Pesquisar no blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

INGRATIDÃO


Texto Bíblico: Êxodo 14: 11-12

"Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto."

Quem nunca passou por alguma situação em que alguém foi ingrato? Até nas coisas simples o ser humano é vítima da ingratidão.

Sempre me lembro do Pastor na escola dominical dizendo que às vezes os filhos são tão ingratos que tem de tudo pra comer em casa, e quando falta manteiga para passar no pão eles reclamam: "Não tem nada pra comer nessa casa!" Até a cama eles não precisam de fazer depois de acordar, porque se a mãe não faz a empregada faz.

Às vezes, uma menina compra um presente para seu namorado, prepara com todo o carinho, entrega para ele e ele responde com apenas um obrigado. Ou então um pai dá um presente para um filho e o filho devolve o presente ao pai e fala: Não gostei! Pode trocar! Infelizmente vivemos em um mundo ingrato.

E essa ingratidão e murmuração foi a causa de Israel dar voltas e voltas pelo deserto por quarenta anos, e no final, resultou para muitos deles não herdarem a terra prometida, chegando ao ponto de alguns serem mortos por desobedecerem a Deus.

"Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, os corvos no ribeiro o arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos", Provérbios 30:17.

O povo de Israel teve como recompensa por sua ingratidão e desobediência a morte, a pobreza, a humilhação... os filhos que zombam e desobedecem a Deus e a seus pais além de terem como recompensa até os seus olhos arrancados, terão uma vida mal sucedida na terra, levando-os a morte.

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá", Êxodo 20: 12.

"Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai e a sua mãe seja punido de morte", Mateus 15: 4.

E nós como povo de Deus, qual será a nossa atitude para com nosso Deus diante das circunstâncias?

Qual será a nossa atitude para com nossos pais?

Como nós podemos demonstrar nossa gratidão ao Senhor e aos nossos pais?

"Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus", Salmos 51: 17.

Quer demonstrar sua gratidão a Deus? Louve-o de todo coração! Se quebrante diante dele, pois Deus não despreza a oração e o clamor de um justo. Deus não despreza a oração vinda de um coração quebrantado.

Como a mãe educa o filho, que, após receber um presente de alguém, não nos esqueçamos de dizer a palavrinha mágica: Muito obrigado! Essa palavra é muito importante tanto para Deus como para todos nós. Não se esqueça de agradecer a Deus e a seus pais todos os dias de sua vida, por tudo o que eles fizeram, fazem e estão dispostos a fazer por você.

Seja fiel e grato a Deus e a seus pais, não apenas de palavras, mas também através de atitudes sinceras, de todo seu coração.

Henrique Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário