Pesquisar no blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

TALENTOS ESCONDIDOS SÃO TALENTOS RETIRADOS


Texto Bíblico: Mateus 25:14-30
 
“Tirai-lhe, pois, o talento, e dai-o ao que tem dez.” (Mateus 25:28)
 
A Palavra de Deus relata a história de um homem que ia para outro país, e então reuniu os seus servos e lhes confiou os seus bens em forma de talentos. O talento, nesse caso, tratava-se de uma peça de prata usada como dinheiro, por exemplo, “calculando-se que um diarista ganhe dez dólares por dia, um talento de prata valeria 60.000 dólares” (Bíblia Online – versão 3.0, SBB). A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, a cada um segundo a sua própria capacidade/habilidade; e então partiu. Os que receberam cinco e dois talentos começaram imediatamente a comprar e vender com elas, e logo ganharam o dobro. Mas, o que recebeu 1 talento cavou um buraco no chão e a escondeu. Depois de muito tempo, o senhor dos servos voltou da viagem e chamou os três para prestarem contas. Aos dois servos que foram bons, fiéis e trabalharam muito para dobrar a quantia de talentos foram elogiados e recompensados. Mas, ao servo mau, infiel e preguiçoso retirou-lhe o talento e deu ao servo dos 10 talentos, e foi lançado na escuridão (onde há choro e ranger de dentes).

Este homem (o senhor dos servos) representa Jesus Cristo, que se ausentou da terra, colocando sobre os seus servos (nós) talentos/responsabilidades que serão cobrados quando Ele voltar. Talentos representam os dons diversos que Deus concede a cada indivíduo segundo as suas habilidades (gostar de receber e fazer visitas, de ajudar o necessitado, de aconselhar os que estão aflitos, de cantar, de ensinar, de falar de Jesus Cristo, de conversar com idosos, de crianças, de servir o próximo, etc.). Na parábola, dois dos servos recebem praticamente a mesma recompensa, indicando que o que se requer é fidelidade no uso das diferentes habilidades concedidas a cada um de nós. Já, o terceiro servo é condenado por sua preguiça e indiferença.
 
Reflita: O que você tem feito com os talentos que Deus te confiou? Você os tem usado de forma responsável, com zelo e amor; ou relaxadamente, com indiferença e preguiça?

Cuidado, não tente enganar a Deus! Ele conhece os nossos corações e sabe quando estamos usando os talentos que Ele nos confiou, única e exclusivamente, para a honra e glória dele ou não. “Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mateus 25:29).

Façamos uma avaliação em nossas vidas em relação ao quanto estamos produzindo no Reino de Deus. Deus não aceitará estagnação, desculpas, negligências, preguiças, infidelidades e indiferenças no serviço da Sua obra, na produção de frutos e na multiplicação de talentos.
 
Fabiana Moraes Pereira

PACIÊNCIA PARA SER PACIENTE


Texto Bíblico: Salmos 130:1-8

“Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança.” Sl 130:5

Preciso de um trabalho, preciso de um carro novo, uma casa nova; quero ter independência!!!

Quantas coisas como essas te afligem hoje? Não só coisas materiais como uma casa ou um carro, mas tudo o que esteja ligado às relações sociais que vivemos, pois somos cobrados incessantemente pela mídia que dita o modo padrão de vida de um indivíduo que queira sentir-se “parte da sociedade”. E quando nos encontrarmos impacientes por não visualizarmos resultados e não alcançarmos nossos objetivos, devemos lembrar que “Deus, é atemporal, requer de nós uma fé madura que saiba lidar com atrasos que aparentam ser provações. A paciência é um sinal dessa maturidade, uma qualidade que só pode ser desenvolvida com o passar do tempo.” (livro: Nosso andar diário).

O orgulho e a ostentação (exibicionismo) são as palavras certas para definirem o consumismo, pois ele consiste na atualização do indivíduo perante a sociedade, por exemplos: atualização do acesso a novas tecnologias, aceitação a novos valores éticos e morais como o homo-sexualismo, e o aborto. Somos forçados a nos atualizar ao mundo, porém sofreremos as consequências dessa “atualização”, os que não se atualizam também sofrem com isso.

Reflita: Devemos ter o seguinte pensamento: “Queremos mais do que esse mundo tem a nos oferecer! Queremos uma segunda chance, uma segunda vida!” (John Foreman). E lembrarmos da resposta de Jesus quando foi tentado pelo diabo: “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.” (Deuteronômio 8:3) e o que disse Salomão “o orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.” (Provérbios 29:23).

José Honorato Neto

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O CORPO DE CRISTO


Texto Bíblico: 1 Coríntios 6:12-18

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”
(I Coríntios 3:16)

Temos nosso corpo ao nosso dispor, muitos dizem que podem fazer o que querem dele, mas não é bem assim.

Pode fazer o que lhe convém, mas vale lembrar através do versículo 15 do capítulo 6 de 1 Coríntios: “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!”

Basicamente, o que Paulo afirma através desse versículo é que o corpo é, na realidade, parte e membro de Cristo e que deveria sempre ser usado para a glória de Deus, pois o nosso corpo é de propriedade exclusiva de Jesus Cristo e não podemos uni-lo a imoralidades.

Nosso corpo é o templo do Espírito Santo que Deus nos deu. Ele nos foi dado sem que tivéssemos que pagar nada por ele, pois Jesus pagou o preço na cruz do calvário. Não podemos deixar que esse presente que recebemos, sem ao menos merecermos, seja destruído por certas imoralidades, no caso, as imoralidades sexuais.

Protegê-lo disso é nossa responsabilidade, pois as tentações virão e devemos nos desviar delas. Nenhum outro pecado atinge o corpo como este. Claro que sozinhos não conseguiremos nada, precisamos sempre da ajuda de Deus para isso, porque Ele é quem nos dá força para enfrentarmos qualquer coisa.

Há também outro ponto para refletirmos, em 1 Coríntios 6:13-14: "Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. Nosso corpo foi recuperado por Deus das mãos de Satanás com um único objetivo: Usá-lo, unicamente, para a honra e glória do nosso Senhor!
 
Reflita: Quando o nosso corpo é tomado pelas tentações da imoralidade Deus se entristece porque o corpo lhe pertence. Você tem alegrado ou entristecido a Deus? Você tem usado seu corpo para honrar e glorificar a Deus?
 
Victoria Leal, 13 anos

O AMOR DE DEUS


Texto Bíblico: João 3:16

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
 
Quando lemos esse versículo nos é revelado que a prova do amor de Deus foi entregar o seu único filho, Jesus Cristo, por nós pecadores (Romanos 5:8). E Deus sendo rico em misericórdia e por causa desse grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos erros, nos deu vida juntamente com Cristo, e tão somente pela graça somos salvos (Efésios 2:4-5).

Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê em Jesus não é julgado. Deus instituiu Cristo como Juiz a fim de que o filho possa ser honrado (João 5:22-23). Portanto, os que creem em Cristo escaparão ao Juízo, ou seja, passou da morte para a vida (quando cremos e aceitamos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador todos os nossos pecados são perdoados). Exemplificando, é como se tivéssemos o chão do nosso quarto tão sujo e não conseguíssemos limpá-lo (essa é a nossa vida antes de Jesus Cristo) e de repende, alguém joga tinta vermelha cobrindo todo o chão. A tinta encobre toda a sujeira do chão (essa é a nossa vida após Jesus Cristo). Ele encobriu todos os nossos pecados e todas as nossas transgressões com seu sangue derramado na cruz do calvário. Jesus Cristo pagou plenamente a nossa dívida (Colossenses 2:13-14). Hoje somos livres para amá-Lo e adorá-Lo.

Reflita: Deus te ama imensamente! Você já entregou a sua vida a Ele?
 
Marielle Bragança, 13 anos

terça-feira, 26 de abril de 2011

ESPERANÇA ETERNA


Texto Bíblico: Provérbios 14:32

“Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados; os justos porém, até em face da morte encontram refúgio.”

Por que os justos têm esperança de uma vida melhor mesmo depois de desastres naturais e de homens cruéis? Porque os justos põem sua confiança em Deus, crendo que a morte é um lugar de refúgio e imortalidade, ou seja, ele sabe que tem a vida eterna por meio de Cristo Jesus. Deus nos prometeu a vida eterna e Ele é fiel, e jamais mente. E temos porque Jesus assegura a nossa entrada no céu (Hb 6:18-19).

Em Colossenses 1:5, Paulo escreve aos cristãos da cidade de Colossos, agradecendo a Deus pela confiança que esse povo deposita no Senhor, e por isso eles aguardam com ansiedade as alegrias do céu.

Paulo observa que esse povo permanece assim desde que o evangelho lhes foi pregado a primeira vez, ou seja, eles permanecem no primeiro amor. Essa é a principal característica de quem quer ter a vida eterna: Permanecer no primeiro amor, isto é, não esfriar o amor, continuar obedecendo a palavra de Deus e confiar somente em nEle.

Reflita: Jesus está voltando! Você está preparado para viver as alegrias do céu com Ele?

Jéssica Gabriella, 13 anos

CRISTO É TUDO, É SOBRE TUDO E SOBRE TODOS


Texto Bíblico: Efésios 1:21-23

“..., muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.” Ef 1:21
 
Quando Paulo escreveu aos efésios, falou-lhes da força poderosa que Deus exerceu em seu filho Jesus, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, como está escrito nos versículos acima. Esse Cristo que deu sua vida por nós é que é autoridade sobre tudo e sobre todos. É incrível como em algumas circunstâncias nos vemos com medo, ansiosos e preocupados. Se Cristo é por nós, quem será contra nós?

Se Ele é acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, a quem temerei? Se Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, se nós somos essa igreja, não há o que temer. Se Ele é capaz de encher todas as coisas, em toda e qualquer circunstância, não há o que temer. Então, qual é o nosso problema? São os olhos do nosso coração. Nos versículos 17 e 18 desse capítulo, Paulo pede a Deus que lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Também que sejam iluminados os olhos do coração deles para que conheçam tudo o que Deus é capaz de fazer e tudo o que Cristo pode nesse mundo. Conhecer a Deus, a Cristo, ao Espírito Santo, e ter os olhos do coração iluminados significa querer o que Deus quer, pensar o que ele pensa a nosso respeito. Saber o real valor do que temos e do que teremos em Cristo. É muito rico e muito precioso. Deixar Deus agir no nosso querer, no nosso pensar é ser pleno, completo. A obra de Cristo na cruz foi suficiente para nos limpar e purificar e por isso podemos usufruir de todas as bênçãos que ele pode proporcionar.
 
Reflita: “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza de seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força”.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

CONSELHO DE QUEM?

Texto Bíblico: Provérbios 15:22

“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.”


Temos o exemplo de uma pessoa na bíblia que não foi bem sucedido por não saber a quem dar ouvidos. Chama-se Roboão.

Em I Reis, capítulo 12, conta que Roboão teve a oportunidade de se aconselhar com os homens idosos que estiveram na presença de Salomão para tomar uma grande decisão, os ouviu, mas simplesmente não seguiu o conselho deles. Logo em seguida, ouviu o conselho dos seus colegas que cresceram junto com ele e os seguiu.

Sabemos que a consequência desta decisão de Roboão foi trágica. Então, trazendo para os nossos dias atuais, como temos conduzido nossas vidas a respeito de conselhos?

Infelizmente o mesmo exemplo de Roboão é o que acontece nos dias de hoje. Temos uma tendência forte em escutarmos apenas o que queremos escutar, ou o que é mais aprazível aos nossos ouvidos.

Em Provérbios 11:14 diz: “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.”

Já em Provérbios 12:5 diz: “Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano.”

Conselhos são essências para nossas vidas, desde haja discernimento da nossa parte em buscar e seguir a justiça de Deus.
 
“Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.” Pv 8:14


Pedro Humberto

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A FONTE DA JUVENTUDE


Texto Bíblico: João 4

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” Jo 4:14

A busca pela fonte da juventude talvez seja a missão que mais fascina o ser humano. O tema é repleto de lendas. Desde os primórdios da história humana apresentam-se narrativas épicas de heróis que se empenharam em descobrir a fonte provedora da imortalidade. Na civilização suméria registra-se a epopéia de Gilgamesh, que incessantemente buscou estas águas milagrosas. Outras fontes históricas apontam a Índia, como país originário destes relatos. Verdade ou não, o imperador Alexandre - o Grande, quando dominou este país, ambicionou também esta fonte, mas não obteve sucesso, muito pelo contrário, morreu muito novo aos 33 anos de idade.

Historiadores gregos diziam que a fonte da juventude encontrava-se na Grécia. Muitos anos depois, o explorador espanhol, Ponce de Leon acreditava que havia encontrado a fonte no novo continente – a América, mais precisamente na Flórida. Ponce de Leon, se realmente encontrou a fonte, poderia ter bebido um pouco mais desta água e teria vivido um pouco mais que sessenta e um anos, embora alguns historiadores registrem a causa do seu óbito uma flecha que continha veneno e sendo assim a água não poderia ajudá-lo. Outros registros históricos ou lendas relatam que a fonte localiza-se no Tibet e neste caso, não seria propriamente uma fonte de águas, mas técnicas de meditação e relaxamento que prolongariam a vida. Outros especulam que ela estaria no pólo Ártico.

Mas o fato é este tema encontra-se atual. O assunto ainda causa fascínio. As salas de cinema em breve apresentarão outro filme do lendário capitão Jack Sparrow (Piratas do Caribe) em busca da fonte da juventude. Quem não gostaria de encontrá-la? Já imaginaram o efeito de vários mergulhos diários? Seríamos sempre jovens, com boa disposição física, a passagem do tempo não alteraria o nosso físico e teríamos saúde abundante, felicidade perene. E assim, o tema é explorado em livros, filmes que aguçam a nossa curiosidade. Até em músicas encontramos referências a esta fonte. Basta ler os versos da música “Sapato Velho” e imediatamente nos identificamos com a luta permanente do personagem contra o tempo, que de forma implacável que vai nos debilitando, tirando nosso ânimo. Contra tudo isto, o personagem revela: “Água da fonte cansei de beber prá não envelhecer...” Aí está a fonte da juventude, ainda que em forma poética.

E assim, desde os primórdios, corremos ansiosos atrás da imortalidade. Não a encontrando, nos satisfazemos com a longevidade acompanhada de boa saúde e prosperidade. Pobre homem, sempre preso ao materialismo, à fugacidade, agarrado à efemeridade. A modernidade impõe falsos padrões estéticos onde valores físicos são cultuados, alçados a um plano superior. A busca da beleza eterna é constante e extremamente difundida. A fonte da juventude pode ser um remédio inovador, cosméticos de toda ordem, meditações, o vinho, uma vida sem vícios, um viver inovador, aberto às mudanças e mais uma parafernália de teorias que vendem livros de auto-ajuda, filmes, dietas, enriquecendo milhares e empobrecendo milhões, que além de não encontrarem a fonte da juventude são ludibriados financeiramente.

A Bíblia fala de uma fonte da juventude, ou melhor, “a fonte da juventude”. Melhor dizer: “a água da vida”. É assim que se Jesus se apresenta à mulher samaritana, que procurava água para saciar a sede física. Ele, porém, oferece uma água que sacia a sede espiritual: “Quem beber desta água jamais terá sede de novo...”, pois a fonte de onde ela provém jorra para a vida eterna. A maior sede do homem é de natureza espiritual. Sem entender esta necessidade, ele busca satisfazer sua sede em outras fontes e encontra o vazio, a frustração, a morte física e pior a inda - a morte espiritual. Jesus convida os espiritualmente sedentos que se dirijam até Ele e bebam gratuitamente e abundantemente da água que proporciona a vida eterna. Jesus é fonte desta água. Devemos buscá-la somente N’Ele. Qual a outra fonte capaz de suprir esta sede espiritual? O profeta Isaías já proclamava: “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

O apóstolo João viu este rio da água da vida. No livro de Apocalipse no capítulo 22 ele narra: “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.”

A fonte da juventude pode ser uma ilusão, um engodo, uma lenda. Mas Jesus é real. Ele veio ao mundo e ofereceu a única água que proporciona a verdadeira vida. Ele é a fonte da vida eterna.

Marco Antônio

É PRECISO PERDOAR


Texto Bíblico: Colossenses 3:13

“...Assim como o senhor vos perdoou, assim também perdoai vós...”

A magoa é um sentimento de desgosto, de tristeza ou pesar que se instala no coração, fruto de um agravo sentido num relacionamento mal sucedido.

O Perdão só nos traz benefícios, tanto para quem perdoa e também para quem é perdoado. Os sentimentos ruins desaparecem do coração, afasta a ira e dá lugar ao amor.

Mas, da mesma forma que o perdão traz benefícios, quando não se perdoa ele pode fazer muito mal. Sem perdoar nós ficamos sufocados, se não existir compreensão, nos tornamos antipáticos e amargos, e acima de tudo Deus desaprova aquele que não perdoa! Por isso devemos sempre ter o coração aberto para sempre perdoar.

Que Deus nos dê sabedoria e um coração puro dia a pós dia para perdoar o próximo sempre!

Lucas Mendes

NADA NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO


Texto Bíblico: 1 Coríntios 13:4-7
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

O que é o amor?

O dicionário “Michaelis” define amor como grande afeição, carinho e simpatia de uma pessoa por outra; ligação espiritual.

Há três tipos de amor:

Eros – É o amor entre homem e a mulher.

Philéo – Refere-se ao amor – amizade. É o amor fraterno.

Agape – É o amor divino. Amor de Deus por nós. E esse amor jamais muda. Não depende do merecimento da pessoa amada.

Na Palavra de Deus, no livro de 1 Coríntios, nos revela as características do amor. O amor....

  • é paciente – Rm 15:4-5 ensina que devemos ser pacientes para vivermos em completa harmonia uns com os outros;
  • é bondoso – Pv. 15:26 mostra que o Senhor tem prazer na palavra amiga e bondosa;
  • nunca é invejoso ou ciumento – Pv 14:30 adverte que a inveja acaba destruindo a saúde do homem como um câncer;
  • não é orgulhoso – 1 Tm 6:17 orienta que devemos depositar a nossa esperança em Deus e não em dinheiro;
  • não é arrogante – Jd 1:16 apresenta que pessoas arrogantes não mostram consideração para com os outros. Acham-se melhores do que eles;
  • não é egoísta – são pessoas que tratam somente de seus interesses;
  • não exige que se faça o que ele quer;
  • não fica irritado – Sl 37:7 instrui que não devemos invejar homens maus que conseguem sucesso em seus planos perversos;
  • não guarda mágoas – pessoas que não são melindrosas, delicadas, difíceis e perigosas;
  • nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade vence;
  • é leal (digno, honesto, sincero) – se você ama alguém, seja leal para com ele, custe o que custar;
  • tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
Reflita: O amor de Deus é tão grande por nós, pecadores, que deu o seu Filho Unigênito para nos dar vida e nos libertar da morte. Nada nos separará do amor de Cristo, nem altura, nem profundidade, nem a morte, nem a vida, nem todas as forças do inferno, nem nossos temores e/ou preocupações. Nada será capaz de separar-nos do amor de Deus demonstrado pelo nosso Senhor Jesus Cristo quando morreu por nós.

Deus te ama e tem um plano para sua vida.


Kellen F. Lima, 17 anos

RESTAURANDO AMIZADES


Texto Bíblico: Provérbios 27:10a

“Não abandones o teu amigo...”

“Amizade é como dinheiro, mais fácil ganhar do que segurar”, (Samuel Butler). Você tem muitos amigos? Já teve algum desentendimento? Existe alguém que você não se dá bem? Pois é, tente reverter essa situação!

Muitas amizades se rompem por motivos muito fúteis. Nossas amizades são estabelecidas na base de simpatia que cultivamos em relação aos outros. Essas simpatias são resultados dos conceitos que criamos sobre os outros. Muitas amizades são rompidas por coisas que não valem a pena e porque muitas vezes preferimos ouvir os outros a ouvir os nossos próprios amigos.

Amigos se afastam e muitas vezes nunca mais se reencontram. Mas o que se pode fazer para aproximar antigas amizades? Tem que ter coragem e humildade para se aproximar um do outro, coragem para dialogar sem agredir verbalmente um ao outro, e o mais importante, coragem para voltar atrás e refazer-se do erro. Se houve magoas entre os amigos é necessário ter o coração aberto para perdoar, arrepender-se e pedir perdão. É preciso ter coragem para começar tudo de novo...

Ore, pedindo a ajuda de Deus para abandonar seus orgulhos e vergonhas, a fim de refazer suas amizades rompidas.

Que Deus nos abençoe.

Lucas Mendes

QUEM AMA

Texto Bíblico: 1 João 3:18

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.”

Quem ama demonstra o seu amor,
Quem ama se dedica ao que ama,
Quem ama é alegre mesmo nas dificuldades,
Quem ama tem paz e tranquilidade,
Quem ama vive o seu amor,
Quem ama rega e cultiva o seu amor,
Quem ama se importa e se preocupa,
Quem ama tem paciência e espera o tempo necessário,
Quem ama tem fé e encontra a felicidade,
Quem ama anseia em fazer o bem,
Quem ama cuida com carinho,
Quem ama demonstra carinho e afeto,
Quem ama é justo, mas também misericordioso,
Quem ama não busca seus próprios interesses,
Quem ama é verdadeiro, transparente e fiel,
Quem ama vive o seu amor até nas dificuldades,
Quem ama se valoriza e valoriza o que ama,
Quem ama não tem medo de demonstrar seu amor,
Quem ama é corajoso e valente,
Quem ama vive e luta pelo seu amor,
Quem ama é capaz até de dar a vida pelo seu amor,
Quem ama suporta, aprende e convive,
Quem ama não faz bajulação, suas atitudes demonstram o seu amor,
Quem ama é sincero nas palavras, e correto em suas atitudes,
Quem ama não vive e nem anda desleixado e de qualquer jeito,
Quem ama dá gargalhada sozinho, às vezes até sem motivo,
Quem ama tem no seu amor a sua inspiração,
Quem ama tem no seu amor a sua criatividade,
Quem ama não tem vergonha de se expor ao ridículo,
Quem ama não vê as circunstâncias, mas vê somente o seu amor,
Quem ama se esforça para esquecer as coisas ruins,
Quem ama busca boas lembranças,
Quem ama é educado e cortez,
Quem ama luta por um ideal,
Quem ama tem vida,
Quem ama vive,
Quem ama, vive de verdade!

Deus é amor! A Bíblia relata que Ele mediu os céus com as palmas de suas mãos. Se Deus é de um tamanho inimaginável, de um tamanho que não pode ser enquadrado nas leis humanas e no seu intelecto, logicamente o seu amor também é imensurável, infinito.

Se o seu amor, que é o verdadeiro amor, é infinito, nunca que ele poderia ser totalmente descrito em algumas páginas ou até em milhares de livros. Mas uma coisa é certa. Onde existe o amor ele não passa despercebido aos olhos de quem está por perto.

Diz-se o ditado popular que quem vê cara não vê coração. Por mais que este ditado esteja correto, acredito em Salomão quando diz que um coração alegre aformoseia o rosto. Se um coração alegre aformoseia o rosto, quanto mais um coração amoroso. O amor verdadeiro não cabe dentro da gente, ele transborda e contagia quem está por perto.

Pessoas com bastante ódio possuem semblantes fechados, podem até disfarçar bem, mas em algum momento o que sentem transborda e vêm à tona. Da mesma maneira acredito que é o amor na vida de quem o têm.

Acredito que quem ama... como dizem as pessoas: dá pra ver na cara. Logicamente, acompanhado por suas atitudes.
 
“Se alguém disser: amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” 1 Jo 4:20


Henrique Gabriel

O CAMINHO DA ADORAÇÃO


Texto Bíblico: Gênesis 22:1-18

"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós." Gn 22:5

É interessante notar que adoração, hoje em dia, é espiritual. Mas não foi assim no início. A primeira vez que a palavra adoração é mencionada na bíblia é em Gênesis 22:5, logo após Abraão ter sido colocado à prova por Deus, vs. 1.

Mas, porque Deus fez isso com Abraão? Porque o colocou à prova, pedindo como sacrifício o seu único filho? A resposta é: Porque o caminho para a verdadeira adoração começa no coração. Em João 4:23 diz “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

Deus conhecia o coração de Abraão, mas queria que ele conhecesse seu próprio coração. Ele não está à procura de adoradores de lábios, “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”, Mt 15:8.

Quantas vezes nós não conhecemos o nosso coração? Quando nos sentimos pressionados tomamos atitudes inesperadas, das quais falamos para alguém: rapaz, eu me desconheci...! E então percebemos que fomos enganados pelo nosso próprio coração e, de um coração que não é totalmente transparente para as coisas de Deus não se pode arrancar uma adoração genuína, verdadeira e espiritual.

Olhando o exemplo de Abraão, podemos observar que na vida de um adorador não podem faltar três elementos fundamentais:

1. A lenha – Isaque, aqui, representa Jesus, porque está levando a lenha nas costas. Não existe adoração sem cruz. Não podemos adorar a Deus como “velho homem”, com pensamentos naturais. Antes, temos que passar pela cruz, e nos revestirmos do “novo homem”, com pensamentos espirituais. Muitas pessoas querem adorar a Deus, mas querem fazer conforme o que acham que é correto. Determinam por si próprios as “regras” de como adorar. O verdadeiro adorador sabe que a forma certa de adorar é a forma como Deus mandar.

2. O cutelo – O cutelo é um instrumento de corte. O cutelo representa a Palavra do Espírito, que é a Palavra de Deus. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”, Hb 4:12. Deus não está procurando aqueles que adoram na alma, mas aqueles que adoram no Espírito. E somente a Palavra de Deus pode dividir alma e espírito e discernir pensamentos e propósitos. Portanto, não há adorador que não esteja envolvido com o poder da Palavra de Deus.

3. O Fogo – O fogo aqui representa o fogo do Espírito. O fogo serve para depurar. Em Mc 1:8 João Batista diz: “Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” O fogo queima a impureza, a sujeira, a superficialidade. O que passa pelo calor do fogo é somente o ouro. Isso significa que precisamos passar pelo fogo do Espírito para adorar verdadeiramente.

Adorar não é uma opção, não é um sentimento. Adorar significa dar. Adorar significa sacrificar. Adorar significa entregar aquilo que é de valor a alguém, e esse alguém tem que ser o nosso Deus.

Adoração requer submissão – Abraão não perguntou a Deus: Senhor, por quê??? Por quê eu, por quê meu filho, pra quê ir tão longe....??? Ele apenas obedeceu ao comando de Deus.

Adoração requer perseverança - Abraão teve que caminhar três dias para, de longe, ver o lugar que Deus mostrou a ele.

Adoração requer fé – Abraão, mesmo sabendo que Deus pedira a ele para sacrificar seu filho Isaque, falou aos moços para os aguardarem, pois depois de haverem adorado voltariam para junto deles. Isso quer dizer que Abraão tinha fé o suficiente para acreditar que, mesmo que Deus o deixasse matar seu único filho, o próprio Deus poderia ressuscitá-lo. Por isso chegou ao ponto de levantar a mão para sacrificar Isaque.

Por causa da obediência de Abraão, não somente ele, mas toda a sua descendência, inclusive eu e você, foram abençoados por Deus, “Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão e disse: "Juro por mim mesmo", declara o Senhor, que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu".

Pense: Você conhece o seu coração? Quando Deus requer algo de você, qual é a sua resposta? Você adora a Deus somente de palavras?

Reflita: A adoração não depende de fatores naturais. Quando adoramos em espírito e em verdade, nós experimentamos o melhor de Deus.
João Filho
 

NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM CRISTO


Texto Bíblico: Mateus 11:29

“Tomai sobre vós o meu jugo... e achareis descanso”.

O coração que descansa de maneira plena em Deus será o mais empenhado no trabalho por Ele.

Quando os pensamentos estão concentrados no próprio eu, eles afastam-se de Cristo, a fonte de vida e poder. Por isso, Satanás empenha-se em fazer com que as pessoas desviem o pensamento do Senhor, evitando a união e a comunhão do homem com Cristo. Os prazeres do mundo, as preocupações e tristezas da vida, as falhas dos outros, ou as próprias falhas e imperfeições, todas essas coisas são por eles utilizadas para desviar o nosso pensamento de Cristo. Não se deixe enganar por esses. Muitas pessoas, que são realmente conscienciosas, e que desejam viver para Deus, também são por ele levadas a pensar nas próprias faltas e fraquezas.

Assim fazendo, ele consegue separá-las de Cristo e obter a vitória. Não devemos fazer de nós mesmos o centro, dando lugar para ansiedade e ao medo de sermos salvos.

Tudo isso afasta o coração da fonte de nossa força. Fale de Jesus; pense nele. Que o próprio eu se perca nele. Afaste toda dúvida; esqueça seus temores. Como o apóstolo Paulo, diga: “Já não sou eu quem vive, mas cristo vive em mim” (Gálatas 2:20).

Reflita: Descanse em Deus. Ele fará com que você seja mais do que vencedor por Aquele que o amou.

Raíla Andrade

NEM FORÇA, NEM VIOLÊNCIA


Texto Bíblico: Romanos 10: 1-17

“..Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” Zacarias 4:6

Muitas vezes nos deparamos com um questionamento próprio: “Eu evangelizo, eu sempre estou na igreja pedindo a Deus a salvação (meu pai, minha mãe, meu irmão(a), meu tio (a), meu amigo (a), entre outros) mas nada acontece. Tento sempre fazer tudo do melhor, mas não sou perfeita e acabo fazendo algo errado. Se um deles for para o inferno?”

Nós fazemos tudo que podemos, mas pensamos que o agir é rápido e fácil, porém Deus nos mostra em sua Palavra que devemos esperar e que pelo o Espírito a obra será feita. Deus é quem transforma vidas, nós somos instrumentos nas mãos dEle para sempre sermos exemplos. A decisão é tomada pela pessoa e não por nós que evangelizamos. Deus move o coração de uma pessoa. O que não fazemos Deus faz através do Espírito.

Não se culpe, pois a salvação depende deles e não de você. Você evangeliza, mas não é você quem decide. Acredite e confie em Deus, o coração será quebrantado.

Pense: “Podemos plantar, mas só Deus determinará o tempo da colheita”.

 
Tayene de Sena

ALEGRIA AGRADA A DEUS

Texto Bíblico: 1 Crônicas 29:12

“A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos”.

Não seja escravo das circunstâncias, torne-se senhor da situação.

Não adianta sermos alegres e afáveis somente quando as condições ao nosso redor são favoráveis e os outros nos tratam com simpatia. O importante é sermos espontaneamente afáveis e prestimosos em qualquer circunstância. O ambiente que nos cerca transformará conforme a nossas atitudes. Se buscarmos a Deus, teremos alegria e seremos realmente pessoas melhores.

Medite sobre alguns versículos:

“Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.” 1 Crônicas 29:11

“Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.” 1 Crônicas 29:13

“SENHOR, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.” 1 Crônicas 29:16

“E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.” 1 Crônicas 29:17

“E o SENHOR magnificou a Salomão grandíssimamente, perante os olhos de todo o Israel; e deu-lhe majestade real, qual antes dele não teve nenhum rei em Israel.” 1 Crônicas 29:23

O nosso Deus é maior que tudo nessa vida. Quando o buscamos, nos tornamos pessoas capazes de alegrar e melhorar o mundo. Por mais que soframos e nos tornemos infelizes, devemos ter a certeza que ele está ali, junto de nós.

Indiferentemente da forma com que somos tratados, ou das circunstâncias vividas, devemos demonstrar alegria, pois o nosso Deus não nos quer tristes, pois Ele tem um propósito para as nossas vidas. E nós, temos que agir da mesma forma, não deixando nos abalar com as dificuldades. O nosso próximo, muitas vezes, precisa de um sorriso, de um aperto de mão, de consolo, e nós, como cristãos, devemos dar testemunho.
 

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

ALEGREM-SE NO SENHOR


Texto Bíblico: Isaías 61:10
 
"Regozijar-me-ei muito no meu Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça com noivo que se adorna de turbante, como a noiva que se enfeita com as suas jóias." Gn 22:5
 
Como podemos nos alegrar e regozijar, ainda mais quando tudo parece tão difícil, ou quando estamos sofrendo? Será que é possível alegra-se no Senhor?

Se pensarmos em Deus e em seu filho Jesus e em tudo o que Ele fez por nós, não há como não nos alegrar. O seu sofrimento, sua morte na cruz e sua ressurreição nos deram salvação e justiça.

Ele nos tornou retos e justos quando suportou toda injúria e toda dor para que hoje eu e você pudéssemos ser justificados diante de Deus e dos homens. O próprio Jesus disse: “Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês”, (Mt 5:12). Todo capítulo 61 de Isaías está cheio de promessas feitas pelo próprio Deus, e o que nos falta é só ter um coração grato por todas elas. E quando isso acontecer, conseguiremos ver o quanto Deus nos ama e cuida de nós e assim nos regozijaremos e nos alegraremos no Senhor.

“Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu me sinto bem seguro.” Sl 16:9


Cristiane de B. Santos

A FUGA DO HOMEM


Texto Bíblico: Jonas 1:3

"E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis; e; descendo a Jope,achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor."

No livro do profeta Jonas, podemos ver um homem tentando fugir da presença de Deus. Em Salmos 139:7 diz: “para onde poderia fugir da tua presença, Senhor?

Jonas pensou que poderia fugir. Quando Deus lhe deu a missão de pregar o Evangelho de salvação ao povo de Nínive, ele toma outra direção desobedecendo a ordem do Senhor. A fuga não foi uma boa escolha para o profeta. Ele até conseguiu comprar a passagem e embarcar para outra cidade, a fim de fugir da presença do Senhor.

As coisas começaram a dar errado para o profeta Jonas, tudo porque ele distanciou-se de Deus. Logo no início da viagem veio um vento forte, e em seguida uma grande tempestade deixando o navio a ponto de despedaçar-se.

Existem dois caminhos: O profeta Jonas escolheu primeiro o caminho da desobediência, que lhe trouxe tristezas, guerras, quase o levando a morte.

Quando o profeta Jonas percebeu que não podia fugir da presença de Deus, ele retornou ao caminho que agrada ao Senhor: o caminho da obediência.

Deus usa o profeta, então, para levar Salvação aos Ninivitas.

“Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.” Isaías 55:11.
 

Salvador Araújo