Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé". Lc 7:9

Você pode orar por alguém, assim que é pedido, não importa o lugar ou a situação?

Muitas vezes não damos ouvido à voz de Deus que nos pede para fazer uma oração, na igreja, em casa, no trabalho, no almoço, com os amigos, pelo simples fato de sentirmos vergonha.

Sentir vergonha de Deus, mas por quê?

Deus tem todos os motivos para sentir vergonha de nós: não honramos o seu nome, pecamos, somos falhos, somos terríveis e mesmo assim Deus por seu imenso amor está conosco nos proporcionando o melhor.

Deus fala conosco o tempo inteiro, e nós não damos ouvido a Ele, muitas vezes a pessoa ao nosso lado, só precisa de um sorriso, um abraço, uma palavra amiga e nós por vergonha, não damos. Deixamos a oportunidade passar e quem sabe poderíamos ajudar a salvar uma vida, alegrar o dia de alguém.

Assim como o centurião no livro de Lucas 7, ouviu a Deus e enfrentou as circunstâncias, nós também podemos enfrentar, com fé, firmeza e perseverança. Não deixe mais as Palavras e os pedidos de Deus transcorrer sobre sua vida sem que você os obedeça. Ajude ao próximo e a você mesmo. Não se limite na vergonha, seja ousado (a)!

Pense: “Até mesmo a alma mais endurecida pode pedir ajuda”.

Tayene de Sena Ferreira

PORQUE DEUS NÃO TEM OPERADO HOJE GRANDES MARAVILHAS EM NOSSO MEIO?


Texto Bíblico: Hebreus 11: 33

“... os quais por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões...”

Deus tem feito grandes milagres no nosso mundo a cada segundo que se passa. Podemos citar vários deles como: conversões, curas, aprovações em concursos públicos e vestibulares, bons empregos, livramentos de acidentes, alguns que vemos e outros que nem fazemos idéia. E outro milagre que Deus tem feito é o milagre da vida, milagres estes que somos EU e VOCÊ.

Por incrível que pareça nós somos um milagre de Deus! E você? Você se considera um milagre de Deus? Mesmo que isso lhe pareça ridículo ou às vezes duvidoso, mesmo que isso não lhe soe bem, e você não se considere alguém, pelo contrário você se considere um “Zé Ninguém”, saiba que você é um milagre de Deus. E saiba que você não é um pequeno milagre, o fato de você nascer, existir e permanecer vivo, foi e é um grande milagre.

Milagre esse que custou muito caro por sinal. Custou preço de sangue.

Então como nós cristãos temos a coragem (ou melhor: cara de pau) de perguntar a Deus ou a nós mesmos: Porque Deus não fala conosco e opera maravilhas em nosso meio como Ele fez no antigo testamento?

É uma vergonha para nós. Nós não temos de perguntar isso a ninguém, porque Deus tem feito grandes maravilhas em nossas vidas. A pergunta deve ser outra: Por que Deus não tem realizado seus grandes feitos na mesma intensidade com a qual Ele fazia nos tempos bíblicos?

Simplesmente, por causa da dureza do nosso coração, por causa da nossa falta de jejum e oração, por causa da nossa falta de comunhão e intimidade com nosso Deus, por causa do silêncio e omissão da igreja e por aí vai.

Mas o principal motivo de Deus não realizar mais milagres e maravilhas em nosso meio é a nossa incredulidade. De acordo com o livro que lemos recentemente “O Poder do louvor”, no capítulo 6 o autor descreve que a incredulidade é um ato de rebeldia e de insulto a Deus. A coisa é tão séria que o nosso requisito de salvação é crer no nosso Deus e nos seus feitos, é ter fé no nosso Deus.

Essa fé no nosso Deus implica em uma entrega total a Ele. Acreditar na sua existência e no seu poder. Acreditar nos seus feitos e principalmente na sua maior prova de amor (João 3: 16). Isso faz parte da nossa fé. Como posso eu acreditar que Deus me amou tanto a ponto de dar a sua vida por mim, e mesmo acreditando nessa verdade eu permanecer a mesma pessoa de dias e anos atrás?

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8: 32

“Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” Tiago 2: 17

Acaso pode alguém crer em Deus e permanecer a mesma pessoa?

Acaso pode alguém crer em Deus sem que ninguém veja pelo menos alguns frutos de sua nova vida?

Definitivamente, não!

Eu vejo a fé como algo muito mais profundo, algo muito além do que um simples acreditar na existência de um Deus qualquer. Algo muito além do que simplesmente acreditar que um Deus há muitos anos atrás morreu por mim.

“Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Mateus 15: 7-8

Jesus disse essas palavras naquela época, e hoje é o que mais se tem ouvido por aí: Eu acredito em Deus. Acredito também que Jesus morreu por mim. Até os ateus na hora da angústia e do sofrimento clamam: Meu Deus do céu! Ajuda-me, meu Deus!

Mas essa fé do povo de Deus e da maioria das pessoas que conhecemos, infelizmente é uma fé de boca e não de coração. É uma fé falsa e ilusória. Definitivamente, isso não é fé!

A incredulidade nos distância e nos afasta do nosso Deus! Longe de Deus nossa vida permanece monótona e sem novidades. Longe de Deus não existe vida e nem milagres e maravilhas. Eis o motivo pelo qual Deus não opera maiores maravilhas em nosso meio.

Nossa fé deve ser alimentada e exercitada, para que ela cresça e as maravilhas bênçãos de Deus possam ser vistas frequentemente em nosso meio. Grandes homens da bíblia e da história mundial realizaram grandes feitos movidos somente por sua fé e por seus sonhos. Pela fé alguns personagens bíblicos foram citados como homens dos quais o mundo não era digno. E nossa geração como será lembrada?

“Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo recebereis.”
Mateus 21: 21-22

Henrique Gabriel

OBEDECER O QUÊ?

Texto Bíblico: Salmos 119:11
“Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.”

Tantas vezes nos perguntamos como podemos nos conservar puros para o Senhor, vivendo em um mundo que nos ensina que o importante é satisfazer a si próprio.

O Senhor quer que pensemos mais nas coisas lá do alto, e a bíblia nos diz que o segredo é obedecer, e nos afirma também que se procurarmos servir ao Senhor de todo o nosso coração, Ele não vai deixar que nos desviemos dos caminhos dele. Mas como podemos pensar em algo e cumprir leis que muitas vezes não conhecemos?

O salmista conhecia a palavra de Deus e costumava repeti-las em voz alta para não esquecer. Ele as estudava muito e tinha alegria em segui-las. Será que temos seguido o exemplo do nosso amigo Davi? Se quisermos nos guardar para o Senhor temos que conhecer a sua vontade e ter alegria em obedecê-la.

“Estudo as tuas leis e examino os teus ensinamentos. As tuas leis são o meu prazer, não esqueço a tua palavra.” Salmos 119:15-16

Cristiane de B. Santos

O VALOR DA VIDA


Texto Bíblico: Atos 20:24

“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”.

Existem pessoas que desgastam a própria vida no afã de ganhar dinheiro, não se importando quão infame se torne o seu modo de viver. Tais pessoas conhecem o valor do dinheiro, mas desconhecem o valor da própria Vida.

As pessoas são capazes de destruir umas as outras por ganância. Não percebem que estão trazendo para si os maiores infortúnios.

Pense: Você, como cristão, está dando o devido valor à vida? Está dando testemunho do evangelho?
 
Reflita: O mais importante para o ser humano é viver uma vida íntegra.
 
“Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.” Atos 20:32

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

PREÇO: UMA QUESTÃO DE VALOR


Texto Bíblico: 1 Coríntios 6:20

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Na vida, o valor que damos às coisas (bens materiais, viagens, carreiras profissionais, sonhos, etc) determina o preço que estamos dispostos a pagar por elas. Presumimos que essas coisas serão boas para nós, e as estabelecemos como alvos pessoais. Então, partimos para conquistá-las. Passamos por diversas fases, algumas mais tortuosas que outras: renúncias, escolhas e sacrifícios. Nos esforçamos ao máximo para conseguir o que desejamos, ou seja, pagamos um alto preço por elas e, quando alcançamos as nossas metas, é gerado em nós um prazer proveniente de um sentimento de realização plena.

Da mesma forma, Jesus quando olhou para nós, nos deu tamanho valor que decidiu pagar o mais alto preço pago até hoje por alguém, a fim de nos resgatar das trevas para o Seu reino de luz: A morte de Cruz. Mas a morte foi o estopim de uma série de acontecimentos: Ele renunciou toda a Sua glória, foi humilhado, rejeitado e flagelado. "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos." (João 15:13). E Jesus entregou a sua própria vida por nós pecadores.

Deus tem prazer em nós porque Ele nos comprou com o sangue do seu Filho Unigênito "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:1). Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nós somos valorados por Ele.

Mas, como cristãos, qual o valor que temos dado a esse ato de amor de Jesus? A esse sacrifício?

Às vezes, valoramos tantas coisas e nos esforçamos ao máximo para consegui-las, que nem percebemos o passar do tempo, e quando somos despertados para o que realmente importa e o que tem valor, o amor de Jesus, enxergamos que gastamos muito tempo com riquezas passageiras, e que nos esquecemos de investir no que realmente é valoroso para nós: Deus, ministérios, família e amigos.

Mas, será que temos nos empenhado igualmente para a obra de Deus, para agradá-Lo e servi-Lo de todo coração?

Reflita: O que tem mais valor para Deus somos nós. E o que tem mais valor para você? Será que é Ele ou riquezas passageiras?

João Filho

LIDANDO COM AS NOSSAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Texto Bíblico: Tiago 3:16
“Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de cousas ruins.”

Ao criar o homem, Deus o fez de um modo magnífico e maravilhoso, como declara Davi no Sl 139: 13-16. Sentimentos “são estados efetivos ou emocionais leves de prazer ou desprazer, denominados de estado de espírito”. Sentimento nos da idéia de algo contínuo e duradouro.

Emoções “é estado efetivo mais intenso, agradáveis ou desagradáveis”. Quando a emoção é muito forte poderão ocorrer atitudes descontroladas, nos dá ideia de algo passageiro. A bíblia nos relata uma infinidade de pessoas em situações especiais, lidando com suas emoções. Algumas de forma saudável, outras de forma contrária trazendo insucesso as suas vidas. Exemplo de Caim e Abel (Gn 4:1-16) a oferta de Abel foi aceita e de Caim não, isso gerou em Caim um sentimento de inveja, ciúme, ira, vingança de forma tão intensa que perdeu o controle de suas atitudes, chegando a ação extrema de assassinato do próprio irmão. Outro exemplo é o de José na casa de Potifar (Gn 39:1-23). Ele foi assediado sexualmente pela mulher de Potifar e manteve o controle agindo mais pela razão do que pela vontade da carne, ele manteve o controle e analisou a confiança depositada a ele por seu senhor e sua comunhão com Deus. Várias emoções determinaram o sucesso e o fracasso de muitas pessoas na bíblia e determinam até hoje.

Deus espera que sejamos como José, ponderemos nossas emoções e estejamos sempre em comunhão com Deus, pois se estamos em comunhão o Espírito Santo tomará decisões por nós. Devemos deixar Deus tomar controle das nossas emoções, e assim teremos uma vida tranquila e segura, pois o Senhor estará sempre no controle da situação.

Deus nos abençoe!

Lucas Mendes

FÉ É A BASE DE TUDO


Texto Bíblico: João 20:29

“Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".

Existem pessoas que estão iguais a Tomé: “Ver para Crer”.

Noé, avisado das coisas que aconteceriam, temeu, e para salvação da sua família, preparou a arca, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé (Hb. 11:7). Ele não teve nenhuma visão para precisar crer no que estava para acontecer, ele creu no Deus que Lhe dissera e foi abençoado, assim também aconteceu com muitas outras personagens da Bíblia.

Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos, as mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos (Hb. 11:33-35b).Tudo isso pela fé, simplesmente pelo fato de crer em Deus.

Pela fé no filho de Deus seguiremos os seus passos, refletiremos o seu caráter, e nos tornaremos puro assim como ele é puro. As coisas que antes detestávamos agora amamos. O orgulhoso e o arrogante tornam-se manso e dócil, o altivo torna-se humilde, o alcoólatra deixa a bebida, o viciado torna-se puro. Aquele que Crê não buscará “adorno exterior”, mas Deus em seu coração.

Quando temos Fé em Cristo Jesus, mesmo sendo seres pecadores e cheios de erros, tornamo-nos participantes da sua graça perdoadora, e o amor brota em nosso coração, os fardos tornam-se leves, pois o julgo que Cristo impõe é suave, o dever torna-se um deleite, e o sacrifício, um prazer, o caminho que antes parecia coberto de trevas torna-se iluminado pelo sol da justiça.

Reflita: Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa FÉ. (I Jo 5:4)

Raíla Andrade

A GRAÇA SALVADORA

Texto Bíblico: Efésios 2:8
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus.”

A palavra de Deus fala que somos salvos é pela graça. Não é preciso pagar nenhum centavo, você pode ser rico ou pobre. Não é maravilhoso saber que Deus não olha as nossas condições financeiras? Que basta termos fé em Jesus Cristo para termos a Salvação? A salvação não vem de nós mesmos, é dom de Deus. É Ele quem dá gratuitamente.

O preço já foi pago, e não foi barato, pois Ele deu seu bem mais precioso, seu único Filho, Jesus Cristo, para morrer pelo homem pecador. Podemos ver a bondade de Deus em nos amar, mesmo que não mereçamos, sendo maus e não tendo bondade em nós. Mesmo assim Ele nos ama.

Nunca vimos ninguém dar a própria vida por alguém que não mereça. Jesus foi o único homem que nos amou e que nos ama incondicionalmente, ao ponto de morrer por pessoas que nem sequer o conhecia e que o desprezava.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
 
Salvador Araújo

O AMOR DE DEUS


Texto Bíblico: Romanos 5:5
“E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.”

“Deus é amor” está escrito em cada botão de flor que se abre e em cada folha que cresce no campo. Os mais belos pássaros, que alegram o ar com seus alegres cantos, as flores, perfeitas e delicadamente coloridas, que perfumam o ar, as árvores da floresta, com sua exuberante e viçosa folhagem, tudo dá testemunho do cuidado paternal do nosso Deus e do desejo que ele tem de tornar os seus filhos felizes.

A palavra de Deus revela o seu caráter. Ele mesmo declarou o seu infinito amor e misericórdia. Quando Moisés rogou que Deus mostrasse sua glória, o Senhor respondeu: “Farei passar toda a minha bondade diante de ti” (Êxodo 33: 18 19). Essa é a sua glória. Quando o senhor passou diante de Moisés, ele clamou: “Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado” (Êxodo 34:6, 7). Ele é “tardio em irar-se, e grande em benignidade” (Jonas 4:2) “porque tem prazer na misericórdia” (Miquéias 7: 18).

Deus uniu nosso coração a ele por meio de incontáveis provas no céu e na terra. Através das coisas da natureza e dos mais profundos e ternos laços que o coração humano pode conhecer, Deus procura revelar-se para nós.

“Jesus não suprimia sequer uma palavra da verdade, mas falava sempre com Amor”. Ellen G. White

Raíla Andrade

FALSOS DEUSES


Texto Bíblico: Isaías 44:9
Isaías nos diz: “Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados.” (Isaías 44:9).

Nos tempos bíblicos, lemos sobre pessoas que adoravam ídolos de madeira e pedra. Entretanto, um ídolo pode ser qualquer coisa ou pessoa em quem confiamos, mais do que em Deus. Como você responderia a estas indagações:

Em quem eu mais confio no mundo?

Quem me criou?

Para quem eu me volto a fim de encontrar a verdade?

Para quem eu me volto a fim de me sentir seguro?

Quem está no comando do que me acontecerá?

A resposta para essas perguntas é: Deus! Ele é o único digno de toda glória e de todo poder.
 
Jéssica Gabrielle, 13 anos