Texto Bíblico: Tiago 3:16
“Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de cousas ruins.”
Ao criar o homem, Deus o fez de um modo magnífico e maravilhoso, como declara Davi no Sl 139: 13-16. Sentimentos “são estados efetivos ou emocionais leves de prazer ou desprazer, denominados de estado de espírito”. Sentimento nos da idéia de algo contínuo e duradouro.
Emoções “é estado efetivo mais intenso, agradáveis ou desagradáveis”. Quando a emoção é muito forte poderão ocorrer atitudes descontroladas, nos dá ideia de algo passageiro. A bíblia nos relata uma infinidade de pessoas em situações especiais, lidando com suas emoções. Algumas de forma saudável, outras de forma contrária trazendo insucesso as suas vidas. Exemplo de Caim e Abel (Gn 4:1-16) a oferta de Abel foi aceita e de Caim não, isso gerou em Caim um sentimento de inveja, ciúme, ira, vingança de forma tão intensa que perdeu o controle de suas atitudes, chegando a ação extrema de assassinato do próprio irmão. Outro exemplo é o de José na casa de Potifar (Gn 39:1-23). Ele foi assediado sexualmente pela mulher de Potifar e manteve o controle agindo mais pela razão do que pela vontade da carne, ele manteve o controle e analisou a confiança depositada a ele por seu senhor e sua comunhão com Deus. Várias emoções determinaram o sucesso e o fracasso de muitas pessoas na bíblia e determinam até hoje.
Deus espera que sejamos como José, ponderemos nossas emoções e estejamos sempre em comunhão com Deus, pois se estamos em comunhão o Espírito Santo tomará decisões por nós. Devemos deixar Deus tomar controle das nossas emoções, e assim teremos uma vida tranquila e segura, pois o Senhor estará sempre no controle da situação.
Deus nos abençoe!
Lucas Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário