Pesquisar no blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ANDAR PRUDENTEMENTE


Texto Bíblico: Ef. 5: 15

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.”

"Vede prudentemente" significa: "dai grande atenção a".

Esta palavra que Paulo escreve aos Efésios é também uma recomendação para nós, seguidores de Jesus, de como devemos andar, a fim de que estejamos sempre alertas e em constante estado de vigilância.

O cristão, como luz do mundo, não deve andar de forma insensata, como os "néscios" que não possuem a luz de Cristo. Deve vigiar para não andar nos caminhos do pecado, fugir das paixões da carne, abandonar hábitos e vícios que nos afastam de Deus e subjugar todo pensamento maligno e pecaminoso.

Para andar como sábios, precisamos estar em permanente sintonia e comunhão com o Espírito Santo. Precisamos andar por caminhos que nos aproximam de Deus. Só assim, ele nos capacitará a tomar decisões acertadas a qualquer tempo, não sendo apanhados de surpresa pelo inimigo.

Andar prudentemente é andar na verdade, andar na luz, ou seja, é caminhar segundo a Palavra de Deus. Mas, como isto é possível? Somente através da intimidade com Cristo. E essa intimidade só vem através da leitura da bíblia e da oração, que são as formas de conhecermos verdadeiramente a Deus.

Podemos ver, através da vida de Davi, que a consequência de se andar prudentemente é ter a bênção de Deus sobre nossas vidas.

“E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele.” (I Sm 18:14)

Outro exemplo que temos é o de José, que escolheu andar de modo prudente diante de Deus e o SENHOR era com ele, e o fazia prosperar em tudo o que colocava suas mãos. (Gn. 39)

Muitas vezes, não precisamos pedir a Deus que nos dê algo que estejamos precisando ou desejando. Basta que andemos prudentemente diante dEle.

Sábio ou néscio não é uma questão de ser,
é uma questão de escolher ser.
Nós escolhemos a forma de andarmos e,
consequentemente, os caminhos por onde andaremos.

Pense: Você tem dado grande atenção à forma como tem andado? Os caminhos por onde tens andado os leva pra mais perto de Deus?

Reflita: Quanto mais nos achegamos a Deus, mais Ele se achega a nós.

João Filho

Um comentário:

  1. Meu amado esposo! O Senhor recompensa a justiça e a fidelidade. Sei que o Senhor dará vitória a ti, pois és o seu ungido.Obrigada por me instruir nos caminhos do Senhor. Te amo muito! Fabi

    ResponderExcluir