Pesquisar no blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

LARANJA PODRE OU BANANA MADURA?


Texto Bíblico: Colossenses 3:12-17

“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” Cl 3:17


Um velho ditado popular diz “Uma laranja podre na fruteira faz apodrecer todas as outras”. Talvez você tenha uma “laranja podre” na sua escola ou na sua faculdade, uma colega que sabe colar e passa cola e os outros, vendo que ela se dá bem nas provas, começam a fazer a mesma coisa que ela. E você, está sendo uma “laranja podre” ou uma “banana madura”? O seu comportamento tem contagiado para o bem ou para o mal?

Um crente “banana madura” é uma pessoa que sabe amar, perdoar, ser agradecido, ser pacífico, ter mansidão, ser grato a Deus, ser bondoso, ter compaixão e misericórdia.

Laranjas podres só servem para se jogar fora. Mas, quem é que não gosta de uma boa banana madura?

Afinal, que tipo de crente você é: Laranja podre ou Banana madura?


Jéssica Gabriella, 13 anos

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

HOMEM E MULHER, CRIAÇÃO PERFEITA DE DEUS


Texto Bíblico: Gênesis 2:18-24

“E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Gn 2:23-24


O Senhor Deus, Criador de todo o universo, dentre toda a sua perfeita criação privilegiou homem e mulher por serem feitos conforme Sua própria imagem para dominar tudo o que Ele havia criado (Gn 1: 26-27). Com grande amor Deus fez tudo isso para o homem e viu que não era bom que ele estivesse só, sem companhia de alguém que lhe fosse idônea, então Deus criou a mulher (vs. 18,20,21). A palavra idôneo significa 1)adequado; 2)próprio para alguma coisa, excluindo qualquer outro ser que Deus já havia criado da função de auxiliar o homem e o acompanhar. Sendo assim a mulher é adequada, própria para o homem e tudo o que está fora disso não provém de Deus, é maligno.

Temos visto o quanto o ser humano tem deturpado a criação perfeita de Deus. As relações homo e bissexuais aumentam em todo o mundo, atingindo todas as faixas etárias. Várias crianças já estão vivendo numa “família” homossexual, sem saber a quem chamam de pai ou mãe. Em diversos depoimentos de homossexuais eles alegam que desde a infância se sentiam “diferentes” das demais crianças e que agora são felizes por saberem quem são e terem a liberdade de expor isso. Pessoas adultas e até idosas estão abandonando suas famílias para viver outro relacionamento com alguém do mesmo sexo. No Brasil a cirurgia de mudança de sexo agora pode ser feita pelo SUS, essas pessoas podem ter uma nova documentação de registro com o novo nome e sexo. Homossexualismo não é doença, nem destino e não tem nada de normal, é algo maligno que o inimigo tem usado para destruir o que Deus criou. Tudo isso traz perdição para a humanidade porque é contra a perfeita criação de Deus.
 
Pense: Você tem orado em favor dessas pessoas que estão vivendo no engano? Ou tem mantido distância delas e permanecido conformado com essa situação? Deus nos ensina a amar a TODOS, levando a eles a Palavra de Salvação!

Não se adeqúe ao mundo, leve sua luz para que os que nele vivem saiam da escuridão.

Isabella Sarom

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FIDELIDADE DE DEUS


Texto Bíblico: 2 Tessalonicenses 3:3


“Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.”
 
O Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define fidelidade como:

• Qualidade de fiel; lealdade.

• Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança.

• Observância rigorosa da verdade; exatidão.
 
Quando o mar contrário está, as circunstâncias não são favoráveis, o dia amanhece sombrio - semelhante a um pesadelo que desejamos desesperadamente acordar, quando o leão nos ataca, os inimigos nos cercam desejando a nossa humilhação e morte, nesses momentos, como é árduo nos mantermos fiéis a Deus, nas suas promessas e Palavras. Mas, a fidelidade do nosso Deus é incomparável e imensurável.
 
A vida de Sansão é um dos inúmeros exemplos bíblicos para crermos na fidelidade do nosso Deus. Sansão foi escolhido por Deus desde o ventre materno. Um dia, um anjo apareceu aos pais dele e lhes disse que teriam um filho, o qual seria consagrado ao Senhor desde o ventre. Sansão era nazireu, que significa consagrado. De acordo com o livro de Números 6:1-7, três coisas eram proibidas ao nazireu: comer e/ou beber qualquer produto procedente da uva (não podia tomar vinho que significava prazer e deleite carnais), cortar os cabelos (para o nazireu o cabelo comprido era o sinal mais evidente de sua consagração, porque expressava sua submissão e obediência) e tocar em cadáveres (o pior inimigo de Deus é a morte).
 
O autor de Juízes diz que o Espírito do Senhor começou a agir em Sansão “apossou-se de Sansão” (Jz 13:25; 14:6; 15:16) levando-o a grandes feitos e vitórias sobre os filisteus. Mas um dia, ele não resistiu a uma das seduções de Satanás. O diabo é tão astuto que não nos conduz diretamente ao pecado. Ele nos convence de que não há nada de errado em fazer tal coisa, em passar todos os dias no caminho perigoso, em olhar. A tática do diabo para seduzir Sansão entre as vinhas não obteve êxito. Da mesma forma, a artimanha para fazê-lo tocar no cadáver do leão também não surtiu o efeito desejado. Por último, o inimigo usou uma mulher para induzi-lo a cortar os cabelos. E quando, enfim, os cabelos de Sansão foram cortados ele perdeu todas as forças e foi entregue por Dalila aos filisteus. Levado para o cárcere, furaram-lhe os olhos e obrigaram-no a rodar um moinho (Jz 16:19-21).
 
Sansão quebrou sua consagração à Deus, depositando sua confiança e fidelidade em uma mulher.
 
As consequências imediatas da consagração quebrada são estas:
 
• Perdemos o poder para vencer o pecado e subjugar o inimigo.

• Perdemos a liberdade conquistada em Cristo. Por causa do pecado muitos que outrora foram libertos vivem agora debaixo das cadeias do diabo.

• Perdemos a visão, o discernimento e a sensibilidade espiritual.

• Perdemos a direção espiritual. Por causa das cadeias espirituais que nos prendem passamos a andar em círculos.
 
Mas, graças a Deus por sua fidelidade sobre nossas vidas. Através dela, Sansão obteve uma segunda chance.
 
Antes de obtermos uma segunda chance, precisamos dar os seguintes passos:
 
• Deixar o cabelo crescer de novo. Isso implica abandonar o pecado e restaurar a nossa consagração a Deus.

• Clamar ao Senhor. No cárcere, Sansão clamou ao Senhor. E quando o fez, reconheceu que Deus era Senhor e que a força de que precisava só poderia vir dele (Jz 16:28).

• Exterminar os inimigos que nos aprisionavam. Após ter clamado ao Senhor, Sansão abraçou-se com as duas colunas que sustentavam a casa e fez força sobre elas. E a casa caiu sobre ele e sobre os filisteus, matando-os. E foram mais que Sansão matou, ao morrer, do que os que ele matara em vida (Jz 16:29-30).
 
Reflita: Ninguém é semelhante ao nosso Deus. Ele é poderoso, e comprometido em sua fidelidade. Amado(a), o poder de Deus se manifesta através da nossa fraqueza, quando reconhecemos a nossa total dependência, submissão e obediência a ele. Confie e espere somente no SENHOR. Ele nunca erra, e tem propósito para todas as coisas. Agradeça a Ele por tudo.

Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca anunciarei a tua fidelidade por todas as gerações. Salmos 89:1

Fabiana Moraes Pereira

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

EU SINTO A PRESENÇA DE DEUS


Texto Bíblico: Isaías 12:1-2

“Naquele dia você dirá: "Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste.

Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!"


Às vezes nós não fazemos ideia do que é a presença de Deus.

Antes de recebermos verdadeiramente o Senhor, temos tantos sentimentos de angústia, abandono, esquecimento, covardia e egoísmo. Não percebemos a atenção e o amor que Deus tem conosco.

A partir do dia em que aceitamos a Deus como Senhor e Salvador, temos o imenso prazer de sentir todo esse amor na pele.

Como é maravilhoso ter coragem para arriscar e ter a certeza que seremos bem sucedidos, mesmo que as chances de sucesso sejam mínimas.

Como é maravilhoso sentir-nos encorajados a enfrentar desafios, e fortalecidos para lutar.

Como é maravilhoso sentir-se seguro em todos os momentos e termos sempre em quem confiar de olhos fechados.

Como é maravilhoso ser amado incondicionalmente.

Como é maravilhoso sentir a presença de Deus e saber que mesmo nos mais distantes lugares, nas mais altas das montanhas e no mais profundo dos oceanos lá está o Senhor.
Antonio Henrique M. Silva

TEMPO


Texto Bíblico: Eclesiastes 3:1-8

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”

Temos tempo para tudo, fazemos de tudo na hora que queremos sem questionar nada, não pensamos em nada além do nosso “EU”.

Queremos sempre conseguir isso ou aquilo, sonhamos sempre com algo para nós. Não estou dizendo que seja errado, mas será que neste tempo onde você tem sonhado, buscado algo para você, você parou para pensar no que Deus quer para você ou até mesmo buscou a Ele em seus momentos de conquistas?

Digo isso porque nós, seres humanos, somos egoístas e mesquinhos, queremos sempre o nosso melhor, passamos por cima de sentimentos e pessoas para conseguirmos o que queremos, esquecendo assim do verdadeiro sentido da vida, que é Deus.

Deus está ao nosso lado para nos mostrar o melhor, nos dar a direção certa sem precisar prejudicar ninguém, sem precisar ser falso, sem precisar ser mentiroso, sem precisar esquecer do amor ao próximo, sem deixar de dar valor aos sentimentos da vida, pois tudo isso é passageiro. Mesmo assim não preciso passar por cima dos princípios íntegros para viver bem e realizar meus sonhos.

Nem sempre temos o que queremos, nem sempre conseguimos alcançar nossos objetivos, mas Deus está sempre conosco. O tempo de Deus não é o nosso tempo e sempre digo para mim mesma quando algo não sai conforme eu gostaria: “Nada melhor que um dia após o outro”, pois sei que Deus está no controle e na hora certa tudo vai se resolver.

Reflita: Sei que pode ter passado anos da sua vida, e você pode olhar para traz e questionar a você mesmo – “como poderia ter feito isso ou aquilo, se tivesse feito assim hoje não estaria dessa forma”, mas não te desanimes, erga a cabeça e pense de agora em diante, colocando Deus a frente de sua vida e ouvindo as orientações Dele.

Tayene de Sena

domingo, 6 de fevereiro de 2011

QUANDO A RESPOSTA FOR NÃO

 

Texto Bíblico: Eclesiastes 3:1-8

“Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.” João 6:35
 
Será que você é uma pessoa decepcionada com Deus porque Ele não resolveu o seu problema? Você orou com fé e esperava a reposta?

Nem sempre Deus responde as nossas orações do jeito que queremos. Ele se preocupa com cada questão de nossa vida diária - sabe até quantos fios de cabelo você tem na cabeça! Muitas vezes Ele responde de maneira diferente. E às vezes a resposta é NÃO, e sempre tem um propósito nesse NÃO. Deus sempre tem algo maior para nos dar, Ele nos deu Jesus, o pão da vida. Quem o busca nunca mais terá fome ou sede. Jesus não quer apenas satisfazer as nossas necessidades imediatas, mas resolver a nossa escolha entre a vida eterna com Deus e a morte. Deus deseja nos dar verdadeiros valores, vida plena, amor e significado na nossa existência. Com Ele podemos enfrentar as lutas e ser luz em um mundo de pessoas famintas e insatisfeitas.

“Senhor, para quem iremos ? Tu tens as palavras da vida eterna.” João 6:68

Cristiane de B. Santos