Pesquisar no blog

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL


  Texto Bíblico: Josué 6: 1-3, 20-21


Neste texto ficamos perplexos de como o impossível se torna possível. Nele não encontramos nenhuma explicação, senão a de que Deus agiu ali milagrosamente.
Nós também nos deparamos com situações que nos parece impossíveis, mas elas caíram assim como as muralhas de Jericó. Nas nossas lutas o impossível se torna possível quando Deus age......

1-QUANDO DEUS AGE EM NÓS
Quando temos Jesus em nossas vidas há possibilidades nas nossas impossibilidades. Quando tudo nos falha e não nos resta nada a fazer, então Deus faz o que nós não podemos fazer, e o impossível se torna possível. Em João 5, podemos ver o impossível se tornar possível quando deixamos Deus agir em nós.

2-QUANDO DEUS AGE POR NÓS
O nosso Deus é vivo e verdadeiro. É nEle em quem confiamos e, é Ele a quem amamos. É Ele quem nos salva nas horas de provações. Deus age por nós quando há um mar vermelho a nossa frente. Quando a sede aperta e as águas são amargas.
Mas é preciso que confiemos em Deus para que Ele aja por nós. Precisamos confiar em qualquer circunstância como fez Josué.

3-QUANDO DEUS AGE ATRAVÉS DE NÓS
Deus agiu através de Moisés para libertar seu povo da escravidão do Egito. Deus agiu através de Josué para conquistar a cidade de Jericó. Mas Deus não age só através de grandes nomes. Ele age também através de seres tão pequenos e humildes.

Pense: Qual é a sua muralha? Qual é a sua impossibilidade? De onde têm vindo o seu socorro?

Reflita: Oh! Como podemos ser felizes, sabendo que com o nosso Deus temos tudo o que o homem não pode nos dar, que é a paz espiritual e a harmonia em nosso coração. Mas não se surpreenda se Deus lhe pedir para dar algumas voltas em redor de sua muralha!

Saiba então meu irmão que os seus impossíveis se tornarão possíveis quando Deus agir em você, por você e através de você.

“Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9: 23)

Tatiane dos Santos Rodrigues

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

LOUVAI AO SENHOR, PORQUE É BOM E AMÁVEL


Texto Bíblico: Salmos 147: 1

O louvor faz bem não somente ao ser que é louvado, mas também e, principalmente, ao ser que louva. Por isso, vamos louvar sempre que pudermos!

A pessoa que louva não só expressa a sua alegria, mas também a multiplica.
A nossa alegria na fé é diretamente proporcional a nossa prática do louvor.

E não é a alegria que determina a intensidade do louvor, mas exatamente o contrário: a intensidade do louvor determina a medida da nossa alegria.

Louvor e adoração são as únicas coisas que podemos dar a Deus que ele não pode dar a si mesmo.

Por isso o nosso louvor agrada a Deus de forma tão profunda.
E a alegria de Deus se reflete na vida das pessoas que proporcionaram esta alegria a Ele.

Pense: “Deus se sente em casa no meio do louvor e é em casa que ele mostra o seu melhor aspecto como Deus.”

Recomendação: Leia o Livro - Celebrando o amor de Deus (Klaus Douglass).

Cristiane de B. Santos

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AMAR A DEUS


Texto Bíblico: Lucas 7: 36-50


Lendo este texto, percebemos que demonstrar amor a uma pessoa que lê pensamentos é muito complicado. Quando o fariseu pensa sobre a atitude da mulher que ungiu os pés de Jesus, o Mestre conta uma história e lhe faz uma pergunta sobre o amor, mostrando que sabia de seus pensamentos em relação à mulher que estava aos pés de Jesus. E ao dirigir-se a mulher, Jesus demonstra reparar e reclamar da falta de carinho e boa acolhida da parte do fariseu que O convidara a jantar.
Jesus mostra claramente que gosta de demonstração de amor. Reparou no beijo que não recebeu do anfitrião, mas que foi dado mais de uma vez pela pecadora em seus pés. No cuidado com o cansaço dos pés e também no perfume.
Mas hoje o Mestre não está aqui pessoalmente. Como demonstrar amor a Jesus, a Deus? Jesus mesmo dá a dica quando comenta sobre a apresentação de cada um a Deus. Quando tive fome e não me destes de comer ou tive sede e não me destes de beber, Ele fala da falta de amor. Em 1 João 3: 16 aprendemos que quem ama, dá a vida por seus irmãos. Em 1 João 4: 20 vemos que quem não ama a seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê.

Pense: Como você tem demonstrado seu carinho a Deus?
De que forma você tem tratado as pessoas que convivem com você?
O que você pensa a respeito das pessoas que estão perto de você?

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

TORNANDO-SE INDEPENDENTE DO MUNDO E DEPENDENTE DE DEUS

Texto Bíblico: Rm 8: 1-11

A vida é cheia de altos e baixos, mesmo que se busque fazer tudo certo em algumas circunstâncias faze-se tudo errado e vêm as consequências e a condenação. E Deus, Criador, sabe muito bem de nossas fraquezas, da natureza pecaminosa. E por isso enviou o seu único filho, Jesus Cristo, para pagar um alto preço por nós (João 3:16). E este ato imensurável de amor nos livrou da condenação da lei do pecado, e consequentemente da morte eterna (v. 1 e 2).
No entanto, não basta reconhecer a graça e o amor de Deus e continuar andando segundo as vontades da carne. Pois os que andam segundo a carne causam inimizade com Deus e não são habitados pelo Espírito Santo (v.7-9). As obras carnais lutam contra as obras espirituais (Gl 5:16-26) e precisamos conhecer a respeito destas obras para discernirmos o que agrada ou não a Deus. E então a Palavra de Deus nos ensina que para sermos livres da condenação do pecado precisamos de:

1) Reconhecer que somos pecadores e carecemos da glória de Deus (Rm 3:23)

2) Arrependermos de nossos pecados

3) Renunciarmos a nós mesmos

4) Deixarmos o Espírito Santo agir em nossas vidas

5) Confiarmos plenamente em Deus e dependermos Dele

Tornar-se independente do mundo é livrar-se do hábito de pecar, renunciar as próprias vontades, não se deixar influenciar pelas coisas “prazerosas” que o mundo oferece e que só levam para destruição e morte. Jesus é o único que vivifica o nosso corpo morto pelo pecado, é Espírito de vida. (v. 10 e 11)

Reflita: Vale a pena viver debaixo da condenação da lei para saciar todas as suas vontades? Será que Deus Onipotente que te ama tanto não é capaz de cuidar de sua vida por completo? Jesus te convida a entregar sua vida a Ele, não só para ser O Salvador mas, para ser também O Senhor de sua vida.

Assim como o apóstolo Paulo, deseje viver para Cristo e não se preocupe em agradar aos outros, simplesmente cumpra com a vontade de Deus para sua vida, pois ela é BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL.

“Logo, já não sou eu quem vive,
 mas Cristo vive em mim;
e esse viver que, agora, tenho na carne,
vivo pela fé no Filho de Deus,
que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”(Gl 2:20,21)

Isabella Sarom

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ORAÇÃO

Texto Bíblico: Lucas 11:9-13

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e,
fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto;
e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (MT.6:6)

Muitas pessoas oraram a Deus, não obtiveram a resposta que queriam e por isso desanimaram, sua fé foi abalada, ou até mesmo abandonada.
O texto bíblico de hoje nos incita a orar, a pedir a Deus todas as coisas que necessitamos, porém precisamos fazer a nossa parte, buscá-lo e entender o tempo de Deus em nossas vidas.
O Senhor ouve todas as orações e se agrada quando conversamos com Ele, expondo nossas dificuldades, nossos sonhos, criando assim um relacionamento mais íntimo com Deus. E quanto à resposta, Ele é o único que sabe se merecemos ou não ter um pedido atendido e se isso realmente será bom para nós.
Costumamos pedir coisas para nosso próprio benefício, porém deveríamos agradecer mais pelo que Deus faz por nós e orar mais pelos outros, pelos nossos inimigos, como Jesus nos ensina em MT 5:44 : “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.” Como seria bom se todos cumprissem essa ordem do Senhor, teríamos relacionamentos mais firmes e um índice bem maior de reconciliação entre as pessoas.
Quando somos transformados por Deus, nossas prioridades mudam e também nossas orações, que deixam de ser tão egoístas. Deixamos de pedir bens materiais e rogamos a Deus que nos dê sabedoria e paz. Assim, nossa oração passa a agradar a Deus. E começamos a entender que Deus ouve a oração do justo e realiza tudo de acordo com Sua vontade.

Pense: Você tem buscado a Deus diariamente? Como tem sido sua vida de oração? Suas orações visam apenas bens materiais ou você roga pelo seu próximo?

Reflita: Confie no Senhor, exponha a Ele seus problemas e necessidades e espere. Deus sempre nos ouve, nós é que muitas vezes não queremos ouvi-lo, só desejamos que nosso pedido seja atendido. Creia que Ele, como bom pai, nos dará o que for melhor para nós e adequado à nossa situação!!

“Eu creio no poder dos joelhos que se dobram, eu creio no poder da oração 
Eu creio no poder das mãos que se levantam, eu creio no poder da oração. 
Vou levar meus problemas pra Deus,
Entregar meus problemas pra Deus...” (Alda Célia)

Sarah Mendes de Oliveira

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

QUEM TE CONHECERÁ?

Texto Bíblico: Salmo 51

“Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio.” Ec 5:15

Pense apenas um momento nas coisas que você possui. Pense na casa que tem, o carro que dirige, o dinheiro que tem economizado. Pense nas roupas que você tem comprado. Imagine todas as suas coisas, e deixe-me lembra-lo de duas verdades bíblicas:
As suas coisas não são suas. Pergunte a qualquer médico-legista... Ninguém leva nada consigo. Quando um dos homens mais ricos da história, John D. Rockefeller, morreu, perguntaram ao seu contador: “Quanto John D. deixou?” A resposta do contador? “Tudo.”
Todas essas coisas - não são suas. E, sabe, há algo mais que você precisa saber sobre essas todas essas coisas: Elas não são você. O que você é não tem nada a ver com as roupas que você usa ou com o carro que você dirige. Jesus disse: “a vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui” (Lc 12.15). O céu não o conhece da mesma maneira como você é conhecido pelo sujeito que usa aquele terno bonito, ou pela mulher que possui aquela casa grande, ou pela criança que brinca com a bicicleta nova. O CÉU CONHECE O SEU CORAÇÃO.
Max Lucado (Aliviando a Bagagem)

Seu coração, sim, reflete o que você é. O que você sente revela quem é você. “Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade; do seu trono ele observa todos os habitantes da terra; ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.” Sl 33: 13-15. Muitos pensam que podem esconder seus sentimentos, mas se enganam porque o Senhor vê tudo o que se passa pelo seu coração. A inveja, a ira, o rancor, a falsidade, o desejo de vingança. Quando você fala com voz doce e meiga e no seu coração existe maldade... Ele sabe!!! (Pv 26.25). Quando você dá uma oferta com tristeza no coração, Ele sabe. Quando você faz um jejum, e pensa mal do seu próximo, Ele sabe.

Pense: “Ai daqueles que descem às profundezas para esconder seus planos do Senhor, que agem nas trevas e pensam: "Quem é que nos vê? Quem ficará sabendo?" Is 29:15
O que você tem feito no íntimo do seu coração? Deus sabe todas as coisas, o Céu conhece o seu coração.

Reflita: Faça uma análise, confesse ao Senhor os seus pecados, confesse se você tem sido invejoso, caluniador, falso, manipulador, mesmo que ninguém imagine quem você é ralmente, o Céu te conhece!

“Coração... entre o bem e o mal que distância haverá?
Coração... um amigo? Um bandido? Talvez?
QUEM TE CONHECERÁ?!


Juliana Ribeiro Barbosa