Pesquisar no blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

JUSTO x ÍMPIO

Texto Bíblico: Salmos 1
 
“Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!” Salmos 1:6

A Palavra de Deus é clara e traz ensinamentos de amor para nós, e orienta muito bem sobre o que é bom ou mal para que tomemos nossas decisões. Este salmo aponta aspectos importantes sobre duas condutas que o homem pode optar: ser justo ou ímpio.

Características do ímpio:

• Detém-se no pecado (v.1)
• É como palha dispersa no vento (v.4)
• No juízo será condenado (v.5)
• Seu caminho leva a perdição (v.6).

Características do justo:

• É feliz por não seguir o caminho do ímpio (v.1)
• Seu prazer é viver a lei do Senhor (v.2)
• É como árvore plantada próximo às correntes de águas, não seca (v.3)
• É bem sucedido em tudo o que faz (v.3)
• Tem sempre a companhia do Senhor, por andar em Seu caminho (v.6).
 
Todas estas informações comprovam que é incomparavelmente melhor ter uma conduta justa. E como se aplicam esses ensinos na vida diária?

Aquele que deseja ser justo precisa aprender mais sobre a Palavra de Deus para que não seja confundido ou convencido pelos ideais e costumes dos ímpios. Deve ter uma vida de oração para não viver em pecado e estar sempre próximo de Deus. E não estar na companhia dos escarnecedores, mesmo que não esteja fazendo as mesmas coisas erradas que eles. Você pode estar pensando, mas como fazer isso se em todo lugar há pessoas que escarnecem os ensinos de Deus?

A questão é necessitar estar com eles e não viver os costumes deles. Por exemplo, no trabalho, dentro do ônibus, na faculdade estamos cercados de pessoas assim, mas estar nesses ambientes é necessário para nós e são nesses lugares que seremos testemunhas de Jesus, pregando e vivendo o evangelho. No entanto, estar em uma boate, bar ou festa mundana é questão de querer estar e não de necessidade, então é um ambiente de escarnecedores mesmo que não esteja agindo como eles nesses ambientes.

Deus nos ensina que para sermos seus discípulos devemos ser luz e sal da terra (Mt 5:13-16). E para isso devemos conviver com as pessoas, amá-las e mostrá-las o evangelho da verdade. Precisamos ser justos e viver em harmonia para que a glória de Deus resplandeça em nós.

“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu filho nos purifica de todo o pecado.” I Jo 1:6,7

Isabella Sarom

Nenhum comentário:

Postar um comentário