Pesquisar no blog

sábado, 28 de agosto de 2010

LOUVE... POIS O SENHOR OUVE E ATENDE AOS JUSTOS!


Texto Bíblico: Salmo 34

Davi motiva os que temem a Deus a louvá-lo em todo tempo. O Senhor se alegra com o louvor dos justos e deixa várias promessas que nos motivam a querer louvá-lo. No entanto, nem sempre é fácil seguir a parte “em todo tempo”, pois as dificuldades consomem as forças e não é visto motivo para louvar, mas Deus sabe de tudo isso e não nos deixa desconsolados, pois ele diz na sua Palavra: “MUITAS são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de TODAS elas.” (v.19). Quão maravilhoso e misericordioso é o Senhor, Criador dos céus e da terra e tudo que neles há! Basta confiar Nele e buscá-lo sempre com temor, e assim provareis que Ele é bom. (v.8)

Outra promessa de Deus nos leva a descansar Nele, com gratidão e alegria, pois nada falta para aqueles que o temem. (v.9)

“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão das dores, pois assim Ele dá aos seus amados o sono.” (Sl 127: 2)

“Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerá do trabalho das tuas mãos, feliz serás e te irá bem.” (Sl 128: 1,2)

Com tanto amor demonstrado por nós e toda a segurança e paz que Deus traz a nós, sendo nós tão pequenos e pecadores, é um grande privilégio e alegria poder louvá-lo!

Reflita: Será que buscamos temer ao Senhor, se apartando do mal e fazendo o bem, contendo a língua e seguindo a paz? Como tem sido o louvor destinado a Deus, em todo tempo com alegria ou somente quando tudo está bem?

“Louvai ao Senhor porque Ele é bom;
e a sua misericórdia dura para sempre.”
(Sl 136:1)

Isabella Sarom

CRESCIMENTO


Texto Bíblico: I Samuel 18: 5-16

“Cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”
(II Pe 3: 18a)

Quando estava entrando na fase da adolescência, comecei a me preocupar com meu tamanho, pois me sentia menor que os outros que estavam na mesma faixa etária que a minha. Fiz minha mãe me levar ao médico para ele passar algum medicamento que resolvesse meu problema. Que alegria foi quando, depois de alguns meses, percebemos que eu atingi ao tamanho ideal!

Da mesma forma, grande satisfação tem o Senhor Jesus quando o cristão mostra crescimento espiritual e vontade de crescer cada vez mais. No texto bíblico de hoje, podemos ler sobre mais uma etapa no desenvolvimento do jovem Davi. Revelando muita coragem, bom senso e sabedoria, foi aclamado pelo rei e pelas autoridades. Mas o rei Saul ficou bastante aborrecido com toda aquela situação (vers.10), imaginando perder o reinado para Davi e, chegou ao ponto de tentar matá-lo (vers.11). Depois disso, Davi em vez de liberar as tropas israelitas nas guerras, tinha que ficar fugindo da ira de Saul. Porém, o grande Deus permitiu que tudo cooperasse para o seu crescimento espiritual. Depois de vários anos, Saul morreu e Davi recebeu o reino, sendo um homem maduro e bem preparado para continuar vencendo seus inimigos e liderar tropas, confiando em Deus e concedendo vitórias ao seu povo. Crescia na graça de reconhecer a ajuda de Deus e conhecê-lo melhor por meio das experiências que tinha com o Senhor. O relacionamento de Davi com Deus influenciava no seu crescimento espiritual.

Pense: Como tem sido seu relacionamento com Deus? Você tem buscado crescer espiritualmente a cada dia? Tem deixado Deus agir na sua vida? Tem enfrentado as situações da vida, tentando vencer os gigantes?

Reflita: Quando passamos por dificuldades ou problemas, talvez seja tentado a duvidar da grande bondade do Senhor, mas seja como Davi, confie em Deus! Faça da sua fé como uma plantinha, regue-a todos os dias. As situações vêem para que cresçamos e nos fortaleçamos na fé.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” (Rm 8: 28)

Sarah Mendes de Oliveira

SEGUIDORES DE CRISTO

Texto Bíblico: Mateus 10

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.” (I Timóteo 1:15-16)

No tempo em que Jesus esteve na terra como homem, Ele escolheu doze discípulos para segui-lo. E estes deveriam levar a palavra de Deus e abençoar aos outros, testemunhando as boas novas da salvação e da vida eterna em Cristo Jesus. E, mesmo fazendo a vontade de Cristo, Ele disse que haveria dificuldades “Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (v.22).

Assim, Jesus hoje nos chama para sermos os seus discípulos: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.” (Atos 1:8). A nossa missão é a de fazer conhecida a palavra de Deus e, através disto abençoar vidas, levar pessoas a conhecer do amor de Deus, mostrando a estas que em Jesus viveremos eternamente e, que pela maravilhosa graça de Deus somos salvos e remidos de todo pecado.

Como seguidores de Cristo devemos ser exemplo, tendo atitudes e procedimentos de cristãos, ser modelo, ser espelho, ser referência de jovens que mesmo presentes em um mundo coberto de erros e pecados, testificam a palavra de Deus: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Timóteo 4: 12)

Desta forma, devemos cumprir a vontade do Pai, pois a seara é grande. Seja aqui ou em outras nações, existem pessoas sedentas do amor e da palavra de Deus e, nos cabe levar a fonte de água viva onde elas jamais terão sede.

Pense: Você está sendo um seguidor fiel de Cristo? A sua vida tem sido o bom perfume de Cristo? Você tem cumprido sua missão de levar a palavra de Deus àqueles que dela necessitam?

Reflita: “Viveis, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; e que em nada estais entimidados pelos adversários. ” (Fp. 1: 27-28)

“Como ouvirão se não há quem pregue
Como pregar se ninguém se dispõe a ir
Como crerão naquele
De quem nada ouviram
Eis-me aqui, eu vou
Eis-me aqui, Senhor.”

Hélia Mendes de Oliveira

A ÁGUIA APRISIONADA


Texto Bíblico: João 8:1-36

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8: 36)

“As algemas do pecado,
A dor da escravidão,
As celas dos vícios, da perversão, ou da mundana paixão,
Trazem cativos os humanos corações.
Ó, quem os libertará?
Quem, perdão lhes poderá outorgar?
Só o sangue do Cordeiro Santo, só o amor do bom Jesus,
Demonstrado ali na cruz, faz romper toda corrente,
Tem poder para libertar, nos transforma e nos faz voar.”
(Fonte: Dia-a-dia Diante do trono)

Em uma fazenda havia um belo galinheiro, que era o orgulho do fazendeiro. Lá viviam galinhas belas, de penas coloridas, galos, perus, patos e muitas outras aves. Contudo a que mais chamava a atenção dos que o visitavam era uma grande e bonita águia. Ela trazia uma corrente nos pés, ligada a uma estaca, bem no meio daquele galinheiro. Fora criada ali. O fazendeiro encontrara o ovo da “aguiazinha” e o colocara para ser chocado por uma das galinhas. A águia viveu seus primeiros dias como “filha de uma galinha”. E, como crescera, o fazendeiro a trazia presa à estaca. Havia um círculo mais fundo no chão, formado pelos passos da águia ao caminhar dentro do seu limite. Nunca saíra daquele círculo.

Certo dia, aquele fazendeiro recebeu a visita de um representante do Serviço de Proteção aos Animais e teve de soltar a águia. A corrente foi cortada, mas ela não voou, como era de se esperar. Mesmo sem a corrente, ela continuou a andar em círculo. Era o que estava acostumada a fazer. Não aprendera a voar e precisaria de uma reeducação para a liberdade.

Pense: Quantas pessoas já foram libertas das correntes da escravidão do pecado, mas precisarão aprender a viver a nova vida de liberdade em Cristo Jesus?

Reflita: Fomos feitos para voar, para galgar as alturas. Pela fé, voe. Parta para o alto, junto ao trono de Deus, através da oração e da comunhão com ele. Voe com as asas da fé. (Fonte: Dia-a-dia Diante do trono)
 
Oração: Pai, em ti há, para nós, abrigo, refrigério, alegria, paz, aconchego, segurança, alimento, vida. Fomos feitos por Ti. Queremos viver apenas em Tua doce presença. Amém.

Raíla Vieira de Andrade

CONFIAR EM TI



Texto Bíblico: Jó 42

Gostaria que você listasse cinco pessoas nas quais você confia, que não sejam da sua família.

Foi fácil ou difícil?

Pra mim foi muito difícil. Não consegui listar nem duas.

Não há como confiar em alguém que não conhecemos a fundo, precisamos conviver diariamente com a pessoa a ponto de prever suas ações e reações.

Jó é apresentado como um homem íntegro, justo, temente a Deus e que evitava fazer o mal. (Jó 1:1). Porém apenas no último capítulo do seu livro, após viver uma experiência grandiosa com Deus, pode dizer: “Sei que podes fazer todas as coisas e que nenhum dos seus planos pode ser frustrado.” (Jó 42:2) “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” (Jó 42: 5).

O Senhor diz em sua Palavra que é necessário confiança ao nos aproximarmos do seu Trono de Graça. Hb. 4:16

Pense: Como está seu relacionamento com Deus? Você tem vivido experiências com Ele, ou você vive de ouvir experiências de outros? Só confiamos em quem conhecemos. Você tem buscado conhecer e prosseguir em conhecer o seu Pai?

Reflita: “Nos dias de hoje, poucas são as pessoas que não se deixam levar pela preguiça intelectual; e muitos são os que preguiçosamente se assentam para ouvir a música ou a pregação de um outro. Muitos são os que só se alimentam daquilo que é regurgitado por outros; e poucos são os que, diante do Senhor, cavam as suas próprias cisternas a fim de beberem das águas mais límpidas. Muitos, sem o saber, já estão doentes, pois são muitos os que não mais têm fome e nem sede. Alimentam-se através de uma sonda, quando alguém lhes injeta algum tipo de alimento na alma.” Gustavo Bessa

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus,
porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus
creia que ele existe e que se torna
recompensador dos que o buscam.”
(Hb 11:6)

Juliana Ribeiro Barbosa

APARÊNCIA


Texto Bíblico: I Samuel 16: 7

Muitas pessoas olham como você se veste, anda, fala.... Saímos de casa pensando se estamos bem vestidas(os), pensando se as outras pessoas vão reparar, se estou seguindo as tendências da moda, se não vou passar vergonha, se vão ficar comentando sobre mim. E não pensamos no que verdadeiramente importa: se você com toda sua sofisticação e beleza agrada a Deus.

Deus não quer ver o que você está vestindo, se está combinando. Ele quer saber como está o seu coração. Ficamos apreensivos no que as pessoas ao redor e o mundo podem pensar sobre nosso estilo. Mas, não pensamos e nos preocupamos com o que Deus pensa sobre isso. Por exemplo, na Palavra de Deus, Davi é um simples pastor de ovelhas, que não era reconhecido por sua aparência e, foi escolhido para governar os israelenses. Poderia ter sido um de seus irmãos, pois Davi fazia a mesma coisa sempre e seus irmãos tinham mais conhecimento, outras experiências. Porém, Deus escolheu Davi por saber que das coisas mais simples sairia um grande homem, que ele honraria a palavra de Deus, que não deixaria se iludir pela fama, pelo valor – um servo de Deus temente e sábio.

Deus não olha como está o seu exterior, sua essência não vem da beleza externa. O que realmente importa é seu interior, o que você tem para oferecer a Deus, se seu coração é o habitar do Espírito Santo. Não deixe que o mundo e as pessoas tomem conta do seu corpo, da sua mente. Que a vaidade não seja algo extremamente necessário em sua vida, fazendo-o esquecer do amor de Deus, do que tem de valioso dentro de você, do quanto Deus olha o que você tem a oferecer a Ele sem beleza, e sim com essência e temor.

Pense: Como está seu coração na presença de Deus?

“Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência,
nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei;
porque o Senhor não vê como vê o homem,
pois o homem olha para o que está diante dos olhos,
porém o Senhor olha para o coração.” (I Samuel 16:7)

Tayene de Sena Ferreira

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO JESUS

Texto Bíblico: Romanos 8: 35-39


“Mas, em todas estas coisas (tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada) SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8: 37)

Pense: Você sabe por que somos mais que vencedores em Cristo Jesus?

Vou exemplificar, como o meu esposo me explicou tempos outrora: Imagine um lutador de Boxe (pugilista) de nome “João” muito dedicado, esforçado, sábio e competente; que treina várias horas por dia. E que sempre tem um tempo especial para sua esposa, “Ana”. Ana é dona do lar. João tem uma luta muito importante e que definirá o Campeão Mundial de peso pesado. O seu adversário, “José” é traiçoeiro e enganador. João não desiste por nenhum instante e continua os seus treinos árduos. Ana fica em casa. E ela não tem que treinar. O esposo faz tudo por ela. Chega o grande dia da luta. João vai para o ringue. E Ana fica em casa. A arena está completamente lotada. O seu adversário também já está preparado e esperando o início da luta.

A luta começa - No 1º round, João vai para cima e leva vantagem.

No 2º round, José consegue acertar vários golpes em João. João está muito ferido e sua pele surrada.

No 3º round, João continua resistindo a José, buscando acertá-lo. José, porém, demonstra estar muito bem preparado para o combate, e escapa dos golpes. João não desiste! E depois de estar muito ferido e quase derrotado, lembra-se de sua esposa que ficou em casa e começa uma reação surpreendente. Determinado a vencer, João começa a desferir uma sequência de violentos golpes, permitindo nenhuma reação de José, levando-o, assim, ao solo.

No final, vitória de João por nockout. João ganha um cheque no valor de R$ 1.000.000,00 e o cinturão de campeão, que é de ouro. E Ana está em casa. João chega em casa ferido, muito machucado e sangrando. Porém muito feliz e realizado. E Anavai ao seu encontro sem nenhum ferimento porque não teve que lutar. Abraça o João e o parabeniza pela vitória. João, como é um bom e amoroso esposo, presenteia a amada esposa com o cheque de R$ 1.000.000,00 e o cinturão de ouro.

Moral da história: Quem treinou, dedicou, sacrificou, esforçou, apanhou, sangrou, teve um dente quebrado e pele surrada foi João, que foi VENCEDOR. Mas quem não teve que fazer nada e foi presenteada, foi Ana. Portanto ela foi MAIS QUE VENCEDORA.

Refita: E assim Jesus fez por nós. Não tivemos que fazer nada, como Ana. Ele foi condenado sendo inocente, humilhado, flagelado, teve a massa cefálica perfurada por espinhos, foi crucificado e morto. Mas ressuscitou. Aleluia!!! Ele foi e é VENCEDOR. E Ele, por amor incondicional, nos presenteou com a Salvação. Nada fizemos para merecê-la. Por isso, somos MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Ele pagou o preço por nós.

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5)

Fabiana Moraes Pereira