Pesquisar no blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

NÃO DESISTA, NÃO PARE DE CRER!


Texto Bíblico: Jeremias 31:25

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração;
e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugoé suave, e o meu fardo é leve."
(Mateus 11:28-30)

Deus me trouxe à memória um sonho que Ele me dera a alguns anos atrás: Havia um monte alto, era noite, tempo úmido. No alto do monte ouvi uma voz me chamando, dizendo para não temer e que grande era a minha recompensa! Comecei a subir o monte e observei que outras pessoas também o faziam. No primeiro momento, com toda força, ânimo e entusiasmo, foi uma aventura. No segundo momento, o corpo começava a apresentar os primeiros sinais de desgaste – alteração dos batimentos cardíacos, respiração ofegante e passos pesados, mas continuei e a maioria das pessoas também. No terceiro momento, tensão muscular, fadiga crônica... parei! Pensei em desistir. Olhei para o ponto donde parti e percebi que já estava nas alturas do monte. Notei que lá embaixo, em lugar plano e confortável, haviam pessoas despreocupadas, desfrutando de prazeres carnais. Respirei fundo e continuei a subir esperançosa por chegar ao topo. Mas o inesperado acontece: começa a chover. O solo molhado torna a subida ainda mais difícil e árdua. Para não escorregar, comecei a engatinhar e cravar os dedos na terra. Com o passar do tempo os minerais presentes no solo e a força exercida para me suster causaram feridas em minhas mãos. A dor era dilaceradora, o desânimo era como um punhal, o medo de não conseguir era como uma droga que bloqueia determinada ação física. Em meio a lágrimas e gemidos observei que muitas das pessoas que haviam iniciado abandonaram e voltaram. E outras, nas mesmas situações que as minhas, ou em pior estado, continuavam. Não conseguia visualizar o topo do monte por causa da neblina. Não sabia se faltava muito ou não. Prestes a desistir, ouvi novamente a voz: “Continue, não desista!”. E com muitas dificuldades e dores continuei. Foi nesse momento que levantei os olhos e vi uma mão estendida pra mim, que me levantou, tomando-me nos braços. Naquele momento senti paz, segurança e descanso, pois estava nos braços do PAI, do “DEUS que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça” (Gálatas 1:15), do “SENHOR que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério” (I Timóteo 1:12) e do DEUS que me concede imensa alegria, pois chegara ao topo do monte. "Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a recompensa de vocês no céu.” (Lucas 6:23)

Pense: Você está cansado, sobrecarregado, passos pesados, corpo dolorido, mente exausta, respiração ofegante, esgotado, pronto para desistir, com medo de fracassar, as nuvens estão espessas impedindo visualizar a distância do seu objetivo?

Então essa é a resposta de Deus pra você: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9)

Meu querido(a) irmão(a), Deus está renovando as suas forças, os seus sonhos e ampliando sua visão. Não desista! Não pare de lutar! A bênção está próxima. Deus está te presenteando com uma unção de ousadia, de conquista e de multiplicação.
Amém!

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado,
 mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás
e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo,
a fim de ganhar o prêmio
do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
(Filipenses 3: 13-14)

Reflita: Escute a Música: Os Sonhos de Deus - Ludmila Ferber
http://www.youtube.com/watch?v=-mH5thUFq7M&feature=related

Fabiana Moraes Pereira

CONSAGRAÇÃO


Texto Bíblico: Filipenses 4: 8

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro,
tudo o que for nobre, tudo o que for correto,
tudo o que for puro, tudo o que for amável,
tudo o que for de boa fama,
se houver algo de excelente ou digno de louvor,
pensem nessas coisas.”

Às vezes, fazemos e pensamos em coisas que são contrárias a essa passagem e contrárias a santidade que a palavra de Deus nos ensina, mas graças à Deus pelo Espírito Santo que nos convence do pecado.

Deus é Santo e quer que andemos em santidade. É difícil imaginar alguém assim, que está separado do mal, que nunca mente, que é confiável e cumpre sempre o que diz. Mas, esse alguém existe! E é por causa Dele que nós também podemos alcançar tais virtudes.

“...Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.” (Levítico 19: 2)

Reflita: Devemos agir e pensar como Paulo, quando diz: “Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.” (Filipenses 3: 12)

Cristiane de B. Santos

ANDAR PRUDENTEMENTE


Texto Bíblico: Ef. 5: 15

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.”

"Vede prudentemente" significa: "dai grande atenção a".

Esta palavra que Paulo escreve aos Efésios é também uma recomendação para nós, seguidores de Jesus, de como devemos andar, a fim de que estejamos sempre alertas e em constante estado de vigilância.

O cristão, como luz do mundo, não deve andar de forma insensata, como os "néscios" que não possuem a luz de Cristo. Deve vigiar para não andar nos caminhos do pecado, fugir das paixões da carne, abandonar hábitos e vícios que nos afastam de Deus e subjugar todo pensamento maligno e pecaminoso.

Para andar como sábios, precisamos estar em permanente sintonia e comunhão com o Espírito Santo. Precisamos andar por caminhos que nos aproximam de Deus. Só assim, ele nos capacitará a tomar decisões acertadas a qualquer tempo, não sendo apanhados de surpresa pelo inimigo.

Andar prudentemente é andar na verdade, andar na luz, ou seja, é caminhar segundo a Palavra de Deus. Mas, como isto é possível? Somente através da intimidade com Cristo. E essa intimidade só vem através da leitura da bíblia e da oração, que são as formas de conhecermos verdadeiramente a Deus.

Podemos ver, através da vida de Davi, que a consequência de se andar prudentemente é ter a bênção de Deus sobre nossas vidas.

“E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele.” (I Sm 18:14)

Outro exemplo que temos é o de José, que escolheu andar de modo prudente diante de Deus e o SENHOR era com ele, e o fazia prosperar em tudo o que colocava suas mãos. (Gn. 39)

Muitas vezes, não precisamos pedir a Deus que nos dê algo que estejamos precisando ou desejando. Basta que andemos prudentemente diante dEle.

Sábio ou néscio não é uma questão de ser,
é uma questão de escolher ser.
Nós escolhemos a forma de andarmos e,
consequentemente, os caminhos por onde andaremos.

Pense: Você tem dado grande atenção à forma como tem andado? Os caminhos por onde tens andado os leva pra mais perto de Deus?

Reflita: Quanto mais nos achegamos a Deus, mais Ele se achega a nós.

João Filho

O TAMANHO DE DEUS


Texto Bíblico: Salmo: 97. 1-12

“Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas.” (Sl 97.1)

Quem há tão grande como o nosso Deus?
A quem o poderemos comparar?
Quem há que tenha tanto poder, que pode o vento reter, o mar acalmar, fazer a tempestade lhe obedecer?
Quem foi que, do nada, tudo criou, e que, apesar de tão grande, aqui desceu e nos amou?

Não há como medir o tamanho de Deus. Ele não cabe na imensidão do Universo. Não existe um único lugar que seu Espírito não possa perscrutar. Não existe uma única pessoa que não mereça a sua atenção e seu amor.

Ele é maravilhoso em Seus planos, e perfeito em Suas obras. Contudo, para muitos o Senhor está tão longe! E quando se está longe de Deus, ele pode parecer muito pequeno e fraco.

Ao se chegar, por exemplo, em um mirante de onde se pode ver toda a cidade, podemos colocar edifícios de dezenas de andares entre dois dedos: o polegar e o indicador. O grande edifício fica pequeno, medindo centímetros, quando se está longe dele. Assim também são as paisagens vistas de avião. As pessoas ficam do tamanho de “formiguinhas”, até mesmo desaparecem, e as casas e as grandes construções também se tornam minúsculas. Mas, à medida que nos aproximamos dos prédios, eles vão ficando grandes, e nós, pequenos.
Assim acontece com o nosso relacionamento com Deus. Quanto mais próximos estamos dele, mais experimentamos do seu poder, de sua grandeza, e vemos como somos pequenos e frágeis.

Pense: Qual é o tamanho de Deus para você? Dependerá da distância que você se encontra dele.

“Busque o Senhor enquanto se pode achar;
clame por Ele enquanto está perto.”
(Isaías 55: 6)

Raíla Vieira de Andrade

CADA ESCOLHA, UMA RENÚNCIA


Texto Bíblico: Mateus 16: 24 a 28

Durante uma doença fatal, um jovem se converteu, embora ninguém percebesse que havia entregado o coração a Cristo. Após o médico anunciar uma mudança desfavorável em seu estado, demonstrou completa resignação e pediu aos amigos que cantassem um hino que exprimisse este sentimento.

Uma ou duas horas depois, no silêncio do quarto, ouviram-no dizer: "Perdida! Perdida! Perdida!" Isso causou surpresa à mãe, que perguntou imediatamente: "Perdeu a esperança, meu filho?" "Não, mamãe; mas oh, a minha vida perdida! Tenho 24 anos e, até a poucas semanas, nada fiz por Cristo. Só me preocupei comigo mesmo e com meus prazeres. Meus companheiros hão de pensar que me converti com medo da morte. Oh, pudesse eu viver para enfrentar essa observação, e fazer alguma coisa para mostrar minha sinceridade e redimir minha vida perdida!"

A história desse rapaz teve um final feliz, pois ele pôde reconhecer e aceitar o amor de Deus por ele, ainda antes da morte, garantindo a VIDA ETERNA! Porém ele se entristeceu por não ter tempo de fazer algo pra demonstrar todo esse amor.

É uma pena pensar que a história desse rapaz não é única!

Quantos vão reconhecer que perderam uma vida e não fizeram nada por Cristo, apenas perto da morte.

Pense: Você já entregou seu coração a Cristo? Ótimo! Fico muito feliz por você! Mas e aí? O que você tem se preocupado com o Reino de Deus? Você tem deixado os prazeres dessa vida em função de agradar ao Senhor e alegrar o coração dEle em primeiro lugar?!

Reflita: “Nossa vida é feita de escolhas e pra cada escolha há uma renúncia. Em Romanos 12: 2 Paulo nos pede, quase nos implora para não nos moldarmos conforme o padrão que encontramos nesse mundo, ou seja, precisamos nadar contra a maré! Enquanto seus amigos estão escolhendo “curtir a vida”, estão renunciando a verdadeira vida. Quando escolhemos a verdadeira vida, que é Jesus -“Jesus é o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6) renunciamos a “curtição”. Pode parecer difícil fazer essa escolha no dia-a-dia, mas quando sentimos o amor de Deus por nós, amor esse capaz de se entregar até a morte, aí fica fácil corresponder, fica fácil se entregar, fica fácil deixar tudo e viver por Ele!

Seja firme nas escolhas,
lembrando que ao morrer para essa vida sem Cristo,
você viverá além da morte e com Cristo!!!

“Pois o amor de Cristo nos constrange,
porque estamos convencidos de que um morreu por todos;
logo, todos morreram.
E ele morreu por todos para que aqueles que vivem
já não vivam mais para si mesmos,
mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
 (II Coríntios 5: 14-15)

Juliana Ribeiro Barbosa

A ARMADURA


Texto Bíblico: Efésios 6: 10-20

“Revesti-vos da armadura de Deus.”(Ef.6: 11a)

Em uma batalha, podemos observar que cada guerreiro precisar ter sua própria armadura, sendo cada parte de sua armadura com uma função diferente, mas todas com um único objetivo – a proteção do guerreiro.

No texto bíblico de Efésios, Paulo nos adverte a vestirmos a armadura de Deus, pois como soldados de Cristo, precisamos estar preparados para a batalha – Seguir ao mundo x Seguir a Cristo ou Carne x Espírito. Por isso precisamos estar fortalecidos no Senhor e na força do seu poder (vers.10), para não cairmos nas tentações do mundo e para quando algum problema vier contra nós, não nos deixar abater.

Assim como cada parte da armadura de um soldado tem sua função, a armadura do cristão também:

 O cinto (6:14). A verdade (a palavra de Deus) precisa ser embrulhada ao centro do nosso ser para segurar todas as coisas. Sem o cinto da verdade, a armadura se desmancha.

 A couraça (6:14). O coração é protegido pela justiça de Deus, que é revelada no evangelho. O cristão que vive segundo o evangelho está protegendo seu coração do mal.

 Os calçados (6:15). Quando convertido pelo evangelho da paz, o inimigo se torna aliado. Quando há mais aliados e menos inimigos, fica mais fácil vencer a batalha. Pregando o evangelho da paz, salva vidas da destruição da batalha.

 O escudo (6:16). A fé é o escudo do cristão contra "todos os dardos inflamados do Maligno". Tudo pode ser vencido em Cristo, através da fé verdadeira que foi, uma vez por todas, entregue por ele.

 A espada (6:17). A única arma ofensiva que o cristão precisa é a palavra de Deus. Para ganhar uma batalha espiritual, temos que falar a palavra espiritual de Deus, e não a palavra carnal dos homens.

Mas, nós cristãos, temos uma arma que é essencial e que inimigo nenhum possui: a ORAÇÃO (essa tem poder duplo, acredite!). Porém, precisamos estar firmes na oração para assim “derrotarmos de vez” o nosso inimigo – O mundo... E não nos deixar influenciar pelas tentações deste.

Pense: Sabendo que estamos num campo de batalha espiritual, o que deve ser a prioridade em nossa vida? Você já possui essa armadura de Deus? Se a possui, está sabendo usá-la? Como tem sido sua vida de oração a Deus? Tem tentado fugir das tentações do mundo? Tem entregado a Deus as suas batalhas diárias, e assim juntamente com Ele, tem lutado?

Reflita: Vista dessa armadura de Deus e verás que as batalhas ficarão muito mais fáceis de enfrentar! Aproveite ao máximo da arma que você possui – A oração... Consagre sua vida, suas lutas e até mesmo suas derrotas a Deus, e deixe-O agir! E se a derrota por acaso vier... Jamais desista, e em tudo dê graças!

“Veste a armadura, seguro está.
Vai pra batalha vitória alcançar!
Vença com Cristo e não olhe para trás,
Deus contigo vai
(Nosso Deus é mais)!

O inimigo e seus anjos rebeldes querem nosso exército parar...
Com setas, ciladas e dardos, nos derrotar.
Mas o povo está revestido de toda armadura de Deus...!!!”

"A vitória cabe ao que mais persevera." (Napoleão Bonaparte)

Sarah Mendes de Oliveira

A VERDADEIRA LIBERDADE



Texto Bíblico: João 8: 28-38

A liberdade é defendida pela humanidade como um direito de todos e para toda a vida. É uma busca incessante pela satisfação em ser livre para ir onde quiser, na hora em que quiser, expressar seus ideais, se comportar da maneira como lhe agrada...

No entanto, a liberdade que encontramos na Palavra de Deus vai além dos anseios humanos. Jesus é o único que pode nos libertar da escravidão do pecado (v.34-36) através da verdade dos ensinos do Pai. A partir de então o pecado já não prevalece contra os que creem e obedecem, pois estão debaixo da graça de Deus (Rm 6: 14). E a verdade está em crer que Jesus é o Filho de Deus, e veio em obediência ao Pai, e o Pai está Nele, não há outra forma de se achegar a Deus senão por intermédio de Jesus Cristo. E Jesus não só nos torna livres por sua graça como nos transforma em filhos de Deus, servos da justiça (Rm 6: 17-18). No entanto, a liberdade concedida por Deus não deve dar oportunidade a manifestação da vontade humana, pois mesmo que a lei do pecado já não prevaleça, não é lícito que torneis a pecar por já serem livres. Pois agora o corpo serve a justiça para a santificação, e por fim a vida eterna (Rm 6: 22).

Assim como os judeus que se consideravam livres por serem da descendência de Abraão (v.33), muitos pensam que são livres segundo os conceitos do mundo, mas na verdade estão aprisionados pelo pecado por não permanecerem nos ensinos da Palavra de Deus.

Pense em como tem usufruído da liberdade, para satisfazer o ego e as próprias vontades ou pra ser um discípulo de Cristo guardando e obedecendo de todo coração os ensinos do Pai.

“Se vós permanecerdes na minha palavra,
sois verdadeiramente meus discípulos;
e conhecereis a verdade,
e a verdade vos libertará.”
 (Jo 8: 1-32)

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda,
 esse é o que me ama.
Aquele que me ama será amado por meu Pai,
e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama.”

Isabella Sarom

PERDÃO


Texto Bíblico: I Jo 1: 7-9

A palavra perdão soa muito forte em nossos corações, pois como perdoar, como pedir perdão se não fui eu quem errei? Aceitar que a outra pessoa erre é mais fácil do que olhar para dentro de si. Não é fácil se arrepender dos próprios erros, reconhecer que se pode mudar. Muitas vezes nos achamos certos mesmo quando muitas pessoas tentam abrir nossos olhos.

O perdão de Deus para você é bem claro em João 3:16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – Deus deu seu filho para morrer na cruz em favor dos nossos pecados, éramos condenados e Jesus Cristo veio para nos salvar, e assim, Deus nos perdoar para termos uma vida eterna ao lado Dele.

Existem pessoas que nos decepcionam, que nos machucam, que erram contra nós. Ficamos com raiva e pensamos “não vou mais falar com ela” – “ela tem que me pedir perdão”. Não é certo pensar assim, pois Deus nos pede para perdoarmos uns aos outros mesmo que não seja você a pessoa errada. Não se limite no erro da pessoa, surpreenda a si próprio, una-se ao seu próximo, não julgue, peça perdão, assim como Deus nos perdoou. Estamos sujeitos ao erro, como também estamos sujeitos ao perdão. A pessoa tem o direito de aceitar ou não, mas esteja ciente que você fez sua parte. “amou teu próximo em perdão”.

Pense: Deus errou contra você: não – Você errou contra Deus: várias vezes. Deus te perdoou: sim – Você perdoou seu próximo: ???... Deus te deu perdão, mesmo você pecando contra Ele, dando Jesus Cristo para morrer na cruz. E você, por que não pode perdoar o seu próximo?

Reflita: Difícil não é pedir perdão, mas sim perdoar. Perdoe de coração, não olhe para os outros, olhe para si mesmo.

"Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz,
 temos comunhão uns com os outros,
e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se afirmarmos que estamos sem pecado,
 enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados,
Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e
nos purificar de toda injustiça."

Tayene de Sena Ferreira