Pesquisar no blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O CAMINHO DA ADORAÇÃO


Texto Bíblico: Gênesis 22:1-18

"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós." Gn 22:5

É interessante notar que adoração, hoje em dia, é espiritual. Mas não foi assim no início. A primeira vez que a palavra adoração é mencionada na bíblia é em Gênesis 22:5, logo após Abraão ter sido colocado à prova por Deus, vs. 1.

Mas, porque Deus fez isso com Abraão? Porque o colocou à prova, pedindo como sacrifício o seu único filho? A resposta é: Porque o caminho para a verdadeira adoração começa no coração. Em João 4:23 diz “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

Deus conhecia o coração de Abraão, mas queria que ele conhecesse seu próprio coração. Ele não está à procura de adoradores de lábios, “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”, Mt 15:8.

Quantas vezes nós não conhecemos o nosso coração? Quando nos sentimos pressionados tomamos atitudes inesperadas, das quais falamos para alguém: rapaz, eu me desconheci...! E então percebemos que fomos enganados pelo nosso próprio coração e, de um coração que não é totalmente transparente para as coisas de Deus não se pode arrancar uma adoração genuína, verdadeira e espiritual.

Olhando o exemplo de Abraão, podemos observar que na vida de um adorador não podem faltar três elementos fundamentais:

1. A lenha – Isaque, aqui, representa Jesus, porque está levando a lenha nas costas. Não existe adoração sem cruz. Não podemos adorar a Deus como “velho homem”, com pensamentos naturais. Antes, temos que passar pela cruz, e nos revestirmos do “novo homem”, com pensamentos espirituais. Muitas pessoas querem adorar a Deus, mas querem fazer conforme o que acham que é correto. Determinam por si próprios as “regras” de como adorar. O verdadeiro adorador sabe que a forma certa de adorar é a forma como Deus mandar.

2. O cutelo – O cutelo é um instrumento de corte. O cutelo representa a Palavra do Espírito, que é a Palavra de Deus. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”, Hb 4:12. Deus não está procurando aqueles que adoram na alma, mas aqueles que adoram no Espírito. E somente a Palavra de Deus pode dividir alma e espírito e discernir pensamentos e propósitos. Portanto, não há adorador que não esteja envolvido com o poder da Palavra de Deus.

3. O Fogo – O fogo aqui representa o fogo do Espírito. O fogo serve para depurar. Em Mc 1:8 João Batista diz: “Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” O fogo queima a impureza, a sujeira, a superficialidade. O que passa pelo calor do fogo é somente o ouro. Isso significa que precisamos passar pelo fogo do Espírito para adorar verdadeiramente.

Adorar não é uma opção, não é um sentimento. Adorar significa dar. Adorar significa sacrificar. Adorar significa entregar aquilo que é de valor a alguém, e esse alguém tem que ser o nosso Deus.

Adoração requer submissão – Abraão não perguntou a Deus: Senhor, por quê??? Por quê eu, por quê meu filho, pra quê ir tão longe....??? Ele apenas obedeceu ao comando de Deus.

Adoração requer perseverança - Abraão teve que caminhar três dias para, de longe, ver o lugar que Deus mostrou a ele.

Adoração requer fé – Abraão, mesmo sabendo que Deus pedira a ele para sacrificar seu filho Isaque, falou aos moços para os aguardarem, pois depois de haverem adorado voltariam para junto deles. Isso quer dizer que Abraão tinha fé o suficiente para acreditar que, mesmo que Deus o deixasse matar seu único filho, o próprio Deus poderia ressuscitá-lo. Por isso chegou ao ponto de levantar a mão para sacrificar Isaque.

Por causa da obediência de Abraão, não somente ele, mas toda a sua descendência, inclusive eu e você, foram abençoados por Deus, “Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão e disse: "Juro por mim mesmo", declara o Senhor, que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu".

Pense: Você conhece o seu coração? Quando Deus requer algo de você, qual é a sua resposta? Você adora a Deus somente de palavras?

Reflita: A adoração não depende de fatores naturais. Quando adoramos em espírito e em verdade, nós experimentamos o melhor de Deus.
João Filho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário