Pesquisar no blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A LUZ


Texto Bíblico: João 8:12

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

Como é ruim ficar sem luz! Quem gosta de ficar sem energia elétrica em casa ou em qualquer lugar?? Não é uma sensação muito agradável. Imagine ficar na escuridão por toda a vida??...

Infelizmente, muitos vivem na escuridão, nas trevas e não percebem; andam tropeçando pela vida não sabendo onde estão indo, como nos diz Jesus: “...Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.” (João 12:35), as pessoas que assim vivem não sabem nem fazer suas escolhas que as levarão a um lugar ainda mais escuro: O Inferno. O mundo é escuro e precisa de luz: Jesus Cristo – A Luz do mundo! Só Ele pode transformar vidas dando brilho e vida eterna. E quem já possui essa Luz tem a grande missão de mostrá-la àquelas pessoas que ainda vivem na escuridão. Não é uma tarefa muito fácil! Mas se buscarmos sabedoria em Deus teremos força para repassar a Verdadeira Luz à todos.

“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (João 12:46)

Sarah Mendes de Oliveira

QUE CREIAMOS E NOS AMEMOS!


Texto Bíblico: I João 3:23

“E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros.”

De acordo com o Apóstolo João, o “mandamento” divino reúne fé e amor.

Cristo quer que vivamos duas atitudes que, para o mundo, são impossíveis: fé e amor. A definição destas duas posturas, segundo o mundo, nada tem a ver com o mandamento de Jesus Cristo.

De acordo com Jesus, “fé” não é crendice, nem mera aceitação intelectual.

Quanto ao “amor”, ele nada tem de sentimentalismo ou paixão possessiva.

Colocando em minúcias o versículo de I João 3:23 - Crer “no nome de Jesus Cristo” significa passar a viver Cristo em todas as dimensões da vida diária. Quanto a amar “uns aos outros”, esta experiência somente acontece quando permitimos que o Espírito do Senhor coordene a nossa vida.

De acordo com tal definição, “fé” e “amor” só podem acontecer em nós quando nos submetemos voluntariamente ao senhorio de Cristo.

Felizmente, cremos e amamos por causa do poder de Deus. Que creiamos, pois, e nos amemos.

Reflita: Você tem se submetido voluntariamente ao senhorio de Cristo?

Raíla Vieira de Andrade

LOUVAI AO SENHOR


Texto Bíblico: Salmo 148

“Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-o nas alturas.” (Sl. 148:1)

Senhor Deus é o único digno de toda honra, glória e louvor.

Louvar é bendizer, dar graças ao Senhor por tudo o que Ele é e tem feito em sua vida. Louvar é uma forma de agradecer a Deus por sua vida, sua família, amigos, pelo sol, as estrelas, a natureza... pelas bênçãos que Ele derrama sobre a terra.

Devemos louvar a Deus porque Ele é bom e sua benignidade dura para sempre (Sl.136:1), para que sejam conhecidas as Suas obras e maravilhas entre os povos (Sl. 105:1), porque Ele é grande e está acima de todos os deuses (Sl. 135:5), porque é bom e agradável cantar louvores ao nosso Deus (Sl. 147:1), para exaltar o poder de Deus (Sl. 21:13), para nos apresentarmos com gratidão ao Senhor (Sl. 100:4), porque Deus habita nos louvores (Sl. 22:3). Devemos louvar ao Senhor em todo o tempo: “Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.” (Sl. 34:1) e, quando assim fazemos, nosso coração se enche de alegria e podemos resplandecer a glória de Deus.

O nome do Senhor deve ser louvado por todos os seres, como relata o salmo 148. “Louvai- todos os seus anjos, o sol e lua, os céus dos céus, vós baleias, neve e vapores, árvores frutíferas, as feras e todos os gados, reis da terra e todos os povos, moços e moças, velhos e crianças. Louvemos ao Senhor, pois só seu nome é exaltado e sua glória resplandece sobre a terra e o céu, louve ao Senhor de todo o seu coração.”

“Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Sl.150:6)

Louvarei O Teu nome louvarei, glória e majestade estão diante de Ti.
Supremo rei, soberana é Tua lei, os anjos te adoram sem cessar...
Se prostrarão, os montes te adorarão.
E um canto de louvor, se ouve agora no céu,
Pois Tú és...Santo, Santo...Junto com os anjos te adoramos...

Hélia Mendes de Oliveira

VAIDADES


Texto Bíblico: II Co 10:12-18

“Que os outros façam elogios a você, não sua própria boca.” (Pv. 27:2)

Vivemos numa época muito competitiva, principalmente no mercado de trabalho, onde precisamos estar pelo menos um passo à frente do colega. Com isso, costumamos falar colocando nossas qualidades, virtudes, possibilidades, nossos feitos e tudo mais que possa nos qualificar acima.

Precisamos tomar muito cuidado com isso, Paulo nos adverte a não nos igualarmos aos que se recomendam a si mesmos, a não invadirmos o espaço do outro, nos limitando a esfera de ação que Deus nos confiou.

Se você realiza um trabalho, seja ele qual for, faça-o com sinceridade de coração como para o Senhor não para homens (Cl. 3:22). Não seja como aqueles que proclamam suas virtudes, aguardando reconhecimento humano, pois assim ele não virá e você se sentirá frustrado.

Se buscarmos compreender e a conhecer a Deus, pois ele é o Senhor, ele se agradará de nós e assim teremos motivo para nos gloriar. (Jr 9:24)

Reflita: Você tem proclamado suas ações, comparando-se a você mesmo como se não houvesse alguém superior? Suas palavras tem sido de reconhecimento e gratidão a Deus pela vida, saúde, e todas as coisas boas que você tem recebido das mãos d’Ele?

Quando se auto elogia, você fecha o coração dos outros a seu respeito e quando elogia o outro ele se abre! Pense nisso!!!

Ore para que você reconheça o valor do outro. E que as suas ações reflitam o conhecimento que você tem de Deus que é reto, justo e leal.

“Quem se gloriar, glorie-se no Senhor!” (II Co 10:17)


Juliana Ribeiro Barbosa

A BONDADE CONTAGIANTE



Texto Bíblico: I João 4:11


Imagine um robusto jovem chamado “João”, com seus vinte e poucos anos, cheio de sonhos e ideais, que se alistou na 2ª Guerra Mundial, com um uniforme novinho e um coração revolucionário e esperançoso. Mas, que se tornou um condenado à morte numa cela fria, depois que fora capturado pelos japoneses (meses de trabalho pesado na selva, surras diárias e a morte lenta provocada pela fome). A morte é um alívio pra ele.

Mas então, algo maravilhoso acontece. Dois novos prisioneiros, ainda animados pela esperança, são transferidos para o campo. Embora também estejam doentes e fracos, eles atentam para cuidar de vidas. Compartilham suas refeições escassas e voluntariam-se para trabalhos no lugar dos outros prisioneiros mais debilitados. Limpam as úlceras de “João” e massageiam-lhe as pernas atrofiadas. Dão nele o primeiro banho em seis semanas. A força de “João” aos poucos volta e, com ela, a sua dignidade.

A bondade desses homens é contagiante. E “João” começa a tratar dos doentes e a dividir suas porções de comida. Outros soldados fazem o mesmo. Com o passar do tempo, o clima do campo acalma-se e clareia. A Renúncia toma o lugar do egoísmo. A Humildade toma o lugar do Orgulho. O Amor toma o lugar do Ódio. A morte se torna VIDA em Jesus Cristo.

No momento em que li essa história, indaguei: E o que isso tem haver comigo? Eu não vou para nenhum campo de prisioneiros de guerra.... Então, Deus trouxe ao meu coração a seguinte fórmula: (Renúncia + Humildade + Amor) = Bondade Contagiante.

E é isso que Deus quer que façamos: Que contagiemos as pessoas com Sua bondade para que o ambiente seja transformado (trabalho, universidade, cursinhos preparatórios e principalmente o nosso Lar).

1)Renúncia – Abrir mão. Abdicar. Rejeitar os pronomes possessivos (meu curso, minhas coisas, meus sonhos, minha coca-cola, meu danoninho. Quero que as coisas sejam do meu jeito e no meu tempo). “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua.”(Lucas 22:42)

2)Humildade – Respeitar, sujeitar, submeter. “Em favor dos Reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.”(I Timóteo 2:2). Aqueles dois soldados respeitaram “João”, porque “somos a imagem de Deus”(Gênesis 1:26).

3)Amor – Quando queremos o bem de outra pessoa. Quando assumimos a culpa de algo que não fizemos em favor de outro. “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.”(I João 4:10-11).

Pense: Sabe aqueles momentos lameados, tristes, desesperadores, duvidosos, sombrios, em que a morte passa a ser um alívio, em que não temos mais forças para recomeçarmos? Pois é. É exatamente nesses momentos que um diamante brilha no meio da lama, um camarada reparte coisas, um soldado (amigo) se preocupa, uma pessoa surge no nosso caminho dizendo que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”(Salmo 46:1).

Reflita: Que possamos ser esse diamante, esse camarada, esse soldado, essa pessoa contagiante da Bondade de Deus na vida das outras pessoas.

“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade,
suportando-vos uns aos outros em amor.”(Efésios 4:2)
Amém!
Fabiana F. Moraes Pereira

LOUVE A DEUS


Texto Bíblico: Salmo 105:1


Deus tem propósitos e razões para permitir que passemos por situações difíceis; talvez para crescermos, para aprendermos a amá-lo e a depender Dele, para que nos tornemos mais humildes, enfim, as razões podem ser as mais diversas. No entanto, não devem ser motivos, ou melhor, desculpas, para que deixemos de prestar louvor e adoração ao Senhor.

O nosso louvor a Deus não pode ser proporcional às bênçãos que recebemos, mas sim a salvação e a graça que Ele nos concede. Deus é o mesmo, Seu poder é o mesmo, Sua fidelidade é a mesma e Seu coração é o mesmo. Portanto, creio que, quando louvamos a Deus com sinceridade, as bênçãos e os livramentos, vêem como consequência. Não procure uma razão para louvar, pois você já tem – Deus está sempre ao teu lado te segurando para não cair. Ele quer te ajudar a todo instante, Ele nos prepara sempre o melhor.

O Louvor a Deus pode ser oferecido em qualquer lugar, não busque o melhor momento para louvar, louve da maneira que estiver, onde estiver. Com o tempo ele se tornará tão normal quanto respirar. Às vezes nós louvamos a Deus interiormente, como no Salmo 9:2: “Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao Teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores”. Outras vezes temos a oportunidade de dar glória e louvor ao nosso Deus publicamente. Salmo 22:22 diz: “Meus irmãos declararei o Teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação”.

Reflita: Seja você mesmo na presença de Deus através do seu louvor, não se envergonhe. Na presença Dele abra o teu coração, dê o seu melhor a Deus.

"Aleluia, Louvai a Deus no seu santuário, louvai-o no firmamento do seu poder.
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Louvai-o com som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumento de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Tudo quanto têm fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor." Sl 150:1-6



Tayene de Sena Ferreira