Pesquisar no blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

O SENTIDO DO OUVIR

Texto Bíblico: Provérbios 1:33

“Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.”

É muito importante saber como o ato de ouvir é essencial para nós. Como vemos em Tiago 1:19, “todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Observamos como é grande a ênfase que a Bíblia faz a respeito do ouvir.

Também dizem os filósofos:

“O ouvido do Homem é o caminho para aprender.” Aristóteles

“O ouvido é o caminho do coração.” Voltaire

“Saber ouvir quase que é responder.” Pierre Marivaux

“Um ouvido aberto é o único sinal acreditável de um coração aberto.” David Augsburger

“Quem aprende a ouvir com atenção, aprende a falar com proveito.” Emmanuel

“Com o dom de ouvir vem o dom de curar.” Catherine de Hueck Doherty

“A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que o falar.” Zenão de Cítio

São vários os pensamentos que podemos encontrar a respeito do ouvir. Conceitos interessantes que antes, peneirados de acordo com a palavra de Deus, nos fazem refletir a respeito de nós... A questionar no que e para quem temos aplicado nossos ouvidos.

Se quisermos aprender o que é bom e alimentar nosso coração com coisas boas, temos que abrir nossos ouvidos para a Voz da Sabedoria. O temor do Senhor é o princípio do saber!

“O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos.” Provérbios 1:5

Pedro Humberto

O PERIGO DA INCREDULIDADE


Texto Bíblico: II Coríntios 4:3-4

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais, o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (grifo nosso)

O texto de Paulo nos revela que Satanás está agindo. Ele não deixou de existir. Ele sempre atuou. Ele é o nosso opositor, nosso maior inimigo. Isto é uma verdade incontestável – hoje, nos tempos de Paulo e muito antes.

Uma das maiores astúcias de Satanás nos tempos atuais é lançar no coração dos homens a incredulidade. Milhões de pessoas ignoram-no, assim como ignoram Deus. Deste modo, Satanás age despercebido, agindo livremente e arrastando multidões para o inferno.

Muitos pensam que a maldade sempre esteve presente no coração do homem. Ignoram, portanto, as Escrituras, pois o livro de Gênesis revela que após criar todas as coisas – inclusive o homem – “viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom”.

O mal instalou-se no coração do homem com a sua queda, tramada pela astúcia de Satanás, enganando o ser humano, fazendo-o pecar, levando-o a desobedecer os ordenamentos de Deus. Ele é inimigo declarado da raça humana e quer vê-la destruída, longe de Deus.

Ignorar a influência satânica é um erro lamentável. Sua maior artimanha está no versículo em destaque: “cegar o entendimento dos incrédulos”. A maior barreira que temos ao pregar o Evangelho é vencer a incredulidade que se antepõe à verdade de Deus. É lamentável depararmos com a indiferença com as questões espirituais e o desprezo pleno das Escrituras. Não estou falando de dúvidas, pois estas, todos podem ter. A dúvida incomoda. As incertezas nos levam atrás de respostas. Assim procuraremos estudar mais a Palavra, buscar a vontade de Deus para as nossas vidas. A incredulidade não questiona, não incomoda a pessoa a procurar respostas. Ela ratifica um posicionamento de negação total da verdade, conduzindo o homem à apatia e endurecimento espiritual.

Algum tempo atrás, assisti a um programa de televisão que se propôs a apresentar um confronto entre Cristo e Satanás. Duas personagens ridículas, grotescas compareceram ao programa. O programa seria cômico se não fosse trágico, pois foi ao ar com uma única e maldosa intenção: ridicularizar completamente o mal, relativizá-lo, apresentá-lo como uma coisa bizarra, um espetáculo circense. A caracterização de Cristo por igual modo foi ridícula, apresentando um lunático que se passa por Cristo.

Li também um comentário sobre a caracterização do mal nos filmes de desenhos animados. O autor nos chama a atenção para alguns filmes dos estúdios Disney, onde o mal é apresentado de forma caricata, seres ridículos, atrapalhados, risíveis, aparentemente ruins, mas na sua atuação não convencem de forma alguma como vilões. Esta é a estratégia de Satanás: passar-se como uma figura ridícula, bizarra, puro entretenimento nas salas de cinema nas sessões regadas a refrigerantes e muita pipoca.

A negação da Palavra de Deus é a rejeição do próprio Deus. Declarar crer na existência de Deus com simples palavras não altera o estado pecaminoso do homem, pois este rejeita a Deus em suas ações no dia a dia, na sua auto-suficiência, no seu pseudo-conhecimento. Muitos não lêem a Bíblia, qualificando-a como um livro de difícil leitura, que pode receber várias interpretações, causando dissensões, polêmicas e controvérsias. Porém, se a Bíblia causa algum mal ao homem, o próprio Cristo entra em contradição, pois em vários episódios de seu ministério orientou para a importância do estudo da Palavra de Deus. Não vejo como o texto de João 5:39 possa trazer algum malefício ao homem. E o que dizer da declaração de Mateus 22, verso 29? Isto para ficar somente no ensino de Cristo, embora possam ser citados outros inúmeros textos espalhados na Bíblia, tanto no Novo como no Velho Testamento. Outros questionam a própria autenticidade das Escrituras, dizendo que a Bíblia sofreu alterações em seu texto de acordo com interpretações humanas, com o intuito de referendar algum posicionamento doutrinário. Interessante é que os que alegam isto, nunca apresentam os supostos textos que foram alterados, revelando ainda mais o estado de ignorância diante da Palavra de Deus.

Ignorar Deus não o mata, não o elimina da nossa história. Fugir de Sua presença é inútil, pois Ele nos procura, assim como procurou Adão no jardim do Éden. Fugir de Deus não extingue a culpa do homem, não o isenta do pecado. Fechar os olhos para Deus não desfaz a sua verdade, não apaga a sua presença na história humana. Lembro-me da atitude de algumas crianças. É divertido vê-las tampar os olhos achando que estão escondidas ou protegidas de alguma ameaça. De olhos fechados podemos não ver o mal, mas de forma alguma esta atitude nos livra de sua ameaça.

Diante da incredulidade, devemos ter compaixão pelas pessoas. Devemos amá-las, orar por elas, pois a cegueira espiritual só irá se curar mediante a atuação do Espírito Santo. Não temos este poder de persuasão. Nossa missão é pregar o Evangelho, amar a Palavra de Deus, demonstrar que ela é indispensável para o ser humano. Uma vida de testemunho é mais importante do que os mais belos discursos.

Marco Antônio


quinta-feira, 10 de março de 2011

LEVAR ALMAS PERDIDAS A JESUS


Texto Bíblico: Mateus 28:19-20

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Todas às segundas-feiras, na escola, temos aula de religião. Semanas atrás observei o quanto os meus colegas têm dúvidas sobre a Palavra de Deus. Eles debatem muito sobre ir ou não ir para o céu.

Essa semana, eles estavam confusos. Uma colega minha perguntou à professora se ela cria em Deus, e a alertando que se ela fosse à outra religião, ela iria para o inferno. A professora explicou, mas ela não entendeu muito, então eu disse à ela que religião não iria salvá-la, mas se ela cresse e tivesse fé em Jesus Cristo, sim.

Outro colega falou que não acreditava em Deus, pois não ouvia falar a respeito dele. Aquilo me doeu muito. Depois, tentei falar com ele, eu e mais uns colegas, mas ele disse que só acreditava vendo Jesus Cristo. Ele teve várias dúvidas, mediante isso, fiz um compromisso com Deus que este ano vou levar a Palavra de Deus em todos os lugares que o SENHOR me fizer passar.

É difícil viver com pessoas que podem ter dúvidas e até deixar você com dúvidas a respeito da Bíblia, mas temos que estar firmes no Senhor porque Ele vai nos capacitar e nos fará pescadores de homens como fizera com Simão.

Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". (Lucas 5:10)

Jessica Gabriella, 13 anos

quarta-feira, 9 de março de 2011

CASA DE ORAÇÃO

Texto Bíblico: Isaías 56:7

“...esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.”

A Palavra de Deus relata em Isaías que, todos os que se achegarem ao SENHOR para servi-Lo, amar o Seu santo nome, obedecer a Sua palavra e abraçar a Sua aliança; o Senhor os levará ao Seu santo monte e os alegrará na Sua casa de oração; e suas obras serão aceitas no altar do SENHOR e a casa do SENHOR será chamada casa de oração para todos os povos.
 
Oração é uma conversa íntima com Deus. É um estreitamento na relação com Deus (uma amizade). Podendo ser de agradecimento, de súplicas, de petições, de ação de graças ou de intercessão. A oração santifica “Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.” (I Tm 4:4-5) e alegra o coração do SENHOR “O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.” (Provérbios 15:8).
 
Exemplos de orações na Bíblia:
• Salomão ora a Deus dando-Lhe ação de graças e pedindo Sua presença e proteção constante (I Reis 8:28 e 38).
• Neemias ora a Deus solicitando a Sua misericórdia, confessando o pecado, reconhecendo a justiça do Seu juízo contra o povo e pedindo sucesso nos projetos (Neemias 1:4-11).
• Davi ora a Deus exaltando a Sua grandeza, graça e generosidade (Salmo 65:2), e ora para que haja paz em Jerusalém (Salmo 122:6).
• Daniel, mesmo em desacordo ao decreto do rei Dario que interditava (por trinta dias) as orações a qualquer deuses ou homem que não seja o rei, ora agradecendo a Seu Deus “três vezes por dia ele se ajoelhava e orava” como costumava fazer (Daniel 6:8-10).
• Ester ora a Deus indicando dependência de Deus. Suplica livramento de morte aos judeus (Ester 4).
Deve-se orar pelas outras pessoas incessantemente como a igreja em Antioquia orou pela libertação de Pedro (Atos 12:5), e reunir-se para orar como as mulheres faziam, incluindo Lídia, quando Paulo as encontrou (Atos 16:14). Muitas são as respostas às orações: livramento de morte, restituição financeira, salvação do enfermo, liberação de perdão, restauração matrimonial, libertação e paz. “Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos, enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos.” (2 Coríntios 1:10-11).
Reflita: Deus está nos chamando para orar. Ele quer fazer algo grandioso em nosso meio. Quando oramos, Ele nos revela a Sua vontade. “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!” (Tiago 4:8). Que possamos proporcionar um catalisador para um despertar da cidade e do estado, através da oração dia e noite.
“O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.”

(Provébios 15:29)
Fabiana Moraes Pereira


terça-feira, 8 de março de 2011

UNIÃO, LAÇOS ENTRE IRMÃOS...


Texto Bíblico: Salmo 133

“Oh ! como é bom e agradável viverem unidos os irmãos.”
 
Vivemos em tempos que a união entre as pessoas foi deixada de lado por muitos motivos, correria no dia a dia, falta de tempo, etc. Não é isso que Deus nos ensina, tanto na igreja como em qualquer outro lugar, nós precisamos nos esforçar para vivermos em união como diz o salmista (Sl 133).

No convívio do dia a dia existem pessoas de diferentes perfis, temperamentos, modos de pensar, mas é neste momento que Deus nos aperfeiçoa nos pondo a prova!

É muito fácil amar as pessoas que possuem qualidades que a gente gosta e tem pensamentos parecidos com os nossos. O difícil é conviver com as diferenças, entender que embora diferentes, somos irmãos, compartilhamos do mesmo corpo e devemos entender que o nosso irmão é parte de nós e que o mesmo preço foi pago na cruz pela minha vida e pela dele, então para Deus somos iguais e temos o mesmo valor. (1 Co 2.15,16).

A palavra de Deus diz: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm 12.10)

O amor é o mais sublime dos sentimentos, sentimento este que deve ser verdadeiro. Jesus nos deixa um bom exemplo de vida em união. Ele conviveu com seus doze discípulos em harmonia e união. Nós fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, e por esse motivo devemos amar e respeitar as diferenças uns dos outros; a união faz a força! É nosso dever como cristãos vivermos em união com todas as pessoas que convivemos, tanto no trabalho, escola, em casa, faculdade, e principalmente na igreja, pois a união dos irmãos abre as portas para as bênçãos que Deus tem para o seu povo; da mesma forma acontece na nossa casa entre pais, filhos e irmãos. Vamos pôr em pratica o mandamento que o Senhor nos deixou ordenado, assim estaremos dando abertura para que Deus derrame suas bênçãos sobre nós.

Lucas Mendes de Oliveira

A PROMESSA DE UM RECOMEÇO


Texto Bíblico: Ezequiel 18:31

"Livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?”.
 
O contexto desse versículo era o profeta falando ao povo da parte de Deus sobre o filho pagar pelo pecado que o pai cometeu e vice-versa. Deus manda dizer ao povo que cada um iria pagar pelo seu próprio pecado. Disse ainda que o ímpio que se desviasse dos seus maus caminhos, se arrependesse de suas injustiças e falcatruas e se voltasse para obedecer aos decretos de Deus, estaria livre da morte e viveria. No versículo 22 do capítulo dezoito diz que não se teria lembrança de nenhuma das ofensas que cometeu.

Deus é o mesmo ontem, hoje e para todo o sempre. Essa é uma promessa que se estende a nós, como filhos adotivos que somos e co-herdeiros com Cristo. Mas, como livrar-nos de toda transgressão? Como podemos despojar-nos desses pecados que nem sequer percebemos? Como livrar-nos de atitudes e atos que ainda não reconhecemos como incorretos? Perguntando a Deus. A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Por causa de nossa natureza decaída, precisamos pedir a Deus que nos mostre os pecados ocultos que se enraizaram no coração a fim de podermos lidar com eles agora e não mais tarde, quando as consequências podem ser muito mais graves. Deus fará isso, pois Ele conhece os segredos do nosso coração. (Salmos 44.21). O pecado leva à morte, mas o arrependimento, à vida. Não confessamos os pecados para que Deus os conheça. Deus já os conhece. A confissão é uma oportunidade de passar uma esponja no passado. O arrependimento é uma oportunidade de recomeçar. Precisamos de um novo coração e um novo espírito. Temos necessidade de um novo começo ... hoje e todos os dias.

Reflita: Quer viver ou quer morrer? A sua caminhada é rumo à vida ou à morte? Que tal recomeçar? Cristo é o caminho e a solução. Confesse os seus pecados e arrependa-se deles e viverá.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa



segunda-feira, 7 de março de 2011

UNÇÃO DE DEUS


Texto Bíblico: 1 Coríntios 2:5

“Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.

Como Deus é bom! Não faz acepção de pessoas. Nessa quarta-feira, mesmo com a minha correria diária, percebi que meu esposo estava gemendo de dor, e ele não é disso. Para ele reclamar ou gemer é muito difícil. Remédio então, nem se fala. Então, quando estava saindo para um compromisso e vendo ele daquele jeito, se retorcendo todo, com dores fortes, já saindo com a chave do carro na mão, eu desci as escadas e elevei meu pensamento a Deus, pedindo que ele colocasse as mãos naquela parte do corpo que estava fazendo meu esposo gemer. Pedi que ele tirasse aquelas dores horríveis do corpo do meu esposo, e saí. Fui ao meu compromisso, voltei e, ainda na porta de casa, já esperando que os meninos entrassem no carro, para levá-los aos cursos, perguntei pelo pai deles e eles falaram que ele estava lá na cama.

Quando voltei e juntando o tempo do meu compromisso e o retorno de deixar os meninos nos cursos, deu um total de uma hora. Subi e ele estava dormindo, então pensei: a dor deve ter melhorado, pois ele adormeceu. Quando ele acordou, eu perguntei: Como você está se sentindo? E ele me disse que a dor tinha passado e o local só estava dolorido. O tempo todo eu pensava em Deus e pedia que ele olhasse por ele, e Deus com sua bondade infinita tirou aquela dor, que para um médico, seria no mínimo uma injeção daquelas bem fortes e ele ainda havia me dito que não ia ao Pronto Socorro, pois eles dariam uma injeção e pronto.

No momento em que ele me disse que passara a dor, eu falei para ele que o poder de Deus é maior que tudo! A unção de Deus naquele momento foi importante, foi realmente o poder de Deus que agiu. Eu tenho colocado Deus na minha vida e Ele tem me dado suporte. Às vezes eu sinto que ele tem carregado a mim e a todos da minha família no colo. Para Deus somos tão importantes que ele nem sente o peso de oito pessoas em seus braços.

Olhe a grandiosidade de se ter Deus em seu coração!

Obrigado, Deus, por seu amor incondicional por mim, por minha família e pela humanidade!

“Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda”
2 Coríntios 6:7

“E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”. 2 Coríntios 6:18


Sheila Oliveira Dujardin Badauy

domingo, 6 de março de 2011

OSSOS SECOS!


Texto Bíblico: Ezequiel 37:1-10

Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Ez 37:2

Deus escolhe lugares, muitas vezes inesperados e estranhos para nos ensinar alguma coisa. Ele fez isto com Ezequiel, levando-o a um vale de ossos secos, “A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos." (Ez 37:1).

Dá para imaginar um lugar desses? Que coisa terrível! Em meio a esta circunstância, Deus faz uma pergunta a Ezequiel: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver?” O que será que passou na cabeça de Ezequiel? O que passaria na nossa, se isso acontece com qualquer um de nós? Confesso que, humanamente falando, eu responderia que não. Mas, o profeta Ezequiel não olhou para a capacidade humana e, com sabedoria, respondeu que somente o Senhor sabia se os ossos poderiam tornar a viver. Então Deus dá uma ordem a Ezequiel, dizendo: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: Ossos secos ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor".

Às vezes, as ordens de Deus nos parecem loucura, não é mesmo? Mas quando ele nos dá uma ordem, ela deve ser cumprida. Não devemos duvidar ou questionar sua ordem, pois, somente dessa maneira poderemos presenciar a realização do inacreditável, daquilo que parecia ser impossível.

Deus ordena ao profeta: "profetiza". Você sabe o que é profetizar? É quando declaramos a palavra do Senhor contra todas as circunstâncias em obediência ao que ele nos ordena. Isto é profetizar. E sabe qual é o resultado desse ato de obediência: contemplamos milagres diante de nossos olhos. Abrir a boca e profetizar, é uma atitude minha e sua. Ezequiel decidiu obedecer a Deus, mesmo estando numa situação difícil, e profetizou. Por causa da sua obediência Ezequiel viu o grande milagre de Deus.

O que precisamos é ter coragem e ousadia para profetizar sobre vales de ossos secos que nos cercam. O casamento destruído, o relacionamento com os pais, ou com os filhos, que não vai bem, a vida emocional que está mal, a vida profissional emperrada. Qual é o seu desafio hoje?

O vale cheio de ossos secos, desarticulados e misturados mostra a desorganização de uma vida sem Deus. Desorganização nos sentimentos, na família, nos negócios, etc., o que leva muitas pessoas a sepultarem seus sonhos e seus alvos.

Mas eu tenho uma notícia para te dar: Quando tudo parece perdido, Deus ainda tem solução! Há esperança! E ele quer dar solução para todos os seus filhos. Para isso é preciso que estejamos dispostos a declarar a palavra do Senhor com fé e obediência.

Mas Deus não quer simplesmente fazer milagres em nossas vidas somente para nos agradar ou para satisfazer nossos desejos. Ele quer que todos saibam que ele é o Senhor todo poderoso. Que somente ele é o Deus do impossível.

Hoje, Deus certamente não te levará a um vale de ossos secos, mas te coloca diante das circunstâncias de dificuldades e problemas que você está enfrentando e pergunta: filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? Ou seja, essa situação poderá ser resolvida?

E ele te diz: PROFETIZA!

Profetiza – (Música de Cláudio Claro)
Profetiza minha igreja, sobre o vale de ossos secos, profetiza,
E levanta um clamor, poderoso ao teu Deus,
Sobre o vale de ossos secos, profetiza.
Nova vida santidade, abundância de verdade e alegria.
Profetiza o amor, a pureza e o perdão, minha igreja.
Profetiza que as muralhas, fortalezas do inimigo todas cairão,
Que os montes altos hão de se render.
Profetiza em tua vida, autoridade e poder.
Pois Eu Sou o Grande Eu Sou, Soberano e fiel,
Que adestro as tuas mãos nas batalhas pra vencer.
Tu és mais que vencedor, és canal do meu fluir, profetiza!

“O poder da vida e da morte está na língua, quem bem a utiliza comerá dos seus frutos”. (Pv. 18.21)

Pense: Qual é o vale de ossos secos que está a sua frente hoje?

Reflita: A Palavra de Deus é o remédio para todos os problemas. É através dela que as situações serão transformadas, e até os mortos espirituais viverão.
João Filho

Observação sobre o vídeo: A apresentação de 21 segundos é sem som, após esse tempo inicia-se o som.