Pesquisar no blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A FONTE DA JUVENTUDE


Texto Bíblico: João 4

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” Jo 4:14

A busca pela fonte da juventude talvez seja a missão que mais fascina o ser humano. O tema é repleto de lendas. Desde os primórdios da história humana apresentam-se narrativas épicas de heróis que se empenharam em descobrir a fonte provedora da imortalidade. Na civilização suméria registra-se a epopéia de Gilgamesh, que incessantemente buscou estas águas milagrosas. Outras fontes históricas apontam a Índia, como país originário destes relatos. Verdade ou não, o imperador Alexandre - o Grande, quando dominou este país, ambicionou também esta fonte, mas não obteve sucesso, muito pelo contrário, morreu muito novo aos 33 anos de idade.

Historiadores gregos diziam que a fonte da juventude encontrava-se na Grécia. Muitos anos depois, o explorador espanhol, Ponce de Leon acreditava que havia encontrado a fonte no novo continente – a América, mais precisamente na Flórida. Ponce de Leon, se realmente encontrou a fonte, poderia ter bebido um pouco mais desta água e teria vivido um pouco mais que sessenta e um anos, embora alguns historiadores registrem a causa do seu óbito uma flecha que continha veneno e sendo assim a água não poderia ajudá-lo. Outros registros históricos ou lendas relatam que a fonte localiza-se no Tibet e neste caso, não seria propriamente uma fonte de águas, mas técnicas de meditação e relaxamento que prolongariam a vida. Outros especulam que ela estaria no pólo Ártico.

Mas o fato é este tema encontra-se atual. O assunto ainda causa fascínio. As salas de cinema em breve apresentarão outro filme do lendário capitão Jack Sparrow (Piratas do Caribe) em busca da fonte da juventude. Quem não gostaria de encontrá-la? Já imaginaram o efeito de vários mergulhos diários? Seríamos sempre jovens, com boa disposição física, a passagem do tempo não alteraria o nosso físico e teríamos saúde abundante, felicidade perene. E assim, o tema é explorado em livros, filmes que aguçam a nossa curiosidade. Até em músicas encontramos referências a esta fonte. Basta ler os versos da música “Sapato Velho” e imediatamente nos identificamos com a luta permanente do personagem contra o tempo, que de forma implacável que vai nos debilitando, tirando nosso ânimo. Contra tudo isto, o personagem revela: “Água da fonte cansei de beber prá não envelhecer...” Aí está a fonte da juventude, ainda que em forma poética.

E assim, desde os primórdios, corremos ansiosos atrás da imortalidade. Não a encontrando, nos satisfazemos com a longevidade acompanhada de boa saúde e prosperidade. Pobre homem, sempre preso ao materialismo, à fugacidade, agarrado à efemeridade. A modernidade impõe falsos padrões estéticos onde valores físicos são cultuados, alçados a um plano superior. A busca da beleza eterna é constante e extremamente difundida. A fonte da juventude pode ser um remédio inovador, cosméticos de toda ordem, meditações, o vinho, uma vida sem vícios, um viver inovador, aberto às mudanças e mais uma parafernália de teorias que vendem livros de auto-ajuda, filmes, dietas, enriquecendo milhares e empobrecendo milhões, que além de não encontrarem a fonte da juventude são ludibriados financeiramente.

A Bíblia fala de uma fonte da juventude, ou melhor, “a fonte da juventude”. Melhor dizer: “a água da vida”. É assim que se Jesus se apresenta à mulher samaritana, que procurava água para saciar a sede física. Ele, porém, oferece uma água que sacia a sede espiritual: “Quem beber desta água jamais terá sede de novo...”, pois a fonte de onde ela provém jorra para a vida eterna. A maior sede do homem é de natureza espiritual. Sem entender esta necessidade, ele busca satisfazer sua sede em outras fontes e encontra o vazio, a frustração, a morte física e pior a inda - a morte espiritual. Jesus convida os espiritualmente sedentos que se dirijam até Ele e bebam gratuitamente e abundantemente da água que proporciona a vida eterna. Jesus é fonte desta água. Devemos buscá-la somente N’Ele. Qual a outra fonte capaz de suprir esta sede espiritual? O profeta Isaías já proclamava: “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

O apóstolo João viu este rio da água da vida. No livro de Apocalipse no capítulo 22 ele narra: “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.”

A fonte da juventude pode ser uma ilusão, um engodo, uma lenda. Mas Jesus é real. Ele veio ao mundo e ofereceu a única água que proporciona a verdadeira vida. Ele é a fonte da vida eterna.

Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário