Pesquisar no blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A VOCAÇÃO DOS SANTOS


Texto Bíblico: I Coríntios 1:26-28

“... Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.”

O Senhor Deus criou cada um dos seus escolhidos dotando-os de talentos e dons espirituais. Partindo do mesmo Deus e Espírito as obras são cumpridas de formas diversificadas pelos servos do Senhor (I Co 12:1-11). A vocação é algo escolhido e direcionado por Deus para que cada um dos seus servos a cumpra. No plano de Deus para sua vida já foi destinado uma vocação! O que se percebe é que muitos procuram realizar a vocação de outros por considerar de maior destaque e importância, deixando assim de cumprir com suas próprias vocações. A unidade entre os irmãos requer que cada um cumpra com a vocação destinada por Deus para que a obra seja realizada de forma completa pra honra e glória Dele. Colocando essa unidade como corpo, Deus nos ensina em I Co 12:17 assim:  “Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.”
Deus, em toda a sua glória e sabedoria, não destinou grandes obras para serem realizadas por grandes homens e mulheres dotados de conhecimento, pelo contrário, Ele torna o incapacitado (diante do mundo) em realizador de maravilhosas obras para que somente o próprio Deus seja glorificado e manifeste o seu poder. Diante de Deus a sabedoria humana é vã porque tudo pertence a Deus, o que passou, o presente e o que está por vir pertence a Ele, por isso não permite que a humanidade se glorie de suas obras. Deus opera tudo em todos, segundo a sua boa vontade (I Co 3:18-23).

Pense: Você tem cumprido com sua vocação ou se acha “pequeno” demais para cumpri-la e joga suas responsabilidades sobre alguém que você acha ser mais capacitado que você? Ou talvez queira cumprir outra obra que pareça de maior importância do que a destinada por Deus para você cumprir. Lembre-se de que Deus nunca falha, Ele te ama e quer o melhor para você. Abra mão de sua própria vontade e obedeça ao Senhor, não há nada melhor do que cumprir a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em sua vida!

“Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” I Co 1:31

Isabella Sarom

Quando Deus escolhe alguém - Diante do Trono

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CONFIAR E NÃO DESISTIR JAMAIS

Texto Bíblico: Jeremias 17:7

“Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.”

 Há uns dois meses, eu vinha vivendo um inferno em minha vida. Era desarmonia familiar geral. Era esposo desempregado, filhos em atrito com os pais e pais com os filhos. Principalmente meu esposo com um dos filhos. Parecia uma guerra sem fim, uma luta interminável. Eram dias de muito sofrimento. Às vezes pensamos até em separação, pois eu não suportava mais aqueles dias penosos, onde tinha que entrar no meio das brigas para que meu filho menor de idade não sofresse danos piores. Eu trabalhando sozinha para por tudo em casa, um dos filhos maiores também desempregado, não parava em emprego nenhum. Muitas vezes me via em um estado que pensava em desistir de tudo, e até de buscar a Deus. Não tinha um dia em que dormia em paz. Eu ia à igreja e quando escutava as pregações sobre família, a forma como o esposo deveria tratar a esposa, muitas vezes eu pensava, o que eu estava fazendo ali. Eu me sentia melhor quando estava envolvida com o Ministério de Louvor, o carinho da turma, sempre ali juntos, um sorriso, um abraço, e era o que me dava força pra continuar de cabeça erguida, confiando em Deus e lutando, pois ali eu sentia a vibração espiritual daquele grupo, e olha que não era fácil sair de casa já sentindo amargurada pelas constantes brigas, cobranças, como por exemplo: “Acabou de chegar, já vai sair de novo?” Eu respirava fundo e pensava: Eu não estou fazendo nada errado. Eu tenho um Deus que me ama, e se não fosse Ele, eu já teria sucumbido. E então eu ia fazer o que estava programado para aquele dia. Todos na igreja sabem que minha semana vai de segunda a segunda, pois tenho compromisso com os filhos que praticam esportes e treinam também todos os sábados, e sempre procuro conciliar tudo. A força que tentava me arrastar para o fundo do poço era grande, mas o meu Deus é maior que os meus problemas, e nós cantávamos essa música e eu sentia o meus Deus me sustentando, sentia vontade de reverter a situação. Muitos dos irmãos viram esse sofrimento estampado em meu rosto e perceberam minha angústia, pois na igreja existe irmãos maravilhosos que se preocupam realmente com os membros da igreja. Foi uma batalha que eu venci, graças ao nosso Deus misericordioso, que não nos abandona jamais. Deus me deu a vitória! As coisas começaram a melhorar, foi tudo se encaixando no seu devido  lugar. Agradeço a Deus por me dar forças para vencer o inimigo - que traz discórdias em nossas vidas - por mostrar que devemos lutar, confiar e não desitir jamais.

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

Espero no Senhor - Megafone

ORIENTAÇÃO DO SENHOR

Texto Bíblico: Salmos 23:2

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.”

Posso ver neste Salmo o quanto o Senhor nos ama. Ele sempre está orientando seus filhos obedientes, levando-os às veredas agradáveis. Quando precisamos tomar decisões, nos mostra o que é reto e ensina o caminho que devemos seguir (Sl 32:8). Não nos desampara em meio às incertezas. Mesmo quando não conseguimos enxergar, Ele transforma trevas em luz e endireita as coisas tortas (Is 42:16).

O Senhor também promete nos orientar em toda verdade através do Espírito Santo (Jó 16:13). Quantas vezes Ele nos direcionou por meio de conselho sábio, “Guias-me com o teu conselho e depois me receberás na glória”. (Sl 73:24). Mas a orientação do céu depende também de nossa parte; devemos buscá-la! “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; e guie-me o teu bom Espírito por toda terra plana” (Sl 143:10), e assim o Senhor estará até o fim da vida ao nosso lado nos direcionando (Sl 48:14).

“Para iluminar os que fazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os vossos pés pelo caminho da paz.” (Lc 1:79)

Cristiane de Brito Santos

Ensina-me - Diante do Trono

HONRANDO O NOME DE CRISTÃO


Texto Bíblico: Atos 11:26c

“Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.”

Como é importante um nome. Ele determina a nossa identidade, nos personaliza, marca o nosso caráter. Aprendemos a valorizá-lo, defendê-lo quando é vilipendiado. Ninguém quer ter o nome associado à má conduta; à corrupção; à falsificação, mentiras e falcatruas de qualquer ordem. Bem, normalmente deve ser assim.

Lendo o texto acima, nos deparamos com um fato histórico para o cristianismo. Nos primórdios da igreja, os discípulos que se congregavam em Antioquia, pela primeira vez, foram chamados de cristãos. A sociedade local, a polis, reconheceu aquelas pessoas como seguidores de Cristo; ou aqueles que se identificam com Cristo. Pessoas que agem como Cristo fazendo as boas obras que Ele executou. O testemunho precioso daqueles irmãos determinou uma identidade, uma marca, um nome para todos aqueles que seguem o Evangelho, amam a Deus e ao próximo e que aceitaram o sacrifício de Cristo como remissão dos pecados. Tal conversão a Cristo implicou em novidade de vida. A mudança de caráter refletiu na sociedade. Eles agora testemunham do amor de Deus, a misericórdia capaz de alcançar pessoas perdidas e restaurá-las. Que privilégio para aqueles discípulos constatarem que estas qualidades não passavam despercebidas pela sociedade local.

O que é um cristão? J. I Paker em sua obra “O conhecimento de Deus”, diz:

“A pergunta pode ser respondida de muitas maneiras, mas a melhor resposta que conheço é que um cristão é alguém que tem Deus como Pai”. Este autor continua: “Cristão é uma pessoa que conhece e vive sob a palavra de Deus. É alguém que se submete sem reservas à palavra de Deus escrita na “escritura da verdade” (Dn 10:21), crendo nos ensinamentos, confiando nas promessas, seguindo os mandamentos. Seus olhos vêem o Deus da Bíblia como o seu Pai, e o Cristo da Bíblia como seu Salvador. Se você lhe perguntar ele dirá que a palavra de Deus o convenceu de seu pecado e também lhe deu a garantia do perdão. Sua consciência, como a de Lutero, é cativa da palavra de Deus, e ele aspira como o Salmista pautar sua vida de acordo com ela: “Oxalá sejam firmes os meus passos para que eu observe os teus preceitos; não me deixes fugir aos teus mandamentos”; “ensina-me os teus decretos, faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos”; “inclina o meu coração aos teus testemunhos”; “seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos” (Sl. 119:5; 10, 26, 27, 36, 80). As promessas estão diante dele enquanto ora e os preceitos estão à sua frente quando se move entre os homens. Ele sabe que além da palavra de Deus dirigida diretamente a ele através das Escrituras, essa mesma palavra também foi proferida a fim de criar, controlar e ordenar as coisas que o rodeiam; mas como as Escrituras lhe dizem que todas as coisas contribuem juntamente para o seu bem, a idéia de Deus ordenando todas as circunstâncias só lhe traz alegria. Ele é uma pessoa independente, pois usa a palavra de Deus como uma pedra de toque pela qual testa as diversas idéias que lhe são apresentadas e não aceitará coisa alguma sem ter a certeza da aprovação das Escrituras”.



O texto é impactante e desafiador. Os discípulos de Antioquia, denominados cristãos pela sociedade local, certamente possuíam estas características. Eram pessoas que aplicavam os preceitos de Deus no seu relacionamento com as demais pessoas. Se assim não fosse, não haveria razão para aplicar-lhes um nome diferenciado. Se não se identificavam com Cristo, qual a razão de serem denominados cristãos? Conclui-se, portanto, que foram pessoas que testemunharam poderosamente do poder restaurador de Cristo, provocando a efetivação do nome “cristão”, que foi transmitido de geração em geração até os nossos dias.
 Isto nos faz refletir sobre a importância de carregar este nome; a enorme responsabilidade honrá-lo com atitudes semelhantes às de Cristo. Outra igreja importante do passado recebeu uma séria advertência de Deus. O capítulo 3 de Apocalipse relata esta repreensão dirigida à igreja de Sardes: “Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto” (v. 1b); “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus” (v. 2); “Lembra-te pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrependa-te”. (v. 3a).

A igreja de Sardes não agia corretamente. Tinha uma atitude dúbia. Era constituída em sua maioria por cristãos nominais, que não honravam o evangelho. Com um falso comportamento afastavam as pessoas de Deus envergonhando o nome de Cristo.

“E nós, como estamos? Temos honrado o nome de “cristão”? Quem passa por nós associa o nosso comportamento ao nome que carregamos?”
“Se você é cristão, esta é uma grande responsabilidade. Honre esse nome com sua vida!”

Marco Antônio
Texto em destaque extraído da obra: “O conhecimento de Deus” de PACKER, J. I. Ed. Mundo Cristão, p. 104

PERSEVERANÇA


Texto Bíblico: Salmos 91:15

“Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.”

A oração é um diálogo do homem com Deus, ela é a chave da vitória. Quando nos colocamos na presença de Deus, Ele está pronto para nos ajudar, pois tem prazer em cuidar do homem.


Aquilo que está difícil na nossa vida será mudado pelo poder da oração. O que devemos ter é perseverança. Jacó lutou com o anjo e não desistiu até conseguir a sua benção.

Há momentos que pensamos em desistir, pois não nos vemos em condições de vencer; neste momento, começamos a olhar como o homem natural, e então perdemos a visão, a fé e a vitória.

O Senhor Jesus disse que no mundo teremos lutas; mas disse também para termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo.

O apóstolo Paulo fala na carta aos Efésios que devemos fortalecer espiritualmente no Senhor Jesus para vencer as lutas, usando a armadura de Deus. Uma dessas armas é a oração.

”Orai em todo o tempo com todo a oração e súplica no Espírito.
Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” Efésios 6:18

Salvador Araujo

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

EXPERIMENTANDO O AMOR DE DEUS ATRAVÉS DO SEU PERDÃO


Texto Bíblico: I João 1:9
Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:21)
Nosso relacionamento com Deus é seguro, pois, por Cristo Jesus, que sofreu por nossos pecados uma vez por todas, o justo (Jesus) pelos injustos (nós), fomos perdoados e conduzidos a Deus novamente. "Você estava morto no pecado e seus desejos pecaminosos ainda não tinham sido cortados. Então Ele deu-lhe uma participação na própria vida de Cristo, pois Ele perdoou todos os teus pecados, e apagou as acusações provado contra você, a lista dos seus mandamentos que você não tivesse obedecido. Ele tomou esta lista de pecados e destruiu, pregando-o para a cruz de Cristo. " (Colossenses 2:13,14).

Lista de pecados significa um certificado de dívida “crimes”.  Antigamente, era uma lista onde eram informados todos os crimes para os quais o prisioneiro tinha sido condenado, e essa era pregada na porta da prisão.  Quando a sentença era decretada e paga, as autoridades  removiam o crime da lista escrevendo: "pago integralmente". O prisioneiro usava isso como prova de que ele nunca poderia ser julgado por esses crimes novamente.

Estávamos em dívida para com Deus por causa do pecado; esta dívida Ele cancelou, pregando-a na cruz de Cristo. Cristo pagou plenamente a nossa dívida. No entanto, Deus também deseja que caminhemos e comuniquemos com Ele diarimente, isso chama-se comunhão.

Contudo, quando escolhemos o pecado, nosso relacionamento (nossa posição como filhos de Deus) não é afetado, mas a nossa comunhão com Ele é interrompida. O pecado é mais do que enganar, mentir, comportamento imoral, etc. Estas ações são apenas os resultados de uma atitude de pecado.  A simples definição de pecado é: fazer o que queremos em vez do que Deus quer que façamos - tanto em ações (comportamentos) como em atitudes (intenções).

E mesmo que estejamos totalmente perdoados, necessitamos lidar com os nossos pecados dia após dia a fim de experimentarmos a comunhão permanente com Deus. Em I João 1:9 diz, "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." portanto, devemos revelar o nosso delito “pecado” a Deus e pedir perdão a Ele. Quando agimos assim estamos concordando com Deus, agradecendo-O pelo perdão liberado, e confiando plenamente no Seu agir para mudar as nossas atitudes e ações erradas.

Reflita: Você já pediu perdão a Deus hoje? Não. Então, em vez de se sentir culpado ou condenado, volte-se para Deus arrependido e experimente do Seu amor e perdão. Sua comunhão com Ele será restaurada e completa.

Obrigada Senhor, pelo privilégio de experimentarmos do Seu amor e perdão dia após dia! Cura-nos, Senhor, das nossas lembranças!
Fabiana Moraes Pereira

Cura-me (Fernanda Brum)

SUICÍDIO


Texto Bíblico: Mateus 4:17
“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”
Hoje em dia as pessoas não estão dando valor à vida. Estão as tirando como se tirasse um brinquedo de uma criança, perdendo a vontade de ter amigos; se cansam da família e, principalmente, de Deus.

Isso atinge principalmente os jovens e adolescentes de hoje. Tudo é motivo de raiva e de rancor, e muitas vezes esse rancor vem desde criança, dos pais que não queria ter a criança até por uma simples bobagem, ou por “um relacionamento que não deu certo”.
Satanás está cutucando as pessoas em coisas mínimas, e isso pode tirar uma vida de alguém, e nós, como cristãos, devemos ir à luta por essas pessoas, porque elas então indo para o inferno, e muitas vezes nós nem nos importamos. Mas um simples “Eu te amo em Cristo Jesus!” ou até um abraço pode fazê-las desistir de cometer um suicídio; assim, elas se sentiram amadas e saberão que existe um Deus que as ama, que quer sempre o seu bem e que nunca desistirá de lutar por elas.
Meus irmãos, o mundo está acabando, e muitos que estão indo para o inferno são pessoas próximas de nós, pessoas a quem amamos, e que não temos coragem ou até medo de falar do amor de Cristo. Temos que perder esse medo. “Como, pois, invocarão aquele nem quem não creram? E como crerão naquele de quem nunca ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: ‘Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!’”, Romanos 10:14. 

Jéssica Gabriella

AMOR DE DEUS


Texto Bíblico: 1 Coríntios 13: 4-8
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.”
Todos nós queremos ser amados assim...
Pois é exatamente assim que Deus nos ama. Pois, não há maior prova de amor do que a de Deus. João 3:16 diz: "Porque Deus amou o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Este é o melhor exemplo de amor: o amor que Deus tem para a humanidade.

E já que esse amor é tão grande devemos anunciá-lo e dividi-lo com todos. Pois, o amor de Deus, seja exercido para com os da família da fé ou para com os homens em geral, não é um impulso dos sentimentos ou dependência de afinidades; e sim um amor que procura o bem-estar de todos “Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.” (Romanos 15:2) e que não faz mal a qualquer homem “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Pois estes mandamentos: ‘Não adulterarás’, ‘não matarás’, ‘não furtarás’, ‘não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” (Romanos 13:8-10). O amor procura oportunidades de fazer o bem à TODOS os homens, especialmente para com os que são da família da fé (Gálatas 6:10).

Pense: Como você está amando a Deus? E ao seu próximo?
Letícia Leal, 12 anos

terça-feira, 2 de agosto de 2011

SEGUIDORES DE CRISTO


Texto Bíblico: 2 Timóteo 1: 6-14

“Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.
Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

A palavra "seguir" significa mover na mesma direção, ou na estrada com, ou a caminho com. E a observamos em algumas passagens bíblicas: “Jesus retirou-se com os seus discípulos para o mar, e uma grande multidão vinda da Galiléia o seguia.” (Marcos 3:7); “Grandes multidões o seguiam, vindas da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e da região do outro lado do Jordão.” (Mateus 4:25).

A maior prova de amor que já recebemos foi a morte de Jesus Cristo por nós na Cruz do Calvário, certo?

Então, por que temos vergonha de assumir que somos Seguidores de Cristo?

Existem algumas respostas:
  • Por covardia ou timidez de falar do amor de Deus.
  • Por pressão da sociedade (medo de perseguição e de gozação).
  • Por não aceitação dos “amigos”.
  • Por falta de testemunho.
  • Por ausência de fé.
  • Por não acreditar na vocação “chamado” de Deus para as nossas vidas.
Portanto, não devemos nos envergonhar ou amedrontar de falar do amor de Deus, mas sim suportar dos sofrimentos do evangelho. Pois sabemos em quem temos crido e Ele é poderoso para nos guardar e livrar de todo o mal. Estejamos certos que seremos recompensados por Deus com a vida eterna. Então, tenha coragem e anuncie à todos as Boas Novas!

Letícia Leal, 12 anos

PERSISTIR SEMPRE

Texto Bíblico: Lucas 18:1-5

Já percebeu que geralmente iniciamos muitos projetos, mas não os concluímos... Às vezes, isso ocorre porque no trajeto percebemos que eram muito difíceis ou demorados, e decidemos abandoná-los. Não sabemos esperar o tempo certo para “colher os frutos” de um trabalho sustentável ou não temos foco suficiente (queremos fazer mil coisas ao mesmo tempo). Resolvemos desistir.

E se você enquadra neste contexto e está se perguntando o que fazer para concretizar os seus sonhos e projetos “alcançar o sucesso”. A resposta é simples e a aprenderemos através da história de uma certa viúva  na bíblia.

Jesus, através da parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desanimar,  contou a história de uma viúva que não desistiu até que sua causa fosse julgada. Ela persistiu em seu pedido e foi sua persistência que lhe garantiu o êxito. Portanto, o segredo dessa viúva era a: 
PERSISTÊNCIA  
Não há dúvida de que a vida às vezes é muito difícil. Há inúmeros momentos em que temos que nos esforçar para continuar. Pode ser muito fácil desistir e parar, mas persistir é recompensador. Uma paciência persistente é frequentemente necessária. Alguém disse: "Lembra quando você vê um homem no topo de uma montanha, ele não caiu lá." Deus já providenciou os recursos necessários para alcançarmos o topo da montanha, agora só depende de nós. Precisamos continuar a subir mantendo visível a nossa meta “foco”.

Paulo exortou ...
"Àqueles que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e imortalidade, ele dará a vida eterna;" (Romanos 2:7)
  
Reflita: Precisamos persistir em fazer o que é bom e correto sempre. Porque agrada a Deus e tem a promessa gloriosa para o Futuro. “Os desistentes nunca vencem e os vencedores nunca desistem.”
Fabiana Moraes Pereira
Te Vejo - PG

ÚLTIMOS DIAS


Texto Bíblico: 2 Timóteo 3:1

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis...”

A bíblia fala de tempos difíceis. Já estamos vivendo esses tempos! Em todo canto do mundo não existe mais tranquilidade; a humanidade está em apuros. O homem tem sido egoísta, e não consegue ver o tamanho da destruição que ele está fazendo.

Países que eram considerados grandes potências hoje estão quebrados, precisando pedir dinheiro emprestado para sobreviver.

A cada dia que passa está ficando mais difícil. O mundo está ficando sem saída, o amor tem se esfriado, as pessoas não preocupam com as outras, estão interessadas somente em se dar bem, mesmo que isso custe a destruição do próximo. “Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares”, Mt 24:7.

Tudo isso tem acontecido. Jesus falou quando virdes todas estas coisas sabeis que o fim está próximo e devemos ficar apercebidos pois estamos nos últimos dias para a volta prometida do Senhor Jesus.
“Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos é como um dia.” 1 Jo 3:8.

Salvador Araújo

ÓDIO


Texto Bíblico: Salmos 37:8

“Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal”.

O que é ódio? É um intenso sentimento de raiva. Traduz-se na forma de antipatia, aversão, desgosto, rancor, inimizade, ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo.

O ódio é um sentimento muito forte, que pode trazer muitas tragédias em amizades, em famílias. Às vezes ficamos com raiva por nada, por um simples não ou até mesmo por não ganhar algo querido. Ódio nos faz muito mal, mas, quando temos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, Ele nos ajuda a controlar esse sentimento que nos deixa tão deprimidos e nos prejudica.

O ódio está trazendo muitos desastres na vida das pessoas. Mas quando as pessoas permitem, Deus quebranta os seus corações tirando todo rancor e liberando perdão.
“Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.”

Jéssica Gabriella de B. Santos

DEUS NOS DÁ TUDO

Texto Bíblico: Deuteronômio 28:8

“O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.”

Se você tem o hábito de se queixar de tudo, trate de se corrigir. Em vez de pensar no que lhe falta, repare nas coisas que desfruta fartamente e agradeça: “Graças a Deus, por tudo que está acontecendo!”, “Que bom ter isto e aquilo!”. Manifeste em palavras essa gratidão e verás como ocorrerão fatos gratificantes e felizes, pois Deus é bom e misericordioso com seus filhos; Ele não faz distinção de cor, de raça, trata todos com isonomia. Ele deseja que estejamos sempre agradecidos, mesmo nos infortúnios. Essa é a forma mais sincera de agradecimento a Deus por tudo que já recebemos dele. Pois, por vezes, obtemos bênçãos em abundância e não reconhecemos que foi Deus quem nos gracejou com elas.

Devemos valorar tudo e sermos gratos, assim reconhecemos as imensuráveis dádivas de Deus.

Reflita: Repare nas coisas que possui, e não no que lhe falta, e perceberá o quanto você é ingrato. Mude seus pensamentos e atitudes e será abençoado por Deus!
                                                                                             
Sheila Oliveira Dujardin Badauy

DEUS EXISTE MESMO?


Texto Bíblico: Gênesis 1: 1-27

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto”.

Como podemos provar que Deus realmente existe?

Simplesmente, através de sua criação. Quando vamos a um lugar onde há preservação da natureza vemos a riqueza de animais, plantas, rios, quedas d’águas, montanhas, mar... Paulo dá a prova mais visível de que Deus existe em sua epístola aos Romanos: "Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis são claramente vistas, sendo percebidos mediante as coisas que são feitas, mesmo seu eterno poder e divindade, de modo que eles são indesculpáveis, porque, embora tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, ... " (Romanos 1:20-21). Paulo diz que todos os homens podem ver a existência de Deus na natureza.

Deus é o criador de tudo o que é “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Gn 1:1); “Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.” (Ex 20:11). E, Ele é o sustentador de tudo o que Ele criou “Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.” (Cl 1:17); “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.” (Heb 1:3).

Inúmeros fatos provam que só um ser extremamente poderoso poderia fazer toda criação: DEUS. E o mais surpreendente é que Ele a fez em apenas seis dias, pois no sétimo Ele descansou. Além do mais Ele é perfeito, pois fez tudo se encaixando certinho em seu lugar.

Portanto, Deus além de existir é extremamente poderoso e perfeito em toda a sua criação.
Letícia Leal, 12 anos

DÊ-LHE A OUTRA FACE

Texto Bíblico: Mateus 5:39

“Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.”
         “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem,” Romanos 12:21.
“E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor,”
Salmos 109:5.
“Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa.” Provérbios
17:13.
Dar outra face é muito difícil para nós, simples mortais. Nós, por motivos menores e pequenas ofensas, viramos bicho; maquinamos algo contra o outro ou usamos uma arma que por muitas vezes, fere a alma: a nossa LÍNGUA, que jorra veneno, muitas vezes mortal). O ser humano vive numa disputa constante pelo poder, ou por possuir algo melhor, ou por uma pessoa, ou espaço, etc... Muitas vezes, ou quase sempre, não nos conformamos com alguns acontecimentos, não aceitamos nada que possa manchar nossa imagem “reputação”, e já partimos para a ignorância deixando de lado o cristão que dizemos ser. O verdadeiro cristão, deveria agir com sabedoria, ao invés de revidar a ofensa, calúnia, etc... O verdadeiro cristão, que usa a bíblia como regra de fé e prática, não deveria nunca ofender ou agir errado com outras pessoas, pois quando fazemos isso estamos ofendendo a Deus, indo contra os princípios dEle. Deus é amor incondicional e se somos co-herdeiros de Deus, deveríamos também o ser. Vemos a nossa volta as coisas acontecendo errado o tempo todo, e ao invés de agirmos com amor e sabedoria, agimos com atitudes que nos levam ao pecado. Estamos o tempo todo brigando por algo, por coisas, por pessoas, e esquecemos do modo certo de agirmos, negando Deus a todo o tempo. Devemos ser luz e não trevas. Por onde passamos, temos que dar testemunhos de vida, exemplos a serem seguidos.

Devemos refletir sobre nossas ações e atitudes, colocando nossas vidas diante de Deus constantemente e pedindo perdão a Ele por todas às vezes que entristecemos o Seu coração. Assim, mudaremos definitivamente nossas atitudes perante Deus e a sociedade, pois a mudança tem de ser para todo o sempre.                              

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

A MELHOR SAÍDA

Texto Bíblico: Gênesis 19:16

“E, como ele estava se demorando, os anjos pegaram pela mão Ló, a sua mulher e as suas filhas e os levaram para fora da cidade, pois o Senhor teve compaixão de Ló.”

“Pois o Senhor teve compaixão”, essa frase só mostra quão grandioso é o Senhor; um Deus que é longânimo em amor e tardio em irar-se. Na vida de Ló Ele agiu dessa forma: com amor e paciência. Ló era um homem bom e temente a Deus, mas vivia em um lugar em que a maldade e o pecado eram insuportáveis. Mas, como muitos, Ló vivia em sua zona de conforto (talvez nem percebesse a maldade que o rodeava).

Gênesis 19 conta como o Senhor agiu na vida de Ló e de sua família. Os anjos o alertaram sobre o que iria acontecer com aquela cidade. Ló creu, mas, podemos notar que muitas coisas o seguravam ali. O texto diz que os anjos tiveram que insistir para que ele se arrumasse depressa (v.15).

É assim que Deus tem agido ao decorrer da história com seu povo, nos alertando, nos tirando de lugares e situações que só nos prejudicariam. Como Ló, temos dificuldades em deixar tudo e não olhar para trás, mas Deus sempre quer o melhor para seus servos mesmo que aos nossos olhos não pareça.
“Deus sempre nos dá a melhor saída, só nos cabe confiar e deixar que Ele nos direcione pelo melhor caminho.”

Cristiane de Brito