Pesquisar no blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

AVES x HOMENS

Texto Bíblico: Filipenses 4:6

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”
 
Já observou como as aves são sustentadas?

Elas constroem os seus ninhos de muitos modos diferentes e com todo tipo de material: palha, capim, gravetos, barro, etc. E usam o bico como ferramenta para construí-los. Elas despertam na alvorada, deixam os seus ninhos em busca de alimentos para si e para seus filhotes, e no crepúsculo do dia descansam. Todos os dias é exatamente igual - elas trabalham incansavelmente sem se preocuparem com o dia de amanhã - porque sabem que os recursos já foram providos.

Deus concedeu as aves todos os recursos naturais e habilidades para manejá-los. E igualmente Ele fez conosco. Ele já nos concedeu recursos e habilidades para desfrutarmos o melhor dEle.

Na Bíblia, no livro de Êxodo - capítulos 25 a 40 - verificamos com a construção do tabernáculo (era o local onde Deus se encontrava com seu povo) como Deus provê recursos financeiros e capacita por meio do Espírito Santo a Bezalel e Aoliabe “e os enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência, e de conhecimento, em todo artifício” (Êxodo 31:3). Em Gênesis Deus colocou o homem no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. “E no jardim do Éden o SENHOR Deus fez brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento;” (Gênesis 2:9), mas uma vez Deus provendo recursos e habilidades ao homem.

Mas, por que não conseguimos ter a certeza das aves? E por que nos preocupamos tanto com o amanhã?

Porque nós aprendemos a desconfiar, as aves a entregar. Nós somos seres guardadores, pensamos que poderemos precisar um dia e, por via das dúvidas, estocamos. As aves, por outro lado, não guardam nada. Elas aprenderam a tão somente confiar em que a Providência suprirá o que lhes fosse necessário.

Porque consideramos o trabalho como um sacrifício, uma labuta “ganhar o pão de cada dia”. As aves o consideram como sua existência.

Porque vivemos só por status “é gastar o dinheiro que você não tem, para comprar aquilo que você não precisa, para impressionar alguém que você não conhece”. Complicamos a vida e vivemos frustrados. As aves vivem na simplicidade, elas só mostram o que realmente têm e são – as suas penas.

Reflita: Seremos muito mais felizes e viveremos sem o fantasma da ansiedade e do medo se observamos as aves do céu. Para Deus, nós somos muito mais valorosos do que elas. E Ele também nos sustenta diariamente e já proveu o nosso futuro.

Tenha uma excelente semana!

Fabiana Moraes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário