Pesquisar no blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

TALENTOS ESCONDIDOS SÃO TALENTOS RETIRADOS


Texto Bíblico: Mateus 25:14-30
 
“Tirai-lhe, pois, o talento, e dai-o ao que tem dez.” (Mateus 25:28)
 
A Palavra de Deus relata a história de um homem que ia para outro país, e então reuniu os seus servos e lhes confiou os seus bens em forma de talentos. O talento, nesse caso, tratava-se de uma peça de prata usada como dinheiro, por exemplo, “calculando-se que um diarista ganhe dez dólares por dia, um talento de prata valeria 60.000 dólares” (Bíblia Online – versão 3.0, SBB). A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, a cada um segundo a sua própria capacidade/habilidade; e então partiu. Os que receberam cinco e dois talentos começaram imediatamente a comprar e vender com elas, e logo ganharam o dobro. Mas, o que recebeu 1 talento cavou um buraco no chão e a escondeu. Depois de muito tempo, o senhor dos servos voltou da viagem e chamou os três para prestarem contas. Aos dois servos que foram bons, fiéis e trabalharam muito para dobrar a quantia de talentos foram elogiados e recompensados. Mas, ao servo mau, infiel e preguiçoso retirou-lhe o talento e deu ao servo dos 10 talentos, e foi lançado na escuridão (onde há choro e ranger de dentes).

Este homem (o senhor dos servos) representa Jesus Cristo, que se ausentou da terra, colocando sobre os seus servos (nós) talentos/responsabilidades que serão cobrados quando Ele voltar. Talentos representam os dons diversos que Deus concede a cada indivíduo segundo as suas habilidades (gostar de receber e fazer visitas, de ajudar o necessitado, de aconselhar os que estão aflitos, de cantar, de ensinar, de falar de Jesus Cristo, de conversar com idosos, de crianças, de servir o próximo, etc.). Na parábola, dois dos servos recebem praticamente a mesma recompensa, indicando que o que se requer é fidelidade no uso das diferentes habilidades concedidas a cada um de nós. Já, o terceiro servo é condenado por sua preguiça e indiferença.
 
Reflita: O que você tem feito com os talentos que Deus te confiou? Você os tem usado de forma responsável, com zelo e amor; ou relaxadamente, com indiferença e preguiça?

Cuidado, não tente enganar a Deus! Ele conhece os nossos corações e sabe quando estamos usando os talentos que Ele nos confiou, única e exclusivamente, para a honra e glória dele ou não. “Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mateus 25:29).

Façamos uma avaliação em nossas vidas em relação ao quanto estamos produzindo no Reino de Deus. Deus não aceitará estagnação, desculpas, negligências, preguiças, infidelidades e indiferenças no serviço da Sua obra, na produção de frutos e na multiplicação de talentos.
 
Fabiana Moraes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário