Pesquisar no blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

MUDANÇAS


Texto Bíblico: Mateus 3:1-12

“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus [...] Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”.

Creio eu que muitos de nós quando ouvimos falar de mudança já ficamos cansados, desanimados. Nunca vi ou ouvi alguém falar que vai mudar e fazer uma festa, pois carregamos coisas pesadas, coisas sujas, coisas mal tratadas. Quando mudamos, vemos o tanto de coisa que não presta, que não tem utilidade, que guardamos sem propósito, só mesmo pelo fato de guardar. É igual roupa: compramos/compramos e com isso acumulamos tanta roupa e, quando resolvemos esvaziar o guarda-roupas, vemos roupas que nem lembrávamos que tínhamos.

Estou dizendo isso, pois Jesus está ao nosso lado e morreu por nós para podermos fazer essa mudança, mas de uma forma boa, maravilhosa que nos revigora. Nossa mudança em Cristo, que precisamos fazer, essa sim, é comemorada, celebrada com júbilos de glória, pois Cristo nos liberta do nosso pecado, nos lavando com seu sangue derramado na cruz.

Jesus pode fazer uma faxina em sua vida, jogando as coisas sujas, velhas, ruins que não te trazem benefícios, felicidade, alegria, satisfação, mesmo que você ache que não tem mais solução, por coisas grandiosas e com imenso valor, como o bem mais preciso que você pode ter, a VIDA ETERNA ao lado de Deus para sempre, sem choro, sem tristeza, sem dor.

PENSE: “Deus quer mudar sua vida, não de endereço, mas de satisfação de felicidade plena, sonhos e objetivos realizados. Se entregue na presença de Deus, se humilhe, abra seu coração, pois essa mudança será de 360° para uma vida cheia de esperança”.
 

Tayene de Sena Ferreira

INGRATIDÃO


Texto Bíblico: Êxodo 14: 11-12

"Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto."

Quem nunca passou por alguma situação em que alguém foi ingrato? Até nas coisas simples o ser humano é vítima da ingratidão.

Sempre me lembro do Pastor na escola dominical dizendo que às vezes os filhos são tão ingratos que tem de tudo pra comer em casa, e quando falta manteiga para passar no pão eles reclamam: "Não tem nada pra comer nessa casa!" Até a cama eles não precisam de fazer depois de acordar, porque se a mãe não faz a empregada faz.

Às vezes, uma menina compra um presente para seu namorado, prepara com todo o carinho, entrega para ele e ele responde com apenas um obrigado. Ou então um pai dá um presente para um filho e o filho devolve o presente ao pai e fala: Não gostei! Pode trocar! Infelizmente vivemos em um mundo ingrato.

E essa ingratidão e murmuração foi a causa de Israel dar voltas e voltas pelo deserto por quarenta anos, e no final, resultou para muitos deles não herdarem a terra prometida, chegando ao ponto de alguns serem mortos por desobedecerem a Deus.

"Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, os corvos no ribeiro o arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos", Provérbios 30:17.

O povo de Israel teve como recompensa por sua ingratidão e desobediência a morte, a pobreza, a humilhação... os filhos que zombam e desobedecem a Deus e a seus pais além de terem como recompensa até os seus olhos arrancados, terão uma vida mal sucedida na terra, levando-os a morte.

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá", Êxodo 20: 12.

"Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai e a sua mãe seja punido de morte", Mateus 15: 4.

E nós como povo de Deus, qual será a nossa atitude para com nosso Deus diante das circunstâncias?

Qual será a nossa atitude para com nossos pais?

Como nós podemos demonstrar nossa gratidão ao Senhor e aos nossos pais?

"Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus", Salmos 51: 17.

Quer demonstrar sua gratidão a Deus? Louve-o de todo coração! Se quebrante diante dele, pois Deus não despreza a oração e o clamor de um justo. Deus não despreza a oração vinda de um coração quebrantado.

Como a mãe educa o filho, que, após receber um presente de alguém, não nos esqueçamos de dizer a palavrinha mágica: Muito obrigado! Essa palavra é muito importante tanto para Deus como para todos nós. Não se esqueça de agradecer a Deus e a seus pais todos os dias de sua vida, por tudo o que eles fizeram, fazem e estão dispostos a fazer por você.

Seja fiel e grato a Deus e a seus pais, não apenas de palavras, mas também através de atitudes sinceras, de todo seu coração.

Henrique Gabriel

FILHOS E HERDEIROS DE DEUS


Texto Bíblico: 1 João 5:1-5
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” 1 João 1:5

Você já pensou o quão é maravilhoso ser chamado por Deus como filho(a)?

O Senhor Criador escolheu o homem - dentre tudo o que criou – para ser privilegiado, para ser tratado com amor incondicional que o eleva a condição de filho(a) dEle. Esta é uma oportunidade que nenhuma outra criatura tem.

Deus, através de sua Palavra, diz sobre todo o seu amor por nós da maneira como somos e do desejo de tornarmos filhos(as) dEle. Para que esta maravilhosa graça se cumpra em nossas vidas precisamos somente de CRER em Cristo Jesus. Você talvez possa se preocupar com tanta responsabilidade que a condição de filho(a) de Deus traz e a importância de sempre honrá-Lo por tão grande amor. Mas, Deus cuida de cada detalhe de nossas vidas, Ele não coloca um fardo pesado para carregarmos, Ele nos concede a vitória sobre o mundo por meio da fé que temos nEle. Assim, cumprir os mandamentos de Deus, se torna uma demonstração de amor e gratidão por tudo o que Ele é e não o peso de uma lei a ser cumprida com rigor e obrigação.

Lembre-se sempre que a fé que temos em Jesus Cristo nos torna filhos(as) de Deus e vencedores sobre o mundo, nada pode mudar esta verdade!

“Porque não recebestes o espírito da escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos Aba Pai. O próprio Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com Ele sofremos, também com Ele seremos glorificados.” Romanos 8:15-17

Isabella Sarom

A VERDADEIRA SABEDORIA

Texto Bíblico: Eclesiastes 6:1-2
“Vi ainda outro mal debaixo do sol, que pesa bastante sobre a humanidade: Deus dá riquezas, bens e honra ao homem, de modo que não lhe falta nada que os seus olhos desejam; mas Deus não lhe permite desfrutar tais coisas, e outro as desfruta em seu lugar. Isso não faz sentido; é um mal terrível.”

A verdadeira sabedoria não consiste em esforçar-se para descobrir as coisas terrenas que nos trazem felicidade, porque mesmo aqueles que possuem riquezas não alcançam o gozo verdadeiro e nunca escapam de serem infelizes.

A verdadeira sabedoria consiste em desprezar o mundo e o pecado que ele oferece.

A verdadeira sabedoria é ter um coração puro, reto, temente a Deus. Esta sim é a fonte e a chave de toda riqueza e honra.

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Provérbios 1:7

Kellen Fraga Lima

RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS



Texto Bíblico: Provérbios 27:6

“Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos”.

Imagine-se na situação do seguinte homem: “Esses dias parei para pensar sobre minha vida, e me entristeci ao perceber que, aos 45 anos de idade, ainda não possuo nenhuma amizade concretizada!”

Refletindo sobre o assunto, percebemos a decepção deste homem ao ver que ao alcançar seus 45 anos de idade, ainda não tinha nenhum amigo. Ao decorrer de nossas vidas é inevitável que criemos laços de amizades em qualquer etapa dela, pois o ser humano não consegue viver feliz só. É importantíssimo obtermos amizades durante a nossa caminhada, pois no mundo não estamos sós e necessitamos de companhia. Vale ressaltar que o único em quem podemos confiar plenamente é Deus, pois Ele ao contrário dos homens, nunca muda.

Amizades interesseiras que buscam coisas como a popularidade, por exemplo, fazem com que a pessoa se adeque ao modelo do grupo o qual visa se associar. Essa adequação faz com que a pessoa mude seus pensamentos e seus volores morais, isso às vezes traz sacrifícios imensos.

Reflita:É na relação, sendo e tendo amigos, que como seres humanos nos desabrochamos para atingir ao máximo as potencialidades de que somos capazes.” Amigo e Amigo (Revista Mocidade, janeiro de 1994). Consigo ser um amigo fiel? Como meus amigos me vêem? Eu me importo com os sentimentos deles?

José Neto